domingo, 3 de setembro de 2023

RESGATANDO O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO: PARTE 2



"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."
(Romanos 5:12)

Como visto anteriormente em RESGATANDO O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO: PARTE 1, Adão decidiu livremente abandonar a Deus mediante sua opção em comer do fruto da árvore do conhecimento. Ao desobedecer, ele escolheu ser seu próprio Deus, ainda que de forma inconsciente. Deus, que havia sido o seu Criador amoroso e Provedor fiel de todas as suas necessidades até então, passou a ser posto de lado, ignorado e tido como mal-intencionado. Nas palavras da serpente, Deus ocultava de Adão o conhecimento porque Deus sabia que se Adão tivesse esse conhecimento ele seria como Deus também (na prática, uma espécie de deus-homem) e o único Deus perderia seu seguidor. Dito de outra forma, Deus estaria sendo desonesto, invejoso e inseguro em relação a Adão e por isso havia negado ao homem tudo aquilo que tornaria o homem "mais evoluído"

Ao comer do fruto, Adão sela o seu destino. Ali no Éden, separou-se de Deus; perdeu aquilo que havia de mais precioso que o homem poderia obter: a comunhão com o Criador. E infelizmente acabou selando também o nosso destino, na condição de descendentes de Adão. Ele condenou a todos nós juntamente com ele. Seu pecado manifesta-se escandalosamente na vida de cada homem, mulher e criança, de cada tribo, língua, povo e nação que existe atualmente e que já existiu um dia. E, do mesmo modo, a consequência desse pecado: a morte.  A sequência é: primeiro o pecado, depois a morte. Ora, a morte que passou sobre a humanidade teve a sua origem no pecado de Adão.

Observe a seríssima encrenca que o ato de Adão trouxe: se Deus aniquilasse a raça humana ali, naquele ponto, Deus haveria falhado como Deus, criando seres para destruí-los em seguida sem lhes dar opção de redenção só porque esses seres se rebelaram (a exemplo de Satanás, ex-querubim, que ao rebelar-se levou consigo em sua sedução a terça parte dos anjos do céu) contra Deus. Se Deus não os elimina, teria que condenar 1 a 1 ao inferno, estando estes para sempre sob domínio de Satanás. Se Deus aniquilasse Satanás - e Ele poderia facilmente fazê-lo - teria na prática admitido Seu fracasso em ser um Deus de amor, bondade, paciência e misericórdia.   

Apesar da atitude perversa, Deus continuou amando o homem agora pecador. Deus tinha um plano para redimi-lo do seu pecado de forma definitiva. Esse plano havia já sido definido por Deus antes do mundo ser fundado, antes de cada criatura espiritual e terrena passar a existir. Um plano tão maravilhoso. Um plano que teria como base justamente a conciliação do amor e misericórdia de Deus com o terrível pecado e morte, que envolveria um ato de amor da parte de Deus sem precedentes e sem par em todo o Universo e história! Para entendermos esse plano, vamos ver como ele foi sendo executado ao longo da história humana.

Ainda que separado da comunhão com Deus e em estado de pecado e morte, Deus não impediu irremediável e definitivamente que o homem buscasse a Deus. Sim, houve pessoas que, mesmo tendo sobre si a condenação da separação de Deus pelo ato de Adão, tinham interesse no relacionamento com Deus, ainda que de forma oscilante e imperfeita. O homem era puro de consciência e de atos.

Qual é a diferença do antes e depois da queda (o pecado de Adão)? É que antes da queda, esse relacionamento entre Deus e o homem era algo simples, ocorrendo de forma cotidiana e sem barreiras. Não havia nada que impedisse o homem de se relacionar com Deus. Tudo era espontâneo e não havia espaço para dúvidas. Após a queda, o homem passa a estar sob a influência do pecado e esse pecado é, na prática, uma barreira levantada no relacionamento com Deus. Veja o que diz o próprio Adão: "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me" (Gênesis 3:9,10) O homem sempre esteve nu sem se envergonhar por isso; no entanto, após a queda, Adão já sob influência do pecado tenta enganar a Deus. Isso mesmo! Ele fez uma tola tentativa de enganar a Deus; ao ser chamado, Adão diz que havia se escondido porque estava nu! Ele confessa sua nudez, que era evidente; mas não faz menção ao seu pecado de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele preferia esconder isso, sentindo, de fato, os vergonhosos efeitos disso, mas ainda não estando verdadeiramente arrependido por isso. Adão preferiu mentir a Deus do que arrepender-se e confessar sua transgressão!

Parênteses: Não é exatamente assim que funciona hoje em dia? Nós preferimos mentir a Deus do que confessar o nosso pecado! Preferimos esconder nosso erro com "aventais feitos de folhas de figueira" (Gênesis 3:7) que nada conseguem esconder de fato (basta um ventinho ou um simples movimento que mude o ângulo de visão que tudo aparece) do que realmente chegarmos diante de Deus quebrantados admitindo nosso pecado. 

Mas veja o que Adão disse: Ouvi a tua voz e temi e, assim, me escondi. Antes, ouvir a voz de Deus não trazia medo; não havia razão para temer Aquele que havia sido até então o amoroso Criador e Provedor do homem. Agora, depois do pecado, havia uma razão! E essa razão era o próprio pecado cometido! Assim, no relacionamento entre o homem e Deus passou a existir esse elemento estranho chamado pecado, que traz impedimento a esse relacionamento. Esse impedimento que gera culpa, gerado medo, gera mentira e hipocrisia, que faz o homem diante de Deus olhar para dentro de si e saber que Deus o reprova. Sim, na presença de Deus, o Pai das luzes, enxergamos com clareza as nossas próprias trevas interiores! Reprovados diante de Deus! Malditos somos! 

E, nessa condição, tememos nos abrir, tememos nos entregar por completo a Deus! Duvidamos da bondade de Deus; duvidamos que Deus quer o nosso bem! Não cremos em Deus; se muito acreditamos que Ele existe. Muitos até acreditam que Ele não existe! Outros pensam Nele como alguém que só deve ser buscado quanto há necessidade. Outros usam Seu Nome para proveitos egoístas e malignos. Criamos milhares de religiões para se relacionar com Deus, cada uma com a sua regra estranha elaborada por homens que são invariavelmente tão pecadores como nós, quando Deus NUNCA propôs religião alguma para o homem! Confundimos Deus com a criação de Deus; chamamos deus o trovão, os mares e oceanos, a terra em que habitamos, etc., mas nos recusamos a reconhecer que Deus como Único Deus! O pecado acrescentou uma enormidade de deformações em nossas vidas enquanto seres humanos em relação a Deus e a todas as coisas. No afã de obter conhecimento do bem e do mal e sermos iguais a Deus abrimos a porta para todo tipo de engano e maldade! Adão e Eva fizeram ainda mais: ao escolherem livremente se rebelarem contra Deus, eles entregaram a soberania da Terra ao diabo (Lucas 4:6)!

Parênteses: "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3:4,5). O fato é que o diabo plantou a semente de dúvida sobre Deus no coração humano. Ao dizer a Eva que ela não morreria ao comer do fruto, o diabo estava dizendo que Deus havia mentido para ela; era um ataque contra a sinceridade de Deus. O diabo, sem meias palavras, chamou ali Deus de mentiroso. Nas palavras do diabo, a razão de Deus em não querer que eles comessem do fruto proibido não era por causa da morte, mas sim porque Deus não queria que eles tivessem acesso a coisas maravilhosas. O diabo fez uma acusação contra o caráter de Deus. Noutras palavras, é como se o diabo dissesse a Eva: "Eva, Deus não cuida realmente de você. Deus não tem os melhores interesses a seu respeito. Ele está tentando amar e proteger você, mas é só porque Ele está tentando manter você inferior a Ele. Ele está tentando manter você como peão para Ele, como escrava. Deus quer manter o melhor só para Ele; Ele não quer compartilhar Seu conhecimento e poder com você". Com a atitude de Eva, ao comer do fruto e dá-lo para Adão comer também, a humanidade passou a um estado de ruína: nos separamos da comunhão com Deus, sobre quem desconfiamos. Falhamos em confiar em Deus, falhamos em crer em Deus; em crer no caráter de Deus e em Suas boas intenções em relação a humanidade. Nos tornamos nosso próprio deus.

Veja como o ato de Adão trouxe uma tragédia sem precedentes sobre a raça humana. Caim mata Abel, seu irmão, por inveja. Surgiu então toda uma geração de pessoas que simplesmente viveram nessa Terra sem dar a mínima para Deus.  Somente a partir de Enos, neto de Adão, é que novamente o homem passou a invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:26). No entanto, o pecado com suas consequências se espalhavam como fogo no mato seco: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." (Gênesis 6:6,11,12). Uma geração de pessoas todas corrompidas, todas malignas! Apenas um homem havia sido encontrado por Deus com o coração reto: Noé (Gn 6:8), sobre quem é dito ter "achado graça aos olhos do Senhor". 

Deus diz a Noé que destruirá toda a humanidade pelas águas do dilúvio (Gn 6:13,17), com exceção de Noé e sua família, e dos animais que existiam naquela época: "Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles" (Gênesis 6:18-21). 

A Bíblia destaca que Noé fez conforme a tudo o que Deus lhe mandou (Gn 6:22). Noé obedeceu; obedeceu porque ele creu nas palavras que Deus lhe havia dito e, por implicação, no próprio Deus. Isso é claramente dito no Novo Testamento: "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" (Hebreus 11:7). Note: toda uma geração de pessoas e apenas Noé creu no Senhor! Imagine: todas aquelas pessoas comendo, bebendo, casando e dando-se em casamento vendo aquele homem construir um barco imenso em terra firme! Podemos até imaginar o que eles diziam: "Noé, o que você está fazendo?! Ficou doido?? Fazendo esse barco aí, para quê?!" "É que Deus disse que vai destruir a Terra", diz Noé. "Destruir a Terra? Vai nada! Você tá vendo chuva aí no céu, velho doido?!? O sol queimou seus miolos! Venha aproveitar a vida conosco! Deus não existe não!" Sim, Noé é chamado na Bíblia pelo apóstolo Pedro de "pregador da justiça" (II Pedro 2:5); enquanto ele construía a arca, anunciava a sentença de Deus (com palavras e com o ato de construir propriamente dito).

Parênteses: Hoje é exatamente igual. Multidões estão caminhando para sua própria destruição, juntamente com um mundo condenado; estão vendo outros se prepararem para esse dia de juízo, estão ouvindo o que essas pessoas estão dizendo, mas não dão a mínima! "Coisa de gente bitolada, de religiosos fanáticos, analfabetos e manipulados por gente que só quer dinheiro", dizem. "Deus vai julgar a gente?? Para com isso, vai fazer algo de útil ao invés de ficar enchendo a paciência com essa conversinha furada!". No entanto, querido(a) leitor(a), eu digo: o fim vem! Espero que você possa fazer como Noé, ouvindo e crendo na Palavra de Deus, enquanto ainda pode. 

Quanto tempo durou a pregação de Noé? 120 anos!!! Percebe? Foram CENTO E VINTE ANOS pregando àquela geração má! Deus havia prometido o dilúvio, no entanto somente enviou esse dilúvio 120 anos após ter falado com Noé que o faria! Deus não executou logo a sentença. Sabe por que? Porque Deus estava dando tempo para as pessoas se arrependerem!!! A isso chamados longanimidade, palavra que significa "paciência longa, disposição longa em ser paciente". Deus não queria que ninguém dali se perdesse; se algum homem daquela geração se arrependesse de seus pecados, Deus o salvaria! No entanto, como diz novamente o apóstolo Pedro, eles haviam sido rebeldes: "Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água" (I Pedro 3:20). Somente Noé com mais sete pessoas foram preservados.

Parênteses: Vê o efeito do pecado manifesto mais uma vez: Deus deu àquelas pessoas tempo para se arrependerem. Deus deu Noé como pregador para elas. Noé pregou 120 anos sobre o juízo de Deus que viria sobre o mundo. Deus não queria que ninguém se perdesse, mas buscou avisar a todos de Sua decisão e do que faria. E o que eles fizeram? Foram rebeldes! Não creram! Não quiseram ouvir! Duvidaram do que Noé dizia e, por tabela, de Deus e do que Deus havia dito. Hoje acontece exatamente igual. Seriamos sábios se déssemos valor às palavras de Deus, àquilo que Deus disse. Só temos a ganhar se ouvirmos e só temos a perder se não dermos ouvidos. 

A Bíblia nos mostra o que aconteceu: Noé entrou na arca e então vieram sobre a terra as águas do dilúvio. As águas vieram tanto do céu quanto da Terra, tanto de cima da Terra quanto debaixo dela: "se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites" (Gênesis 7:10-12). Esse dilúvio resultou na morte de todo o ser vivente que não estava na arca: "E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca" (Gênesis 7:21-23). O que se vê nos próximos capítulos é as águas baixando, Noé e sua família e todos os animais que estavam na arca irem para terra firme. Deus então abençoa Noé e faz com ele uma aliança de não mais destruir a Terra com o dilúvio, colocando no céu o Seu arco como sinal dessa aliança (o arco-íris, Gn 9:7-17).

Concluindo essa segunda parte, estamos vendo o que aconteceu com a humanidade. Como nos tornamos pecadores e separados da comunhão com Deus. Como amaldiçoamos a nós mesmos, dando ouvidos ao diabo e assim desobedecendo a Deus. Vimos também como a história se desenrolou até aqui: as proporções desse estado de pecado (sim pecado não é apenas o que fazemos, mas sim a nossa condição enquanto raça humana; somos pecadores e por isso pecamos, não o inverso) sobre a humanidade, ao ponto de Deus destruir toda uma geração de pessoas, salvando no entanto Noé e sua família porque ele, Noé, havia crido em Deus. Noé teve fé e por isso foi salvo. Crer em Deus é a base da salvação. Isso ficará cada vez mais notório a medida que prosseguirmos no estudo desse tão importante tema bíblico. 

A ti, querido(a) leitor(a), eu suplico: creia em Deus. Veja o que Deus disse, que foi registrado por séculos e preservado na Bíblia Sagrada para a nossa fé. Deus quer salvar você, assim como Ele fez com Noé e com tantos outros que vieram depois de Noé. Ele quer salvar você da destruição que há de vir sobre o mundo e sobre todo aquele que insiste, a despeito dos avisos de Deus, em viver sua vida como se Deus não existisse. A filosofia não pode salvar você, a psicologia também não; as ciências também não. A religião, independente de qual seja, também não. As boas obras também não. O Único que pode salvar você é o próprio Deus! Se você se arrepender e crer, se buscar ao Senhor, você O encontrará pronto para recebê-lo(a) com os braços abertos!

Pense nisso! Graça, misericórdia, paz e salvação sejam contigo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.