domingo, 1 de outubro de 2023

RESGATANDO O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO: PARTE 6


²⁴ E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos separei dos povos.
(Levítico 20:24)

⁸ Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles. (Deuteronômio 1:8)

----------------------------------------------------------------------

Semana passada, no artigo RESGATANDO O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO: PARTE 5 , estudamos como Deus Todo-Poderoso firmou com o povo que Ele tirou do Egito, ainda no deserto, uma aliança, baseada em mandamentos, estatutos, preceitos e juízos que espelhavam ao Deus Santo, Justo e Bom, de forma que por meio dessa aliança o povo então poderia se relacionar com Deus na terra que seria dada a eles por promessa. Essa aliança, com diversos preceitos para as mais diferentes vertentes do relacionamento humano com o seu próximo e para com o próprio Deus, tinha como propósito maior dentro do plano da salvação tornar patente para o próprio homem sua falência espiritual, posto que ninguém, excetuando-se um só homem como veremos mais a frente nessa série de artigos, conseguiu cumpri-la. Foi naquele tempo e é também no nosso tempo: ninguém consegue em hipótese alguma cumprir a Lei de Deus; violando um j ou til dela, viola-se tudo. 

A quebra da Lei enseja em condenação da parte de Deus para o transgressor. Essa condenação tomava diversas formas, ressaltando o estado decaído do homem. O pecado, que é desobediência da Vontade de Deus, trouxe no Edén a nossa condenação à morte (que é tanto física quanto espiritual) e colocou-nos a todos debaixo de maldição.

Logo, aprendemos com isso que o relacionamento com Deus, para dar certo, não pode estar baseado na antiga aliança. Era impossível à lei remover o pecado, visto como estava enferma pela nossa natureza pecaminosa interior (Romanos 8:3). É preciso uma nova nova aliança, que de forma radical possa trazer todos os elementos necessários que a antiga aliança foi incapaz de produzir justamente porque não era esse o objetivo dela. 

É interessante notar que o plano da salvação envolve a escolha de pessoas específicas para, cada uma na sua época, serem usadas por Deus na preparação para a finalização do plano. Deus criou Adão, de Adão descendia Noé. Depois veio Abraão, seu Isaque e seu neto Jacó; depois Moisés e seu irmão Arão. E assim muitos e muitos se sucederam. Deus encontrou e usou pessoas imperfeitas, com a mesma natureza pecaminosa que eu e você possuímos, para seus Santos propósitos. De fato, como já vimos, não há impossíveis para Deus. 

É interessante notar também que a partir de uma pessoa (Abraão) Deus escolheu um povo para Si mesmo para ser sua propriedade particular, tendo como objetivo importantíssimo preservar o conhecimento e a adoração do Deus verdadeiro em meio à apostasia universal. Esse povo nada possuía de distintivo que ensejasse sua escolha: Deus mesmo diz isso em Deuteronômio 7:7,8: "⁷ O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; ⁸ Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito." Esse povo era na verdade um grupo de escravos, oprimidos no Egito, em uma época onde não havia leis semelhantes as que tem hoje. Numa época em que a vida dos escravos estava nas mãos de seus opressores; se estes desejassem, esses escravos eram simplesmente mortos. Foi assim no Egito, com o assassinato de milhares de crianças descendentes dos hebreus por ordem de Faraó. Esse povo, liberto por Deus por meio de Moisés, foi guiado de forma sobrenatural por Deus por cerca de 40 anos no deserto, para por fim ser introduzido na terra que Deus havia dado por juramento a Abraão, Isaque e Jacó. Uma terra boa, rica e fértil, descrita na Bíblia como "terra que mana leite e mel". Uma terra repleta de todas as coisas boas, com todos os confortos da vida, com tudo tanto para necessidade quanto para deleite, onde eles teriam paz e segurança, com Deus habitando no meio deles.

Deus sempre quis habitar com o homem. Deus sempre quis morar conosco. Ele nos criou à sua imagem e conforme a sua semelhança para que pudéssemos viver para sempre ao Seu lado, sempre felizes e contentes em tudo, desfrutando dessa tremenda comunhão! Se não tivéssemos pecado no Edén, Deus estaria morando conosco aqui na Terra, hoje. Mas porque caímos, isso não foi possível e é por isso que vivemos nesse mundo com toda a sorte de males que para esse mundo trouxemos com nosso pecado, mundo de dores e sofrimentos, de injustiças e de maldades. Até o simples ato de dar a luz a uma criança tornou-se dolorido, passando a mulher a ter grandes dores de parto para dar a luz à filhos (Gênesis 3:16).

Lá, no Antigo Testamento, Deus introduziu Seu povo na terra que Ele havia dito que daria. Eles entraram na terra, mas a contaminaram com seus pecados (Ezequiel 36:17). Eles acabaram fazendo as mesmas coisas, e ainda piores, que as demais nações faziam. Isso trouxe sobre eles juízo da parte de Deus. Assim pecavam, Deus então os disciplinavam e exortava por meio de homens que o próprio Deus havia levantado para falarem as Palavras de Deus ao povo (os profetas Elias, Eliseu, Isaías, Ezequiel, etc.), eles se arrependiam e Deus os perdoava e eles, posteriormente, voltavam a fazer tudo errado de novo e assim recomeçava o ciclo. Esse ciclo vemos em vários momentos no Antigo Testamento, culminando com a invasão e tomada a terra pelos povos Assírios e Babilônios e na deportação do povo para essas nações.  Somente muito tempo depois é que Deus  foi permitido que eles retornassem à sua terra, que posteriormente passa ao domínio do império Romano.

No entanto, Deus continua querendo morar conosco na terra e Ele vai fazer isso acontecer! Isso está envolvido na salvação em Jesus Cristo! Não nessa terra, mas sim em uma nova terra, onde habita a justiça (II Pedro 3:13), onde Deus limpará dos nossos olhos todas as lágrimas, nunca mais existindo a morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 2:14). Numa terra que estará totalmente sob Seu Senhorio. Onde o povo de Deus, compreendido por pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas, viverá para sempre com o Senhor Jesus; onde não haverá mais o pecado e o mal, onde os salvos em Cristo irão habitar. Há uma cidade que vem sendo preparada por Deus que um dia descerá do céu para a terra!

Qual é a chave para ser um futuro morador nessa nova terra? A chave é ser considerado justo por Deus. Como vimos, isso não é possível por méritos humanos. Então, precisa ser por meio de algo diferente. Deus, em Seu relacionamento com Abraão, deu-nos a pista. Vejamos:

⁵ Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
⁷ Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
(Gênesis 15:5-7)

Percebeu? Deus prometeu uma descendência muitíssimo numerosa a Abraão (como as estrelas do céu - estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas - num céu estrelado experimente contar as estrelas para ver se consegue, rs). Diante dessa promessa, Abraão creu em Deus e Deus imputou a fé de Abraão como justiça para ele! Noutras palavras, o justo para Deus é aquele que Nele crê; o homem é considerado justo pela fé em Deus! Paulo, apóstolo de Cristo, vai nos dizer exatamente isso: "⁸ Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. ⁹ Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8,9) Aqui temos a sistemática divina para a nossa salvação: a salvação é algo ligado a graça de Deus, que permite que aqueles que creiam em Deus sejam salvos!

O que é graça? Graça é um termo que vem do grego "charis", que significa "favor imerecido". Ninguém mereceu e jamais merecerá ser salvo por Deus. Ninguém! Não é algo que pode ser alcançado por meritocracia, isso já foi dito inúmeras vezes ao longo dessa série de artigos. Essa graça tem como única fonte o Deus de amor, que é misericordioso, bondoso e compassivo, que vê as nossas misérias e se compadece de nós. Que mesmo sendo Grande em Poder e Glória, Magnífico e Exaltado, estende as mãos para o pequeno e desprezível para o abençoar! Uma graça infinitamente maior que o pecado que veio por meio da desobediência de Adão: 

¹⁷ Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
¹⁸ Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
¹⁹ Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
²⁰ Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
²¹ Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
(Romanos 5:17-21)

É por essa maravilhosa graça de Deus que nos é facultada a fé. A fé em Deus, que nos leva da posição de injustos para a de justos. Por meio da fé em Cristo Jesus somos justificados por Deus. Note: Este método é divino e não humano. A justificação humana só justifica o inocente, porém Deus justifica o culpado; a justiça humana é à base do mérito; a justiça de Deus é à base da misericórdia (Rm 3.20; 1 Co 6.11; Hc 2.4). Não tem relação com o caráter moral, senão o homem teria de ter um caráter moral perfeito para ser justificado nessa base, mas ninguém é perfeito (isso não quer dizer que a bagunça tá liberada, ok? Vamos ver isso depois); na verdade, o que os homens precisam é serem salvos de seu caráter. 

Onde está então o mérito da justificação? Em Jesus Cristo! Por isso, é requerido crer NEle, que Ele morreu em nosso lugar (chamamos isso de morte propiciatória). Isso significa dizer que na verdade, eu e você é quem deveríamos morrer (o pecado gera a morte, lembra-se?); no entanto, Cristo veio e morreu em nosso lugar. Assim, quando cremos em Jesus como quem morreu em nosso lugar, nos identificando com a morte como justa punição pelos nossos pecados, temos os pecados totalmente perdoados por Deus, por meio do sangue que Cristo derramou por nós na cruz:

⁸ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
⁹ Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
¹⁰ Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
¹¹ E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
(Romanos 5:8-11)

Justificados pelo Seu sangue derramado em nosso favor, em favor de pecadores! Não a favor de justos, mas sim de terrivelmente pecadores, de inimigos de Deus! Sangue que nos permite a reconciliação com Deus, que nos permite sermos salvos dos nossos pecados e da condenação futura, eterna, que paira sobre todo homem pecador desde o dia que nasce nessa terra. Quando creio e recebo a Cristo como meu Salvador pessoal, enxergando que Sua morte foi a minha morte, então por meio do sangue derramado na cruz eu recebo, gratuitamente, o perdão dos meus pecados e sou declarado justo por Deus! E, assim, Deus escreve o nosso nome num Livro, chamado Livro da Vida, o qual representa a lista de todas as pessoas que terão a vida eterna; esse livro tipifica a lembrança de Deus, pela qual o Senhor conhece aqueles que são seus, ou seja, aqueles que, nos dias de sua vida terrena, foram verdadeiramente perdoados, possuidores de comunhão com Ele.

Nessa nova terra, a Bíblia traz uma lista de pessoas que não poderão entrar: "²⁷ E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. [...] ¹⁵ Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que cometem imoralidades sexuais, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. " (Apocalipse 21:27; 22:15) Esses, que não terão a permissão de entrar na cidade, centro da nova Terra que será formada por Deus, terão um destino terrível. Serão condenados a sofrer eternamente, distantes de Deus e de qualquer alento, num lugar de sofrimento e dor, juntamente com o diao e todos os seus anjos caídos: "¹⁰ E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. ¹⁵ E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."  (Apocalipse 20:10,15)

Deus hoje lhe dá a oportunidade, de graça e pela graça, de ser salvo pela fé. Ninguém precisa ter esse horrível destino eterno, mas todos podem viver eternamente ao lado de Cristo Jesus, em perfeita comunhão com Deus, numa terra que verdadeiramente mana leite e mel. Todos podem ter o perdão dos seus pecados, a justificação e então a vida eterna. Basta crer em Cristo, de coração, reconhecendo-se pecador, separado e inimigo de Deus; abrir mão de qualquer tipo de justificativa ou de presunção humana e então identificar-se com a morte de Jesus - Ele morreu por você, em seu lugar! Isso é a síntese do Evangelho:

⁸ Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
⁹ A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
¹⁰ Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
(Romanos 10:8-10)  

Isso mesmo! Ele morreu e ressuscitou por você! E é com base na fé, que é a certeza interior de que tudo isso se aplica a você, que em Cristo e por Cristo você é salvo! Somente assim podemos ter o perdão dos pecados e rompermos definitivamente com o ciclo de afastamento de Deus que se iniciou há muito tempo, conforme registrado no Livro de Gênesis.

Pense nisso! Graça, misericórdia, paz e fé em Cristo sejam contigo! Deixo-lhe o  louvor abaixo, para sua edificação. Clique e ouça:




 

Um comentário:

  1. Excelente explicação!! Edificando mais uma vez minha vida. Obg amado pastor.❤️

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.