quarta-feira, 2 de maio de 2012

PARE O MUNDO GOSPEL, EU QUERO DESCER!


O mundo, como um todo, está cada vez mais louco, mais estranho! O que era antigamente não é mais nos dias de hoje, está tudo mudado! A distinção entre o “certo” e o “errado” quase não existe mais, o que é certo virou errado e o que é errado tornou-se certo. Cada vez entendo menos o que vai pela cabeça de algumas pessoas.

E eu não estou falando apenas do mundo, o qual o apóstolo João disse que está morto, em elevado estado de decomposição no maligno. Desse mundo não dá para esperar nada de bom dele. Está podre mesmo, só resta exalar mau cheiro enquanto vai apodrecendo cada vez mais, aguardando o dia de ser comida de verme, “que não morre nunca”! Não, estou falando do mundo daqueles que se dizem de Deus, daqueles que se dizem “salvos”, ”iluminados pelo Espírito Santo”, “que vão morar no céu”. Estou me referindo a um mundo dentro do mundo, uma espécie de subconjunto do mundo, que deveria, por definição, não ser subconjunto mas sim um conjunto diferente. Matematicamente falando, trata-se da mesma relação que há entre o conjunto de números reais, R, e o conjunto de números naturais, N: N está contido em R! R contém N! A interseção entre os dois conjuntos é diferente do conjunto vazio!!!!!
Em tempos antigos... “a long time ago, in a far, a far away world”, ambos os mundos eram bem diferentes, com limites bem demarcados. Não havia confusão, mistura. Os habitantes do mundo que jaz no maligno tinham o mesmo caráter de hoje em dia: amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Porém, o caráter do mundo “gospel” era bem demarcado. Ou andavam como crentes verdadeiramente, manifestando a nova natureza oriunda do encontro com Cristo, ou não eram reputados por “gospel”, mas por “falsos crentes”. Ser crente era algo muito difícil naquela época, pois era preciso renunciar o mundo dia após dia, debaixo de inúmeras perseguições que se levantavam para provar a fé daqueles que se diziam “filhos de Deus”. Eram perseguições na escola, na faculdade, no trabalho, na rua... onde quer que fossemos, éramos reputados como “escória”, como “personas non gratas”.
Havia testemunho de vida! A vida do crente era um livro aberto. Havia muita preocupação com o testemunho pessoal, algo mais do que contar uma história fantástica e mirabolante de conversão numa Igreja. Testemunho pessoal! Qualquer coisa que pudesse vir a prejudicar esse testemunho era logo rechaçada; afinal, o comportamento precisava refletir obrigatoriamente a fé professada. Nenhum crente verdadeiro queria tornar-se fonte de escândalo ou de vergonha para o Evangelho de Cristo. Havia preocupação até com a linguagem usada: palavrões e piadinhas sujas? Nem pensar! Chocarrices não eram, definitivamente, o costume dos crentes em Cristo. Havia mais temor ao Senhor, que se refletia em tudo o que era feito cotidianamente. Por isso, havia a manifestação do sobrenatural, da atuação do Espírito Santo na vida dos crentes, que se refletia na vida da Igreja, ressaltando ainda mais a diferença entre estes e o mundo.
E hoje? Hoje, ninguém quer mais saber de nada! Palavrão é o mínimo de mundano que os gospels praticam (e compartilham abertamente no facebook e twitter). Pecados sexuais já se tornaram “drops de menta”. Orgulho? Caramba! O que mais se vê são gospels orgulhosos: quando há o “milagre” de pedirem perdão (porque hoje todo mundo acha que é certo, independente da lambança que faça), fazem isso não com um coração quebrantado e contrito, mas com um coração cheio de orgulho, inutilizando o pedido de perdão! Sim, porque pedir perdão sem reconhecer-se errado de nada adianta, já que perdão é mais do que uma atitude exterior. Assim, vão deixando brechas e mais brechas abertas em sua vida. Será que as orações deles são ouvidas por Deus e as ofertas aceitas? “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta” (Mt 5.23,24). Está tudo errado! Estão apresentando ofertas, sendo que as mãos do ofertante estão cheias de sangue e violência, achando que o Senhor está recebendo as ofertas das mãos deles!
Ingratidão! Por mais que você faça, por mais que Deus faça, por mais que a Igreja faça em prol do benefício da pessoa, nunca há o reconhecimento, a gratidão. Na hora do problema, você serve para ajudar, para estender à mão; quando o problema é resolvido não há o devido reconhecimento pela ajuda. Ninguém reconhece o bem que lhes é feito; talvez porque pensam que não passa da obrigação dos outros ajudarem. “Não fez mais que sua obrigação, não espere gratidão de mim” ou o famoso “Jesus lhe abençoe” (porque eu não abençôo). Tem uns que você faz tudo por eles: consagra, ordena, faz casamento... e, ao final, o que recebe de volta? Nem um obrigado! Os anos passam e você acaba virando inimigo dos tais, que "inexplicavelmente" passam do amor ao ódio...Inexplicavelmente? Talvez haja um exagero aqui. Há sempre uma explicação: em alguns casos, isso acontece por causa da Síndrome "viúva Porcina, a santinha" (Roque Santeiro), que mandava e desmandava no "Sinhozinho Malta" (personagem do ator Lima Duarte). Bananice pura! Honra? Você honra a pessoa e ela irá um dia se voltar contra você, de forma que suas costas ficam parecendo uma peça de lagarto redondo para ser assado no forno: cheia de furos de faca para rechear a peça de carne com bacon e cenoura! Aconselhamento? Esteja certo: aconselhe hoje, amanhã os ingratos voltar-se-ão contra você por causa do aconselhamento que insistentemente lhe pediram. Traidores! Ingratidão e desonra andam de mãos dadas...

Atrevidos! Abusados! Não ponderam mais com que estão falando. Não respeitam idade, maturidade ou posição, mas levantam a voz com ousadia do espírito da rebeldia gerada no inferno! Ser pastor hoje, após o advento desse movimento neo-gospel-penteca, é tarefa inglória, principalmente se você quiser ser um pastor sério, preocupado com o ensino da Bíblia e com o crescimento espiritual e secular dos crentes. Qualquer dia vão levantar a mão para bater em pastor dentro de Igreja, quando discordarem de qualquer coisa que ele diga ou faça. Espero já estar no céu quando isso se tornar realidade arraigada...

Ganância? Está aí a infernal teologia da prosperidade que produz dia a dia gente cada vez gananciosa, que só fala de “bênção” e de “unção” do Tio Patinhas. Irmãos? Só se forem Metralhas... Gente inconstante, que vai de um lado para outro ao sabor da “onda”; vivem em movimento oscilatório, muito bem descrito por uma senóide...
Isso tudo sem mencionar as inúmeras complicações e dificuldades de se entender a "fé neo-gospel". É sacrifício para lá, é trabalho para acolá; é corrente disso, seca-pimenteira daquilo. "Água orada" (uma espécie de água benta gospel), sal grosso, óleo ungido... daqui mais um pouco vão inventar alho para espantar o demônio sugador de sangue, cruz para cravar nele (já tem gente que briga com anjo no monte, porque não brigar com demônio também?) e apetrechos de prata para acabar com o "espírito maligno do lobisomem". Ah sim, o apetrecho de prata precisa ser depositado no altar da seita, juntamente com um de ouro, para que o brux... ops, sacerdote, prepare uma solução alquímica a fim de espantar todos os males por 07 dias! Poção mágica eficaz, mas sem o ouro e a prata; a final o sacerdote da seita precisa viver, né? E ainda chamam isso de igreja... Irineu de Lyon escreveria outro tratado teológico contra essas heresias e seitas, se vivo estivesse em nossos dias (Adversus Haereses, ou Contra Heresias), as quais há muito superaram o gnosticismo que ameaçava a Igreja do segundo século. São "mistérios misteriosos de mantas núbias covas", diriam os neo-gospels, com sua linguagem hermética e repleta de jargões e frases de efeito. Me faz lembrar a música composta por Zé Ramalho, "Mistérios da Meia-Noite":

 Mistérios da Meia-Noite
Que voam longe
Que você nunca
Não sabe nunca
Se vão se ficam
Quem vai quem foi... 
 
Aliás, basta juntar as poções e utensílios mágicos, o altar, a luta contra o sobrenatural e o uso de "armas místicas", num ambiente de misticismo e esoterismo, numa boa estória bem contada, e a grana, é claro, que se conseguem todos elementos que compõem o jogo Skyrim, The Elder Scrolls. Espero que as "inovações" parem onde estão e retrocedam, ou em breve teremos sacerdotes neo-gospels de seitas distribuindo (a preços módicos) pó de ossos para que os neo-gospels recriem a passagem bíblica do vale de ossos secos (Ez 37), pele de leviatã e chifre de unicórnio, numa alusão do livro bíblico de Jó. Ah sim, não podemos esquecer o fígado de peixe para ser queimado, tão famoso no livro não-canônico de Tobias, a fim de espantar o demônio Asmodeu e curar a cegueira do ente querido. Quem sabe não haverá uma poção alquímica composta por suor ungido do sacerdote, óleo composto de Israel aquecido na fornalha santa e água orada retirada do Guandú? Basta dar o "septízimo"... rs.

Claro que graças a Deus nem todos são assim, nem todos agem desse modo; mas essa é a tônica moderna! Essa é a tônica em nossos dias! Uma confusão sem pé nem cabeça! Quem é quem? O que é o quê? Ninguém se entende, não se fala mais a mesma língua! Até o Senhor Jesus tornou-se pessoa desconhecida no meio daqueles que mais professam, que mais invocam o Seu Santo Nome. Fazem muita coisa em Nome Dele, prometem muita coisa, mas não O conhecem, porque se O conhecessem não O tratariam com tanto desprezo e desonra! Teriam mais temor nos seus corações e pensariam dez vezes antes de invocar o Nome do Senhor em vão, como vem fazendo. Lembre-se do que foi dito e escrito por Deus: "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (Ex 20.7) Todas as vezes que tomamos o Nome do Senhor associando-o ao erro e ao pecado, ou fazendo Dele piada ou em jargões, estamos tomando esse Nome em vão.
 "Pare o mundo gospel, eu quero descer!" Se esse é o clamor do seu coração, diante de todo esse quadro de apostasia que aí está, então você deve se considerar feliz, porque o Espírito de Deus é quem está clamando continuamente aos verdadeiros filhos e filhas de Deus para que saiam dessa falsa igreja, dessa religião mundana e perdida. "Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas." (Ap 18.4) Saia, enquanto ainda pode, enquanto é tempo! Deus tem o melhor para sua vida! Deus tem um lugar reservado para você, uma Igreja séria, com pessoas sérias, que buscam a Deus com seriedade e compromisso, que buscam viver a Palavra de Deus e a comunhão do Espírito!

Que o grande amor de Deus o Nosso Pai, a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a Comunhão e doces Consolações do Espírito Santo seja sobre sua vida, querido(a) irmão(ã), desde agora e para todo sempre!

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

3 comentários:

  1. Texto perfeito para representar o mundo gospel. Muitas loucuras levam as pessoas a se afastarem de Deus. Que o Senhor tenha misericórdia, pois olho e vejo um mundo gospel completamente distante, perdido e confuso. Aliás, mundo gospel não "mundo compligospel". Muita complicação! É um querendo saber mais do que o outro e ensinar mais do que o outro e te engessar no molde deles. Se falares algo errado, você é fuminado e pronto pra ser metralhado. Olhares críticos, ao invés de olhares de misericórdia. Mãos encolhidas e dedos apontados para a vida do próximo. Ai, ai, onde vamos parar com isso? Me decepciono em ver panelinhas e puxasaquismo em um lugar onde deveria ter a manifestação de amor, carinho e paciência, e todos estarem agregados e não fazendo acepção de pessoas. Na frente dos cristãos, é fácil dizer esses são minhas bençãos, mas quero ver o estar lado a lado no dia a dia. Hoje em dia, a nuvem de testemunhas são mais por parte dos cristãos do que dos não crentes. Bom, é mais ou menos por aí que esse mundinho vai e não sei onde vai parar. Por favor oremos mais uns pelos outros, pergunte da vida alheia, não para matar a curiosidade que invade a sua alma e sim para ajudar. Que o nosso clamor seja: Misericórdia Deus, misericórdia!!
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo traz muita canseira.Os crentes estão cada vez mais misturados,formando uma massa homogênea com o mundo.Não dá nem pra identificar quem é quem.São tantas bizarrices,tantas sandices,que se bobearmos vamos ficando frios,céticos.Amor,tornou-se bem banalizado,está mais para sentimentalismo do que propriamente um princípio a reger as vidas.Assim como seus derivados:gratidão,respeito,humildade,reconhecimento,consideração,honra,sinceridade etc.

    ResponderExcluir
  3. Sei bem do que está falando caro amigo e companheiro de ministério. Faço minhas as suas palavras. As mudanças no "mundo dos crentes" foram radicais e pra pior. A ausência de testemunho, a ingratidão, o desrespeito são cada vez maiores e mais escancarados. Se soubessem como os amamos, como desejamos que cresçam em graça e conhecimento de Cristo e tenham uma vida plena com o Senhor...Ah,se soubessem...
    Mas, o que fazer? Não sei bem amigo...penso que as coisas ficarão piores à medida que a volta de Cristo se aproxima. Resta-nos orar por essa geração e pelas que virão. Resta-nos orar suplicando a Deus que nos ajude, nos capacite e nos fortaleça porque por vezes pensamos até em não nos preocuparmos mais com os rebeldes, atrevidos e com aqueles que estendemos a mão e agora nos apedrejam sem podermos reagir como nossa carne desejaria. Entendo bem seu desabafo... Deus nos ajude porque sofremos com cada um que se desvia do propósito de Deus, como sofremos...
    Mas, vamos lá. Prossigamos em conhecer a Deus e a propagar e ensinar a Palavra de Deus. Continuemos sérios e responsáveis em nossa missão.
    Um abraço amigo e Deus nos abençoe,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.