quinta-feira, 9 de setembro de 2021

NÃO COLOQUE SUA CONFIANÇA NO HOMEM, MAS SIM NO SENHOR SEU DEUS!


Slm 146:1  Aleluia! Louva, ó minha alma, ao SENHOR.
Slm 146:2  Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.
Slm 146:3  Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.
Slm 146:4  Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.
Slm 146:5  Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,
Slm 146:6  que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade.
Slm 146:7  Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR liberta os encarcerados.
Slm 146:8  O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos.
Slm 146:9  O SENHOR guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios.
Slm 146:10  O SENHOR reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia! 

Entende-se que esse Salmo foi escrito por Davi. De qualquer modo, nós, cristãos, cremos que ele foi divinamente inspirado e, portanto, é o conselho de Deus para nossas vidas em todas as gerações. E o conselho é este: Confie em Deus e não no homem, por mais exaltado que ele seja; não coloque sua confiança em homens, não importa qual seja sua posição ou poder; confie, antes, no Senhor.

Ao vermos o grandes feitos de Davi registrados nas Escrituras, o mavioso salmista de Israel, homem escolhido segundo o coração de Deus - e portanto acima, e muito acima de todos os demais, poderíamos supor que ele se colocasse como a referência político-religiosa em sua época e em diante. Afinal, foi Davi quem matou o gigante Golias, além de vencer os gigantes de outras nações. Ele ficou conhecido como "homem de sangue" (I Cr 22.8).  Davi também era um homem de louvor, louvando ao Senhor quer pela vitória concedida após (Sl 9.1-3) ou antes da batalha (Sl 22.20-25), além de instituir o ministério de música junto a arca de Deus, com turnos de levitas, músicos e cantores (I Cr 16.1-7). Davi profeticamente falou sobre o Senhor Jesus, sua encarnação, seu sofrimento e traição, sua morte, sua ressurreição, seu reino e a libertação de toda criação. Foi a Davi que foi feito o pacto (ou aliança), da parte de Deus, de que seu trono seria eterno, de "geração em geração", em resposta ao desejo de Davi em edificar uma casa para Deus (I Cr 17).  

Podemos pensar, desse modo, que Davi, uma bênção tão grande para seu país, deveria ser adorado, de acordo com o uso das nações pagãs, que deificaram seus heróis, para que todos eles viessem e confiassem em sua sombra e fizessem a ele sua permanência e fortaleza. “Não”, diz Davi, “não confie em príncipes (Salmos 146:3), nem em mim, nem em qualquer outro; não coloque sua confiança neles; não aumente suas expectativas em relação a eles. Não esteja muito certo de sua sinceridade. Não esteja muito certo de sua constância e fidelidade; é possível que eles mudem de ideia e quebrem suas palavras. 

Sobre isso, Jeremias também profetiza: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jr 17.5). Esse conselho é ainda ampliado por Deus: "Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos, e têm confiança em carros, por serem muitos, e nos cavaleiros, por serem muito fortes; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor" (Is 31.1).  O Novo Testamento enfatiza isso de modo muito direto: "sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso" (Rm 3.4).

Note que na perspectiva de Deus, quem inspirou a Bíblia - e por isso ela é dita Sagrada, a confiança do Seu povo não deve ser posta em nenhum homem ou nação ou mesmo em "instrumentos de defesa" (carros, cavalos, etc.), por mais poderosos ou famosos que sejam! Não importa se esse é o costume de outros povos e religiões, não importa se a situação é de aperto ou opressão: para Deus, Seu povo deve CONFIAR NELE E SOMENTE NELE, em todo e qualquer momento ou situação! A confiança mesmo no mais exaltado e poderoso dos homens é proibida; e as razões são dadas para a proibição, conforme lemos no Salmo 146.  

É muito lamentável a nossa tendência de confiar nos grandes e nos elevados da terra, que parecem capazes de fazer por nós, de nos ajudar, de nos promover à posição e à riqueza e de estabelecer nossa condição. O salmista declara que nenhum homem, nem mesmo o mais poderoso, tem poder para salvar (livrar) a si mesmo ou a outros. Eles são meros mortais, de quem hora ou outra sai-lhes o espírito e então retornam ao pó da terra, pois é isso que são - pó. Davi, quem poderia gloriar-se de seus feitos e de ser quem ele foi, a quem Deus usou poderosamente e notoriamente em Seus santos desígnios, disse que não se deveria confiar mesmo nele! 

A aplicação prática para a nossa geração e as gerações futuras é muito, mas muito direta: NÃO CONFIEM EM HOMENS, POR MAIS GABOLAS QUE SEJAM! Não é para colocarmos nossa confiança em nenhum deles: nem em líderes religiosos, nem em políticos, nem em ninguém. Seu líder religioso NÃO É INFALÍVEL, muito menos o seu político do coração! E, de passagem, diga-se: NÓS NUNCA CONHECEMOS AQUILO QUE PASSA NO INTERIOR DE NINGUÉM! Não conhecemos suas verdadeiras intenções; no máximo ouvimos seus discursos e vemos seus comportamentos! E, portanto, discurso e comportamento precisam estar muito alinhados! O próprio Senhor Jesus nos disse isso inúmeras vezes:

Mat 23:1  Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos:
Mat 23:2  Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Mat 23:3  Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
Mat 23:4  Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Mat 23:5  Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas.
Mat 23:6  Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
Mat 23:7  as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. 

O discurso dos fariseus era um, no entanto sua prática era outra. Não é à-toa que o Senhor os chamou de hipócritas!

Vejamos outra passagem:

Mat 7:15  Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
Mat 7:16  Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Mat 7:17  Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
Mat 7:18  Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.
Mat 7:19  Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Mat 7:20  Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Mat 7:21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mat 7:22  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Mat 7:23  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade

Aqui temos duas situações. A primeira, a do discurso sem a correspondente - e coerente - prática. Na continuidade, a segunda situação nos fala de uma prática P.I.V. (Para Inglês Ver). Nos dois casos, o destino é o mesmo: ficar de fora do reino dos céus, com o correspondente lançamento no fogo eterno, destinado ao diabo e aos seus anjos.  É interessante notar que esses dois grupos de pessoas até podem enganar os incautos, mas a Deus elas jamais enganam!  

Sendo ainda mais claro, o ensino bíblico, aplicável àqueles que têm a Bíblia como o livro divinamente inspirado por Deus e, portanto, o livro proveitoso para "ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver" (II Tm 3.16) é que a confiança no poder terreno, de homens e seus aparelhos, é pecado aos olhos de Deus. Equivale dizermos que o Senhor não é suficientemente poderoso para nos dar livramento e nos conduzir à vitória e a paz, ou que não está nem aí para a nossa situação, para os nossos problemas e angústias, sejam elas espirituais, econômicas, políticas, etc. Em última análise, é a independência e auto-suficiência que o diabo prometeu ao homem no Éden e que vem prometendo até hoje. E isso é radicalmente oposto às palavras e ao comportamento de Davi.

É um absurdo essa confiança cega, manifesta cabalmente pelo apoio efusivo, acrítico e institucional que as denominações ditas cristãs vem dando à políticos e seus partidos, sejam eles de direita, de esquerda ou de centro, às custas do (im)provável atendimento às suas pautas religiosas. Do mesmo modo, é um absurdo essa confiança inquestionável em lideranças cristãs, como se fossem o próprio Deus. É um absurdo tal coisa, da parte daqueles que confessam a Jesus como Senhor! Novamente, nenhum homem ou ideologia pode ser objeto de nossa confiança tal como se tem visto, como diz o próprio Salmo! "Mas pastor, e se for proibido a igreja se reunir?" Querido(a), isso já aconteceu inúmeras vezes ao longo da história! Multidões de nossos irmãos e irmãs foram privados da comunhão pública na época das perseguições imperiais! O peixe, enquanto símbolo do cristianismo, surgiu nessa época para identificar os que eram cristãos, a fim de poderem fazer suas reuniões de forma secreta! E a igreja seguiu em frente, como o Senhor mesmo disse que aconteceria: nenhuma porta do inferno pode contra ela! A porta da sua denominação pode até ser fechada algum dia, querido(a), mas jamais a porta da fé em Cristo Jesus! 

Nosso papel enquanto igreja é confiarmos exclusivamente em Deus, nosso Pai, e em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Se mesmo ao fazermos o bem e vivermos vidas pias o Senhor permitir que o mal nos sobrevenha, então glorifiquemos ao Senhor por isso! Pedro, apóstolo do Senhor, nos recomenda a sujeição às autoridades, mas nunca a confiança nelas! Novamente, temos o testemunho dos nossos irmãos e irmãs: Roma mandava que eles abjurassem da fé e adorassem ao imperador, mas eles mantinham-se firmes, mesmo sob ameaças de violência, privação e de morte; Roma proibia-lhes a reunião pública, mas eles se reuniam secretamente e assim compartilhavam o pão e o cálice do Senhor! Eles sofreram e foram perseguidos sim, num nível que muitos de nós não consegue alcançar, mas onde iam, fugitivos, a Palavra do Senhor era pregada e novos irmãos e irmãs nasciam da Palavra e do Espírito! Eles eram considerados párias na terra, mas amados nos céus! Estevão enquanto estava sendo apedrejado e morto por causa do testemunho, viu os céus abertos e o Filho do Homem de pé, à destra de Deus! Daqueles 12 originais apóstolos do Senhor, dentre os que permaneceram a Ele fiéis, apenas João não sofreu o martírio por sua fé, tendo no entanto que viver isolado na ilha de Patmos, onde teve a bênção de ver o Senhor ressurreto e glorificado, recebendo do Senhor as visões que constituem o livro de Apocalipse! 

O que esses e outros irmãos e irmãs tiveram em comum? A irrevogável e irrestrita confiança somente no Senhor! Seus testemunhos ultrapassaram os séculos e até hoje nos impactam! Seus nomes, suas obras e principalmente sua fé estão para sempre escritos nos umbrais da eternidade! Que nós possamos olhar para o exemplo que eles nos legaram, de forma a fazermos o mesmo que eles fizeram, de forma a seguirmos seus passos! O mundo, querido(a), jaz no maligno e tudo o que há no mundo não agrada a Deus, de sorte que quem ama o mundo e o que há no mundo o amor do Pai não está nele. E esse amor ao mundo aplica-se também a toda essa paixão carnal por homens e ideologias por quem diz ser do Senhor, trazendo escândalos, descrédito para com o Evangelho e blasfêmias contra Deus e o Caminho.   

Lembre-se do que nos ensinou o Senhor em Apocalipse: o anticristo (a besta que emerge do mar) terá efusivo apoio político e religioso do falso profeta (a besta que emerge da terra), ambas capacitadas pelo dragão (satanás) para agirem e enganarem aos homens! A união de poder político com religião historicamente sempre culminou no surgimento de anticristos e seus falsos profetas, tal como visto por Daniel em Babilônia. Quanto mais avançamos no cronograma de Deus, mais e mais anticristos surgirão, tal como João, o apóstolo, nos diz: "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora". Nosso Senhor nos diz, ainda, que esses falsos cristos e falsos profetas enganariam a muitos e isso se deve a essa confiança acrítica e efusiva posta neles! Tudo o que temos visto e ouvido, portanto, são o cumprimento daquilo que nos tem dito o Senhor e também a preparação para o fim, onde muitos adorarão e seguirão os falsos ungidos do diabo, por neles depositar confiança cega e irrestrita! 

Ao final, segundo Davi, não é o homem por mais poderoso e influente que seja quem dá pão ao faminto, ou faz justiça aos oprimidos, ou abre os olhos aos cegos, ou levanta os abatidos, ou guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva. É O SENHOR, HOJE E SEMPRE! Portanto, não coloque sua confiança e esperança em homem algum, mas sim somente no Senhor seu Deus!   

"Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (I João 2:17).  

Pense nisso! Graça, misericórdia e paz te sejam multiplicadas!

sexta-feira, 23 de julho de 2021

PROCURA-SE A MARCA CARACTERÍSTICA DO VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS


"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
(João 13:34,35)

 UM NOVO MANDAMENTO. Um nova ordem, um novo preceito, uma nova regra. Novo, do grego καινὴν (kainēn), novo em natureza, inusitado, nunca antes visto. Esse mandamento estava sendo ordenado naquele momento, pela primeira vez na história dos discípulos do Senhor. E que mandamento era esse? Que seus discípulos amassem uns aos outros. Amor, aqui, vem do grego ágape, que é a mesma palavra usada por Paulo em I Coríntios 13. Para deixar mais claro ainda, o Senhor acrescenta: "como eu amei a vocês", "do mesmo modo vocês devem amar uns aos outros"

Indo direto ao ponto, o amor ágape entre os discípulos do Senhor deveria ser a marca cristã distintiva, a qual todos os homens deveriam ser capazes de ler. Esse amor mútuo é, na  verdade, o que faz diferença entre um verdadeiro discípulo e um falso, que serve somente a si mesmo. Esse amor é a única apologia cristã viável a um mundo que jaz no maligno, conforme explica o Ellicott's Commentary for English Readers: "os apologistas dos primeiros séculos compraziam-se em apelar para o fato notável do amor comum dos cristãos, que era uma coisa nova na história da humanidade". Nisso, acrescenta o "Benson Commentary": "E os antigos apologistas do Cristianismo nos informam que os próprios pagãos perseguidores não podiam deixar de exclamar em êxtase, ao observar a prevalência desta graça entre eles: Veja como esses cristãos se amam!"

Em especial num mundo onde cada vez mais o amor se esfria e não raro se apaga, onde cada um vive apenas para si mesmo e para seus próprios interesses, esse amor é um testemunho poderosíssimo da ligação entre Cristo e aqueles que são seus. Gostaria de ressaltar isso: o maior e mais poderoso testemunho cristão não são os sinais e milagres; tampouco é a "prosperidade" ou o poderio econômico ou político, nem a edificação de templos e construções, nem a quantidade de pessoas, nem qualquer outra coisa. É tão somente o amor mútuo por aqueles que confessam-se seguidores de Cristo. Não um amor qualquer, uma amizade ou coleguismo, mas sim um amor que é "sofredor, é benigno; não invejoso; que não trata com leviandade, não se ensoberbece; não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:4-7). Portanto, o amor mútuo sincero e fervoroso, e na maneira e grau que o Senhor prescreveu, é o mais aceitável e o símbolo mais ornamental do relacionamento com Ele, e o emblema mais nobre da genuína profissão de fé.

A pergunta que ecoa no mundo hoje, no entanto, é onde está esse amor. Como crer num Deus que é amor, se nem entre seus professos seguidores vê-se esse amor? Embora a Igreja tenha esquecido tal característica, o mundo nunca o fez. Quão mudado está o espírito do mundo cristão! Talvez, de todos os mandamentos de Jesus, a observância deste seja mais impossível de ser visto pelo mundo circundante. A falta de amor genuíno e profundo entre os cristãos, a ausência de abnegação genuína, o orgulho de posição e riqueza e o fato de que os professos cristãos são freqüentemente conhecidos por qualquer outra coisa, e não pelo verdadeiro apego àqueles que carregam o mesmo nome de Cristo, é algo chocante!  

Como os autoproclamados cristãos são conhecidos hoje pelos não-cristãos? Será que são conhecidos por seu amor comum? Longe disso! São conhecidos por seus ritos ou hábitos especiais, por uma forma especial de vestimenta ou maneira de falar, por austeridades especiais e costumes incomuns, assim como eram os fariseus, os essênios e os escribas na época de Jesus. Atualmente, são também conhecidos também como intolerantes e preconceituosos, avessos ao conhecimento e às ciências. A tolerância e até aceitação do pecado como "algo normal", algo que Deus abomina, tornou-nos insanos e insensíveis. Obviamente, se não amamos nem uns aos outros, amaremos o próximo como a nós mesmos e a Deus? Usando a expressão que ouvi de um médico, "nem a pau, Juvenal!" Veja, por exemplo, alguns dos milhares de posts que circulam diariamente no Twitter:

  • "A grande maioria desses aí defendem o preconceito contra raças, crenças, opções sexuais. Querem posse de armas, são movidos a dinheiro, comercializam a tal palavra. É o amor cristão levado a sério."
  • "Não há ódio maior que amor cristão."
  • "Caraca, esses malucos trataram deus como se ele fosse um ditador. Kkkkkk. "Espalhando amor cristão"".
  •  "Você sai da igreja e as pessoas param de falar contigo, fingem que vc não existe. Amor cristão."
  • "Eu amo como a maioria das pessoas de bem religiosas agem: "Não é pra usar o perdão pra todo mundo só pra quem me convém. Dar outra face? Coisa de otário quem diz ou disse isso". O amor cristão é muito bonito de se ver". 
  • "Minha tia evangélica desejando que tudo o que desejo para XXXXX (político do momento) volte contra mim, o amor cristão pela família me comove".

  • "Tava aqui pensando e as piores pessoas que eu conheci na vida, não tiram o nome de deus da boca, só ficam enfurnadas dentro de igreja kk irônico, não? e digo com propriedade, pq eu vi e vivi na pele o "amor cristão", são capazes de TUDO."
  • [...] "Enquanto tá na igreja dando o dízimo é a melhor pessoa, depois que para de devolver e sair da igreja acaba o amor cristão, vai entender".
Note que há uma clara tendência aqui, uma triste repetição sistemática da mesma constatação. Assim como esses, há outros milhares de "tristemunhos" do desamor entre ditos cristãos. Haja vista, por exemplo, os relatos contidos no livro "Feridos em Nome de Deus", de autoria de Marília de Camargo César. São de arrancar sabiá do toco! 
 
Ao ler o texto de I Coríntios 11, sobre a Ceia do Senhor, e ver a atitude dessa gente, entendo perfeitamente o que Paulo quis dizer: "Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor." (1 Coríntios 11:17-20). Se juntam num lugar, mas é sempre para pior. Sempre para discórdia, desavença, partidarismo e confusão de todo o tipo. Do que adianta distribuir pedaço de pão com suco de uva na chamada "Santa Ceia", cantar musiquinhas e confraternizar, se no dia-a-dia é um querendo "devorar" o outro?!? Se não estão nem aí para os outros, mas apenas para si mesmos!?! Isso que fazem - comer pão com suco de uva - é comer "do corpo" e beber "do sangue" do Senhor? Vou dizer com todas as letras: NÃO É A CEIA DO SENHOR QUE ESTÃO CELEBRANDO! NÃO HÁ COMUNHÃO VERDADEIRA, AMOR REAL! Podem chamar do que quiserem. Podem dizer o que quiserem a respeito. Podem cantar, gritar, confraternizar, se emocionarem à vontade. No entanto, nada do que chamarem ou disserem muda o fato. Se não há amor real, não há Ceia. Ponto. É esse o ensino apostólico:  

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13:1-3)

Sem amor, não existe sentido e nem valor em nada que possa ser realizado! Não adianta se reunir, chorar, gritar, fazer cultos "cheios de unção", fazer pregações "cheias de sabedoria e poder", ser o "suprassumo" na teologia e no conhecimento,  "ter ganho" (como se isso fosse possível) um sem número de almas, edificado templos, ter feito missões no fim do mundo, dar grana para a "obra", ser famoso, orar muito, subir monte, batizar, expulsar demônios, realizar sinais e milagres... nada disso serve para nada e nem aproveita para coisa alguma se quem faz não tiver amor! Nada! E note: não estamos aqui falando em amor na obviedade da necessidade primaz do amor a Deus. Estamos falando aqui no amor demonstrável pelos irmãos, uns pelos outros, tal como mandou o Senhor Jesus! 
 
Observe algo muito importante: Esse amor não é amizade ou coleguismo. Claro que isso tem o seu lugar, outra obviedade. Mas estamos aqui falando de um amor muito mais profundo. O amor que o Senhor Jesus menciona no evangelho de João, novamente, é aquele que o apóstolo Paulo fala em I Coríntios 13. Perceba mais uma vez a ênfase que o Senhor fez sobre a realidade desse amor: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." Na NTLH, "Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos". Amem-se tal como eu amei a vocês! E como o Senhor nos amou? Ele doou-se a cada discípulo que Ele mesmo escolheu para Si, ao ponto de dar a vida por eles! Dar a vida, doando-se a esse nível! Mais uma vez, evitemos obviedades: o Senhor foi crucificado por eles - e por nós! Isso é ululante! É claro que se for necessário, a exemplo do Senhor, o nosso amor mútuo deve ser capaz do mesmo sacrifício. Mas há um dia-a-dia que precisa acontecer. Vejamos novamente o ensino de Paulo:
 
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  
   

Com toda sinceridade cristã que você, leitor(a), possui, diga: consegue identificar à luz dessas características distintivas a vivência prática desse amor entre os irmãos? Consegue vê-lo no trato interpessoal no âmbito da fé em Cristo? O texto grego em I Coríntios 13 é muito incisivo acerca dessas características. Veja:
  • Paciência, do grego makrothumei ("o amor é sofredor"): Sofrimento, aqui, tem relação com a paciência que quem ama deve obrigatoriamente possuir. O amor não "chuta o balde" com a extrema facilidade que se vê hoje em dia, tendo assim relação direta com a tolerância com as falhas, fraquezas, incapacidades, faltas e erros da pessoa amada, ainda que recorrentes. Esse termo é o mesmo utilizado referindo-se a Deus, por exemplo em II Pedro 3:9, onde é traduzida por longanimidade. A longanimidade de Deus! A Bíblia diz, “O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor” (Salmo 103:8). Pergunto: quantas vezes você, leitor(a), incorreu no mesmo erro? No mesmo pecado? Eu te digo: todas as vezes que você errou - e na mesma coisa - e foi ao Senhor, Ele o(a) perdoou! Ele não lhe excluiu, nem o(a) abandonou; mas o(a) recebeu de braços abertos! Por que cargas d'água, então, somos tão incompassivos e intolerantes uns com os outros?!? Vamos agir como credores incompassivos (Mateus 18:23-35) até quando? Será que aquele(a) irmão(ã), por quem Cristo morreu e que portanto é tão herdeiro(a) do Senhor quanto eu, não é valioso(a) para Deus e para nós? Não estamos falando aqui de ingenuidade, nem de "fazer vista grossa"; tampouco de "passar pano" em pecados. O Senhor nunca fez isso: Ele repreendeu Pedro quando necessário, mas nunca desistiu dele! A paciência não é ingênua. Ela não ignora o mau comportamento. No entanto, ela desperta em nós a misericórdia e a graça.  
  • Benignidade, do grego chrēsteuetai ("o amor é benigno"): A palavra usada aqui denota ser afável, gentil, terno, afetuoso. O amor deseja o bem. Não é áspero, azedo, taciturno, mal-humorado. A ideia é que, sob todas as provocações e maus-tratos, quem ama é gentil e suave. O ódio leva à dureza, severidade, grosseria de expressão, raiva e desejo de vingança. Mas o amor é o reverso de tudo isso. Um homem que ama verdadeiramente a outro será gentil com ele, desejoso de lhe fazer bem; será "gentil", não severo e áspero; será "cortês" porque deseja sua felicidade e não magoará seus sentimentos. Se todas as pessoas estivessem sob a influência desse amor, sempre seriam verdadeiramente educadas e corteses; pois a verdadeira polidez nada mais é do que uma expressão de benignidade ou um desejo de promover a felicidade de todos ao nosso redor.  
  • Inveja, do grego zēloi ("o amor não é invejoso"): Aqui, o entendimento é direto. O amor não abriga e nem convive em hipótese alguma o sentimento de inveja. O amor não fica desgostoso diante da felicidade ou prosperidade alheia. Se o(a) irmão(ã) tem algo ou não - seja material (inclui bens materiais, posições seculares, casamento, formação intelectual, etc.) ou espiritual (como algum dom específico), se o Senhor o(a) confiou aquilo ao meu(minha) irmão(ã) e não a mim, de modo algum ficarei desgostoso ou aborrecido; tampouco irei desprezar e até "sabotar" o(a) meu(minha) irmão(ã) por isso - o famoso "puxar o tapete". 
  • Leviandade, do grego perpereuetai ("o amor não trata com leviandade"):  O termo em grego significa "vanglória". Vanglória é convencimento dos próprios méritos, qualidades ou talentos; vaidade, jactância, bazófia. O famoso "eu sou o máximo"! O verdadeiro amor é incompatível com essa soberba manifesta verbalmente, do "eu sou mais do que você" - em NADA e nem por razão alguma - sejam por conta de posições, status social, feitos e realizações seculares ou espirituais, sejam por questões de saúde, conhecimento, ou por qualquer coisa. Quem assim age, gabando-se, não ama a ninguém a não ser a si mesmo, promovendo-se às custas da humilhação de outrem. Note que a soberba está intimamente ligada aqui: todo soberbo é também bazófio e prepotente! A boca sempre falará do que está cheio o coração! Hoje, tristemente, muitos que se dizem cristãos são assim, cheios de arrogância e prepotência, com discursos de auto-louvor e glorificação e, ao mesmo tempo, de humilhação a todo aquele que não se dobra perante suas vanglórias ou àqueles que representam, na visão desses fanfarrões, uma ameaça à sua auto-imagem altiva.  
  • Indecência, do grego aschēmonei ("o amor não se porta com indecência"): De de asxḗmōn, "sem a forma adequada". Em sentido mais restrito, o verdadeiro amor não se comporta em relação a ninguém de maneira indecente ou desonrosa, e não fará nada para com seu irmão que, na opinião dos homens, seria uma ação imunda ou indecente. No sentido mais amplo, não fará nada que envergonhe a seu irmão, não irá desrespeitá-lo de modo algum e por coisa alguma. Não irá expô-lo(a) ao ridículo, nem profanar sua imagem perante outros. É maligno ao extremo o que vem sendo praticado em nossos dias, onde pessoas ditas cristãs cometem todo tipo de atrocidades contra outros, direta ou indiretamente. Toda vez que um(a) dito(a) cristão(ã) age publicamente de maneira vergonhosa e indecente, ele(a) está expondo todos os cristãos verdadeiros ao vitupério. O argumento popular "o corpo é meu e eu faço o que quiser com ele" despreza totalmente o fato de que o corpo do cristão deve ser instrumento da justiça de Deus: "Tampouco, entregais os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; antes consagrai-vos a Deus com quem fostes levantados da morte para a vida; e ofereçais os vossos membros do corpo a Ele, como instrumentos de justiça" (Romanos 6:13). Profanar a santidade do próprio corpo - e ainda por cima publicamente - é profanar o nome do próprio Senhor, uma vez que em última análise é Ele quem terá o nome blasfemado, sem mencionar aqueles que buscam viver suas vidas cristãs de forma justa e piedosa. Será que não aprendemos nada com o episódio de Noé, Sem, Jafé e Cão? Noé ficou nu, embriagado, agindo indecentemente; seu filho Cão cometeu indecência ainda maior, divulgando "aos quatro ventos" que seu pai estava de cara cheia e peladão! "Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem" (Gênesis 9:21-23). Na atitude de Sem e Jafé vemos como age o verdadeiro amor, coisa rara atualmente. Já a atitude de Noé e de Cão são muitíssimo comuns hoje em dia, quer na mídia televisiva ("reality-shows"), quer na internet e nas redes sociais, quer em revistas e demais mídias físicas: ditos(as) cristãos(ãs) se expondo publicamente de modo indecente, com ampla divulgação e comentário por outros(as) ditos(as) cristãos(ãs)! Note: isso não se aplica unicamente a nudez, sensualidade e sexo, ainda que hoje os adultérios, fornicações e outros pecados nessa área estão quase totalmente popularizados!
  • "O amor não busca seus próprios interesses": No verdadeiro amor não há espaço para "farinha pouca meu pirão primeiro". Esta é, por exemplo, a práxis denominacional-mercadológica atual, o "não por azeitona na empada dos outros". Esta é, por exemplo, a "vala comum": cada dito(a) cristão(ã) só procura resolver seus "probleminhas" e danem-se os outros! Eu atendi muita gente assim por muitos anos: só queriam saber de si mesmos, só estavam interessados em si mesmos e em mais ninguém - nem em mim, muito menos! Enquanto você supre as necessidades desse tipo de "cristão" (sic), ok. Quando para de suprir, por qualquer razão, ninguém lhe procura mais; não querem nem saber se você está vivo ou se está morto, se passa algum problema ou dificuldade! "Não quero saber dos seus problemas, quero saber dos meus", é o modo de vida dos tais.
  • "Não se irrita", do grego paroxunetai: "Não é provocável". O verdadeiro amor não é livre de sentimentos e paixões, mas não é governado por elas,  dominado por elas, levado a "voar" contra seu irmão por coisas triviais; ele sabe como suportar injúrias e prefere suportar erros, perdas e injúrias menores do que fazer qualquer coisa em vingança de si mesmo. Não é a diferença de opinião política, por exemplo, que faz com que um irmão se irrite contra outro quando há verdadeiro amor envolvido: ninguém é de Deus ou do diabo porque tem opinião política diferente, mas pode sê-lo se amar ou não amar a seu irmão! Nenhum cristão verdadeiro passa às ofensas pessoais (e até de ordem moral!) contra seu irmão por diferença de opinião, qualquer que seja ela! Aprendam de uma vez por todas: política é realidade de um mundo caído e afastado de Deus, sendo ela mesma usada amplamente e descaradamente pelo diabo como instrumento do seu sistema satânico injusto e opressor que opera nesse mundo, tenha ela a roupagem ideológica que tiver. Deus não é político, não apóia política alguma e nem condena ninguém por ter uma opinião política A ou B. Tem sua opinião política? Ok. Mas não use isso como ferramenta de discórdia e injúria contra ninguém, especialmente contra seu irmão cristão, ou você estará usando-a de forma alinhada com o diabo! O mesmo vale para qualquer outro tema, seja ele qual for! Você, dito(a) pastor(a), pare já com esse pecado, condenando diabolicamente pessoas por conta de opiniões puramente pessoais e, assim, sendo instrumento de contendas e dissensões, separando famílias e irmãos, de sangue e de fé! Lembre-se: "Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos" (Provérbios 6:16-19).
  • "Não suspeita mal": ele não suspeita precipitadamente que seu irmão pratica o mal ou, noutras palavras, o verdadeiro amor cristão não é aquele que vive com malícia em relação às atitudes do seu irmão. Ele não fica com conjecturas e elucubrações malignas diante do que seu irmão faz ou diz.  A versão Etíope, a título de explicação, acrescenta: "nem pensa o mal, nem consulta o mal"; ou "não imputa o mal"; não considera pagar mal com mal àquele que o cometeu o mal contra ele, mas livre e totalmente o perdoa, como Deus que quando perdoa o pecado é dito que não o imputa. A frase parece é muito abrangente, implicando que o amor não suspeita, nem é implacável, nem retentivo em sua memória do mal feito. O amor escreve os  erros pessoais em cinzas ou na água.
  • "Não folga com a injustiça": Folgar, isto é, regozijar-se, alegrar-se. O verdadeiro amor não tem prazer em ver o irmão (ou qualquer pessoa) cair em um erro ou pecado, pelo qual sua reputação seja destruída e seus interesses arruinados. Não se alegra com os "vícios" de outras pessoas; não se deleita quando eles são culpados de um crime, ou quando, de qualquer maneira, eles caem em pecado. Não tem prazer em ouvir outros serem acusados ​​de pecado, e em ter a prova de que o cometeram. Não encontra um prazer malicioso no "relato" de que fizeram algo errado. Pessoas perversas freqüentemente se alegram quando outros caem em pecado e se desgraçam e se arruinam. As pessoas em todo o mundo freqüentemente encontram um prazer maligno no relato e nas evidências de que um membro da Igreja desonrou sua fé. Um homem freqüentemente se alegra quando um inimigo, um perseguidor ou um caluniador comete algum crime, quando mostra um espírito impróprio, profere uma expressão precipitada ou dá algum passo que o envolva em ignomínia. Mas o amor não faz nenhuma dessas coisas. Não deseja que um inimigo, um perseguidor ou um caluniador faça o mal, ou que desonre e se arruíne. Não se regozija, mas entristece. Não ama o que é errado, nem o fato de ter sido feito. E talvez não haja maior triunfo do evangelho do que capacitar um homem a regozijar-se porque até mesmo seu inimigo e perseguidor em qualquer aspecto se sai bem; ou regozijar-se por que ele é de alguma forma honrado e respeitado entre as pessoas. A natureza humana, sem o evangelho, manifesta um sentimento diferente; e é somente quando o coração é subjugado pelo evangelho e cheio de benevolência universal que ele se regozija quando todas as pessoas agem bem. "Mas folga com a verdade": O bem em geral é sua glória e alegria, difundida em qualquer lugar do mundo; ao mesmo tempo que produz seus frutos próprios, santidade de coração e vida, com constância e perseverança. Ele se alegra com os acertos e sucessos alheios.
  • "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta": Acredita em todas as coisas - Todo o escopo da conexão e do argumento aqui exige que compreendamos a conduta dos outros. Não significa que o homem que está sob a influência do amor seja um homem de "credulidade universal"; que ele não faz discriminação em relação às coisas em que se acredita; e é tão propenso a acreditar em uma mentira quanto na verdade; ou que ele não se preocupa em indagar o que é verdadeiro e o que é falso, o que é certo e o que é errado. Mas significa que, com respeito à conduta de outros, há uma disposição para colocar a melhor interpretação; acreditar que eles podem ser movidos por bons motivos, e que não têm a intenção de causar dano; e que há uma vontade de supor, tanto quanto possível, que o que é feito é feito de forma consistente com amizade, bom sentimento e virtude. O amor produz isso porque se alegra com a felicidade e a virtude dos outros e não acredita no contrário, exceto em provas irrefutáveis. Espera todas as coisas - Espera que tudo dê certo. Isso também deve se referir à conduta de outras pessoas; e isso significa que, por mais escuras que sejam as aparências; quanto mais possam produzir o medo de que outros sejam movidos por motivos impróprios ou sejam pessoas más, ainda que haja uma "esperança" de que as coisas possam ser explicadas e tornadas claras; que as dificuldades podem desfeitas; e que a conduta de outros possa ser justa e pura. O amor "se apegará a essa esperança" até que toda a possibilidade de tal resultado tenha desaparecido e seja compelido a acreditar que a conduta não é suscetível de uma explicação justa. Essa esperança se estenderá a "todas as coisas" - palavras, ações e planos; ao contato público e ao privado; ao que é dito e feito em nossa própria presença e ao que é dito e feito em nossa ausência. O amor fará isso porque se deleita na virtude e felicidade dos outros, e não dará crédito a nada em contrário, a menos que seja obrigado a fazê-lo. Suporta todas as coisas - suporta com resignação cristã as coisas que são desagradáveis para a carne; todas as aflições, tribulações, tentações, perseguições e a própria morte, por causa dos eleitos, por causa do Evangelho, e especialmente por causa de Cristo Jesus. 
 
 
Esse amor jamais se acaba! Todas as demais coisas são passageiras, mas esse amor é eterno. É esse o amor que o mundo quer ver e que precisa ver em nós, cristãos, a fim de que vejam Jesus em nós. "Onde está o Deus dos crentes?", o mundo está clamando à igreja do Senhor. Nós estamos respondendo de forma errada a esse clamor; a resposta que precisamos passar a dar é aquela que é visível, que é notória, que é viva em nós mesmos: "Deus está neles!", o mundo precisa ter esse testemunho, "pois estamos vendo como se amam!", tal como era nos primeiros séculos da era da igreja. 
 
O primeiro passo para isso é reconhecer a nossa queda. Sabe porque não estamos demonstrando esse amor? A resposta é simples e terrível: de forma ampla e generalizada, nós nos afastamos do Senhor Jesus! Sim, isso mesmo: nós, cristãos, estamos desviados do Senhor, independente de assiduidade a cultos e eventos denominacionais e de qualquer outra coisa religiosa que façamos! O amor em nós é derivado do contínuo contato com o Deus de amor; por si só nós mesmos não temos como produzir esse amor em nós. Não dá para viver esse amor sem Jesus. Por isso, desobedecemos esse mandamento do Senhor, porque sem Ele NADA PODEMOS FAZER. Logo, se não conseguimos cumprir esse mandamento é porque estamos sem Ele! Esse é o mesmo clamor que o Espírito Santo inspirou no Antigo Testamento: "Vocês me deixaram, vocês me abandonaram, me trocaram por prosperidade, por dinheiro, por poder político e econômico, por métodos humanos vazios, por aquilo que é desse mundo!" "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas" (Jeremias 2:13). Não é à-toa que a igreja é pisada pelos homens, pois o sal ficou sem sabor (veja mais em: TÁ SENDO PISADO? O PROBLEMA ESTÁ NA QUALIDADE DO SAL... )! Sal sem gosto, insosso; você põe um quilo dele na sopa e ela continua sem gosto nenhum! A única forma do sal ter gosto é estar ligado à Rocha, que é Cristo! Caso contrário, dá nisso que se vê: somos "mais do mesmo", ocos e vazios de Deus, cheios de discurso mas sem essência, sem vida. Temos mídias, temos programas, temos cargos e posições, temos alianças e templos bacanas, temos musiquinhas e compositores famosos de musiquinhas, mas Jesus mesmo não temos conosco. Nós dizemos de nós mesmos que somos ricos e que nada nos falta. O juízo de Deus, sermos opróbrio entre a sociedade, paira sobre nós. Viveremos nós em um verdadeiro cativeiro babilônico moderno, distantes do Senhor, até que reconheçamos nossa queda. Esse é o primeiro passo. O segundo é nos arrepender de termos abandonado o nosso precioso Senhor. Novamente, ouçamos nós, povo de Laodicéia, a exortação do próprio Senhor: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:19,20). 
 
Pense nisso! Graça, misericórdia e paz sejam-vos multiplicadas!

domingo, 28 de março de 2021

VENCER O MAL COM MAL OU COM O BEM? NÃO SE TRANSFORME NUM TIPO DE CORINGA!


"Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará"
(Lv 24.19,20).   

Olho por olho. Assim se resume o princípio da retribuição, materializado na Bíblia Sagrada no Antigo Testamento. Esse princípio, longe de justificar a violência, estabelece um limite para a mesma, de forma que haja uma medida para a vingança pessoal entre o povo de Israel naquela época, por volta de 1445 a.C. Assim, caso alguém sofresse algum dano causado por outrem, (a) a restituição poderia ser praticada e (b) a intensidade da restituição deveria ser proporcional ao dano sofrido, evitando assim a violência excessiva e, consequentemente, a crueldade. Deve ser ressaltado, assim, o caráter disciplinador e educador dessa Lei:

  • O dano não ficaria sem retribuição, ou seja não havia espaço para impunidade.
  • A retribuição ao dano seria proporcional a este. Não eram permitidos ou tolerados os excessos.

Essa Lei manifestava assim a Justiça de Deus diante da maldade e da crueldade do homem decaído. Deus é justo e não aceita de nenhuma forma a injustiça, seja ela na prática do mal ou em sua reparação. É claro que teoricamente a retaliação é a justiça mais exata e estrita; mas na prática surgem dificuldades. Como deve ser medida a força de um golpe? Como podem ser infligidas queimaduras e feridas exatamente semelhantes? Por isso, em Israel, os anciãos dentre o povo é quem deveriam julgar cada situação; eles estabeleciam a medida da retribuição na intensidade apropriada. Note também que originalmente Deus permitiu a aplicação da restituição em casos muito específicos, que posteriormente foram ampliados e generalizados pelos "doutores da Lei", passando a valer para qualquer situação. 

O princípio regulador foi tornado opressor e abusivo pelo homem, que corrompe e modifica a seu bel prazer aquilo que é justo e bom. Assim é até hoje: o homem insiste em corromper a Palavra de Deus, utilizando-a para justificar suas atitudes cruéis e pecaminosas derivadas da grande malignidade de seu coração. É essa malignidade que faz com que os homens odeiem, traiam e matem-se uns aos outros; que faz com que crianças e mulheres sejam vitimadas todos os dias por estupradores e assassinos - não raro, de dentro do próprio seio familiar. É essa violência que vemos todos os dias, com "balas perdidas/achadas", com aumento da carestia em razão da ganância humana, dos roubos e homicídios. Mas é também por causa dessa natureza cruel que há no homem que em épocas como a que estamos vivendo, de pandemia, com mais de 3.600 mortes por dia por Covid, com hospitais lotados, há aqueles que dão de ombros, que ligam o dane-se, que não estão nem aí se suas atitudes vão contaminar outras pessoas ou não (pense nisso: você, que está lendo esse texto, milhares de pessoas não poderão fazê-lo porque morreram hoje). Que ninguém liga se o outro tem fome, se tem sede ou se está doente ou mesmo em luto. 

Qualquer pessoa que se indigna diante de tanta malignidade e injustiça sente o intenso desejo de vingança. A vontade de dar a cada um do seu próprio veneno. Quem nunca sentiu-se assim? Diante do estupro, de pegar o estuprador e, no mínimo, fazer o mesmo com ele, até que ele implore pela morte? Quem, diante de tanta violência e maldade, nunca sentiu o desejo de colocar cada um bandido desse diante do pelotão de fuzilamento, ou de lançar no alto mar repleto de tubarões? Quem, diante desse descaso de muitos nessa pandemia, que insistem em não se isolarem, em não usarem máscaras, em se aglomerarem e assim serem agentes da morte para outros, não sentiu o desejo de que os tais tenham a doença e assim comprovem, com a vida, a necessidade daquilo que outros tem implorado para evitar? Quem nunca... atire a primeira pedra!

(Atenção: contém spoiler do filme) 

O personagem ficcional Arthur Fleck, interpretado pelo ator Joaquin Phoenix, no filme "Coringa" (Joker), diante do abuso, da opressão e do descaso não ficou apenas no desejo de vingança. Ele tomou a atitude. Extremamente pobre e portador de doença mental que o faz rir descontroladamente, ele perde a ajuda do governo para seus remédios - a própria terapeuta  afirma "eles não se importam com pessoas como você". É alvo da violência de Gotham, sendo agredido e humilhado várias vezes, foi despedido injustamente (?) do seu precário emprego por portar arma de fogo "para sua própria defesa" (?) dentro de um hospital para crianças. Foi espancado dentro do metrô por um trio de "pessoas de bem" (?).  Sendo o único responsável por cuidar da mãe, que padece de doenças físicas e psicológicas, acha um bilhete de sua mãe dizendo que o ricaço, pai de Bruce Wayne, é seu pai. Investigando a estória, descobre que a mãe já tinha estado internada por causa da sua psicose e ele, filho adotivo, tinha sido submetido a várias formas de abuso durante a infância, nas mãos de um antigo companheiro da mãe. É humilhado num talk show televisivo, por conta de sua atuação como "péssimo comediante".  

Assim, diante de tanto mal e infortúnio, Arthur decide "passar a ação". No filme, ele mata os opressores no trem e o ex-colega que o oprimia; mata a própria mãe e mata também o apresentador do talk show ao vivo, na TV. O seu pensamento é - e ele o exprime por palavras e atos - "toda a minha vida eu achei que não existia realmente. Mas eu existo. E as pessoas estão começando a perceber", "eu costumava achar que a minha vida era uma tragédia... Mas agora eu vejo que é uma comédia!" e "não tenho nada a perder, nada mais vai me machucar". Por conta dele, o pai e a mãe de Bruce Wayne são assassinados. Noutras palavras, ele se vinga. Se vinga dos opressores, se vinga da mãe e se vinga da sociedade. Quem assiste o filme é fortemente induzido a ficar do lado do personagem principal. Até para defendê-lo, justificando suas ações. Afinal, como alguns dirão, ele tentou ser correto, mas o "sistema" não deixou. Portanto, diante disso, tornar-se um assassino cruel e sádico é "mais do que justificado".  No entanto, a pergunta que surge é tamanha violência foi realmente justificada, na medida correta, ao ponto de transformá-lo no Coringa. 

O filme retrata exatamente como muitos infelizmente agem ou, no mínimo, como se sentem diante de tamanha malignidade que vemos nesse mundo. Nesse contexto, toda violência é justificada, quer seja a violência por parte dos opressores, quer dos oprimidos que acabam se tornando exatamente iguais aos seus opressores. Seguindo esse pensamento, os estupradores e os homicidas não passariam de vítimas da sociedade opressora. Do mesmo modo, quem os mata, estaria "fazendo um bem" a essa mesma sociedade. Estes, por sua vez, sentindo-se ainda mais oprimidos, mais violentos e cruéis se tornam contra a sociedade. Percebe que isso é um loop infinito de malignidade? Percebe que quando falamos em sociedade, termo genérico, estamos falando tanto dos maus e cruéis que nela existem, como também daqueles que não tem e nunca tiveram nada a ver com isso?

Qual é a perspectiva? Devido ao sistema desse mundo estar sob o domínio de Satanás, precisamos entender que enquanto perdurar esse domínio nada mudará, apenas se agravará. E antes que caiamos no erro de culpar o diabo por tudo, fomos nós que demos a ele esse domínio. Além disso, ninguém é obrigado a fazer nada; tudo que fazemos, fazemos porque queremos fazer. Logo, o diabo tem a parte dele nessa extrema malignidade, mas nós, raça humana, também temos a nossa.  Creia-me quando digo que as pessoas vão para o inferno com suas próprias pernas. 

Tem a solução? Depende. Para o mundo, o sistema maligno, não. O mundo jaz no maligno e isso não tem remédio. Para cada pessoa, sim. Mas o remédio é muito amargoso. O remédio é ser discípulo de Jesus, o que implica em negar a si mesmo e tomar a sua cruz. Implica, portanto, na renúncia, até o de vingar-se a si mesmo. Observe o que Cristo diz:

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil." (Mt 5.38-41)

Entendeu? Jesus disse que seus discípulos não devem retribuir o mal que sofrerem com mais mal; antes, devem retribuir o mal com o bem. Eu reconheço que isso pode ser muito complicado em inúmeras vezes - mesmo que se restrinja a um pensamento de nosso coração - mas foi o que Jesus ensinou. Ser cristão de verdade, genuíno, é muito difícil; o caminho do cristão é estreito e cheio de dificuldades. Ser cristão não essa pouca vergonha que hoje se vê; mesmo com o nome que se autodenominam é notório que não são cristãos de verdade. Um cristão tem a natureza amansada e pacificada pelo Senhor. Não quer dizer que esse cristão não se indigne, mas ele abre mão da vingança pessoal. Nenhuma vingança. Ele é injustiçado, mas não devolve a injustiça na mesma moeda. Sofre afronta e perseguição, mas não usa do mesmo expediente. Ele não paga mal com mal; não se deixa vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. Recorde novamente o que o Senhor ensinou:

"Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso." (Lucas 6:27-33)   

"Ah, pastor! Mas eu tenho o direito! Mas eu posso! Fulano, no país X, age assim e assado; aqui, meu líder do coração, o Optimus Prime, Última Bolacha do Pacote, disse que eu posso!" Querido(a), ser cristão é renunciar até mesmo aquilo que entendemos como "nosso direito", independente do que o líder religioso ou político ou mesmo político-religioso diga ou faça. Não existe "mas" diante do ensino absoluto de Jesus. Na verdade, o mal começou no mundo exatamente quando nós, seres humanos, colocamos um "mas" na frente da Palavra de Deus no Edén. É duro, eu sei. Mas essa é a vontade de Deus para aqueles que são filhos e filhas de Deus. 

"Ah pastor! Mas eu tenho todo direito de me defender! Vou comprar uma espingarda, como a  do Zé Buscapé, para mandar chumbo quando for preciso!" Não querido(a). Vai ser mais duro ainda, mas tenho que dizer: um cristão não pega em armas para se defender, isso não é correto - não importando que isso seja o que a história do país A ou B ensine. Aliás, se formos ser justos, nunca demos a mínima para a história, apenas dela recorremos quando nos interessa. Mas, olhando para os primeiros cristãos, é facílimo ver que para eles esse assunto, já claramente determinado pelo Senhor, já estava bem resolvido:

“O diabo é o autor de todas as guerras.” “Nós, que nos matávamos uns aos outros, não fazemos guerra aos nossos inimigos. Recusamo-nos a mentir ou enganar nossos inquisidores; preferimos morrer reconhecendo a Cristo.” - Justino Mártir aprox. 138 DC

“Não é lícito a um cristão portar armas por qualquer consideração terrena.” - Marcelo aprox. 298 DC  

“Sob nenhuma circunstância um verdadeiro cristão deve desembainhar a espada.” - Tertuliano 155-230 DC  

“Viemos de acordo com o conselho de Jesus de transformar nossas arrogantes espadas de argumentação em relhas de arado e convertemos em foices as lanças que antes usávamos na luta. Pois não pegamos mais espadas contra uma nação, nem aprendemos mais a fazer guerra, tornando-nos filhos da paz por amor de Jesus, que é nosso Senhor.” - Orígenes de Alexandria 185-254 DC

“[Cristãos] não têm permissão para matar, mas eles devem estar prontos para serem mortos ... não é permitido que os inocentes matem mesmo os culpados.” “Deus queria que o ferro fosse usado para o cultivo da terra e, portanto, não deveria ser usado para tirar vidas humanas.”  - Cipriano aprox. 250 DC 

  “Os servos de Deus não confiam para sua proteção nas defesas materiais, mas na Providência.” - Ambrósio 338-397 DC    

Os primeiros seguidores da fé costumam dizer: “Quando Jesus desarmou Pedro, Ele desarmou todos os cristãos”. De acordo com a tradição da igreja, quase todos os discípulos originais de Jesus foram torturados e assassinados por sua fé. Mesmo em meio à intensa perseguição pelo Império Romano, os primeiros cristãos voluntariamente deram suas vidas por suas crenças e por seus companheiros crentes. 

Vale ainda relembrar o que o apóstolo Paulo disse a todos os cristãos quando o fez aos crentes de Roma: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" (Romanos 12:19-21) Esse texto, dentre muitos outros, mostra que Deus não deixará ninguém impune por qualquer ato maligno ou criminoso. "Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor". Esteja certo disso! E, se você acha pouco isso, leia o que o autor aos Hebreus diz: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hb 10.31) Criminosos, homicidas, traficantes, estupradores, ladrões, etc. podem até escapar das mãos da justiça humana, mas da Justiça Divina, que vinga e retribui, jamais escaparão! 

Concluindo, o cristão não deve recorrer a violência nem a vingança, nem usar do mesmo expediente de um mundo caído para sua autodefesa, pagando assim mal com mal, mas sim entregar sua vida nas mãos do Seu Senhor e Salvador. Na nossa vida somente acontece aquilo que o Senhor permite; pode ser que muitas vezes seja difícil ou mesmo impossível entender porque o Senhor permitiu que algo mal afligisse a nossa vida, no entanto devemos ter sempre, em nossos corações, a certeza de que Ele nos ama - essa é a minha certeza! É exatamente como diz a letra do hino "Nada Sei Sobre o Futuro", do pastor Feliciano Amaral (ouça em https://www.youtube.com/watch?v=veg7YvZS_nE):

Nada sei sobre o futuro
Desconheço o que haverá
É provável que as nuvens
Minha luz apagará
Nada temo do futuro
Pois Jesus comigo está
Eu o sigo decidido
Seu poder me guiará

Muitas coisas não compreendo
O amanhã, o que será?
Mas um doce amigo tenho
Que minha mão sustentará

Eu não sei sobre o futuro
Desconheço o que será
Mas quem cuida dos pardais
Cuidará também de mim
Quando estou em mau caminho
Se na prova ou dissabor
Sei que Cristo irá comigo
Sua graça e Seu amor  

O Senhor é nosso Senhor na vida e na morte, nos momentos de alegria e nos de tristeza ou luto, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza, na certeza ou na dúvida, na aflição, na angústia, na perseguição... em todos os momentos de nossa vida! Vou repetir: ELE NOS AMA! Nada ou ninguém nos pode separar do Seu amor! Portanto, permita que o Espírito Santo conforte seu coração e, quando necessário, limpe suas lágrimas e lhe ajude com suas fraquezas! ELE É O SENHOR! A Ele, a Jesus, se dobrará todo joelho e toda a língua o confessará como Senhor! E isso tudo porque Ele venceu o mundo não com a espada ou com a violência, mas com o Seu amor provado na Sua morte por nós, e morte de cruz! 

Quem abriga e nutre à revolta e a violência em seu coração acabará se transformando numa versão do Coringa: insensível, sádico e cruel, disposto a resolver o problema "com suas próprias mãos". Quem usa do mal contra o mal, faz dele um companheiro íntimo - mesmo dentro da própria casa! Todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. 

Pense nisso! Graça, misericórdia e paz sejam contigo e com todos os seus!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A OPERAÇÃO DO ERRO: A CONDENAÇÃO DE DEUS SOBRE AQUELES QUE AMAM A MENTIRA E COMO ESCAPAR DELA.

 

É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. (II Ts 2.11,12)

A expressão "operação do erro" é traduzida em outras versões como sendo "strong delusion" (King James Bible), "powerful delusion" (International Standard Version), "greatly deceived" (New Living Translation), "operation of error" (Douay-Rheims Bible), "poder engañoso" (La Biblia de las Américas), "operación de error" (Reina Valera 1909) e "poder sedutor" (Bíblia King James Atualizada Português). Em grego, a expressão usada é "ἐνέργειαν πλάνης" (energeian planēs): "energeian" é "energia", "trabalho", enquanto "planēs" é "erro", "engano", "ilusão"

A utilização da expressão nos vários idiomas listados transmite de forma bem clara o seu significado. Conforme explica o "Ellicott's Commentary for English Readers", trata-se de "uma forte ilusão, uma operação interior eficaz de erro;  não uma mera indiferença à verdade, mas uma influência real do erro no coração", distinguindo assim esse erro de um mero equívoco. Esse erro operoso é a consequência da afinidade pelo erro, como sendo o castigo daqueles que preferiram amar a mentira em lugar da verdade. A idéia aqui seria que Deus não toma qualquer ação no sentido de trazer aqueles que amam a mentira à verdade; pelo contrário, Deus entrega-os a sua própria escolha pecaminosa. Para o comentarista em "Matthew Poole's Commentary", "Deus pune judicialmente o pecado com o pecado e a ilusão com a ilusão; e então eles são sempre mais operativos e incuráveis". Note que no texto do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses, estas pessoas que estão em foco primeiro se recusaram a receber a verdade porque amaram a mentira. Logo, de forma bem clara, esses ao se depararem com a verdade, reconhecendo-a como tal, preferiram a mentira. Assim, Deus envia o erro operoso. Este é uma ordenança sagrada de Deus, de modo que os ímpios por sua maldade se percam sempre mais na maldade, e assim o pecado é punido pelo pecado, sendo algo também realizado pelo próprio Deus. 

Vale a pena mencionar que nesse texto Paulo faz referência ao anticristo, o derradeiro, que há de surgir como líder político, econômico e espiritual no mundo. Num sentido mais restrito, portanto, aqueles que rejeitam a verdade reconhecendo a verdade porque se deleitam (tem prazer) na mentira são aqueles que seguirão o anticristo e receberão a sua marca, que blasfemarão contra o Deus do céu por causa das pragas que hão de vir sobre o mundo (Ap 16.9,11) e que ao final serão lançados no inferno do inferno junto com o próprio anticristo. Isso é muito sério: no final, as pessoas terão consciência de quem estarão seguindo e mesmo assim não irão se arrepender!

No entanto, vale também comentar o sentido mais amplo, que é aquele mencionado pelo apóstolo João: "Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.  Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.  Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem também o Pai. " (I Jo 2.18,19,22,23). João fala acerca daqueles que negaram a Jesus como sendo o Cristo e que por isso abandonaram a fé em comunidade; segundo ele, esses são anticristos, contrários a Cristo. Num contexto histórico, esses a quem João se refere são aqueles que aderiram às teses gnósticas florescentes na época. Negar que Jesus é o Messias, o Cristo, é negar toda obra de redenção; se Jesus era apenas homem e não Deus toda soteriologia bíblica está comprometida. 

É possível, portanto, negar que Jesus é o Cristo de uma forma ideológica, filosófica. No entanto, é possível fazê-lo também de modo prático, por meio da vida e das obras pessoais daqueles que se confessam cristãos. Há várias passagens que falam sobre o negar a Jesus (Mateus 10:33, 2 Pedro 2:1, Marcos 8:38, 2 Timóteo 2:12, Judas 1:4, etc. ). Recomendo a leitura de cada um deles. Particularmente, veja o texto de Tito 1:16: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra". O texto é muito direto. De forma prática, tratam-se daqueles que "se classificarão no grupo cristão abertamente, com seus lábios confessando a Deus, mas em seu modo de vida, em seus atos, praticamente negando as mesmas coisas que eles foram tão cuidadosos em afirmar com seus lábios; em outras palavras, retomando, retirando, a declaração solene de fé que vinham fazendo" (Ellicott's Commentary for English Readers).

Ser um cristão não é só professar sê-lo por meio de palavras e recitações. Recitar textos bíblicos, fórmulas batismais, fórmulas catequéticas e confessionais ou mesmo credos não faz de ninguém, por si só, um cristão. Nem mesmo filiar-se a uma denominação, fazer doações, dizimar, cantar, pregar, dançar, usar roupas e jargões específicos, ou mesmo possuir títulos eclesiásticos, faz de alguém um verdadeiro cristão. A árvore, disse Jesus, se conhece não por meio das suas folhas, mas sim por meio dos seus frutos. Ser cristão é um ato de vida, não um princípio moral-filosófico-religioso, isto é, a genuidade da fé é manifesta no modo de viver. Por isso, a conversão é chamada por Jesus de novo nascimento. É alguém novo, renovado, transformado por Deus. É ser nova criatura, onde as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo (II Co 5.17). Quem nasce de novo ama a verdade. Logo, ama viver na verdade. Ele não discute com a verdade quando incorre no erro. Ele não fica buscando desculpas esfarrapadas para o pecado, mas antes ele acata a verdade, se arrepende, confessa e procura abandonar esse pecado. Ele não faz aquilo que Deus reprovou em Isaías, "ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!" (Is 5.20), mas ao reconhecerem que cometeram pecado vêem-se em profunda tristeza interior por saberem que agiram contra a vontade de Deus. Ele procura andar na luz em tudo e por tudo, nunca aprovando ou compactuando com a mentira, mas sempre com a verdade. 

É com profunda tristeza que tenho que dizer: os chamados cristãos, hoje, insistem em negar a Cristo com seus atos. Em nome de "um mal menor", defendem eloquentemente erros crassos! E não só defendem, mas se associam (acompanham, defendem, escutam, seguem e se socializam) com aqueles que os praticam! Se associam com as obras infrutuosas das trevas e não as condenam! Cristãos, hoje, condenados por crimes como assassinato e que mantêm seus títulos e prerrogativas eclesiásticas, que se acham no direito de serem chamados pastores e de ainda ministrarem ordenanças! E que ainda tem inúmeros seguidores, como se nada tivesse acontecido! Cristãos que defendem a tal "família tradicional cristã" como se fosse a última bolacha do pacote cristão quando a Igreja está longe de viver isso - cheia de adúlteros, de repudiados e repudiadas com novos casamentos, de pessoas com vida sexual ativa fora da estabilidade matrimonial gerando filhos e filhas abandonados emocional e financeiramente por seus progenitores. Ou cristãos que falam palavrão até nas igrejas e nos púlpitos ("presta atenção o que é a bíblia, car#lho!")? De outros que furam filas na campanha de vacinação? De efusivos negacionistas, prestando o anti-serviço em prol do próximo? Gente que não entra no Reino de Deus e que ainda por cima impede aqueles que iam entrando? De pastores e bispos que entraram para a política e que foram presos por corrupção? O outro dito cristão que é acusado de estupro? Outros, praticantes inveterados da mentira, da falsidade, da traição, da cobiça, do orgulho, da soberba, , da canalhice, da inveja, etc., pisando em tudo e em todos ao seu redor, e que ainda usam a Bíblia para justificarem-se de toda essa lama de pecado, cometido "em prol do bem-estar da Igreja" como eles dizem? Ainda que confessem o Senhor com seus lábios, com suas atitudes o negam e isso mesmo sabendo a verdade! Na prática estão agindo como anticristos, indo contra tudo que Cristo fez, faz e é! 

Esses, querido(a) leitor(a), estão compreendidos no rol daqueles que negam o Soberano Senhor que os resgatou. Pior: sabem exatamente o que fizeram e fazem. Sabem que a Bíblia condena essas práticas. Mas mesmo assim insistem com elas! Conhecedores da verdade, eles amam a mentira! E são esses tais que farão coro junto dos demais moradores da Terra, dando apoio efusivo ao Anticristo quando ele se manifestar fisicamente! São esses que amam e amarão os cargos na política, o poder, o dinheiro, a luxúria, o sexo desenfreado... o mundo e o que no mundo há. O amor do Pai não está nesses, disse João. O final deles será terrível; basta ler o Livro de Apocalipse e você verá. E não tarda: o mundo está cada vez mais perto do seu desfecho. O abismo está cada vez mais fundo. As palavras de Cristo estão cada vez mais se cumprindo: "Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino;  haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu" (Lucas 21.10,11).

Querido(a) leitor(a), se você foi tocado(a) por esse texto e nele se enquadrou por praticar e amar aquilo que Deus repudia, e isso te trouxe tristeza, é um bom sinal. É sinal de que ainda há esperança para você. Mesmo que você possa estar preso(a) nos grilhões do pecado, Jesus é o Senhor e se você se arrepender e clamar a Ele, então Ele ouvirá dos céus e perdoará todos os seus pecados! Ele - e só Ele - tem poder e autoridade para perdoar pecados e dar a vida eterna! Seu sangue foi derramado na cruz para remissão dos pecados!  É como diz o antigo hino:

o teu pecado te queres livrar?
Seu sangue tem poder, sim tem poder
Almejas tu do maligno escapar?
Seu sangue tem este poder

Há poder, sim, força sem igual!
Só no sangue de Jesus
Há poder, sim, prova-o pecador
Oh! Aceita o dom de Jesus

Queres com tua vaidade acabar?
Seu sangue tem poder, sim tem poder
Vícios, paixões, queres tu dominar?
Seu sangue tem este poder

Há poder, sim, força sem igual!
Só no sangue de Jesus
Há poder, sim, prova-o pecador
Oh! Aceita o dom de Jesus

Teu coração queres purificar?
Seu sangue tem poder, sim tem poder
Todas as manchas te pode tirar
Seu sangue tem este poder

Há poder, sim, força sem igual!
Só no sangue de Jesus
Há poder, sim, prova-o pecador
Oh! Aceita o dom de Jesus

Queres entrar no serviço real?
Seu sangue tem poder, sim tem poder
Queres também ser um servo leal?
Terás no seu sangue o poder

Há poder, sim, força sem igual!
Só no sangue de Jesus
Há poder, sim, prova-o pecador
Oh! Aceita o dom de Jesus


Eu não te condeno; vá, e não peques mais! Foi isso que o Mestre disse para aquela mulher apanhada em flagrante adultério. E é exatamente isso que Ele está a dizer para todo aquele que com sinceridade reconhece seu estado e a necessidade de mudança, que quer ser diferente, que quer viver como um servo leal do Senhor! Confesse ao Senhor tuas faltas, tuas quedas, teus vícios e teus pecados, se arrependa: se você fizer isso de todo o teu coração, eu te digo, o Espírito do Senhor te cobrirá com a Sua sombra, a sombra do Onipotente, onde você vai achar descanso para sua alma cansada; onde seus fardos pesados se tornarão leves e onde teus pecados, ainda que vermelhos como o escarlate, se tornarão brancos como a lã! Venha para Cristo, hoje mesmo, e receba de graça da água da vida!

Se desejar conversar sobre Deus, ou como ser um cristão verdadeiro, ou ainda sobre a fé em Jesus, me escreva! Meu e-mail está aí, disponível nesse blog. 

Graça, misericórdia e paz sejam contigo, que se abriga em Cristo!