quinta-feira, 13 de junho de 2019

VIOLÊNCIA: MAGNITUDE, CAUSAS E SOLUÇÃO

Eis que clamo: violência! Mas não sou ouvido; grito: socorro! Porém não há justiça (Jó 19:7). 


Violência! Violência desmedida, despropositada. Atos de profunda crueldade, que demonstram uma natureza não-humana. É isso que temos visto nos dias de hoje. A vida humana, hoje, não vale nada; o homem não vê valor algum no próprio homem. 

Todos os dias assistimos pasmados e assombrados a mais cruel manifestação da violência "humana". Estupros de mulheres e de crianças, até de bebês, os seres mais indefesos e inocentes que há na raça humana. O valor da mulher foi reduzido por estes doentes ao valor da sua vagina (e, pasmem, há "maridos" que pensam assim mesmo: só estão casados por que "precisam" da mulher para fazer sexo, mesmo entre líderes religiosos!): uma vez usada para satisfazer as taras dos homens malignos, para nada mais presta; o seu único destino é ser morta. Não se enxerga uma pessoa, se enxerga algo a ser usado para o prazer pessoal e então lançado fora, como lixo inservível. Assim, maridos são tornados viúvos, netos enterram suas avós, mães e pais enterram suas filhas e filhas às suas mães. Nem um lugar da Terra é seguro: nas ruas, avenidas, becos, vielas, praias, clubes, casas, hotéis, hospitais, escolas, casas religiosas... mesmo até em igrejas. Pais, padrastros, primos, irmãos, amigos, chefes, colegas de trabalho, professores, enfermeiros, médicos, pais de santo, monges, padres, pastores evangélicos... qualquer um pode ser um pedófilo ou estuprador.

Mas a violência não se restringe a área sexual. Todas as áreas da vida humana estão mergulhadas na mais profunda treva da crueldade. Veja por exemplo os assaltos: o número de latrocínios (roubo seguido de morte ou de graves lesões corporais da vítima) é assustador: Só na última década, 553 mil brasileiros perderam a vida por morte violenta. Ou seja, um total de 153 mortes por dia (veja em: https://oglobo.globo.com/brasil/atlas-da-violencia-2018-brasil-tem-taxa-de-homicidio-30-vezes-maior-do-que-europa-22747176). Isso só no Brasil. E ninguém escapa, seja homem, mulher ou criança. Quem não se lembra do caso do menino João Helio, em 07/02/2007, na ocasião com apenas 6 anos de idade, assassinado após um assalto, ao ser arrastado pelo carro em que estava, levado pelos assaltantes, preso ao cinto de segurança pelo lado de fora do veículo, no RJ. Ou da menina Emily Sofia, de 3 anos, baleada e morta em Anchieta/RJ. Ou da adolescente Soraia, de 17 anos, morta com um tiro na cabeça em um assalto na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Segundo a ong Rio de Paz, 29 crianças e adolescentes são mortos diariamente no Brasil. São mais de 10.500 mortes por ano! (veja: http://www.riodepaz.org.br/sobre-nos/artigos/90/brasil-pais-que-mata-seu-futuro). Isso sem mencionar mulheres - até grávidas, como a Verônica, de 27 anos, que morreu na após ser baleada durante uma tentativa de assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, - e idosos! O que dizer diante do caso da jovem Mara,  amarrada em um tronco, enforcada e, posteriormente, teve o bebê retirado da barriga e roubado, em Minas Gerais? Ou da idosa de 83 anos morta em assalto em Goiás? E muitos e muitos outros casos poderiam ser citados. Basta procurar na internet. 

Nessa contabilidade maligna figuram ainda os ataques em escolas, por pessoas que entram armadas e matam vários colegas e professores. Suzano, Realengo, Creche Fabeltjesland (Bélgica), Escola Ikeda (Japão), École Polytechnique (Canadá), Columbine, etc... Razões? Nenhuma que justifique o ato, se é que um ato desse tem justificativa. Pura violência desmedida e despropositada. Há quem diga que foram motivados por videogames. Análise fútil diante de um caso seríssimo. Aqueles que falaram essa sandice deveriam seguir o conselho do rei Juan Carlos e se calarem. Seriam verdadeiros sábios e eruditos se assim o fizessem. O mesmo conselho vale para aqueles que defendem que professores portem armas em escolas, diga-se de passagem, cuja visão é que violência se combate com mais violência. 

Um caso recente que choca pela imensa crueldade envolvida é o do menino Rhuan Maycon, uma criança de apenas 9 anos de idade! A criança foi esquartejada, castrada e decepada pela própria progenitora (me recuso a chamar essa pessoa de "mãe"!) junto com a "companheira". A cabeça do menino foi arrancada enquanto os sinais vitais ainda estavam presentes! Afora outros atos monstruosos dessas duas contra a pobre criança! O registro é chocante! (veja mais, se conseguir, em: https://www.metropoles.com/distrito-federal/laudo-revela-que-rhuan-levou-12-facadas-e-foi-degolado-vivo)

E diante desses casos que a pergunta surge: por que? Por que essas pessoas agem assim, com essa malignidade tão terrível, que faz os filmes de terror parecerem desenhos animados? Por que chegamos a esse ponto, como raça humana? Outra pergunta: isso tem solução?

O porque, para mim, é muito evidente. Chegamos a esse ponto porque há muito tempo estamos, como raça humana, eliminando os limites éticos e morais que foram criados conosco pelo próprio Deus. Estamos eliminando Deus da sociedade. Estamos eliminando Deus das nossas vidas. Preste atenção: a cada limite moral, criado por Deus, que nós, humanidade, dizemos que não queremos mais viver, é mais um passo que damos em direção a violência tal como está. Cada vez que dizemos para nós mesmos que Deus não é importante, que Jesus não nos interessa, que a Bíblia é um livro ultrapassado que não deveria ser seguido, irrelevante, e o eliminamos da nossa vida, estamos dando passos largos para a violência. Vou escrever em letras garrafais: O ÚNICO LIMITE E LIMITADOR PARA A EXPANSÃO DA VIOLÊNCIA É DEUS! É JESUS! É SEGUIR AQUILO QUE DEUS MANDOU SEGUIR!

A bem da verdade, precisamos reconhecer: a humanidade está matando Deus... no seu próprio seio! A Bíblia Sagrada, Palavra de Deus para a humanidade sem Deus, é um livro desprezado - em leitura, em conhecimento e principalmente em prática! Ela foi abandonada - e até proibida - em repartições públicas, em escolas, no meio científico... Ela, que deveria basear a fé em Deus - e essa fé é SEMPRE prática -, um Deus moralmente Santo, um Deus que preza pela Justiça em todas as áreas - inclusive a social, que vela pelos mais incapazes - na Bíblia, os órfãos, as viúvas, os pobres e os estrangeiros -, que diz com todas as letras que odeia a corrupção nela.  a peita em todas as suas manifestações (até a governamental), que odeia a opressão, que aborrece a cobiça desenfreada (seja ela de grana, de bens e até de pessoas), o adultério, o assassinato, etc.; que deu Seu Filho, Seu Único Filho, para morrer pelos pecadores e lhes dar o novo nascimento, esse Deus foi deixado de lado. Em seu lugar entronizaram o sexo livre, o dinheiro, o poder, a ganância, o eu. A moral cristã, com seus valores e princípios, vem sendo profusamente abolida! Nunca a sociedade foi tão liberal e permissiva como dantes, e nunca a violência foi tão intensa!  Mesmo muitas das ditas "igrejas" - denominações religiosas - abandonaram Deus e a Palavra. Fazem como querem, seguem doutrinas de homens e adoram homens. Poder, poder, poder... grana, grana, grana... mentem por isso, traem por isso, matam por isso... e o resultado está aí mesmo, para quem quiser - e quem não quiser - ver. 

Os cientistas eliminaram Deus. A Bíblia nunca foi um livro científico, é verdade. Nem foi a intenção de Deus que ela o fosse; caso contrário, nenhum cientista em toda a sua vida conseguiria entender a ciência nela. Mas ela foi deixada por Deus como guia até Ele. Nele, o Criador de todas as coisas, as descobertas científicas ganham seu maior valor: para o bem do próprio homem e para a glória desse Deus Criador! O salmista há muito tempo já disse: "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Salmos 19:1). Paulo, em Colossenses, declara sobre Nosso Senhor e a Sua criação: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" (Colossenses 1:16,17). O que nós estudamos foi e é obra da criação de Deus; toda a física clássica e moderna, toda química, toda biologia, toda matemática... são ferramentas e expressões humanas do entendimento da complexa e bela criação de Deus. É Deus, portanto, quem deve guiar-nos a compreensão da profundidade e beleza de Sua criação e, assim, o adorarmos por Sua grandeza, poder, sabedoria e conhecimento! Ao agirmos assim, a soberba - uma das causas da violência - desaparece: quem consegue se gabar diante desse Deus?? Mas o que fazemos nós? "Não me venha com Deus! Não me venha com a Bíblia! Isso não serve para nós"! Nós dizemos "o Estado é laico!", a beira do ateu, e nos orgulhamos disso! 

Eu entendo a preocupação de muitos. De fato, com as loucuras que vejo por aí sendo cometidas em nome de Deus, eu também não gostaria de viver num estado teocrático. Não é correto em hipótese alguma que entes de governo privilegiem um grupo em detrimento de toda a sociedade. Deus nos livre disso! Mas vamos raciocinar por um momento. E se Deus estivesse mais envolvido com a nossa sociedade? Se o trouxéssemos para dentro das repartições públicas, dos tribunais, das escolas, das igrejas... das  famílias... se a nossa educação, por exemplo, obedecesse os princípios (não regras) da Bíblia? Deixe-me explicar: E se fosse ensinado o amor ao próximo e o valor da vida humana e isso porque existe um Deus Supremo que nos ordenou tais coisas e que um dia nos julgará as ações? Se fosse ensinado que o amor é o dom supremo, e esse amor consiste em fazer tudo que puder para aliviar o sofrimento alheio, mesmo daqueles que não gostamos ou simpatizamos, porque Deus gosta dessa ação? E se fosse ensinado que a Terra foi Criada por Deus - seja esse processo de criação o big bang - e, por isso, devemos preservá-la e a toda criatura sobre ela, porque afinal ela pertence a Deus? E a repartir - o pão, a atenção, os brinquedos, o dinheiro, etc., porque Deus bondosamente nos reparte o Seu ar, o Seu sol e a Sua chuva? E se a honestidade em tudo, a mansidão, o domínio próprio, a paz, a alegria e o contentamento, a bondade, a longanimidade, a benignidade, a fidelidade e a humildade fossem ensinados como sendo marcas de caráter que Deus ama? Veja: DEUS SEMPRE, EM CADA MARCA DESEJÁVEL NO CARÁTER.  Por que? Porque só faz sentido viver assim, cultivando essas virtudes, pois DEUS EXISTE E AMA ESSAS VIRTUDES!

Note: sem Deus, nada faz sentido na nossa existência. Nada importa. Sem Deus, qual a diferença entre praticar a maldade e não praticá-la? Por que preciso me refrear? Por que amar o próximo - e amá-lo como a mim mesmo? Ora, sem Deus, o homem desce ladeira abaixo, sem freio algum, em direção a pura e simples satisfação pessoal e egoísta, atendendo aos seus instintos! Afinal, se Deus não existe, prestar contas ao homem é nada; se morrer, aproveitou-se bastante fazendo o que queria. Se não há um Deus que julgue, que puna, que condene ao sofrimento eterno pelas atitudes ou que salve mediante a fé em Seu Filho (e consequente transformação de vida), por que não fazer? Por causa de leis humanas? É o TEMOR DO SENHOR, querido(a) leitor(a), que temos a nossa vida centralizada e equilibrada. Veja alguns versículos:

1) O temor do Senhor e os atos de justiça e juízo humanos: "Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno.". (2 Crônicas 19:7)

2) O temor do Senhor e a vida longe do mal: "Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal". (Provérbios 16:6)

3) O temor do Senhor e o cuidado com os deficientes físicos: "Não amaldiçoem o surdo nem ponham pedra de tropeço à frente do cego, mas temam o seu Deus. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:14)

4) O temor do Senhor e a exploração ao próximo: "Não explorem um ao outro, mas temam o Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." (Levítico 25:17)

5) O temor do Senhor e o destino eterno (segundo o próprio Jesus): "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mateus 10:28)

6) No que consiste o temor do Senhor? "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." (Provérbios 8:13) 

7) O temor do Senhor e a direção de Deus nas decisões da vida: "Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher." (Sl 25.12)

Precisamos agora responder a segunda pergunta: tem solução essa violência crescente? Sim, tem. Mas não está na iniciativa humana. Leis não conterão essa violência. Armas não conterão essa violência. Pena de morte não conterá essa violência. Políticas públicas também não. Ciência também não. Filosofias também não. O único que pode conter essa violência é Deus, o Deus revelado na Bíblia Sagrada e que é desprezado pelos homens. Por que então Ele não faz nada? Mas Ele já fez: Deu Jesus para nos salvar. Salvação, querido(a) leitor(a), não é só morar no céu. Salvação, segundo a Bíblia, é isto: salvação dos nossos próprios pecados - da nossa condenação eterna por nossos pecados - e consequentemente a vida eterna. Pecadores que somos - este é, sem Deus, nosso estilo de vida, só podendo ser salvos da ira de um Deus Justo por meio da fé no Seu Filho e em Sua obra na cruz, com a qual nos devemos identificar. Uma fé íntima (não meramente racional ou histórica, um frio e morto assentimento, um elenco de idéias na cabeça), uma disposição do coração, pois a Escritura declara: “Com o coração se crê para a justiça” e “se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo”.


Temos um grande problema aqui. Só Deus pode resolver o problema da violência na humanidade. Para isso, a humanidade precisa voltar-se para Deus em Cristo. Porém, o triste fato é que isso não ocorrerá. O Brasil como um todo não se voltará para Deus. Nem o Brasil, nem qualquer país do mundo. Não nesta dispensação. Digo isso porque é assim que Deus mostra na Bíblia. Nós, seres humanos, via de regra, amamos o pecado. Amamos a vida de pecado, os prazeres que o pecado nos concede; por isso, teremos que lidar com as consequências da nossa escolha pelo estilo de vida pecaminoso e divorciado de Deus. E o pecado é como um fermento: uma vez juntado na massa de farinha, ele fermenta e faz a massa crescer. Ou seja, a escalada da violência só vai piorar, no Brasil e no mundo. Isso acontecerá até chegar a um ponto quase insuportável; daí virá um grande líder mundial que proporá a solução para este e muitos outros males humanos. Muitos o seguirão e o adorarão como se fosse Deus. Serão por ele marcados, na fronte e/ou palma da mão, com sua marca distintiva - 666, só comprando e vendendo se tiverem essa marca.  E o juízo de Deus virá. Serão condenados ao fogo eterno do inferno, distantes para sempre de Deus, num local de sofrimento e agonia. O inferno é real e muitíssimo pior do que qualquer sofrimento nessa vida!

O que fazer então? Não há esperança? Para o país e para o mundo, lamento dizer que não. Muitos serão condenados ao inferno - estão sendo e ainda serão, perdidos para sempre. Mas há para você, que lê esse texto. Sim. Você pode ser salvo por Deus, por meio da fé em Cristo Jesus, pela Graça. Salvo dos seus pecados e de seus efeitos. Uma vez salvo, isso significa que ainda que você venha a morrer, quer de causa natural, quer por qualquer outro meio, imediatamente à sua morte você será recebido pelo próprio Senhor no céu e uma ressuscitará, tornando a entrar em seu próprio corpo, que será glorificado e livre de todo pecado, e viverá para sempre com o Senhor, num lugar onde não haverá mais morte, nem violência, nem fome, nem injustiças sociais, nem doenças, nem dor alguma. Onde o próprio Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas. Este mundo vai passar; vai ser destruído pelo fogo. Mas Deus prometeu fazer novos céus e nova terra, onde os salvos em e por Cristo viverão eternamente, em seus corpos ressurretos glorificados pelo poder de Deus!  

O que você precisa fazer? Crer em Jesus. Em Jesus somente. Não na religião - o mundo está cheio de religiões e religiosos, cheios de boas intenções (???), e isso não muda coisa alguma no mundo. Jesus não fundou religião, nem ordenou que fosse fundada uma em Seu nome. Crer em Jesus, portanto, sem o auxílio ou confiança em religião, é o que se requer. No Jesus da Bíblia. Fé que Ele se entregou na cruz para morrer pelos meus pecados, passados e presentes; fé que Ele morreu e em Sua morte estou morto com Ele para esses pecados e fé que Ele ressuscitou e em sua ressurreição fui ressurreto espiritualmente para andar em novidade de vida e serei fisicamente ressuscitado naquele grande dia! Fé que em Cristo meus pecados são perdoados, por Seu sangue derramado na cruz e que agora fui reconciliado com Deus. Fé que age, fé que possibilita a transformação de vida do meu eu interior, pelo novo nascimento - regeneração espiritual, de forma que agora o pecado não tem mais domínio sobre a minha vida (ainda que eu continue a ser pecador e venha a pecar, só que arrependido e salvo, em transformação até o estado final de incorruptibilidade), que agora "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gl 2.20). Fé que religa, fé que conecta, fé que aproxima. Fé em Jesus como meu salvador pessoal - hoje e sempre. 

Acerca disso, assim fala o pr. Hernandes Dias Lopes: "A graça é a base da salvação (Ef 2.8). “Pela graça sois salvos…”. O fundamento da salvação é a obra sacrificial e substitutiva de Cristo na cruz por nós. Ele morreu pelos nossos pecados. Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele. Jesus substituiu-nos. Ele se fez pecado por nós. Foi feito maldição por nós. Ele bebeu o cálice amargo da ira de Deus destinado a nós e cumpriu a lei por nós, satisfazendo, assim, completamente as demandas da justiça divina. Cristo pagou a nossa dívida e morreu a nossa morte. Agora não existe mais nenhuma condenação contra nós. Fomos declarados justos diante do tribunal de Deus. A obra de Cristo por nós e não nossa obra para ele é a base da nossa salvação. É isso que significa: “Pela graça sois salvos”. A salvação não é uma questão de merecimento. Não alcançamos a salvação como um troféu que recebemos de honra ao mérito. A salvação é um presente imerecido. Recebemo-la gratuitamente. É dádiva de Deus e não conquista humana". (disponível em: http://hernandesdiaslopes.com.br/salvacao-merito-ou-graca/)

Você consegue crer em Jesus? Consegue enxergar-se a si mesmo diante de Deus, pela fé, em seu verdadeiro estado espiritual sem Deus; consegue ver como você está longe Dele? O Pai nem olha para você! Vê como você é pecador? Consegue pela fé sentir todo o seu pecado, todo o fedor de pecado que você exala, toda a sua vida sem Deus? Se sim, quero que você, por esta fé, olhe agora para cruz. Veja-a como ela realmente é - um lugar de maldição, de morte, de condenação. Um lugar terrível, de crueldade e de violência. Olhe: veja quem está sendo pendurado nela - é Jesus. Ele não tem porquê estar ali, não fez nada para merecer! Mas Ele está ali, sendo crucificado, por causa dos seus pecados. Isso mesmo: dos seus pecados! Pecados que Ele está carregando, pecados muito pesados. Ele vai ali, na cruz, receber a condenação de Deus em seu lugar: condenado a morte. Vai morrer, na cruz, sozinho, sem Deus, por sua causa. Ele dá um brado e diz - está consumado! - e morre na cruz. Sua alma vai para o inferno, lugar que era para você ir. Mas Ele vai ao inferno não como pecador, não como condenado; Ele vai como vencedor! Como Rei! Como Conquistador! E Ele vai para o Pai, apresentando Sua vitória, e retorna ao Seu corpo! Um milagre acontece: Ele ressuscitou! Seu Corpo está vivo de novo! Glorificado! Seus pecados, querido(a) leitor(a), estão agora perdoados pelo Seu Sangue; sua culpa foi removida. A dívida com o Pai foi paga: Ele olha para você, sorrindo, e diz: "Está Consumado! O seu perdão está consumado! A nossa união está consumada! Tudo está consumado! Eu te recebo em Minha Santa Presença, como filho(a) amado(a)!"  

Se você consegue crer nisso que acabei de escrever, crer que Jesus fez isso por você, então você está salvo. Seu próximo passo, agora, é ser batizado nas águas e crescer em seu relacionamento com Jesus. Me escreva, se desejar mais informações a respeito. 

Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.