quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VOCÊ JÁ PENSOU EM "CHUTAR O BALDE"?

Não se assuste com o tema desta postagem. Na verdade, todas as pessoas, independentemente de denominação religiosa, de credo, de cor, de posição social, enfim, de qualquer coisa, já pensou em algum dia "jogar a toalha" e desisitir de tudo. Principalmente aqueles que são sinceros consigo mesmo e/ou com Deus.

Com os crentes em Cristo, evangélicos, santificados, bíblicos, batizados na água e no Espírito, fiéis na Casa de Deus, blablablabla... também acontece a mesmíssima coisa. Afinal, "pau que dá em Chico, dá em Francisco". Não existe nada, absolutamente nada neste mundo que possa nos livrar de um dia na vida experimentar esse sentimento. Nem mesmo a fé cristã, ortodoxa, é capaz de nos livrar do desânimo diante de um mundo cheio de contradições, cheio de maluquices e incoerências - até mesmo na igreja.

Quando olhamos o comportamento que esta, que deveria ser a "grande e santa madre" dos crentes, vem tomando diante do mundo, confesso que o sentimento insurgente na alma não é dos melhores. Quando olhamos o comportamento daqueles que se dizem "ministros de Deus" ou mesmo daqueles que se autodenominam "filhos de Deus" a coisa fica feia. Porque? Porque é justamente nestes casos, justamente nestas pessoas que se espera coerência. Porém, em muitos casos não se encontra nenhuma! A igreja, no lugar de casa de Deus, torna-se a "chácara do Chico Bolacha", descrita por Cecília Meireles ("o que se procura, nunca se acha"): procura-se irmãos e não se encontra; procura-se santidade, e nada; procura-se Deus e depara-se com Mamom e por aí vaí...Como diria Sergio Pimenta, "olha que a coisa é séria, maninho...".

Diante disso, alguns se isolam dentro do seu próprio mundo; outros simplesmente acusam àqueles de isolamento. Daí vem o pejo de radicais, extremistas, fundamentalistas, bitolados, carolas, beatos, etc. Mas a verdade é que às vezes isso tudo que aí está "enche as medidas" de qualquer bom cristão, por mais santificado que seja. Nestas horas, não adianta fingir que nada está acontecendo, ou tentar fazer a si mesmo acreditar que isso é coisa do diabo, que não é coisa de crente, etc. A hipocrisia - religosa ou laica - só piora as coisas. O desejo de "chutar o balde" para o mais longe possível não é imaginação, é real. Dá vontade de desistir de tudo, de abandonar tudo; de "virar a página" e seguir a vida.

Na Bíblia, há vários exemplos de pessoas tementes a Deus que em algum momento de sua jornada pensaram em desistir. Assim, figuram neste rol pessoas como Jó, “...homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1:1), que em certa ocasião exclamou  "quem dera que se cumprisse o meu pedido, e que Deus me concedesse o que anelo! Que fosse do agrado de Deus esmagar-me, que soltasse a sua mão e acabasse comigo!” (Jó 6:4, 8-9). Observe o pedido de Jó: morrer! Ele dizia: "Chega, Deus. Elimine-me!"

Há também pessoas como Jeremias, homem de Deus. Este santo andava com Deus e era destemido diante dos homens. Tinha ouvidos sintonizados com o céu - conexão direta com o trono de Deus - e falava à sua geração como voz do Senhor. Ninguém podia enfrentar o seu poder e a sua autoridade. Ele abalava profundamente os seus ouvintes! Mas veja o que ele diz: “Maldito o dia em que nasci!...Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho!, alegrando-o com isso grandemente. Seja esse homem como as cidades que o Senhor, sem ter compaixão, destruiu...Por que não me matou Deus no ventre materno? Por que minha mãe não foi minha sepultura? Ou não permaneceu grávida perpetuamente? Por que saí do ventre materno tão somente para ver trabalho e tristeza e para que se consumam de vergonha os meus dias?” (Jeremias 20: 14-18).

Mesmo no Novo Testamento encontramos pessoas com o mesmo desejo de desistir. Por exemplo, veja o apóstolo Paulo, homem teve uma revelação de Cristo como nenhuma outra pessoa na terra. Mas veja o que ele diz: “Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro” (II Coríntios 7:5). O próprio Senhor Jesus pediu no Getsêmani que Deus afasta-se dele o cálice a Ele destinado (Marcos 14:36). Jesus estava na prensa, palavra que serve de raíz às palavras “pressão” e “stress”.

Todos nós encontramos tremendas pressões na vida que vêm sobre nós para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar. Quem nunca teve vontade de "chutar o balde" que atire o primeiro balde! A questão é, então, o que fazer nestas horas. Será que há algum escape para os crentes em Cristo nestas horas de desesperança? Será que Deus nos despreza justamente quando o nosso coração está em frangalhos, justamente quando o nosso espírito está abatido? Será que Ele nos trata como "carta fora do baralho"? Não, em hipótese alguma! DEUS NÃO DESPREZARÁ JAMAIS UM FILHO SEU, POR PIOR QUE SEJA O MOMENTO DE SUA VIDA!


Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito – Sl 34.18.

Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos – Is 57.15.

Deus, que habita num alto e santo lugar, num trono que saem relâmpagos, e trovões, e vozes, trono semelhante a esmeralda; que nem o céu ou mesmo o céu dos céus pode contê-Lo é o Deus que se limita para habitar num coração apertado, contrito, para dar-lhe vida! Isso se chama GRAÇA; graça que nos é suficiente, a mim e a você, de forma que o poder desse Deus tão grande e maravilhoso se aperfeiçoa nas nossas fraquezas! Graça, que leva o Espírito de Deus, que nos sonda e nos conhece, a interceder por nós com gemidos inexprimivéis, que nos leva a clamar, dizendo "paizinho querido", abba Pai! Só o Espírito de Deus, o Consolador Amado, pode nos consolar nos piores momentos de nossas vidas!

Que a Graça do Senhor Jesus Cristo
e o Amor de Deus
e a Comunhão do Espírito Santo
Seja com todos Nós!
Amém!



Não se culpe, nem se condene pelo sentimento; mas entregue-se na mãos do Espírito Santo e receba hoje a consolação necessária para a sua vida, em nome de Jesus! A misericórdia de Deus é nova a cada manhã, ela se renova sobre a sua vida, precioso(a) do Pai! Ao invés de culpá-lo, Deus está a dizer: "Sê forte e corajoso! Não temas, óh vermezinho de Jacó; Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel! Eu Sou o Yaweh Jireh, o Senhor que te sara as feridas da alma! Levanta-te e torna ao caminho novamente!"

Pense nisso! Deus está te renovando as forças e te dando visão de águia!

10 comentários:

  1. isso mesmo ... esse texto foi como um oásis em meio a um deserto , tenho entendido que Deus não nos abandona
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, vinhemos retibuir a visita! O seu espaço é muito legal! Parabéns!!! Já estamos te seguindo...
    Que Deus continue te abençoando...
    Shalom
    Shirley e Tiago

    ResponderExcluir
  3. É... tem horas que eu procuro esse balde pra chutar, mas parece que Deus o esconde de mim... rsrsrs
    Como bem afirmou, Deus nos fortalece nesses momentos e nos revela que está conosco em todos os momentos.
    Nesses instantes minha esposa, sabiamente, me vem sempre cantarolando a melodia e a letra de um antigo hino que diz: "(...)prossiga, segue adiante e não olhes para trás, segura na mão de Deus e vai..."
    Então eu vou... e deixo o balde pra lá.
    Vamos juntos amigo...
    A cidade celestial nos espera!
    Forte Braço,
    Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente já pensei em chutar não somente o balde mas um latão com altura e largura de 2m!Independente de difíceis circuntâncias o importante ao longo de nossa caminhada cristã é saber que ainda existem pessoas que nos amam verdadeiramente e se importam conosco;ainda que as não existissem, o primordial é ter a certeza/fé que JESUS NOS AMA E QUE DEVEMOS OLHAR APENAS PARA CRISTO QUE É O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ,SENDO ELE O MAIOR EXEMPLO DE ABNEGAÇÃO E AMOR PELA HUMANIDADE!!Seguir até o fim com Cristo o Grande e Único Merecedor de tão linda prova de Amor!!Os momentos tempestuosos sempre surgirão mas se com Jesus crermos tudo irá bem!!A Bíblia relata que dias difíceis e trabalhosos viriam;que o amor se esfriaria porém a Maior fonte de amor não se esfriou e nunca se esfriará!!Portanto vamos seguir em frente quer seja na dificuldade ou na alegria pois com Jesus a vida é maravilhosa e mui bela!!Parabéns Pr.Ricardo e Amado esposo pela sua infinita sabedoria e amor pela Igreja do Senhor !!Que o nosso Bondoso Deus continue a lhe abençoar e aperfeiçoar mais e mais!!TE AMO MEU QUERIDO E AMADO ESPOSO.MUITO OBRIGADA POR TUDO QUE TENS FEITO!!AGRADEÇO AO NOSSO DEUS POR TER COLOCADO VC. EM MINHA VIDA(PRESENTÃO MARAVILHOSO QUE GANHEI!!)És meu exemplo!!Dedicado,esforçado,amoroso,zeloso,inteligente,compreensivo,várias qualidades as quais eu poderia lhe descrever pois nunca iria terminar.TE AMO PARA SEMPRE!!!!!!!!!Sua esposa com todo o meu amor e carinho!!Lorenza.

    ResponderExcluir
  5. Onde está esse balde?Agora sumiu.Deve estar todo furado de tanto chute,rssDepois dessas palavras o balde já era.Que Deus continue a iluminar-te e que nos dê graça para prosseguir e perseverar até o fim.Visto que a coroa está prometida somente para os que vencerem,eia pois tenhamos bom ânimo,pois Cristo está conosco.Com Ele somos mais que vencedores.Adiante pois.Nosso destino não é aqui.O Senhor nos aguarda.

    ResponderExcluir
  6. De fato, ficar desanimado e ter vontade de chutar o balde é algo muito peculiar ao ser humano. Não devemos nos culpar pelo desânimo e ficar desanimado não é estar em pecado.

    Entretanto, não podemos nos furtar de dizer que muitos, infelizmente, gostam de viver nesta posição de "eterno coitadinho",sempre necessitados de cura interior, pois não vivem sem um "cafuné espiritual".

    Muitos preferem viver a ponto de chutar o balde o tempo inteiro, pois facilita seu cristianismo, visto ser muito cômodo ser sempre carregado no colo por um evangelho mentiroso estilo "pegadas na areia". O que vem gerando igrejas doentes, louvores bálsamos que ministram o coração dos homens e não de Deus e mensagens "first-aids" (primeiros-socorros) que remendam a alma ferida com o esparadrapo da fé.

    A Igreja tem vivido ora no triunfalismo, ora no derrotismo, ou seja, nos extremos que fazem de Laodicéia dar nojo o suficiente para aguçar o centro do vômito de qualquer um.

    Muitos chegam diante de Deus de cabeça baixa e outros de cabeça erguida, enquanto que Deus nos criou para olhar nos nossos olhos. Viva isso e sê tu uma bênção!

    ResponderExcluir
  7. É muito bom receber esta Palavra, que em meio às tribulações, Deus está nos dando visão de águia!
    A PAZ!

    ResponderExcluir
  8. Procuro um balde pra chutar agora, pr.! Abraços, a paz!

    ResponderExcluir
  9. MARAVILHOSO TEMA E TÃO NECESSÁRIO EM NOSSAS VIDAS.
    CONFESSO QUE MUITO ME AJUDOU. ESTAVA MESMO DESEJANDO CHUTAR O BALDE (rsrs0 MAS POR VEZES ATÉ TEMIA !!!
    AMEI MESMO MUITO ME SERVIU.
    ENVIEI A ALGUNS AMIGOS SEI QUE VÃO AMAR..

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  10. pôxa! estava disposto sim a chutar o balde, qdo pesquisando em um site de busca me deparei com esse blog, (muito interessante por sinal), e creio eu que não por acaso, encontrei palavras que precisava. No momento correto. Obrigado.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.