segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

NÃO SE BARGANHA COM UM DEUS QUE NÃO PRECISA DE VOCÊ


O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.


Atos 17:24,25

--------------------------------------------------

Barganha é o ato de trocar, de forma fraudulenta ou não um objeto por outro; i. é., tentar negociar ou trocar algo com Deus a fim de obter algum benefício. Em alguns casos, a barganha é simples componente psicológico onde, por meio de pressão emocional, consegue-se que uma determinada atitude seja tomada ou uma vantagem seja conseguida. Há várias áreas de atuação em que a barganha é cotidiana, onde aquele que é considerado "bom profissional" destaca-se exatamente pela capacidade de flexibilizar as decisões até que estas sejam consideradas aprazíveis. Isso, por exemplo, é muito comum na política, onde não há valores fixos, mas sim opções a serem escolhidas conforme o sabor da situação, conforme o interesse pessoal ou do partido a que pertence.

No Antigo Testamento, o livro de Jó relata a história do patriarca que, abençoado por Deus, teve sua família e bens perdidos em pouquíssimo tempo (1-2). Sua fidelidade, porém, era algo que transcendia todas as suas posses. Assim, mesmo tendo o Diabo dito que Jó negaria ao Senhor se viesse a perder tudo (1.6-12; 2.1-10), isto não aconteceu (1.22). Ele não precisou barganhar com o Senhor para ser abençoado; sua fidelidade a Deus foram suficientes (42.10-17). Já no Novo Testamento, até mesmo ao próprio Cristo o tentador teve coragem de propor uma barganha (Mt 4.8-10). Mais tarde, Simão, o mago, ofereceu dinheiro a Pedro e a João em troca da capacidade de se conceder o batismo com o Espírito Santo (At 8.14-24). E por causa disso, foi duramente repreendido pelos apóstolos.

As Escrituras condenam a barganha. As Escrituras evidenciam que barganhar com Deus é tentar negociar o inegociável: a simplicidade do Evangelho de Cristo Jesus (2 Co 11.3). O meigo nazareno é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2), por isso, devemos servi-lo voluntária e espontaneamente, certos de que Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7). As Sagradas Escrituras destacam o amor como o elemento supremo de devoção a Deus e de profunda compaixão pelo próximo. Em Cristo, somos impulsionados a amar uns aos outros sem esperar nada em troca, pois é exatamente isto que nos caracteriza como discípulos do Mestre (Jo 13.35).

CUIDADO, NÃO SE NEGOCIA COM COISAS SANTAS. Não se negocia com a fé, nem sua nem da igreja, não se negocia os dons ou funções no Corpo de Cristo, as quais são dadas pelo Senhor para edificação de todos. Hoje vivemos uma geração que negocia com tudo, até mesmo com o próprio Deus. Igrejas venderam-se por espaço político e ganho econômico, abrindo mão da Palavra de Deus para acomodar o desejo pecaminoso de políticos inconversos e suas ambições. Optaram por vieses políticos, optaram por perseguir pessoas, optaram em dar crédito a mentira. Desviaram-se do santo propósito para o qual foram chamados. Passaram a ser testemunhas de políticos ao invés de Cristo. O preço de suas ações será cobrado por gerações a fio e também deles próprios.

Aqui, aproveito para afirmar: a prática de vincular a aprovação de Deus ou Suas bênçãos a doação de dinheiro, como se Deus precisasse de dinheiro para qualquer coisa, é antibíblica e blasfema. Deus não precisa de nada meu ou seu; não precisa de dízimos e ofertas, de trízimos e campanhas de arrecadação de grana para templo humano. Se for doar qualquer coisa, doe porque seu coração é gracioso, não porque isso te fará ganhar pontos com Deus. Isso é mesquinhez, pobreza de espírito e afronta ao Todo-Poderoso Rei e Senhor do Universo!  

Além disso, é bom que saibamos: visto que ele é o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas. Logo, Deus não precisa de templos para habitar, visto que ele fez o mundo e é o Senhor, ou possuidor, do universo. Aqueles que deveriam (já há muito tempo!) conhecer a Palavra de Deus erram muito ao pensar que, ao erguer magníficos templos e imagens e consagrá-los, atraem Deus para dentro deles de forma a Ele passar a residir entre essas pessoas de uma maneira especial. Essa noção vulgar é indigna de homens cujas mentes são aprimoradas pela Palavra de Deus revelada: por Deus ter feito o mundo, deveriam saber que Sua presença não se limita a templos feitos por homens. Nem é adorado com as mãos dos homens, como se precisasse de alguma coisa.

Não se barganha com Deus! Sabe por que?  Porque DEUS NÃO PRECISA DE VOCÊ! Em Atos 17:25, Paulo afirma que Deus nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse, pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. Deus não precisa de nada, não há como barganhar com Ele (Atos 17.25a): “nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa.” 

Ele certamente não precisa de mim, nem de você, nem de homem algum, nem de bem algum, nem de serviço algum. Deus não precisa de você, não precisa de mim e não precisa de ninguém nem de nada neste mundo. Na verdade, Ele não precisa do mundo. Deus não é um Deus carente. Não é como se Ele estivesse entediado, girando os polegares, desesperadamente solitário antes de criar o mundo. Deus não depende do mundo para Sua existência, nem depende do mundo para Sua felicidade e auto-realização. Em vez disso, Ele possui vida em Si mesmo. Mais precisamente, Ele é a plenitude da vida em Si mesmo.

Por que mais não é possível barganhar com Deus? PORQUE ELE NUNCA É MENOS QUE DEUS!

O PAI AMA O FILHO DESDE A ETERNIDADE A FORA! Havia uma dependência um do outro dentro do próprio Deus! Ele não nos criou porque estava solitário e pensou: “Sabe, meu trabalho como Deus seria um pouco mais palatável se eu fizesse um ou dois pra carregar minha imagem, que me bajulassem de vez em quando.” Ele não precisa de nós. Não me entenda mal.  ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO REAGE A NÓS. Que ele não se deleite em nós, ou que não se desagrade de nós. NÃO SIGNIFICA NADA DISSO, POIS ELE REAGE SIM A NÓS. Mas ele reage não por causa de alguma necessidade intrínseca em Seu próprio ser ou caráter. Antes, Ele responde a partir Sua inteira volição, de Suas perfeições e Vontade. Não porque Ele deixou as coisas saírem do controle. Não porque Ele não é soberano. Não porque Ele precisa de alguma coisa, mas por causa das perfeições de tudo o que Ele é, características e atributos. Ele responde sempre de acordo com seus atributos, e o tempo todo. ELE NUNCA É MENOS QUE DEUS.

NÓS É QUE PRECISAMOS DELE - E DESESPERADAMENTE! O quão difícil foi para Paulo conseguir apontar a cruz para um punhado de acadêmicos sofisticados, cuja inteira noção de religião se baseava em “uma mão lava a outra”! E então, para ficar ainda mais complicado, Paulo adiciona outra linha: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.”  Isso também vem de Gênesis 1, 2 e 3: VIDA, FÔLEGO E TUDO MAIS. 

No início do primeiro século, o Senhor Jesus ensinou que nenhum pardal cai do céu sem a autorização de Deus. Até mesmo os cabelos de nossa cabeça são contados. Isso significa, em nosso caso, que Deus está fazendo uma contagem muito rápida. E ELE CONHECE TODOS OS NOSSOS DETALHES, QUER GRANDES OU PEQUENOS, CADA SITUAÇÃO, CADA ATO, CADA PALAVRA. Toda vez que respiramos, é com sua autorização. Paulo nos lembra de que precisamos dele para a vida, a respiração e tudo mais, o que abrange COMIDA E  SAÚDE, TRABALHO E LAZER, MINISTÉRIO E FAMÍLIA. Nós somos criaturas completamente dependentes. NÃO SOMOS O CRIADOR.  

Agora, como você terá um relacionamento com um Deus assim? ELE NÃO É UM VOVÔ MOLENGA, E NÃO É DISTANTE. Ele é tão soberano quanto os deístas querem, mas é muito mais pessoal. E ELE NÃO TEM NENHUMA NECESSIDADE. Você não tem nada para barganhar, pois de fato, a única razão pela qual você ainda está vivo é por causa de sua permissão. Se seu coração continua batendo, é porque Deus permite, pois se Ele alguma vez disser: “Tolo, esta noite te pedirão sua alma”,  VOCÊ MORRE.  Ou se ele disser: “Venha para casa, meu filho, pois agora é a hora e o seu trabalho terminou”, VOCÊ VAI. 

Como barganhar com um Deus assim?: “Deus, eu… eu te dou 10%; atenda agora os meus desejos!”  ELE É SEU DONO! Ele é dono da sua vida! ELE É DONO DO PLANETA INTEIRO (Salmo 24:1)! O que isso significa? Senhor vou me tornar missionário? Vou me tornar diácono na igreja? NÃO, NÃO. Há apenas uma maneira de ter um relacionamento com esse tipo de Deus. SE ELE DEMONSTRAR GRAÇA SOBERANA. Porque Ele não deve nada a nós, povo rebelde e de dura cerviz. NÃO TEMOS NADA PARA BARGANHAR.

CONCLUSÃO: Não podemos cair na tentação de barganhar com Deus. Isto por uma razão bastante simples: nada temos de real valor para propor em troca e muito menos o direito de assim procedermos. O profeta Isaías afirmou que até os nossos mais exaltados atos de justiça não passam de trapos de imundície diante dEle (Is 64.6). Para sermos abençoados necessitamos de Deus em todas as coisas e em todo o tempo. Ele em nenhum momento se nega a abençoar-nos, segundo a sua soberana e perfeita vontade (Mt 6.10; 26.42).

Para seu enlevo espiritual e meditação, deixo a música: INCOMPARÁVEL!


 Pense nisso. Graça, misericórdia e paz lhe sejam multiplicadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.