sexta-feira, 6 de maio de 2011

PENSAMENTOS E CAMINHOS MAIS ALTOS DO QUE OS MEUS

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is 55.8,9)

Enquanto os capítulos 53 e 54 retratam de forma profética, respectivamente, de Cristo e da Sua Igreja, Isaías 55 retrata a graça de Deus, o grande favor imerecido, prestado à toda humanidade, onde o Senhor convida a todos os homens, independentemente de seu estado ou condição espiritual a se converterem à Ele e viver.

Especificamente nos versículos 8 e 9, Isaías contrapõe a grandeza de Deus e a pequenez humana. "Meus caminhos" e "vossos caminhos", "meus pensamentos" e "vossos pensamentos". Os caminhos e pensamentos do Senhor são altos, isto é, insondáveis, incapazes de serem discernidos pelo homem. Nenhum homem pode compreender os desígnios de Deus. O apóstolo Paulo também exalta a imensidão dos desígnios de Deus: “O profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33). 

De fato, é impossível ao homem compreender Deus. Especialmente quando Deus escolhe agir de uma forma que muitas vezes acaba contradizendo o nosso conceito, humano, de Deus. Isso é particularmente verdade quando se trata do problema do mal no universo. Porque o mal continua ainda existindo? Porque o mal prospera, enquanto o bem segue à míngua? Porque os canalhas triunfam, enquanto as pessoas de bem padecem?

Dia 27/04/2011. Morre, aos 79 anos de idade, o Pr. David Wilkerson, vítima de acidente automobilístico, no estado do Texas, Estados Unidos. Ele foi uma das vozes mais poderosas contra os desvios doutrinários e as aberrações comportamentais que invadiram a Igreja. Ele dizia: “Nós nos agarramos a nossas retóricas religiosas e conversas sobre avivamento, mas nos tornamos tão passivos! A verdadeira paixão nasce da angústia. Toda verdadeira paixão por Cristo vem de um batismo de angústia”.

O Pr. David Wilkerson foi um dos pastores mais sérios e verdadeiros que este mundo já recebeu. Nunca houve nada contra o ministério ou a vida pessoal deste pastor. Nem um mísero escândalo. Nada! Seus sermões serviram e ainda servirão para edificação de muitos e muitos irmãos em Cristo. Mensagens de enlevo espiritual, de exortação bíblica poderosa, de correção e admoestação; mensagens geradas no coração do Pai, inspiradas pelo Espírito Santo ao servo do Senhor. Não são mensagens de auto-ajuda barata; de pedido mesquinho de dinheiro dos crentes para enriquecimento babilônico - como é costume de uma série de muquiranas televisivos de conversa mole, intitulados de pastores.

Ah, esses nabucodonosores modernos! Junte 10 deles e você não tem um sequer! Prestam um verdadeiro desserviço ao reino de Deus: graças a eles, hoje o evangelho é sinônimo de vida fácil, de "muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender".  Criam heresias a todo o instante, para sustentarem seus caprichos e mundanismos. Com estas heresias, formam toda uma rede dogmática gosmenta; onde muitos incautos e desavisados acabam sendo presos nela. Daí, quando você vai combater o falso ensino, os crentes aprisionados no erro acabam achando que você está combatendo a igreja, que você é despeitado, e coisas do tipo. Então voltam-se contra você, com maledicência e torpes acusações. Enquanto isso, os muquiranas continuam a prevalecer no caminho.

E quanto a Bíblia? Infelizmente, lamento dizer, mas ela é um livro em desuso. Pelo menos nas igrejas. Raríssimas são as vezes em que ela é usada nos púlpitos. Hoje, os maiores expoentes da pregação evangélica são "contadores de historinhas", que ensinam que a Bíblia diz quando ela nunca disse. Hoje, os "pregadores avivalistas topetudos" estão ensinando verdadeiras doutrinas de demônios; já os "mestres" estão ensinando apostasia de Deus. Não há mais pregações bíblicas, sérias, de profundidade, que invariavelmente mexem com as entranhas dos ouvintes, confrontando-o com a Verdade. A mentira prevalece!

Não, eu não quero e não preciso deste tipo de evangelho. Não quero ouvir mentiras, não preciso disso; não preciso que massageiem meu ego, e não, não dou um centavo para essa igreja "feira-livre"! Pode falar o que quiser; pode amaldiçoar o que quiser - até porque eu desafio qualquer moleque topetudo muquirana, psicólogo falido de meia-pataca e ex-camelô, transvestidos de pastor, a demonstrar o poder que eles dizem ter. Eu conheço a Palavra de Deus o suficiente para não cair nessas chantagens pseudo-espirituais baratas de "bênção-maldição".

Porém, o fato é: esse tipo de coisa prospera em nossos dias! Os reinos religiosos vão de vento em popa, cada vez mais e melhor. Seus magnatas seguem sempre em frente, enganando a todos com seus discursos. Enquanto isso, gente séria padece; pastores sérios gemem todo o mês porque vêem seus ministérios minguarem, suas iniciativas não darem os frutos esperados. Hoje, quem conhece, prega e ensina apenas a Bíblia está fadado ao ostracismo. Cada vez mais os crentes migram de igrejas sérias para estes clubes chamados de igrejas. Teologia? Para quê? Os livros estão cada vez mais abandonados nas livrarias. As Revistas de Escola Dominical perderam, há muito, em conteúdo; ninguém tem mais interesse em estudar a Bíblia. Afinal, estudar para quê?!?

Isso tudo, toda essa apostasia da igreja, tem um nome na Bíblia: PROSTITUIÇÃO!

O mal prevalece. Diante desse cenário de prostituição religiosa, é fácil perder a fé. Os apelos do mundo, para adesão ao sistema, são cada vez mais insistentes e fortes. Ignorar isso é por si só um perigo maior do que viver na contramão da história. O que fazer? Render-se não é uma opção, desistir de tudo também não. A única coisa a fazer é lutar, com todas as forças, contra este sistema que aí está. O que não é nem um pouco fácil, isso é um fato. Não é fácil ser um crente bíblico neste mundo de inversão de valores, onde o falso tornou-se verdadeiro e o verdadeiro no falso.  Muitas são as tentações e as privações dos justos e a tendência é que as coisas piorem. Esta prostituta que aí está, que tem o nome de rainha e não o é, não tem misericórdia de ninguém, mas vive apenas para alimentar sua própria devassidão, seu próprio prazer imoral bem como o prazer de seus negociantes.


E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. (Ap 22.10-12)

O tempo está próximo.  O tempo de iniciar o cumprimento das profecias do livro de apocalipse - a encarnação do mal e o julgamento final sobre ele - está próximo. Quem é injusto e assim quiser continuar, que o faça; que está sujo e ama a sua sujeira, chafurde-se nela - esse é o conselho do anjo para João e para nós. Do mesmo modo, ele aconselha: quem é justo, faça justiça ainda e quem é santo, santifique-se ainda. Noutras palavras, quer viver no lamaçal do pecado, quer viver nas profundezas de satanás? Problema é seu, só você o sofrerá no final das contas. Quer viver como justo, afligindo todo o dia sua alma justa? Ama se santificar para o Senhor? Só você receberá os benefícios disso. De um jeito ou de outro, o galardão de cada obra - justa ou injusta - virá até você.

Por mais que o mal triunfe nesta terra, há um galardão reservado ao final para seus zelosos vetores humanos, assim como há um julgamento final, ser executado sobre toda a sorte de mal - até a fonte de todo o mal, satanás. Hoje, eles podem desfrutar do sucesso. Sim, desfrutem do sucesso financeiro, oriundo do comércio babilônico de homens e de almas. Babilônia está de pé, mas não para sempre; ela há de cair. Ela, que hoje embebeda-se com suas prostituições diante do Senhor - com a venda de bugingangas de fé, com a exploração de trízimo e coisas do tipo - ainda se tornará, um dia, morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Ah, prostituta, que tem nome de rainha: um dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga!

Há um tempo determinado pelo Senhor para cada coisa; assim há um tempo determinado para o cativeiro babilônico de seu povo. Mas o príncipe virá! O nosso libertador virá e nos livrará de babilônia com suas nojentas prostituições. Até lá, permaneçamos firmes, até que o Senhor nos conceda vencer! É verdade: muitas coisas que meu Senhor faz eu não entendo e talvez jamais venha a entender; mas Ele é o meu Senhor e eu o amo, apesar de nem sempre entendê-Lo. Deus me chamou não para entendê-Lo, mas para amá-Lo com todo o meu coração, com toda a a minha alma! Se um dia, quando estiver em Sua presença para sempre, Ele quiser explicar, eu entenderei; caso contrário, e daí? Nenhuma explicação é e nem será preciso. Basta-me a fé!

Meu galardão está com o meu Justo Juiz, com meu Salvador e Senhor Jesus Cristo, de quem sou servo até a morte, a quem meu corpo, alma e espírito pertencem por direito eterno e inalienável! Até lá, vamos nos esmerar em ainda servir ao Senhor com tudo o que pudermos, com todas as nossas forças! Vamos amar e ensinar ainda mais a Palavra - doa a quem doer! Não gostem de mim, não gostem da Palavra - azar! Eu e minha casa serviremos ao Senhor; quem quiser, pode servi-lo ou a Baal. Escolha pessoal, consequências pessoais! Só não diga que você não foi avisado.

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

4 comentários:

  1. O pastor David Wilkerson deixou escrito no seu livro FAMINTOS POR JESUS,algo que tem tudo a ver com o que acabo dee ler:"Mostre-me um crente,que se tornou amante e anunciador da verdade, e eu lhe mostrarei um rejeitado e perseguido por toda a igreja morna."E isso continua,esses falsos pastores que aí estão,com suas ovelhas que amam ser enganadas,vão precepício abaixo.(São cegos guiando cegos.)O que é complicado é ouvir e ler ainda aquela palavra:"não fale mal dos ungidos".Ficaria melhor se dissessem:"Não falem mal dos mugidos"."Ai dos que chamam ao mal chamam bem e ao bem,mal.Que fazem da escuridade luz,e da luz,escuridade,e fazem do amardo doce,e do doce,amargo!"

    ResponderExcluir
  2. A igreja realmente se perdeu! Igrejas sérias diminuem o rol de membros pq é difícil meu pastor, ser confrontado. O homem tem um grave erro de levar para o lado pessoal. As mensagens pregadas contra pecado quase sempre geram confllitos na alma e estes que as ouvem naum conseguem discernir seu conteúdo sem levar para o pessoal. Lembro que me converti bem cedo ao evangelho e Deus falava comigo de forma contundente e creio que algumas vezes até bem dura. Mas analisando bem, é necessário que algumas vezes assim o seja pq o homem crente sem freios é um monstro sendo criado no meio de ovelhas do Senhor. Deus não cria monstros! Vale aqui citar que essa luta pelo pecado é terrível! Existem dias que percebo minha carne gritando, gemendo e me chamando para a imundícia da babilônia. Por outro lado, vejo também uma poderosa voz, falo como uma metáfora, contudo digo que em alguns casos realmente ouvi uma voz, me chamando para o outro lado. Como um contrapeso dizendo para eu suportar, que eu vou conseguir, que não estou sozinho, que é necessário ser forte e que tenho a força dentro de mim para tal vitória, ou seja, minha fé.Amado pastor e pai na fé...
    Tem solução para este quadro querido e dedicado pastor, o homem que me gerou na fé, que foi usado por Deus para me ensinar o Evangelho puro, sem máculas, verdadeiro, forte, poderoso e eficaz, do qual me sustentei e me sustento nos momento de angústia e aflições, com vitórias e derrotas. Derrotas sim! Porque este evangelho mentiroso dizendo que derrota não existe é mentira! A bíblia nunca disse que o homem não poderia fracassar. A solução é mergulhar no Espírito pastor. Sabe, creio que podemos influenciar pessoas pelo Esírito Santo de Deus e motivá-las a viver uma vida melhor. Mensagens super poderosas, não com sabedorias humanas, ensino forte e mais ainda, um coração cheio de Graça é a solução. Como seria isto? Um coração realmente cheio, transbordando de Graça contagia seu ambiente e o transforma. Lendo a Bíblia vejo muitas coisas mais duas me chamam muita atenção: deus morreu na cruz por nós pecadores e sem isso nunca chegariamos ao céu. Fato! Entretanto pastor, sengundo o Evangelho que me foi passado pelo senhor, O Espírito Santo é a chave para nós! É Ele quem convence o homem disso. É Ele quem atrai o homem para olhar esta verdade, como se por ummomento este pudesse contemplar o Cristo pregado por seus pecados e sofrendo como um ladrão e um falso rei da humanidade. O arrependimento é o que falta hoje. Só existe manipulação, mentira e hipocrisia. Bons crentes tem entrado nesta onda de engano por não entenderem a Graça de Deus.
    Mas é prometido um avivamento meu pastor. Guardo isso em meu coração todos os dias porque a Igreja precisa disso. Nesse avivamento uma coisa essencial será restaurada: o amor. É ele quem transformará o Evangelho perdido nos púlpitos e mostrará o Pai ao mundo. O amor ressucita, transforma, faz reviver... o amor faz um coração duro pelo pecado e a frieza da amargura criada pela maldade ser transformada em carne segundo a palavra de Deus. Amor! Pequena palavra com poder tremendo!O avivamento trará isso de volta para nós. Então a Igreja ficará mais unida, filhos se voltarão para seus pais e pais para seus filhos, famílias restauradas! Difícil? Sim! Mais Deus esta gerando homens de Deus com a capacidade, não deles mesmos, mas pelo Esírito, de tocar no coração do povo, de mexer com suas estruturas, abalar e aniquilar seus sofismas.Todos querem? Longe disso! Mas não me envergonho do Evangelho que é poder de Deus! Poder para entrar no coração do homem e abalar. Ainda meu pastor que ele não queira ouvir, ainda que fique como faraó, duro, mas um homem mergulhado na unção do Espírito, cheio de dons, sem timidez e com muito, mais muito amor no coração faz uma enorme diferença nesse quadro caótico da igreja e do mundo. Evangelista Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. (Continuação)
    É chegado esse tempo, ainda bem no começo, mas é chegado. Se um homem se humilhar e buscar a Deus com sinceridade neste tempo presente, creio que o pai lhe dará condições de fazer estremecer as bases da igreja moderna. Deus esta gerando pessoas que não vão deixar o amor esfriar e com o fogo em seus corações irão derreter o gelo de suas congregaçoes, famílias e todo local que colocarem seus pés."Eu sou a voz do clama no deserto preparem o caminho do Senhor"... Isaías 40:3.Essa voz cheia de unção e amor vai ser ouvida com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Não há mais o que dizer, disseste tudo.
    Que sua voz ecoe no coração dos crentes sadios despertando-os para essa realidade, e na alma dos que praticam a iniquidade, alertando-os para seu fim trágico mas merecido.
    Sabe querido pastor, busco todos os dias com todas minhas forças viver a verdade de Deus e morrerei pregando essa verdade. Não me dobrarei jamais ao "evangelho fácil". A Palavra de Deus é dura, cortante, fogo consumidor. Agrade-se dela quem quiser se agradar. Não mudarei e nem corremperei-a para satisfazer egoístas, avarentos, mentirosos, insubmissos e arrogantes. As ovelhas verdadeiras conhecerão a voz do Bom Pator e o seguirão. Deus nos ajude, caro colega.
    Em Cristo,
    Pr. Magdiel G Anselmo.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.