segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

"MELHOR ERA A MINHA VIDA ANTES DO SENHOR": O CÚMULO DO ABSURDO


¹ A palavra que veio a Jeremias, acerca de todos os judeus, habitantes da terra do Egito, que habitavam em Migdol, e em Tafnes, e em Nofe, e na terra de Patros, dizendo:
² Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vós vistes todo o mal que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá; e eis que elas são hoje uma desolação, e ninguém habita nelas;
³ Por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso, e servir a deuses estranhos, que nunca conheceram, nem eles, nem vós, nem vossos pais.
⁴ E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio.
⁵ Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.
⁶ Derramou-se, pois, a minha indignação e a minha ira, e acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, e elas tornaram-se em deserto e em desolação, como hoje se vê.
⁷ Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra as vossas almas, para vos desarraigardes, ao homem e à mulher, à criança e ao que mama, do meio de Judá, a fim de não deixardes remanescente algum;
⁸ Irando-me com as obras de vossas mãos, queimando incenso a deuses estranhos na terra do Egito, aonde vós entrastes para lá habitar; para que a vós mesmos vos desarraigueis, e para que sirvais de maldição, e de opróbrio entre todas as nações da terra?
⁹ Esquecestes já as maldades de vossos pais, e as maldades dos reis de Judá, e as maldades de suas mulheres, e as vossas maldades, e as maldades de vossas mulheres, que cometeram na terra de Judá, e nas ruas de Jerusalém?
¹⁰ Não se humilharam até ao dia de hoje, nem temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais.
¹¹ Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu ponho o meu rosto contra vós para mal, e para desarraigar a todo o Judá.
¹² E tomarei os que restam de Judá, os quais puseram os seus rostos para entrarem na terra do Egito, para lá habitar e todos eles serão consumidos na terra do Egito; cairão à espada, e de fome morrerão; consumir-se-ão, desde o menor até ao maior; à espada e de fome morrerão; e servirão de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio.
¹³ Porque castigarei os que habitam na terra do Egito, como castiguei Jerusalém, com a espada, com a fome e com a peste.
¹⁴ De maneira que da parte remanescente de Judá, que entrou na terra do Egito, para lá habitar, não haverá quem escape e fique para tornar à terra de Judá, à qual eles suspiram voltar para nela morar; porém não tornarão senão uns fugitivos.
¹⁵ Então responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a deuses estranhos, e todas as mulheres que estavam presentes em grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:
¹⁶ Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti;
¹⁷ Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.
¹⁸ Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome.
¹⁹ E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?


Jeremias 44:1-19

----------------------------------------------------------

Ao lermos esse episódio que está registrado no Livro de Jeremias ficamos estupefatos, perplexos, pasmados com o grau de obstinação, de apostasia, de rebelião contra Deus que pode chegar a humanidade! Realmente, ficamos sem adjetivos para qualificar tamanha malignidade que pode haver no coração humano em relação a Deus.

Veja o que estava acontecendo: o povo de Israel cometia iniquidade de forma abundante, se afastando do seu Deus vivo, como se Deus não existisse. Eles cometiam toda a sorte de maldade, a ponto de queimarem seus próprios filhos em sacrifício a Moloque que jamais foi um deus - na prática, um demônio travestido de deus, um falso deus. Eles se prostituíam  de todas as formas, em todos os montes, em seus cultos sexuais em adoração a Baal e a Asera, igualmente demônios travestidos de deuses, além de adorarem a falsa deusa Astarte ou Astarote, autoproclamada "rainha do céu": 

²⁹ E os caldeus, que pelejam contra esta cidade, entrarão nela, e pôr-lhe-ão fogo, e queimarão, as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal e ofereceram libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
³⁴ Antes puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para a profanarem.
³⁵ E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.
(Jeremias 32:29,34,35)

Eles, que haviam sido escolhidos pelo único e verdadeiro Deus, que lhes havia feito o bem, livrando-os da escravidão no Egito e fazendo deles, grupo de ex-escravos, uma nação, manifestando o Seu Poder de forma sobrenatural e maravilhosa para os conduzir a uma terra boa ("terra que mana leite e mel", como cita a Bíblia em inúmeras passagens), abandonaram a esse Deus trocando-o por ídolos feitos de pau e pedra: "³³ E viraram-me as costas, e não o rosto; ainda que eu os ensinava, madrugando e ensinando-os, contudo eles não deram ouvidos, para receberem o ensino" (Jeremias 32:33). Perceba o que Deus estava dizendo: "Eles se comportaram contra mim com desprezo, como homens que, quando são falados, admoestados ou instruídos, em vez de olharem para aqueles que os instruem ou admoestam, viram-lhes as costas. No entanto, seu pecado não teria sido tão grande e hediondo, se eu, por meio de meus profetas, não os tivesse instruído diligentemente, e eles teimosamente se recusaram a ser ensinados ou corrigidos por suas instruções".  

Deus havia sido desprezado pelos seus escolhidos! Havia sido rejeitado, ao ponto daquelas pessoas sequer considerarem a Palavra de correção da parte de Deus por meio dos seus profetas, chamando-os a se arrependerem. Isso mesmo: Deus, apesar de rejeitado - o soberano Deus, que não precisa de homem algum ou de coisa alguma, que é Excelso e Supremo (Deus que "fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas"  - Atos 17:24,25) - estava se importando com eles ao ponto de chamá-los ao arrependimento! Uma paciência imensa e um amor incompreensível (eu e você por certo teríamos desistido dessas pessoas no primeiro episódio), levava Deus a levantar e enviar Seus mensageiros para chamá-los ao arrependimento; para instruí-los em seu dever e alertá-los dos perigos a que se expunham. No entanto, em vez de voltarem o rosto para ele, como discípulos para seus mestres e como súditos para seu rei, ouvindo o que lhes fora dito, viraram as costas, expressando todo o seu desprezo e mostrando grande grosseria e irreverência para com Deus. Eles não tinham respeito pelo Senhor seu Deus. Eram pessoas de coração rebelde e persistente em fazer o mal (Jeremias 5:23,24).

O resultado de toda essa rebelião contra Deus culminou na destruição do Templo de Israel que havia sido edificado por Salomão, a destruição da nação e no desterro, como cativos, dos moradores de Judá, para a Babilônia. Deus usara essa nação - império mundial em sua época - para exercer juízo divino sobre Seu povo. Essa nação era instrumento de Deus para juízo, para correção, para disciplina: "²⁸ Portanto assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade na mão dos caldeus, e na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, e ele a tomará" (Jeremias 32:28). Serem cativos em Babilônia era o processo de Deus na vida daquelas pessoas, para ensiná-las a obediência, a fidelidade e a gratidão ao bondoso Deus que havia escolhido-os para serem Seu povo de propriedade particular. Era um processo disciplinador de um Pai zeloso, que disciplina seus filhos por amá-los e não querer, em hipótese alguma, que eles destruam a si mesmos com suas ações malignas. O Senhor "disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho" (Hebreus 12:6), logo não devemos desprezar a disciplina do Senhor, nem desanimar quando por Ele somos repreendidos (Hebreus 12:5). 

Um povo que se desviou do Seu Dono, do Seu Deus. Assim era com aquelas pessoas. Mesmo diante das exortações para que se arrependessem, sabendo eles que o Senhor seu Deus é o único Senhor e Deus, endureceram seus corações, taparam seus ouvidos ao que Deus constantemente lhes dizia. Diante do exército de Babilônia, juízo de Deus, ousaram ainda a consultar ao Senhor por meio do profeta Jeremias, para que o Senhor os livrasse do inimigo: "² Pergunta agora por nós ao SENHOR, por que Nabucodonosor, rei de babilônia, guerreia contra nós; bem pode ser que o SENHOR trate conosco segundo todas as suas maravilhas, e o faça retirar-se de nós" (Jeremias 21:2). Note que não estavam arrependidos, só queriam o livramento de Deus para continuarem a praticar seus malignos pecados como até então havia sido. Logicamente, a resposta de Deus foi categórica: "⁴ Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas de guerra, que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei de babilônia, e contra os caldeus, que vos têm cercado de fora dos muros, e ajuntá-los-ei no meio desta cidade. ⁵ E eu pelejarei contra vós com mão estendida e com braço forte, e com ira, e com indignação e com grande furor. ⁶ E ferirei os habitantes desta cidade, assim os homens como os animais; de grande pestilência morrerão. ⁷ E depois disto, diz o SENHOR, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que desta cidade restarem da pestilência, e da espada, e da fome, na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, e na mão de seus inimigos, e na mão dos que buscam a sua vida; e feri-los-á ao fio da espada; não os poupará, nem se compadecerá, nem terá misericórdia" (Jeremias 21:4-7). A eles foi proposto por Deus dois caminhos, de vida e de morte: morte para quem tentasse resistir a Nabucodonosor rei de Babilônia - servo do Senhor, segundo as próprias palavras de Deus (Jeremias 25:9), e vida para quem a ele se rendesse. Quem se rendesse, aceitando a disciplina de Deus, conservaria sua vida; mesmo estando em Babilônia eles seriam objeto do cuidado especial de Deus, que os restauraria no tempo oportuno à sua terra, conhecendo eles ao Senhor (Jeremias 24:6,7). 

Parênteses: Vale a pena notar que Deus, mesmo havendo determinado executar juízo contra Seu povo, dava a eles opção de se arrependerem (Jeremias 26:2,3). Deus é assim: Antes de executar juízo Ele havia várias e várias vezes, chamando-nos ao arrependimento de nossos maus caminhos e ao retorno para Ele. Ele espera que nós possamos reconhecer o mal que insistimos amar, a maldade e corrupção em nossos corações que nos leva de forma persistente a nos desviarmos daquele que do céu nos chama para Si. Assim é hoje também: Deus fala e repete uma, duas, três, dez vezes... dá tempo e mais tempo... envia pessoas a nos falarem a Sua Palavra e o que fazemos? Damos de ombros, tapamos os ouvidos e tratamos Deus com desprezo. De que podemos nos queixar quando, sob permissão de Deus, o mal que tanto amamos traz sobre nós as suas consequências, a não ser dos nossos próprios pecados? Vivemos no mundo como se Deus não existisse, seguindo a dureza do nosso coração impenitente e cruel; uma hora as consequências virão - consequências inevitáveis para as quais não temos como evitar nem nos livrar. Quer evitar o mal maior em sua vida? Arrependa-se hoje mesmo e volte-se para Deus, que é rico em perdoar! Pare hoje mesmo com todo o vício de jogo, de sexo, de drogas e outros; com todo contato espiritual contrário à vontade de Deus como o ocultismo em suas mais variadas formas (veja, por exemplo: A PERIGOSA "BRINCADEIRA" DO COPO E DO COMPASSO ), com o adultério e toda a promiscuidade, com toda a forma de violência e maldade!

O fato é que aquelas pessoas fizeram todo o possível para se livrarem a si mesmas do seu destino, que havia sido determinado por Deus. Só não fizeram a única coisa que teria trazido livramento para eles, que era se arrependerem. O exército de Babilônia cercava a cidade de Jerusalém, estando o profeta Jeremias preso por conta da Palavra de Deus que ele havia anunciado (Jeremias 32:2).  Diante disso, o rei Zedequias havia aberto negociações com o  Faraó-Hofra, do Egito, com o objetivo de resistir ao poder de Nabucodonosor (Ezequiel 17:15) e, como resultado, o exército egípcio havia sido enviado em socorro, fazendo com que os Babilônios recuassem (Jeremias 32:5). A solução, contudo, foi temporária; os exércitos do Egito voltaram à sua terra, de modo que o cerco babilônico foi retomado por Nabucodonosor. Após um ano de cerco, o exército de Babilônia entrou na cidade de Jerusalém (Jeremias 39:1-3), causando morte e destruição por todo o lado (Jeremias 39:4-8). Jeremias, contudo, foi preservado por Nabuconosor, sendo libertado do seu cativeiro, indo morar com um homem chamado Gedalias, que havia se submetido ao governo de Babilônia como sendo ordenança de Deus e que, por isso, foi nomeado por Nabucodonosor para governar o povo de Judá.

Posteriormente, com o desenrolar da história, vemos um grupo de judeus, que haviam ficado em Jerusalém, ir consultar a Jeremias, pedindo a direção de Deus sobre o que deveriam fazer: "³ Para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer" (Jeremias 42:3). Eles falaram com Jeremias que tudo que o Senhor mandasse que eles fizessem, assim seria feito, independentemente do que fosse mandado: "⁵ Então eles disseram a Jeremias: Seja o Senhor entre nós testemunha verdadeira e fiel, se não fizermos conforme toda a palavra com que te enviar a nós o Senhor teu Deus. ⁶ Seja ela boa, ou seja má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus" (Jeremias 42:5,6). A resposta de Deus, que jamais se contradiz, foi a mesma que há anos havia sido dada: se submetam ao rei de Babilônia (Jeremias 42:10-12), ou sejam, Me obedeçam e se submetam à Minha disciplina, porque se assim fizerem eu os abençoarei. No entanto, Deus havia igualmente os avisado sobre as consequências que adviriam se não se submetessem (Jeremias 42:13-22). O que aconteceu? Aquelas pessoas se recusaram a obedecer e fizeram justamente aquilo que Deus lhes havia dito para não fazerem (Jeremias 43:1-7)! 

Parênteses: Aqueles homens não queriam, de fato, saber a direção de Deus para a vida deles. Eles queriam que Deus confirmasse a direção que eles já haviam proposto seguir! Como Deus não disse aquilo que eles queriam ouvir, eles sumariamente ignoraram a Deus e fizeram conforme suas próprias vontades! Hoje é exatamente igual: Consultamos a Deus não com a intenção de obedecer de coração àquilo que Deus nos mandar fazer; antes, já propomos em nossos próprios corações seguir a nossa própria vontade! Buscamos conselho não para seguir o conselho dado; se esse conselho nos desagradar, se ele for contrário às nossas verdadeiras intenções, desprezamos tanto o conselho e quanto ao conselheiro. Não adianta orar, ler a Bíblia, escutar sermões, pedir conselho, etc. se não há verdadeiro interesse em obedecer! Isso chama-se hipocrisia! É o método constante dos hipócritas fingir uma submissão absoluta à vontade de Deus até que essa vontade seja contrária às suas inclinações ou interesses.

É nesse ponto da história registrada em Jeremias que vemos o cúmulo do absurdo, o ponto em que pode chegar a obstinação humana: eles não obedeceram a Deus e fizeram o que já haviam proposto fazer antes de pedir o conselho; com isso, foram severamente repreendidos por Deus (Jeremias 44:1-14). Diante da repreensão, o que fizeram? Veja a resposta que eles deram: "¹⁶ Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor, não obedeceremos a ti; ¹⁷ Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum. ¹⁸ Mas desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus, e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo, e fomos consumidos pela espada e pela fome. ¹⁹ E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?" (Jeremias 44:16-19). Percebeu o que eles disseram: "Nós não vamos obedecer a Deus não, sabe por quê? Porque quando a gente adorava a falsa deusa a gente era feliz e vivia em paz, e não tínhamos falta de nada! Era só alegria, prosperidade e felicidade! Com Deus a gente só se lascou até agora!"

Quantas pessoas pensam e agem exatamente igual a esse homens e mulheres que falaram essa sandice, registrada na Bíblia Sagrada? Pessoas que um dia conheceram a grandeza de Deus, que provaram o amor de Deus por elas e que viram com seus próprios olhos as maravilhas de Deus e que simplesmente renunciaram a fé que um dia abraçaram, por entenderem que a vida sem Deus era melhor do que com Ele?!? Pessoas que renunciaram a Cristo de ampla consciência, retornando aos demônios do inferno, a quem buscavam e serviam, de quem foram libertos um dia tendo os olhos abertos para sua verdadeira natureza! Renunciaram a Cristo porque, dizem para si mesmos, "a vida antiga era mais próspera e feliz, quando servíamos a esses 'deuses'; tínhamos mais prazeres e liberdades e tudo ia às mil maravilhas"? A vida era melhor sem Deus?! Como é possível afirmar uma coisa dessas?! 

Vou perguntar de forma ainda mais clara e incisiva: seu antigo 'deus', seja ele qual for, era realmente bondoso contigo? Quantas vezes esse 'deus' quase matou você, ou a quem você ama? Seu 'ex-deus' que permitia e incentivava o sexo livre e toda a forma de imoralidade sexual, quando você transava livremente com quem queria, sem respeitar seu próprio corpo, em adoração a ele - queria ele realmente seu bem? Isso era realmente bom para você? E quando ele, seu 'ex-deus', incentivava você a consumir todo tipo de droga, que faziam você ficar fora de si, para ter um "êxtase espiritual", consumindo e destruindo sua vida? E quando, à noite, ao dormir, você tinha visões malignas, terror noturno? Quando via vultos por todo lado, quando sentia algo muito mal vir sobre sua vida? E quando esse falso deus, seu 'ex-deus', possuía seu corpo, aprisionando sua vontade e fazendo com que você se ferisse ou ferisse a outros? Isso era realmente bom para você? Você era mais feliz nessa época? Era mais próspero? Era livre, de fato?  

Como é possível, querido(a) leitor(a), quem teve os olhos abertos pelo Senhor, por Cristo, quem morreu por você na cruz, que te dá a vida e tudo aquilo que você precisa para viver, ser agora abandonado por você? Como você pode renunciar Àquele que valoriza sua vida ao ponto de cuidar de você em suas mínimas necessidades, que chama você de Seu filho e que chama a Si mesmo de Seu Pai? Como pode você abandonar conscientemente ao Senhor, após ter conhecido a Ele e descoberto que Ele é, e ainda por cima usar como argumento que a sua situação anterior era melhor do que com Cristo?

"Ah pastor, mas eu me decepcionei com a igreja". Querido(a), decepcionar com igreja todo cristão que se preza já se decepcionou ou se decepcionará um dia. Igreja é feita por gente, gente como a gente, que enguiça de vez em quando. Gente carente da misericórdia de Deus - e isso todas as manhãs. Gente que peca, gente que erra, que fala e faz o que não devia. Tem até, às vezes, em alguns casos, gente que usa até o nome do Senhor para fazer mal aos outros, para se locupletar se fazendo passar por algo que não é - afinal, há joio crescendo junto com o trigo. Assim, tem gente que erra tentando acertar, que leva a sério sua fé e Seu Deus, e gente que vive errado porque nunca conheceu ao Senhor de verdade. É possível se decepcionar com ambos. Mas daí renunciar ao Senhor, de sã consciência, dizendo que os ex-deuses, que o mundo, o pecado e o diabo eram melhores do que Jesus, isso é a mais alta apostasia!!! E, depois de inumeráveis exortações e conselhos de Deus para se arrepender, ainda insistir no caminho de tremenda maldade? Aonde você acha que isso o levará? Eu vou dizer: isso te levará ao inferno eterno, um lugar de "choro e ranger de dentes" (Mateus 13:42)!  "Ah, então eu vou para o inferno por isso? E as outras pessoas?" Querido(a) leitor(a), se elas não se arrependerem irão também para o mesmo lugar de sofrimento (Lucas 13:3)! Mas não se trata delas aqui, se trata de você! Não existe essa justificativa, de "o outro". Tua relação é direta com Deus, sem justificativas ou intermediários; é com Ele que você terá de acertar as contas! 

"Ah pastor, eu fui seduzido por um pecado que tenazmente me assediou, daí eu resolvi chutar o balde mesmo". Querido(a) leitor(a), não importa em qual pecado você tenha caído!! Não importa se você fez salto ornamental no abismo, deu pirueta tripla e mergulhou de cabeça no lamaçal do pecado! Se você reconhece que pecou, preste atenção no que vou dizer: ARREPENDA-SE! Arrependa-se agora, já! Deus é Deus misericordioso, não te desampara nunca! Ele nunca se desviará de um(a) filho(a) Seu/Sua, que reconhece seus pecados e arrependido(a) retorna a Ele! Não há ninguém, que quebrantado(a), debaixo de culpa mas que quer estar ao lado do Seu Pai, Seu Deus e Senhor que seja ignorado(a) por esse Deus! Ao invés de chutar o balde; chute o pecado! Mete o pezão nele, com vontade! Dá uma bicuda nele e no diabo, daquelas bicudas bem dadas! Faça isso agora e volte!!! Volte para Deus!! Deus te chama a vir até Ele, querido(a) leitor(a): "¹⁸ Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" (Isaías 1:18)!

Independente de qual seja a sua situação, estou exortando-o hoje a se arrepender-se e retornar ao Senhor seu Deus, querido(a) leitor(a)! Se você está sob a disciplina do Altíssimo, saiba que isso é sinal de que para Ele, o Excelso Deus, você é filho(a) Dele! Ele disciplina a quem ama, a quem Ele recebeu como filho, é o que diz o autor aos Hebreus. Você é amado(a) por Deus! Você é querido(a)! Você é precioso(a) para Deus! Não fique mais distante do Senhor, não volte para aqueles seres espirituais da maldade, que não amam você e que só querem a sua destruição; diga não ao mundo, ao pecado e ao diabo! Se lembra de onde você caiu da presença de Deus e se arrependa; receba então o perdão de Deus e seja por Ele recebido(a), de braços abertos!

Ouça essa bela canção e que Deus ministre ao seu coração!


 
Pense nisso!

Graça, misericórdia e paz te sejam multiplicadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.