terça-feira, 13 de abril de 2010
"A CULPA É DO CAPETA"
"Foi o diabo" é a justificativa humana perante seus próprios erros. Justificativa tão antiga quanto o homem. A lógica é acusar o cramunhão, culpando-o pelos crimes cometidos, tirando assim a responsabilidade da ação, cometida fisicamente pelo pedreiro meliante.
Como cristão e pastor, creio que o diabo incita o homem para a prática do pecado. Porém, creio também que o homem é reponsável, perante Deus e a sociedade, pelos atos cometidos, tenham sido eles incitados pelo diabo exterior, ser espiritual e pessoal, ou pelo diabo interior, que é a inclinação maligna que habita o coração humano. O diabo nada faz sem a aquiescência do homem, que isso fique claro!
Culpar o diabo pelas mazelas humanas é prática popularizada pelas Igrejas neopentescostais, com seu eu-vangelho de prosperidade e facilidades e com seu exorcismo holywoodiano que "faz jurar" liberdade em troca de vultosas ofertas - esconjurando (fazendo desaparecer), na verdade, o dinheiro dos fiéis. O problema é que não é possível haver mudança de vida expulsando-se apenas o demônio exterior, sem expulsar o "demônio" interior. Sem conhecer a Verdade, não há libertação definitiva, porque a essência do mal continua habitando o coração humano. O que contamina o homem - os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura - continua a habitar o coração humano (Mc 7.21-23).
Coração limpo, adornado porém VAZIO é um irresistível convite a tornar-se, novamente, morada de demônios. O que saiu, voltará. E, ao voltar, transformará aquela pessoa numa pocilga, trazendo consigo mais sete "invasores" do MSC (Movimento dos Sem-Corpo). Afinal, o lugar é ainda propício, acolhedor, aconchegante: lugar repleto de contaminações!
Conhecer a Verdade é fundamental ao homem, para que de fato ele seja livre. Jesus disse: "Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" (Jo 8.32). Que Verdade libertadora é essa? É a Verdade da Palavra de Deus, das Boas Novas, do Único Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. É a Verdade que trata da origem do problema - o pecado humano; que mostra que o homem está miseravelmente perdido, longe de Deus e condenado ao inferno (e isso com toda a sua religião, seja ela de base cristã/evangélica ou não). A Verdade que mostra que a única solução para o homem é arrepender-se dos seus pecados.
Arrepender-se aqui não é remorso; é metanóia, é mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente. É perceber e se sensibilizar com as conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas. É sentir uma tristeza verdadeira pelo que fez, tomando uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro. Tristeza segundo Deus, que produz vida! (II Co 7.9) Ah, como isso falta em nossos dias!!!!
É, então, após reconhecer e arrepender-se, receber, com sinceridade, a Jesus como Único e Suficiente Senhor (ou seja, Ele passa a mandar em sua vida) e Salvador, identificando-se com o Seu sacrifício perdoador e substitutivo. Identificar-se é reconhecer que era você que merecia a morte, não Ele; mas que Ele, por amar você, deu a Sua vida para que você viva de verdade! Isto não é fórmula religiosa, é a Verdade de Deus!
Só assim o coração humano será morada de Deus; só pela libertação proporcionada pelo Filho de Deus é que o homem ficará verdadeiramente livre (Jo 8.36). Só a "expulsão" do demônio interior, por meio da Verdade que Liberta, garantirá que os efeitos da expulsão do demônio exterior sejam perenes.
Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!
REFERÊNCIAS
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/4/monstro_de_goias_diz_que_nao_consegue_parar_de_matar_74952.html Acesso em 2010
2 comentários:
(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.
E assim continua a saga Adão e Eva... Ninguém faz a mea culpa,ninguém assume seus erros.É tão mais fácil(aparentemente) fugir das nossa responsabi-
ResponderExcluirlidades.Mas os tais se esquecem que haverá um dia no qual tudo ficará descoberto e não adiantará correr.E não precisa nem chegar lá,pois aqui mes-
mo colhemos o mal ou o bem que plantamos.A justi-
ça humana é essee arremedo,torpe,trapo sujo,mas a de Deus é certa e incorruptível.
Uau! Excelente!
ResponderExcluir