quinta-feira, 6 de julho de 2017
GEAZI E A LÁPIDE DO MINISTÉRIO CRISTÃO
Na Bíblia, Geazi é discípulo ("o moço") do profeta Eliseu, o qual sucedera Elias como profeta de Israel no Antigo Testamento. O nome Geazi significa "vale da visão" ou "vale de um visionário", possivelmente denotando a ambição interior desse jovem obreiro com relação a ter um futuro promissor no ministério profético. No entanto, apesar de ser discípulo de um dos maiores profetas de Israel, a história bíblica registra o fracasso ministerial de Geazi. Os fatos registrados falam por si.
Em duas ocasiões distintas vemos a atuação ministerial de Geazi. A primeira vez que seu nome é citado é no episódio da Sunamita (II Rs 4.12,13), a qual proveu especial acomodação em sua casa para Eliseu. Por ordem de seu mestre, Geazi chamou a Sunamita para que ela pudesse ser recompensada pelo profeta por sua liberal hospitalidade; porém, ela não desejava recompensas por seu bondoso gesto. Eliseu então consulta o seu servo, cuja rápida percepção lhe permitiu indicar a seu mestre o presente que satisfaria o grande coração dessa mulher: um filho. Porém, por permissão de Deus, esse filho vem a falecer. Com isso, Sunamita buscou o homem de Deus no Carmelo e, na intensidade de sua dor, agarrou os pés do profeta. Geazi então tenta retirá-la (II Rs 4.27) e é repreendido por Eliseu. Assim que soube do falecimento da criança, Eliseu manda Geazi levar seu bordão e por no rosto do menino a fim de o ressuscitar. Geazi faz como Eliseu mandou, mas nada acontece; o menino continua jazendo morto em sua cama. Somente por meio de Eliseu é que o menino de Sunamita retorna a vida.
A bem da verdade, nesse primeiro episódio, vemos a prontidão em obedecer por parte de Geazi. Tudo que Eliseu mandou Geazi fazer, isso ele fez. Infelizmente, ele não pôde realizar o milagre que Eliseu havia comissionado ele a fazer. Deus simplesmente não "assinou em baixo" dessa ordem de Eliseu para Geazi; afinal, Deus o conhecia de uma maneira que não era possível Eliseu conhecer. Ainda que nesse primeiro episódio a sua atitude de obedecer prontamente está correta e é algo a ser seguido, o problema com Geazi que não é mencionado aqui está em seu interior, no seu coração. É importante entendermos que Deus conhece o que vai no nosso interior, nossas reais motivações por detrás das nossas ações. Foi isso que O Senhor deixou claro para o profeta Samuel, quando o mesmo foi ungir um rei na casa de Jessé, o Beelemita, em substituição ao rei Saul: "Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Sm 16.7) Deus estava olhando para o coração de Geazi - e não estava aprovando o que via!
O que Deus estava vendo, afinal, de ruim no coração de Geazi? Que pecado oculto havia ali, escondido nas profundezas da alma desse rapaz? Por certo, havia algo ali, fermentando, crescendo silenciosamente, de forma imperceptível aos olhos humanos. Eliseu não viu. Ele não podia ver, mesmo que quisesse. O coração humano é cheio de segredos, cheio de conflitos, cheio de mazelas. Há pecados e pecados. Há pecados que envolvem áreas de inviabilizam a aprovação, no exercício ministerial, por parte de Deus. Por favor, entenda o que eu quero dizer com isso: todos nós, seres humanos, somos pecadores; todos pecamos. O apóstolo João diz que "se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (I Jo 1.8), logo segue-se que todo e qualquer ser humano, por mais santificado e usado por Deus que seja, comete pecado. Vale dizer que apesar de cometermos pecado, nós não vivemos na prática do pecado - ou seja, o pecado não é nosso estilo de vida como crentes em Cristo.
No entanto, há alguns pecados que inviabilizam o exercício do ministério cristão. Pecados que são capazes de destruir um ministério, de inutilizar um ministro de Cristo. Esses pecados aos quais me refiro envolvem as áreas do sexo, poder e dinheiro. A cada ano cresce o número de pastores que naufragam no ministério por causa da falta de vigilância e negligência com essas áreas. É fácil entender o porquê. Basta ver quantas das divisões e rachas que há na igreja evangélica foram (e são) motivadas pelo desejo de ter poder isolado e independente ("ministério independente")! Quantas mulheres, potencializadas pelo espírito de Jezabel, estão dominando, pelo uso do sexo, sobre igrejas inteiras sob a tolerância de pastores "Acabes"! Por amor ao dinheiro, quantos não estão mercadejando com a Palavra de Deus, com os padrões da retidão e os princípios do Reino de Deus, "flexibilizando-os" em prol de um crescimento quantitativo de membros e receitas, sujeitando vidas até mesmo a heresias destruidoras, a doutrinas de demônios! Sim, em muitos lugares o "ensino especial" é fornecido diretamente pelo inferno! Quantos obreiros caíram nesses pecados, se ensoberbecendo, com egos inflados e inflamados, sendo vítimas da própria vaidade ministerial, que tem levado muitos ao desprestígio e queda, diante de Deus, da igreja e dos homens (Pv 16.18)! Caso se arrependam, Deus os perdoará; porém a consequência fica: nunca mais exercerão o ministério como fora antes da queda! Não é à toa que Paulo, exortando a Timóteo, disse-lhe: "conserva-te a ti mesmo puro" (I Tm 5.22b)!
Esse espírito de Jezabel é altamente manipulador, usando de malícia e sedução para fazer com que as pessoas (e igrejas) fiquem sob sua influência e controle. Em Apocalipse 2:20, Jesus reprova a Igreja de Tiatira por causa da tolerância com esse espírito: "Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria." Em alguns manuscritos gregos antigos aparece a palavra grega “SOU” que significa “TUA”, antes da palavra “mulher” ficando assim o texto na sua íntegra: “Mas tenho contra ti (pastor) que toleras Jezabel, (tua mulher) que se diz profetisa”. O espírito de Jezabel atua por meio de manipulação, intimidação e domínio, fazendo uso de diversas estratégias para alcançar seus objetivos; dentre elas, o sexo. Por exemplo, no lar, o espírito de Jezabel controla o leito conjugal. A mulher influenciada por esse espírito manipula sexualmente o marido, concedendo sexo somente se ele fizer o que ela deseja sob ameaça de suspensão da intimidade sexual. Muitas vezes o espírito de Jezabel opera para destruir o sacerdócio, a auto-imagem, a alegria e o ministério do marido. Mulheres de temperamento forte ("mandonas") via de regra procuram se casar com homens de temperamento mais tranquilo ("bananas"). Na Igreja, é ela e não ele quem dá a direção. As “Jezabéis” sempre se casam com homens palermas como Acabe. Porém, esse espírito não opera apenas em mulheres casadas: é possível ser seduzido por ele independentemente do status conjugal!
Um ponto muito importante aqui, que é pouco explorado na bibliografia especializada, é que uma das formas mais comuns de manipulação usadas pelo espírito de Jezabel NÃO É O SEXO, mas sim A PROFECIA. E é aí que "o bicho pega": é muito mais fácil discernir um ataque satânico na área sexual do que na área espiritual! É possível alguém operar nos dons do Espírito Santo e não ter o caráter de Cristo, sendo influenciado pelo maligno espírito de Jezabel? SIM, É POSSÍVEL. Pessoas, dentro da Igreja, envolvidas com as obras da carne - em especial com aquelas que se referem a "separatismos e rachas", isto é, disputas, porfias, invejas, dissensões, facções e rebeliões - para subjugarem o pastor da igreja e alcançarem o "controle" buscam aparentar uma "espiritualidade superior à do pastor". E isso independentemente do sexo da pessoa: se é mulher ou homem, pouco importa! E, para isso, nada melhor do que "cultos avivados que ocorrem somente quando pastor não está presente", geralmente repletos de "profecias individualizadas" e "grande mover sobrenatural"! Some-se a isso a estratégia de ser "bonzinho com todos" (nunca corrigir ninguém, enquanto o pastor da Igreja é o "senhor malvadeza", "duro", "insensível"), "bom mocismo" com palavras/conselhos/pregações agradáveis ao coração dos ouvintes e pronto: Aí está estabelecido uma PORTA DO INFERNO, por onde entrará o espírito de Jezabel a fim de lutar contra a Igreja!
Toda a disputa de carisma é uma disputa satânica. Isso é um princípio satânico: o ex-querubim da guarda, achando-se maior do que Deus por ser muito belo (perfeito em formosura), muito inteligente e muito carismático (perfeito em sabedoria), semeou uma rebelião no lugar mais inacreditável possível - no céu! Conseguiu com isso arrastar com sua cauda a terça parte dos anjos consigo, condenando a si mesmo e a seus seguidores a uma existência de exclusão total da vida de Deus! De anjos de luz tornaram-se trevas totais, sem nenhuma fagulha de luz neles! Virou DIABO, SATANÁS, BELZEBU. Vou repetir: POR ACHAR-SE acima do que realmente era, TORNOU-SE quem é hoje! É uma tristeza quando um servo de Deus ACHA-SE alguma coisa, cheio de vaidades, porque quando isso acontece ele se põe debaixo desse princípio satânico!
Deus, portanto, como disse, conhecia o coração de Geazi. E o que havia nesse coração, que inutilizava esse moço para o ministério profético? Na segunda aparição bíblica acerca da atuação ministerial de Geazi isso nos é revelado. No texto de II Reis 5:1-27 temos o relato de que um dia, um grupo de soldados e carruagens sírios apareceu na porta da casa de Eliseu. O líder dos soldados, Naamã, capitão do exército da Síria, estava doente de lepra. Ele estava ali, carregado de presentes (dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas), para que Eliseu orasse a Deus e ele fosse curado. Depois que o Senhor provou a fé do capitão, o qual banhou-se num dos rios mais barrentos de Israel que é o Jordão por ordem de Eliseu, ele foi curado. Grato por sua cura, Naamã retorna a Eliseu e oferece a ele seus presentes. Eliseu, no entanto, recusa qualquer presente de Naamã. Ele diz: "Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou." (v.16) Naamã, junto com sua comitiva, é despedido por Eliseu em paz, sem dele nada receber.
No entanto, a história bíblica prossegue. Na sua continuidade, lemos sobre o que fez Geazi: "Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se." (vv. 20-24)
Geazi seguiu os soldados e mentiu para eles dizendo que Eliseu tinha mudado de idéia na recusa dos presentes do capitão sírio. O capitão deu a Gehazi um pouco de prata e algumas roupas. Gehazi voltou para a casa e escondeu os presentes. Geazi MENTIU para o capitão, pois Eliseu não havia mudado de opinião com relação aos presentes nem mandado ele dizer coisa alguma e não havia vindo a ele nenhum filho de profeta da montanha de Efraim (nem de lugar algum). E porque Geazi mentiu? Porque ele COBIÇOU os presentes do sírio! Ele não concordou com a atitude de Eliseu em despedir o sírio em paz sem dele nada receber; ele queria algo para si. Geazi fez justamente aquilo que o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que era costume de homens corruptos de entendimento: fazer da piedade fonte de lucro: "Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." (I Tm 6.5-8) A piedade JAMAIS PODE SER USADA COMO FONTE DE LUCRO! A fé NÃO FOI "uma vez por todas entregue aos santos" para servir como fonte de lucro financeiro pessoal!
Isso é obra e doutrina de Balaão, que aceitou grana para usar seu dom a fim de amaldiçoar Israel. Balaão não tinha qualquer respeito por Israel, não estava nem aí para quem Israel era e o que representava para Deus. Ele só estava interessado na grana que iria ganhar de Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, prometida em troca de seus "serviços espirituais". Nosso Senhor falou claramente à Igreja de Pérgamo, que habitava onde estava o trono de Satanás, que tinha contra ela que alguns ali eram seguidores da doutrina de Balaão (Ap 2.14). Era isso que Deus havia visto no coração de Geazi, que havia impossibilitado esse rapaz de curar o filho da Sunamita; que impediria ele de vir a ser, um dia, o substituto de Eliseu no ministério profético! DEUS NÃO ACEITA MINISTRO CORRUPTO! O MINISTÉRIO DE DEUS É COISA SERÍSSIMA, DE ALTÍSSIMA GRAVIDADE!
Hoje, há muita gente vivendo, ensinando e seguindo a doutrina de Balaão dentro da Igreja! Muita gente usando o dom e o ministério para fins corruptos, para alcançarem posses e posições nesse mundo! Gente que não respeita Deus, que não honra a Cristo e nem o chamado para o santo ministério! Gente que vende a fé, que vende a cura, que vende o dom, que vende a mensagem; GENTE VENDIDA! MERCENÁRIOS! Gente que tiraria até o último centavo de Naamã e ainda faria campanha para ele continuar vindo e trazendo mais grana! Gente que quer poder para ter grana e com isso ter mais poder e mais grana ainda! Enfiados até a cabeça na lama podre da política, mendigando uma indicação política para cargo público! Não vêem o mal que estão causando a si mesmos, aos outros e a Igreja? Não percebem o desserviço que estão prestando à causa de Cristo? William Perkins, puritano inglês do séc. XVI, afirmou que a pregação é “o principal dever de um ministro”, porque “a pregação é o chamariz da alma, pelo qual a mente dos homens é abrandada e transportada de uma vida ímpia para a fé e o arrependimento evangélicos. Portanto, se inquirirem qual é, de todos os dons, o mais excelente, sem dúvida a honra recai sobre a pregação”. Pregação, não sórdido lucro financeiro! Não poder político! Não vender a primogenitura por um prato de lentilhas! Perkins, comentando sobre a vocação ministerial com base no chamado de Isaías (6:9), disse:
“Todos os verdadeiros ministros, especialmente aqueles comissionados para pregar tão importantes palavras na sua igreja, devem, antes de qualquer coisa, ser marcados por um grande senso de temor, pela consciência da magnitude da sua função – um senso de assombro e espanto, cheio de admiração pela glória e grandeza de Deus. Eles O representam e trazem a mensagem dele. Quanto mais temerosos e relutantes estiverem diante da contemplação da majestade de Deus e da fraqueza deles, mais provável é que sejam verdadeiramente chamados por Deus e designados para propósitos elevados na sua igreja. Qualquer um que ingresse nessa função sem temor, a si mesmo se oferece, mas é duvidoso que seja chamado por Deus como o profeta Isaías claramente foi... Sempre que Deus chama quaisquer de seus servos para qualquer grande obra, ele primeiro os conduz a este senso de temor e assombro”. Por isso: “Ele mesmo [o ministro] deve primeiramente ser inclinado à santidade se quer estimular inclinações santas em outros homens”.
(Fonte: http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/151/William_Perkins_e_a_pregacao_no_movimento_puritano. Acesso: 06/07/2017).
O que aconteceu com Geazi? O texto bíblico mostra o fim da carreira ministerial dele: "Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve." (vv. 25-27) Geazi tornou-se LEPROSO e trouxe LEPRA para sua descendência para sempre! LEPROSO ATÉ O ÚLTIMO DIA DE SUA VIDA, SEM NENHUMA CHANCE DE CURA! Não havia nada que Eliseu pudesse fazer por ele agora, exceto deixá-lo experimentar o castigo pelo que ele havia feito. Os planos de Geazi para si mesmo - e talvez para a sua família - foram arruinados por sua ganância. Agora, ele e sua família sempre conheceriam o castigo de Deus pela ganância. O ministério, para Geazi, se tornou inalcançável; não havia nenhuma chance desse rapaz poder ser usado na obra do ministério! Era o fim das expectativas de Geazi em um dia suceder Eliseu no ministério profético! Um profeta do Senhor jamais poderia ou pode ser leproso!
Gostaria de destacar isso: GEAZI TORNOU-SE INÚTIL PARA O SANTO MINISTÉRIO, ALGO SEM REMÉDIO, SEM ARREPENDIMENTO, SEM CONSERTO. Ministros, atenção! Atenção! Há pecados que podem tornar um ministro para sempre inútil para o ministério! Os inutilizados podem até continuar aparentemente exercendo o ministério; podem continuar pregando, batizando, orando por enfermos, etc. Os homens podem aprová-lo, porém a reprovação DA PARTE DE DEUS está dada! Uma vez que a primogenitura foi vendida, nem com lágrimas você a recupera de novo (Hb 12.16,17)! Esaú bem que tentou, mas não conseguiu; foi cortado da herança dos filhos de Israel, perdendo a bênção de ser da genealogia do Messias! O que Geazi fez chama-se PROFANAÇÃO! Chama-se SACRILÉGIO! Deus não aceita desvirtuamento do Ministério; não trate o Ministério como algo sem importância - isso é também profanação ! Uzias acabou incorrendo no mesmíssimo castigo de lepra até a morte porque profanou o ministério no templo (II Cr 26.16-21) oferecendo incenso diante de Deus o que não era lícito que ele fizesse. Diz o texto que Uzias foi "excluído da casa do SENHOR". Judas é outro exemplo emblemático das consequências de incorrer no pecado tratar o ministério sem o devido peso que lhe é próprio, a fazer da piedade fonte de lucro. Judas queria lucrar estando ao lado de Jesus; queria ganhar grana pesada quando, na concepção dele, Jesus assumisse a função de rei de Israel como descendente de Davi. Judas não enxergava nada além dos ganhos exponenciais que poderia ter com aquilo tudo. Por isso, Judas entrou para a história como o único apóstolo de Cristo que perdeu-se para sempre! Apóstolo suicida! Maldito para sempre! Traidor de Jesus! E infelizmente tem muita gente traindo Jesus e o ministério por aí...
Geazi, Esaú, Saul, Uzias, Acabe, Judas, Demas e muitos outros... todos, de um jeito ou outro, profanaram seus ministérios e acabaram cortados, para sempre, dos mesmos. Todos foram rejeitados por Deus. Inutilizados para sempre, ministerialmente falando; alguns, até mesmo perdidos eternamente como Judas. Sexo, poder, dinheiro, fama, política..., no fim, tudo inútil. Tudo vão. Somente destruição, somente perda, somente fracasso. Vidas perdidas, esperanças frustradas, ministérios destruídos, ministros inutilizados, igrejas apóstatas. Heresias destruidoras. Engano. Decepção. Tristeza. Morte.
Deus há de cobrar cada vida salva que se perdeu pelo mau exercício do ministério cristão. Jesus pagou um alto preço por elas e não vai ficar passivo, nem fazer vista grossa, diante da pouca vergonha e da ausência de temor do Seu Santo Nome e Pessoa pelos ditos ministros. O juízo vem, quer para a Igreja quer para o mundo. E ambos serão terríveis!
Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!
4 comentários:
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Lendo essa postagem me vem a cabeça o versículo bíblico que diz: " Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo." Há que se temer e tremer diante desse Deus, que não é qualquer um , que não trata o pecado como nada, que não negocia com a santidade. Perfeição Ele exigiu de Abrãao : " Ande na minha presença e sê perfeito ". Moisés, o grande legislador não pode entrar na terra prometida por não haver glorificado o Seu Nome junto aos hebreus. Deus não brinca com o que é sério . Em toda a Bíblia , Ele denota Justiça, Retidão e Santidade.
ResponderExcluirEstudar sobre Grazi é muito interessante. O que eu queria msm saber ,qual povo é descendência dele, quem é esse povo d pele branca como a neve? Uma vez q a maldição rogada por Eliseu contemplou não somente a ele, mas a sua descendência tb
ResponderExcluirNada é dito nas Escrituras sobre as origens e nem sobre se Geazi teve filhos ou não. Presumivelmente, Geazi tinha alguns descendentes já na época que servia a Elizeu e com a maldição todos esses passaram a sofrer de lepra. No entanto, não temos informações sobre quem eram essas pessoas ou quando sua linhagem de descendentes desapareceu.
ExcluirGraça e paz!
Obrigada meu irmão!
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