quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lança o Teu Pão


ECLESIASTES 11:1
LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.


Você com certeza já deve ter experimentado um pão que ficou duro. É difícil cortá-lo ou mastigá-lo, esfarela com facildiade. Só serve para fazer torrada ou farinha. Mas por que o pão fica duro, de um dia para outro? O pão é macio ou duro de acordo com a quantidade de água que ele contém (assim como a argila: enquanto úmida pode ser moldada, depois de um seca se torna rígida). Ao ser guardado fora de um saco plástico, as moléculas de água que escapam do pão se perdem pela atmosfera.

A Bíblia nos manda lançarmos o pão sobre as águas, porque, dentre outros motivos, isso evita endurecimento do pão da comunhão, matendo-o sempre macio e saboroso.

Não permita nenhum tipo de chance para o pão da comunhão ficar endurecido, seco. Pão duro só serve para ser moído, para fazer farinha de rosca, ou para virar torrada (que depois endurece novamente). Não é saboroso, não desperta interesse de comê-lo. Quando mordido, machuca a boca.

O Pão da comunhão deve estar sempre macio, para poder ser repartido, com a mão, entre irmãos. Cortá-lo com faca, com a faca da inimizade, é estragar o pão, além de ser ofensivo Àquele que dá o pão. Cortá-lo com faca é quebrar a comunhão, inserindo a impessoalidade, a força e a frieza própria do aço da faca. Fazer torrada é submeter o pão ao calor da contenda, da disputa. Transformá-lo em farinha é desfazer o pão, é quebrar definitivamente a comunhão.

Deus nos dá o pão macio da comunhão para que todos possam comê-lo, independente de terem dentes ou não. Ele é tão macio que é cortado com a mão; a mesma mão que corta o pão é a mão que estende o pão na direção do irmão, que olha olho no olho, que oferece o que comer a quem é querido. Pão macio - sem dureza, sem contenda, sem ira, sem disputa, sem inventário de culpados.

Jesus é o pão da comunhão. Não deixe que Ele seja endurecido no seu coração, não permita que Ele seja torrado na sua vida; sequer consinta que Ele seja trasnformado em pó dentro de você.

Que o seu coração e sua vida possa ser sempre o lugar onde o Pão da Vida é conservado macio; que possa sempre fluir rios de água viva do seu interior, mantendo assim a maciez e o sabor do Pão vivo que desceu do céu - Jesus.

2 comentários:

  1. Muito bom ! Realemente que possamos estar atentos as investidas do diabo em nossas vidas , nos tornando um pão seco e sem significado. Que Deus nos mantenha sempre macios e saborosos por toda vida como um alimento saudave para nossos irmãos !

    Um grande abraço Pr Ricardo.

    Adriano O Dias
    Reviver - Volta Redonda

    ResponderExcluir
  2. Muitos já se tornaram não só pão duro,dormido,mas também amarelecido e
    cheio de bichinhos permitindo que a vida torne-se sem sentido e que a in-
    digestão ,uma tremenda dor de barriga
    se instale atrapalhando seu bom viver no Corpo.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.