quarta-feira, 2 de junho de 2010
DESQUALIFICANDO PESSOAS: A ANTI-DIALÉTICA DOS SERVOS DE MAMOM
(veja: http://www.youtube.com/watch?v=j_FDOMxDmJc).
Leia mais:
1) Genizah:
http://www.genizahvirtual.com/2010/04/os-incomodados-que-se-convertam.html
http://www.genizahvirtual.com/2010/04/silas-malafaia-chama-pastores-e-crentes.html
2) Púlpito Cristão
http://www.pulpitocristao.com/2010/04/silas-malafaia-responde-aos-blogueiros.html
==========================================
Comentários:
Não exporei o meu currículo para me defender destas acusações de "vagabundo, desocupado, etc". É de uma enorme miséria de alma a estratégia de desqualificar o interlocutor por não conseguir desqualificar-lhe as idéias. Ao fazê-lo, me igualaria àquilo que abomino e não seria melhor do que o acusador (diabolos, no grego) - quem lê, entenda.
Liberdade de expressão - o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos - é a base do Estado democrático de Direito. Ao contrário, a supressão da liberdade de expressão é o caminho primeiro para a instituição de um Estado como totalitário. A analogia com o que aconteceu na Alemanha na década de 40 é, deste modo, inevitável.
Após todo ensino adquirido pela humanidade com o totalitarismo alemão e suas horríveis consequências, é lamentável quando ainda há lugar para transformar o saudável debate de idéias em imposição de "verdades", acompanhado pela substituição da discussão sobre idéias para discussão sobre pessoas. Nesta lógica, não é "permitido" em hipótese alguma a contraposição e contradição de idéias, que levam a outras idéias. Isso denota que ou (1) não há como sobrepujar a idéia no campo da argumentação, nos moldes da dialética, ou (2) não há interesse em discutir a idéia, pois o foco está na pessoa; partindo-se assim para desqualificar o proponente da idéia. Lênin já ensinava que o militante comunista, ao discutir, não deve tentar apontar os erros do adversário, mas destruí-lo, apresentando-o como agente a serviço de interesses malignos, espião, inimigo do povo etc.
Muito antes de Lênin, a Lutero, pai da Reforma Protestante, foi ordenado retratar-se pelo Papa Leão X por causa de suas 95 Teses afixadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517. Ressalte-se que, ao lançar as suas “95 Teses”, Lutero "tornava públicas (mas não populares) as suas idéias, com a finalidade de expor a doutos algumas questões que o incomodavam a respeito das vendas de perdão/indulgências, cujas contradições práticas e doutrinais, somadas à corrupção de determinados setores do clero, eram vistas por ele como uma ameaça à credibilidade da fé cristã e da Igreja de Roma". (http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm)
Do mesmo espírito estão imbuídos os blogueiros cristãos que, fazendo uso da internet, expõem os erros doutrinários (idéias) e a fundamentação antibíblica dos ensinos modernos (idéias) que proliferam nas Igrejas Evangélicas. No debate de idéias, chamadas "Teses", nasce o Protestantismo, denominação genérica aplicável a todos os blogueiros cristãos e envolvidos no caso em questão. Do mesmo modo, a motivação na exposição das idéias de forma pública pelos seus propositores é o incômodo a respeito da exploração do "comércio sagrado", cujas contradições e práticas doutrinais são vistas por eles como uma ameaça a credibilidade da fé cristã e da Igreja Evangélica.
Lutero foi um vagabundo? bandido? desocupado? invejoso? enrolado? Picareta? Caluniador? Levantador de falso? Vejamos: Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge, sendo ordenado sacerdote no ano de 1507. Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512. Lecionou na Universidade de Wittenberg. Foi um pregador brilhante e estudioso exemplar da Bíblia. Traduziu a Bíblia para o alemão. Oxalá existissem muitos "vagabundos e desocupados" como Lutero em nossos dias, expondo suas teses em cátedras dos seminários teológicos e em canais de televisões!
Agora, façam-me um favor bem como a todos os demais blogueiros cristãos, caros "pa$tore$" televisivos: preguem a Bíblia, somente a Bíblia. Apliquem os princípios da hermenêutica e da exegese, de forma a não criarem ou difundirem doutrinas espúrias a fé cristã. E, por favor, não ataquem as pessoas, não excomunguem irmãos só porque eles combatem os seus fraquíssimos "ensinos"; mas usem a inteligência e debatam as idéias, convençam-nos dos erros constantes em nossas defesas apologéticas, à luz da Bíblia. Assim vocês estariam mais de acordo com as nossas origens históricas...
Parodiando Lutero, por ocasião da Dieta de Worms: "Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão - porque não acredito nem no Pastor nem nas convenções já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."
Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!
3 comentários:
(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.
Como o mesmo pastor televisivo gosta de afirmar,is
ResponderExcluirso quando se trata de outros,"Contra fatos não há argumentos",isso posto não há o que reclamar.Ne-
cessário é voltar a sã doutrina e parar de enrola-
ção:Por que coxear entre dois pensamentos?"Se o
Senhor é Deus servi-O,mas se Mamom é deus então que continue a servi-lo.
Esses pastores medalhões que usam a televisão para agredir os irmãos, precisam conhecer e praticar o Fruto do Espírito.
ResponderExcluirNa verdade o que tem operado na vida destes ditos "pastores" é o Império de Mamom" e as Obras da Carne, onde em tom exaltado, xingam os irmãos!
Parodiando o próprio: ... É um Ex-BIGODE ENROLADO!!! RS
Um abraço a todos!
Querido pastor,
ResponderExcluirJá há um bom tempo estou desapontado com os pastores que usam a mídia televisiva. Ao invés de propagarem o Evangelho de forma clara e de disseminar os princípios e valores de Deus a uma geração que tanto necessita, ficam a usar um espaço que tantos anseiam para realizar um ministério digno, ensinando doutrinas estranhas e pseudo-cristãs. É lamentável que nos últimos anos o pr Malafaia tenha se distanciado da sã doutrina e se aproximado cada dia mais de metodologias e princípios profanos. Esta tendência que tem se intensificado em seu ministério tem levado-o a ter atitudes mal-educadas, precipitadas e que envergonham os demais ministros da Palavra que lutam dia-a-dia para preservar a boa consciência e ensinar a dotrina cristã de forma equilibrada e ética.
Esta postura nos leva a questionar aspectos e as reias intenções de seu ministério.
Oro por ele e clamo a Deus que o faça retornar ao bom caminho e rever seus conceitos.
Prabéns pelo post.
Deus continue a lhe abençoar.
Seu amigo, irmão e colega de ministério
Pr Magdiel.