sexta-feira, 12 de julho de 2019

NA PAREDE A MÃO DE DEUS: UMA LIÇÃO SOBRE O PECADO E SEU CASTIGO

O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.
Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.
E gritou o rei com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, dizendo aos sábios de babilônia: Qualquer que ler este escrito, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço e, no reino, será o terceiro governante.
Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.
Então o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus senhores estavam sobressaltados.
A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.
Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores;
Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento, interpretando sonhos e explicando enigmas, e resolvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação.
Então Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei, dizendo a Daniel: És tu aquele Daniel, um dos filhos dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria.
Agora mesmo foram introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem este escrito, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretação e resolver dúvidas. Agora, se puderes ler este escrito, e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço e no reino serás o terceiro governante.
Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; contudo lerei ao rei o escrito, e far-lhe-ei saber a interpretação.
Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade.
E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia.
Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória.
E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele.
E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto.
E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito.
Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM.
Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino.
Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.

(Daniel 5:1-31)

Descobertas arqueológicas recentes nomearam Belsazar e o identificaram como o filho de Nabonido. Agora, estudiosos conservadores geralmente concordam que Belsazar compartilhava uma co-regência com seu pai, especialmente na ausência de seu pai da Babilônia. Isto poderia explicar como Belsazar ofereceu ao homem que poderia interpretar a escrita na parede a posição de terceiro governante do reino (Dn 5.16). 

Enquanto Belsazar fazia sua festinha profana, o exército persa de Ciro, liderado pelo general Gobyras, estava junto ao portão de Babilônia para tomar a cidade. Belsazar não sabia que aquela festa seria a sua última. O Império Babilônico cairia diante dos persas. 

Belsazar, por causa da opulência de seu reino em termos de riqueza, grandiosidade e poder, folgava despreocupadamente. Ele fez uma grande festa, com abundância de comida, variedade de pratos e número de convidados, onde aqueles do mais alto nível e qualidade compareceram. Festa regada a muito vinho, com direito a todo tipo de prazer carnal. Uma falsa sensação de orgulho e auto-suficiência dominavam a todos. Uma grande orgia estava acontecendo. Possivelmente sob a influência de muito vinho (cf. Provérbios 31: 1-9), Belsazar perdeu todo o senso de decência, jogou a precaução ao vento, e abertamente desafiou o Deus de Israel ao usar os vasos sagrados que seu pai tinha tirado do templo de Jerusalém para usá-los em sua orgia e em louvores aos seus falsos deuses.

Note: Belsazar fez uma grande festa orgíaca e ainda por cima trouxe os utensílios tomados do Templo de Deus em Jerusalém do depósito nacional, em Babilônia, para serem usados na festa (vv.2,3). Belsazar fez essa festa em meio a uma grande guerra que Babilônia travava com os Persas. Ele agia assim porque confiava nos deuses de Babilônia e no poderio militar de seu império mundial, não em Deus, mesmo conhecendo o que aconteceu com pai, Nabucodonosor, cerca de 25 anos atrás: Nabucodonosor tinha o reino e a grandeza, glória e majestade e “e por causa da grandeza que lhe deu, todos os povos, nações, e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; a quem queria exaltava, e a quem queria abatia.” (Dn 5.18,19) Nabucodonosor tendo tudo isso, dado por Deus, se ensoberbeceu, se tornou arrogante. Com isso, perdeu tudo o que possuía e, ainda por cima, “foi expulso do meio dos filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante aos dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo” (Dn 5.20,21).

Hoje, em pleno séc. XXI, multidões se comportam exatamente do mesmo modo que Belsazar. Elas olham para as tragédias que outros enfrentam (morte repentina, assassinatos, divórcios, gravidez precoce, AIDS, etc) e não consideram que as mesmas coisas podem acontecer com suas vidas. Lêem e relêem as muitas histórias da Bíblia, o que aconteceu a Sansão, a Nadabe e Abiú, a Acabe e Jezabel, a Demas, a Ananias e Safira, a Judas Iscariotes, etc. e não pensam que a mesmíssima coisa pode acontecer com eles. APROPRIAM-SE APENAS DAS BÊNÇÃOS DA BÍBLIA, MAS SE ESQUECEM DAS EXORTAÇÕES BÍBLICAS! 

Paulo nos diz que tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito. A BÍBLIA FOI PRESERVADA PELOS SÉCULOS PARA HOJE SERVIR PARA NOS ENSINAR A CRER E A VIVER! O cristão aprende a ser cristão somente por meio da Bíblia Sagrada, ponderando os caminhos de acordo com os exemplos e ensinos que nela contêm. ELA NÃO MUDA NEM ENVELHECE, ASSIM COMO O DEUS DA BÍBLIA!

Belsazar e os seus grandes, suas mulheres e concubinas, celebravam sua festinha, regada a muita bebida, sexo livre, troca de casais, etc. sem saber que aquela noite seria fatídica para ele e para seus grandes. NAQUELA NOITE, TODOS OS PECADOS DE BELSAZAR SERIAM EXPOSTOS E JULGADOS POR DEUS! Como Belsazar, muitos esquecem que Deus existe, que é Santo e que tem uma paciência finita com a vida de pecado que eles vivem. DEUS RETRIBUIRÁ A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS (Mt 16.27, Ap 20.12,13). O inimigo do reino de Babilônia estava a porta da cidade, apenas aguardando o momento certo de invadi-la e tomar posse dela. Querido(a) leitor(a): O inimigo do homem – o diabo – está também a porta, apenas esperando o momento certo de agir e tragar a vida daqueles que vivem suas vidas desprezando a bondade, a misericórdia e a pessoa do Deus Único e Verdadeiro (I Pe 5.8). O diabo lhe odeia com o mais profundo e intenso ódio! E por isso mesmo ele faz tudo o que estiver a seu alcance para destruir sua vida! 

O desejo do diabo é que você viva sua vida da forma que você quiser, desprezando Deus. Para isso, ele "facilita" as coisas para você: o que você quiser, ele providencia. Quer grana? Quer poder para fazer o que quiser, como para destruir a vida de alguém? Quer tirar gente da cadeia? Quer prazer? Quer luxo? Quer fama? Quer sexo? Ele providencia tudo! Em troca, vai pedir alguma coisa - talvez material, talvez algo com sangue... quem sabe um sacrifício de animais... quem sabe um sacrifício humano...ou uma coisa "mais light"... Talvez um pacto com ele, disfarçado de "anjo de luz", de "deus", de "ser iluminado". Não importa: o objetivo dele é enganar você até a sua morte, mantendo você afastado do Único e Verdadeiro Deus. Ele sabe que se conseguir isso - você morrer sem Deus, sem salvação - sua vida estará para sempre perdida, condenada a viver a eternidade num local de sofrimento e dor indizíveis, local este chamado inferno. Oh, querido(a) leitor(a), o inferno existe sim! É um local verdadeiro sim! Jesus falou em algumas ocasiões sobre esse lugar:
  • E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mt 10.28)
  • E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. (Mt 11.23)
  • Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mt 5.29,30)
  • Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. (Mt 5.22)
  • E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (Lucas 16:23) 
  • Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 25:30)
  • E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. (Marcos 9:43,44)
As trevas exteriores (ou inferno), como morada eterna para o homem que morre sem ser salvo por Jesus, é a mais terrível advertência já feita. Jesus nos diz que quando uma pessoa sem salvação tenta entrar no céu, ela é lançada fora de lá (Mt 8.11,12). Lançada em trevas, num lugar onde não há esperança: não há esperança de dias melhores, de conforto, de paz, de cura, de escape, de salvação, de coisa alguma. Sobre aqueles que estão nesse terrível lugar é dito que "o verme não morre e o fogo nunca se apaga". Lá, as pessoas terão corpos preparados para sofrer eternamente. Corpos em decomposição, sem nunca se decompor definitivamente.  Todos aqueles que estão no inferno conservam seus sentidos e eles são mais aguçados. Conservam os mesmos sentimentos e pensamentos de quando estavam na Terra. Se lembram de tudo aquilo que lhes foi dito na Terra. Um local de choro (do gr. klauthmos, lamentação, queixume, queixar-se, derramar lágrimas; dá idéia de lágrimas de aflição, de lamento, de ódio) e de ranger de dentes, lugar de infelicidade, de dor, de ódio, de mágoa, de rancor, de tormento, de sofrimento que jamais cessará. Local de gritos de dor. Lá, haverá lembrança perfeita de cada chance, de cada oportunidade, de cada palavra, de cada sermão e da recusa diante delas. De cada pecado, de cada blasfêmia, nos detalhes.    

Porém, observe: Deus escreveu na parede o juízo sobre Belsazar para que ele a lesse. Daniel leu e interpretou o que a mão de Deus escreveu. Deus havia escrito uma mensagem para Belsazar e para todos os que ali estavam, para que eles pudessem conhecer como Deus via aquilo tudo e então, quem sabe, se arrependerem. Imagine: aquelas pessoas viram uma mão escrevendo na parede! Isso fez seus corações derreterem de medo, mas infelizmente não se arrependeram dos seus atos mesmo diante de tal manifestação do poder de Deus! Quem sabe Deus está novamente escrevendo na parede da sua vida o juízo iminente? É como diz o antigo hino:

Tua vida, ó amigo
Na parede escrita está
O registro dos teus atos
Mão de Deus, escreve já
Que Jesus, pois, te faça
Tal escrita compreender
Que, em havendo tempo, possas
Sua graça receber

(ouça, clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=Vdb54pDDknI). 

Haverá tempo para você se arrepender? Pense nisso por um minuto: não houve muito tempo para Belsazar. Deus permitiu a leitura e interpretação da escrita na parede, dando uma chance de arrependimento a Belsazar, que não soube aproveitá-la. Veja, você pode passar dessa existência finita para a eternidade hoje mesmo! Hoje pode ser o seu dia! Por que não? Ninguém tem o controle sobre seus dias de vida sobre a Terra, nem sabe quando findarão e nem como. Somos todos mortais, essa é uma realidade da qual não podemos escapar. Quer de um modo, quer de outro, todos um dia vamos morrer. Só não sabemos  como e nem quando. O problema maior não é morte, mas sim a vida que vivemos nessa Terra, o nosso modo de viver. Não ponderamos um segundo sequer se há um Deus no céu e como esse Deus está nos analisando. Sim, Ele nos observa a todo instante. Ninguém escapa dos Seus olhos, ninguém esconde a vida diante Dele. Podemos enganar a quem quisermos, jamais a Deus. 

Talvez você pergunte: "mas o que Deus quer de mim?" Deus, querido(a), quer que você e toda a humanidade volte-se para Ele. Deus quer salvar cada homem, mulher e criança dos seus pecados, de um modo de viver que despreza... o próprio Deus! Viver como se Ele não existisse, ou como se Ele fosse insignificante. Viver como se fôssemos nós o "deus" da nossa própria vida, fazendo o que dá vontade quando dá vontade, sem ponderar por um minuto se a vontade pessoal está de acordo com a Vontade de Deus. Adorando e servindo a deuses que não são deuses. Há nesse mundo muitos seres que se intitulam deus, se intitulam divinos, mas que não passam de seres extremamente malignos, seres das trevas, aos quais adoramos como se deus fossem, quer por desconhecimento, quer por concordância com suas maldades. Principados e potestades, dominadores deste mundo tenebroso, forças espirituais do mal. Seres que a Bíblia chama de demônios e de anjos caídos, que se disfarçam de "anjos de luz", apresentando-se como se fossem "seres luminosos" e "guias superiores", capazes de levar o homem a "um novo patamar espiritual". 

Prezado(a), SÓ EXISTE UM DEUS e o Seu nome é Jesus, o Deus que se fez de carne e osso! Assim é que a Bíblia registra. É Ele quem está assentado no Trono do Universo, ao lado direito do Pai, governando todas as coisas com o Seu poder, com justiça e domínio nas mãos, coroado de glória e louvor! É Ele, que um dia se fez de carne e osso, que morreu e ressuscitou, que subiu ao céu e que do céu um dia descerá novamente, cheio de poder e grande glória, sobre quem todas as nações da Terra lamentarão! Quem desses que se diz deus, querido(a) leitor(a), em todas as religiões que existem no mundo, que amou a humanidade de tal maneira que deu o Seu próprio Filho, Seu Único Filho, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna? Quem, sendo Deus, não tomou por usurpação o ser igual a Deus, mas se humilhou a si mesmo, esvaziando-se de toda a sua Glória eterna, fazendo-se homem e servo, humilde e obediente - e obediente até a morte numa cruz? Quem desses derramou o próprio sangue numa morte violenta e cruel em favor de toda humanidade perdida, pecadora, afastada pela arrogância do próprio Deus? Você não acha que Deus fez isso tudo à toa, não é? Você não pensa que esse amor, tão radical e extremo, foi para ser "mais um dentre muitos", "mais uma opção de deus dentre várias opções de deus", não é? Passar tudo isso para ser "mais um"? Não, a minha e a sua inteligência e bom-senso não podem, em hipótese alguma, aceitar essa mentira, de que Jesus não passa de "mais do mesmo"! Quem passou por isso tudo, prezado(a), por mim e por você, há de exigir para si - e com todo direito - exclusividade; noutras palavras, Jesus é nosso Deus ou não é. Ele jamais aceitará repartir atenção, devoção, adoração e obediência com ninguém, quem quer que seja; afinal, no linguajar humano, "Ele fez por onde" ou, no linguajar divino, Ele é digno! Digno é Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi morto, de receber a plenitude do poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Portanto, sua vida deve ser entregue a Ele, de forma voluntária, por você, querido(a)! Renuncie aos falsos deuses e creia em Jesus! 

Jesus, querido(a), ama-nos de tal modo que nos chama para Ele mesmo como estamos! Tal como está a nossa vida, Ele nos chama! Mesmo se a vida está quebrada, mesmo se em frangalhos, mesmo se repleta das piores ações, mesmo com o coração cheio dos piores sentimentos, Ele nos chama! Ele morreu por nós, e somente Ele pode perdoar os nossos pecados! Só Ele pode perdoar cada maldade que você tenha praticado ou intentado em seu coração praticar! Não importa nem mesmo se você fez algum tipo de pacto com algum falso deus! Não há pacto em todo o Universo que possa ser maior que o Novo Pacto no Sangue de Jesus! 

Mesmo no meio da prática do pecado, no ambiente mais terrível, o Espírito Santo está a falar ao seu coração, mostrando a realidade e consequência dos seus atos e apontando para Jesus. Mesmo que você esteja preso em QUALQUER PECADO (pornografia, sexo virtual, adultério, ódio, drogas, vícios, alcoolismo, feitiçaria, violência de qualquer tipo, pactos espirituais - até com o próprio diabo, etc.) Jesus deseja perdoar você e salvar sua vida desse abismo sem fim! VOCÊ NÃO PRECISA VIVER SEM DEUS, OU MORRER SEM DEUS! Você não precisa se matar! Não precisa acabar com sua vida! Há esperança para você, por pior que as coisas estejam! JESUS É A ESPERANÇA DE UMA NOVA VIDA! Você não está lendo esse texto por acaso: Deus está dando para você uma oportunidade para que você se arrependa dos seus pecados e seja salvo por Jesus! Se hoje for seu último dia sobre a Terra, se este for seu último momento, ou se você ainda terá mais algumas horas, ou dias, ou meses, ou anos, ou décadas para viver, não importa: Venha para Jesus agora!    


CONCLUSÃO

Diante da sentença de Deus, lida e interpretada por Daniel, Belsazar não se arrependeu. Preferiu honrar Daniel com honrarias humanas do que se arrepender dos seus maus caminhos.  Há muito tempo antes desse fato, outro rei também ouviu a sentença de Deus: Ezequias. Porém, Ezequias teve outra atitude – orou ao Senhor e chorou muitíssimo, amargamente, pelo que Deus ouviu a sua oração, e viu as suas lágrimas e mais 15 anos de vida deu a Ezequias (Is 38.1-6). OS NOSSOS PECADOS ESTÃO ESCRITOS NA PAREDE PARA NOS LEMBRAMOS DE QUE DEUS OS CONHECE E DE QUE PRECISAMOS URGENTEMENTE NOS ARREPENDER DELES!

Querido(a), vou repetir: você não está lendo esta matéria à-toa. Deus te ama e deseja muito salvar você! Ele deu Jesus por você, para salvá-lo(a) do pecado e do inferno! Há um lugar maravilhoso, preparado por Deus, especialmente para você; um lugar de felicidade eterna, onde não haverá mais dor, mais sofrimento, tristeza, angústia, fome; um lugar onde Deus mesmo limpará de seus olhos todas as lágrimas! Toda dor que você experimentou em vida, serão plenamente removidas naquele dia, e nunca mais você voltará a sofrer novamente! Venha para Jesus, hoje mesmo; venha como você estiver! Não importa o que você tenha feito, qual seja a sua vida até hoje, quais sejam os seus pecados, não importa! Não importa se até hoje você viveu no mais profundo abismo de trevas e de maldades, Deus te chama assim mesmo! Venha até Cristo, Ele lhe receberá! Confesse seus pecados, mesmo que sejam grandes ou muitos, a Ele; e receba Dele o perdão para cada um dos seus pecados! Não há um só pecado seu que Ele não possa perdoar! Receba o Senhor hoje mesmo em seu coração. Confesse os seus pecados, aí onde está. Quero propor-lhe a seguinte oração:
Senhor Jesus, reconheço que sou pecador, reconheço que não há nenhuma justiça em minha vida. Reconheço que estou longe de Ti, reconheço que estou condenado sem o Senhor. Eu venho nesta hora confessar os meus pecados ao Senhor [diga quais são, daqueles que você se lembrar], por favor peço que perdoe-me por cada um deles. Eu estou arrependido e preciso de Ti como meu Senhor e Salvador. Sei que o Senhor morreu por meus pecados, assim eu renuncio a minha vida de pecado, de auto-suficiência e de rebelião contra Ti. Senhor Jesus, eu hoje te recebo como meu único e suficiente Salvador e Senhor. Peço-lhe que o Senhor entre na vida, no meu coração e faça morada permanente. Eu me entrego completamente a ti, meu Senhor e Salvador. Em nome de Jesus, amém! 

Se você fez esta oração, crendo verdadeiramente em cada palavra, você está salvo. Agora, lhe aconselho a procurar uma igreja evangélica perto da sua casa, onde existam pessoas que amem a Deus e que estudem a Bíblia com seriedade, para que eles possam ensinar-lhe como viver para Cristo. Leia a Bíblia!

Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam. Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel? (Ez 33.11) 

Pense nisso!
Graça e paz!

SERMÃO MINISTRADO EM 03/02/2013. 

quinta-feira, 4 de julho de 2019

UMA PERGUNTA INSISTENTE E INQUIETANTE QUE PRECISA SER URGENTE E DEFINITIVAMENTE RESPONDIDA


Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?  (Cânticos 5:9)

Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo? (Cânticos 6:1)




O QUE HÁ DE ESPECIAL NO TEU SENHOR, OH IGREJA, MAIS DO QUE O OUTRO AMADO? 

Essa é a pergunta que o mundo está fazendo há séculos: “o que há de especial no teu Jesus, Igreja? Por que o teu Jesus, que você tanto fala Nele, é melhor do que o mundo?” "Por que devemos nós deixar o nosso amado em prol do amado de vocês?" É uma pergunta sincera, gerada por uma dúvida real. Afinal, por que a humanidade deve deixar os vícios e prazeres mundanos e se entregar à Cristo? A resposta parece a nós,  crentes em Cristo, muito óbvia. Na verdade, temos essa resposta já na ponta da língua, ao ponto de recitá-la em verso e prosa para quem desejar conhecê-la. Recitamos versículos e até capítulos inteiros da Bíblia para quem nos faz essa pergunta, com uma memória que faria inveja a qualquer pessoa! Então, se essa resposta é tão óbvia e tão citada aos quatro ventos, por que o mundo ainda nos faz essa pergunta? Há três razões que podem ser apontadas como resposta.

Primeiro, precisamos ser honestos: hoje há muita propaganda por parte das denominações religiosas. Elas falam muito sobre elas mesmas, mas pouco falam sobre Jesus. Chamam pessoas para virem em seus cultos - e nos seus cultos somente - porque sua denominação é isso e aquilo e faz isso e aquilo outro, como se essa denominação fosse "a última bolacha do pacote". São estas denominações cheias de slogans: "terra de milagres", "local do avivamento", "lugar de comunhão com Deus", etc., onde os cultos são cheios de palavras de efeito e os ditos louvores cheios de auto-ajuda. Todas fazem coro entre si, dizendo que servem e adoram ao mesmo Senhor; mas isso é só na teoria, porque na prática cada uma possui um "senhor" diferente! Assim, numa denominação o "senhor" é bonachão, noutra é julgador, noutra é teólogo, noutra faz vista grossa, noutra é tolerância zero e assim por diante. Cada denominação tem um "caminho" para o "céu e o inferno" diferente da outra - numa é pelas obras, noutra é pela grana, noutra é pelo sofrimento, noutra pela alegria, noutra pela predestinação, noutra pela unção, noutra pelo batismo com Espírito Santo e línguas estranhas, noutra pelas roupas e usos e costumes (e ai de quem usar short, de quem cortar cabelo, da mulher que usar calça comprida, etc.!) e por aí vai... Se essa babilônia denominacional religiosa já deixa quem é do meio totalmente confuso, imagine quem não é do meio! É de arrancar sabiá do toco!

Segundo, porque em geral, hoje, quando alguns ditos seguidores de Jesus falam de Jesus (e não de si), falam muitas vezes errado. Claro que há exceções - e glórias a Deus por elas. Mas há, infelizmente, pouco conhecimento de Jesus, tanto bíblico quanto o prático enquanto Caminho, Verdade e Vida. Por exemplo, diz-se que Jesus é especial e deve ser seguido porque Ele traz prosperidade e bênçãos materiais: Ainda que isso possa acontecer, essa resposta não diz porque Jesus é melhor do que o mundo. Afinal, no mundo sem Jesus é possível ter tudo isso. No mundo é possível ter prosperidade e bens materiais. É possível ser rico e viver como um nababo. É possível ter sucesso e fama, ter poder e dinheiro. Para que então servir a Jesus? Esse é mais um dos muitos erros que a teologia da prosperidade trouxe (nesse blog você encontrará farto material sobre o assunto). Outros dizem é por causa da cura - bom, precisamos ser francos que há cura também nas religiões; cura não é exclusividade da "religião cristã". E, considerando o aviso bíblico sobre falsos cristos e falsos profetas, a cura nem mesmo é exclusividade de Deus. O diabo pode curar também. O surgimento dessas heresias destruidoras nos últimos dias está previsto na Bíblia.  

No entanto, a terceira razão - que é a mais triste e mais dramática de todas as outras já apontadas - de tão inquietante pergunta do mundo a respeito de Jesus está no modo de vida de muitos autoproclamados professos seguidores de Cristo.  Esta pergunta deve-se ao modo de vida incoerente com a fé que diz-se professar. Quando fala-se de Jesus mas não se vive a vida de Jesus o testemunho não convence e, por conseguinte, o nome do Senhor é blasfemado. Quando vive-se assim, de forma incoerente entre o que fala-se e o que vive-se, nosso Senhor para o mundo torna-se o  “jesus da religião” – bonito na ideologia/filosofia, mas feio na vida de quem diz tê-lo encontrado e que diz viver para ele. Um "gizuis". Um "deus" que, no mínimo, não muda a vida de ninguém, para não dizer que piora a vida dos outros! Sim, isso mesmo! 

Note a incoerência: diz-se que Jesus é o Senhor e que liberta do pecado, mas na prática continua-se senhor da própria vida, ou atribui-se a alguém - em geral, ao pastor, o direito de mandar. Torna-se escravo de homens, debaixo do jugo da servidão: só casa se o pastor deixar e com quem deixar, só compra se ele autorizar, só mora onde ele deixar, só trabalha onde ele quiser e é explorado das mais diversas formas! Preste atenção: o tal "fazer a Obra de Deus" não pode ser justificativa para abandonar a vida e ficar 7 dias por semana socado num templo religioso, nem largar esposa e filhos em viagens típicas do filme Indiana Jones! A tal "obra de Deus" não pode servir para destruir o verdadeiro trabalho de Deus em nós! Afinal, se Deus ama a família como dizemos é inconcebível que Ele agora faça de um tudo para desagregá-la, fazendo com que pessoas negligenciem suas vidas e famílias! Esse conceito de "fazer a Obra" é, na verdade, uma forma espertalhona de subjugar pessoas para trabalharem como se fossem escravas no projeto de expansão denominacional e/ou de poder de um grupo ou líder religioso! A bem da verdade, o que se está fazendo quando "se faz a obra de Deus" é a "obra do homem", do pastor, do líder denominacional, trazendo preeminência e status religioso para quem faz.  Crescimento denominacional é obra de Deus? Desde quando?!? Jesus, o Senhor, nunca ensinou tal coisa! Ele nunca disse "fazei crescer Minha santa denominação, Meu povo! Esfolai-vos, lascai-vos e matai-vos de trabalhar para que Minha denominação tenha mais grana, mais nome e poder nessa Terra!" N-U-N-C-A! Ao contrário, Ele disse que Seu reino não é desse mundo, natural desse mundo, conforme esse mundo e conforme aquilo que nesse mundo há! (Jo 18.36) Ele, o Supremo Senhor, ensinou que Seu Reino existe entre seus discípulos, como produto natural do reinado de Deus no interior, no coração (Lc 17.20,21). A verdadeira Obra de Deus, portanto, acontece dentro de nós, é aquele que acontece em nosso coração! Obra de Deus é o Fruto do Espírito, são sinônimos! Essa é a Obra de Deus! Mas essa obra que é feita em nome de Deus está mais para as obras da carne, envolvendo via de regra interesses carnais!   

Parênteses: É obra genuína de Deus cuidar da família; que não o faz, nega a sua fé e é pior que o infiel! (I Tm 5.8) Obra de Deus é vida! É ajudar o carente, o necessitado. É dar de comer e de beber a quem tem fome e sede, é vestir a quem está nu, é visitar quem foi injustamente preso, visite os enfermos e ajude-os... é o copo d´água ao sedento, o abraço sincero ao desalentado, o pão partido com bondade. É ser bênção! É SER! Não é abandonar a família para ficar cantando 10 vezes por semana, em intermináveis ensaios, de forma que haja "perfeito entretenimento" para os frequentadores do chamado culto! A família do sujeito se lascando com o fanatismo religioso dele, enquanto ele está a mandar todos a cucuia por conta da dita "obra de Deus", servindo dentro do espaço do "IPTU sagrado"! "Obra de Deus" não é a agenda de atividades de um templo! Fecha parênteses.  

Ajunte-se a isso o fato de que muitos que professam Jesus nunca o conheceram de fato, demonstrando isso por sua constância na prática do pecado. Mesmo dentre muitos "fazedores da obra".  Isso traz um impacto imenso no testemunho: Continua-se fofoqueiro(a), maldizente, cheio de lascívia, cheio de preconceito - o(a) típico(a) santarrão(ona) legalista. Cheio de adultério e ódio e inveja. Fornicário(a). Cheio de violência. Sem amor verdadeiro. Falso(a), indigno(a) de confiança - os "falsianos e falsianes". Mentiroso(a). Cheio de aparência exterior, mas por dentro é sepulcro caiado. Infiel (no casamento, no namoro, no emprego, nas amizades, com os colegas...). No carro, um adesivo grande com uma frase ou versículo bíblico; nas atitudes de trânsito ora, "sr.(a) Walker", ora "sr.(a) Wheeler", como no desenho de Walt Disney:

 
Faça uma simples pesquisa, querido(a) leitor(a): no rol de pessoas que você conhece, com certeza alguém já se deparou com gente incoerente em relação a fé em Cristo. Talvez até você, leitor(a), tenha já se deparado com alguém assim. Pesquise na internet. Nos jornais e magazines. Pastores e crentes envolvidos em crimes, em fofocas, em escândalos... em mundanismos variados... em divórcios e novos casamentos. Em poder político e temporal. Em pompa e circunstância, cercados dos mais caros bens que o dinheiro pode comprar. E não adianta justificar o injusticável: as desculpas não colam para o mundo. Ou seja: com a incoerência, o mundo está vendo Jesus como se fosse mais uma ideologia. Infelizmente, precisamos admitir que há um "jesus-ideologia" produto do meio religioso, que no discurso é um mas que é outro na vida daqueles que dizem segui-lo. É o "jesus-demagogia": senhor nos templos, palanques, monumentos, programas midiáticos e nos grandes círculos sociais, menos no coração. Novamente, nada há de especial nesse “Jesus-ideologia”. O mundo está cheio de ideologias, de auto-ajuda, de espiritualismos, etc. até muito mais interessantes – e com muito mais resultado prático na vida de quem as segue – do que na vida daqueles que dizem seguir esse “Jesus-ideologia”.

"Jesus-demagogia" funciona assim: é sempre a solução para a vida de todo mundo, menos para a do seu seguidor/pregador. "Faça isso, faça aquilo", mas "não faça o que eu faço"!    A vida de quem diz seguir a Jesus deve ser coerente com o próprio Jesus. Preste atenção: Se dizemos que Jesus transforma a vida de quem nele crê, a primeira vida a ser transformada deve ser a nossa (I Co 5.17). Se dizemos que Ele é amor, devemos trazer esse amor em nós (por Deus, por nossos irmãos, I Jo 4.20,21 e por aqueles que não conhecem o Senhor). Se dizemos que agora somos salvos, devemos mostrar as evidências da salvação em nosso modo de viver. Falar sobre Jesus e não viver a Jesus é ser fonte permanente de escândalos (para irmãos e descrentes) (Mt 24.10; Rm 2). Aqui, vale a máxima: MÉDICO, CURA-TE A TI MESMO!

O mais eloqüente, impactante e convincente testemunho sobre Jesus é aquele que manifesta a vida e o caráter de Cristo no viver cotidiano. É no dia-a-dia, em nossa forma de viver é que mostramos aos homens que Jesus é melhor do que o mundo. NÃO COMO ERÁMOS ANTES, MAS COMO VERDADEIRAMENTE SOMOS AGORA – TRANSFORMADOS! Obrigatoriamente, como crsitãos, é preciso poder dizer: "Jesus salva sim; Ele me salvou dos meus pecados! Jesus liberta sim, Ele me libertou dos prazeres e dos vícios! Jesus transforma sim, Ele mudou o meu caráter! Ele faz nascer de novo, porque eu nasci de novo como você pode ver em minha vida! Ele ama a família; veja isso em meu modo cristão de viver em família! De ser pai, de ser mãe! De ser filho! Ele é infinitamente melhor que o mundo; você pode comprovar isso em mim! Tem escândalos, mas não em mim!" Palavra e prática, fé e ação, falar e fazer. Os dois andam juntos, quando verdadeiramente somos transformados em Cristo Jesus, quando nascemos de novo de verdade. Esse é o testemunho verdadeiro, que faz com que o mundo veja a luz em Cristo refletida no meu viver:

Ninguém crê na força da Persuasão
Na sabedoria humana não Está a solução
Eles querem ver o Brilho em Meu viver
Para crer que existe luz
Querem ver em mim Jesus. 

Cada cristão verdadeiro precisa entregar sua vida à Jesus todo o dia, amando-O por meio da obediência à Ele e santificando a vida de forma a conhecê-Lo cada vez mais. Só assim é possível descrever para a humanidade perdida um Jesus que é infinitamente melhor, belo e desejável que o mundo. A BELEZA DE CRISTO PRECISA SER VISTA EM NÓS! Quando isso acontecer, muitas almas virão procurando à Igreja procurando por Jesus! Aí teremos a última grande colheita de almas!

Que a beleza de Cristo se veja em mim
Toda sua admirável pureza e amor
Ó Tu, Chama Divina
Todo meu ser refina
Té que a beleza de Cristo se veja em mim




CONCLUSÃO:

"Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?" (Cânticos 6:10)

Quem É Essa, Cheia De Luz, Formosura E Pureza? (6.10) A Igreja atualmente vive no opróbrio porque Jesus não está sendo manifesto nela e por ela. A Igreja atual, da mídia e da política, do poder e do dinheiro, é egoísta e só pensa em si mesma, vivendo inutilmente uma vida de conciliar o irreconciliável – a fé e o mundo. Por isso, seus vestido são sujos, rasgados; sua aparência é feia, cheia de trevas. Porém, quando Jesus é realmente vivido, a beleza da Igreja é restaurada. A luz de Deus enche cada canto da alma, a cada vida; com isso, os homens reconhecem que ela, a Igreja, é a Noiva de Cristo, Sua Amada, Sua esposa prometida! A IGREJA QUE REVELA JESUS TORNA-SE UMA COM ELE NO SEU MINISTÉRIO – REVELAR DEUS AOS HOMENS!

É urgente a necessidade dos genuínos cristãos, independente da denominação que frequentem ou de não frequentarem nenhuma denominação, responderem a esta pergunta: "Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?" Jesus, o Jesus verdadeiro, será sempre infinitamente melhor que o mundo! Essa resposta falada, acompanhada da resposta vista, mostra que há uma alternativa para a humanidade em ruínas, mergulhada na violência e sem direção! Ele, o transformador de vidas, transformou primeiro a nossa e nos enviou como testemunhas da Sua realidade, do Seu Poder, da Sua misericórdia e bondade! Não, Ele não é uma ideologia, Ele é uma Pessoa! Ele é Deus! Ele é Senhor! Ele é real! Tudo o que Ele disse se cumpriu, se cumpre e se cumprirá, pois fiel é Aquele que disse tudo o que foi dito! 

Onde Está O Teu Senhor, Oh Igreja? (6.1) Essa pergunta é conseqüência da anterior. Quando os homens ouvem falar de um Jesus que é totalmente desejável e vêem que Ele é real nas vidas dos seus queridos, eles passam a querer ter esse Jesus também. Foi assim com os 12. Pescadores, iletrados, mas haviam andado com Jesus, comido com Jesus, ouvido e falado com Jesus. Tiveram comunhão com Ele. O nome de Deus foi manifesto a eles por Jesus. Resultado: nós. JESUS É REAL, ELE EXISTE, PORQUE EU VIVO COM ELE!

Pense nisso!
Graça e paz!


SERMÃO MINISTRADO EM 27/08/2017.