quinta-feira, 23 de novembro de 2017

BRASIL, ARREPENDE-TE!



Como será o futuro
Do nosso país?
Surge a pergunta no olhar
E na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome
Nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro
Pra sobreviver

Onde andará a justiça
Outrora perdida?
Some a resposta na voz
E na vez de quem manda
Homens com tanto poder
E nenhum coração
Gente que compra e que vende
A moral da nação

Brasil olha pra cima
Existe uma chance
De ser novamente feliz
Brasil há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus,
Justo Juiz!

Como será o futuro
Do nosso país?


(João Alexandre - Pra Cima Brasil)


 A situação do Brasil, do ponto de vista econômico, político e social é muito grave. Desde Brasília, a capital do país e sede do poder nacional, até estados da federação como RJ, o que se vê é corrupção e violência, dos mais variados tipos e formas, e em todos os escalões da política e sociedade. Desde a política nacional, do Presidente da nação (já temos 3 ex-presidentes que foram impedidos de continuarem seus mandatos), ministros, senadores e deputados, passando pela política estadual, de governadores, prefeitos, deputados e vereadores, a sua imensa maioria encontra-se enlameada por todo tipo de acusação com altíssimas suspeitas de "culpa no cartório".  São delatados por empresários, dos quais segundo afirma-se receberam vantagens pecuniárias indevidas; são investigados e alguns eventualmente tem seus mandatos cassados, se estiverem exercendo o mesmo, e acabam presos (no RJ foram presos três ex-governadores, um presidente e um deputado ex-presidente da Alerj, quatro ex-secretários, dois deputados federais, um estadual e cinco conselheiros do TCE), tendo suas vidas, carreiras, nomes e até famílias manchadas com o estigma da corrupção, caindo em descrédito diante de seus eleitores, da sociedade e do mundo.

A pergunta que surge é se não haverá um fim para isso. Pessoas que ocuparam cargos considerados de alto escalão, eleitos pelo povo na esperança de que pudessem fazer algo em favor do bem comum, em favor de um país tão cheio de desigualdades! Milhares de famílias que, vivendo sem condições e garantias mínimas, depositaram suas esperanças em políticos, que prometeram "mundos e fundos" durante a campanha, mas que agora, depois da eleição, continuam exatamente como estavam. Nenhuma promessa cumprida, nenhuma mudança real e efetiva, nenhuma melhoria para a vida dessas pessoas; apenas a "melhoria" para os políticos que se elegeram, oportunistas e mentirosos! Todos, invariavelmente, que são eleitos, "botam o boi na sombra": gozam de altíssimos salários (aumentados por eles mesmos) além de benefícios únicos dos mais variados (verbas de gabinete, indenizações, viagens aéreas caríssimas, aposentadorias especiais, etc.). São caríssimos para o país (cálculos da ONG Portas Abertas apresentam o custo do poder legislativo de R$ 1,16 milhão por hora aos cidadãos brasileiros, em todos os 365 dias do ano) (ref.: http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2017/07/poder-legislativo-custa-r-116-milhao-por-hora-diz-ong.html. Acesso 23/11/2017). E o retorno desse custo, para a sociedade, é irrisório ou em muitos casos inexistente. Basta ver como eles vem tratando a educação pública, a segurança, a saúde, etc. ao longo dos anos - todos temas 100% presentes nas promessas políticas eleitoreiras! E isso independentemente de ideologia - direita ou esquerda - ou de legenda partidária! Todos são exatamente iguais, farinhas do mesmo saco!

Um país onde professores ganham muito mal, trabalham em péssimas condições (sem material/treinamento adequado, contínuo) e ainda por cima são surrados dentro de salas de aulas de escolas públicas por "crianças inocentes", não pode ser um país cuja classe política promete "educação de primeiro mundo" desde o Brasil-Império! O produto disso é a formação de "analfabetos funcionais", que não sabem ler, escrever ou sequer fazer contas básicas, que acabarão mais dia menos dia necessitando da política para alcançarem alguma coisa na sociedade (irem para a faculdade, serem aprovados em concursos públicos, etc.)! Obviamente, o problema perpassa toda a cadeia e ensino, desde a educação básica até a superior - e pós-graduação! O resultado são "profissionais" mal-formados, sem condições mínimas de exercício profissional! O resultado são alunos de pós-graduação que deveriam retroceder no ensino até o nível básico, com dissertações e teses repletas de erros (de vernáculo, de conteúdo, de lógica, etc.) que sequer rendem uma única publicação em periódicos internacionais! Trabalhos que não passam de "livros de capa preta na biblioteca", como diz meu antigo professor de Operações Unitárias (Ph.D. em Eng. Química pela Univ. de Leeds, na Inglaterra), contados quantitativamente como critério de formação, não qualitativamente ("um livro de capa preta, dois livros de capa preta, três livros de capa preta... oh, veja como estamos formando mestres e doutores no país! A biblioteca está repleta de livros pretos!" e não "uma tese de ouro", "duas teses de prata", etc). A solução dada pela classe idiota (desculpe o termo) é privatizar a educação! 

A saúde, outro tema sempre constante nas promessas mirabolantes de candidatos políticos em época de eleição, é outro fiasco, vergonha nacional! Hospitais públicos que não tem a mínima condição de atendimento: sem equipamentos, sem material (equipos), sem profissionais para as mais diversas áreas e especialidades (médicos, enfermeiros, etc). Hospitais que estão nas mãos de grupos de interesse, com desvios de verbas públicas, dentre outros pelos políticos eleitos com base na confiança do povo em suas promessas voltadas para a saúde! Minha mãe recentemente foi usuária de um hospital estadual, em Niterói/RJ, por conta de um acidente que sofreu por conta da má-conservação da via pública: acabou perdendo a visão de um olho por conta da ineficiência, no mínimo, dos médicos do hospital! Ficou quase 9 horas para ser transferida - e isso só com ambulância do plano de saúde, que por sinal é outra safadeza no Brasil - você paga caríssimo e na hora que precisa usar é cheio de "mais é que", via de regra. Meu irmão teve que subir o tom de voz num hospital do plano para minha mãe ter um atendimento, o qual ela pagou e paga religiosamente todo mês, porque simplesmente a pessoa encarregada fazia "corpo mole" para solicitar a autorização de um procedimento urgente! Safadeza da grossa e ninguém, nem a tal da ANS, faz coisa nenhuma! Coisa de ladrão, de mafioso! Voltando a saúde pública, centenas, milhares morrem nas filas de hospitais, sem atendimento! Unidades são fechadas! Pessoas que dão entrada com "dor de dente" saem mortas, com óbito assinado! E os políticos, onde estão?

Segurança é outra safadeza. Onde estão os investimentos em segurança? Vivemos uma insegurança generalizada. Você, no Brasil, sai de casa sem saber se volta. Mata-se por nada, por um celular! Bandidos andam armados dentro de "comunidades" - verdadeiros redutos de bandidagem e criminalidade - na maior "cara dura", e todo mundo sabe disso. Todo mundo vê. Mas ninguém faz nada! E não são armas de baixo calibre não, são fuzis e granadas, pistolas automáticas, de uso restrito! Onde eles conseguem estas armas? Ora, direto com a corrupção! Todo mundo sabe disso, mas ninguém faz nada! "A solução é o Exército nas ruas", dizem alguns! Bullshit! O Exército é instrumento politiqueiro! Não podem dar um tiro, não podem "eliminar o inimigo" (Exército não é polícia, que prende para ser julgado)! Não sou favorável a morte de ninguém, mas precisamos ponderar as coisas! Só que no Brasil se o Exército ou a polícia (parte que não é corrupta) der um tiro e matar um bandido desses, num confronto direto, os defensores dos direitos humanos caem em cima deles de pau! Só que na hora que um cidadão morre por conta de roubo de celular, o pessoal dos direitos humanos não fala nada, não faz o mesmo barulho, nem um pio... por quê será? Um país onde ninguém mais pode viver em segurança, onde não se pode circular livremente, onde há ruas e até bairros "proibidos"; onde você como cidadão tem medo até de blitz policial (porque não confia na polícia), não pode ser um país onde a classe política é séria, é interessada na sociedade! Policiais e cidadãos de bem "caem como moscas", enquanto políticos nababos nada fazem! Não há segurança! Centenas, talvez milhares de mulheres são estupradas todo dia! Nem nos ônibus elas tem paz: vem um doente, põe o "pinto para fora das calças" e ejacula no rosto da passageira! E para piorar, o agressor acabou sendo solto da prisão por juiz que em sua decisão disse "o crime de estupro tem como núcleo típico constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Na espécie, entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus quando foi surpreendida pela ejaculação do indiciado" (grifo meu).   Continuando assim, Estados como o RJ em poucos anos se tornarão "Estados de bandidos", sem empresas, sem escolas, sem pessoas de bem... só bandidos, só marginais, só traficantes, ladrões e estupradores!

Porém, o pior de tudo, não o que me causa mais espécie, mais ojeriza não é essa nojenta classe política de corruptos. Eles são o que eles são: "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos."  (Romanos 3:12-18) Não dá para esperar deles nada diferente disso. Não dá para esperar deles justiça, bondade e/ou misericórdia para com a sociedade.

Vale dizer que para o reformador Calvino as causas da pobreza, miséria e a opressão, bem como da perversão e da corrupção da sociedade humana, estavam enraizadas na natureza decaída do homem. Pela queda do homem foi demolida toda ordem social. O caos econômico é causado pela ganância dos homens, e pela incredulidade de que Deus haverá de nos suprir as necessidades básicas.

O que me causa mais indignação é o fato de que as vozes que deveriam se levantar, denunciando essa sujeirada, está calada. Aqueles que deveriam ser diferentes e assim fazer a diferença, onde estão? Onde está a bancada evangélica, diante dessa sem-vergonhice que grassa todas as esferas de poder político e governamental da sociedade? Onde estão esses, que se dizem "sal e luz", que tão prontamente erguem bandeiras a favor da família, mas que não agitam sequer uma simples flâmula diante da violência na sociedade, da ineficiência dos hospitais públicos, do caos na educação, que afetam todas as famílias brasileiras?! Diante da corrupção de seus pares!? Onde estão vocês, que não se levantam com firmeza e ousadia cristãs, contra o mal que grassa a sociedade!? Vocês, que se dizem vinculados à Igreja, de mais de 20 denominações diferentes, que se dizem pastores, guias de cegos, voz dos menos validos, lutadores contra a injustiça, onde vocês estão que não se pronunciam!? Vocês defendem, de verdade, os interesses cristãos nas casas legislativas onde exercem seus mandatos? Ou o interesse pessoal - e isso usando o nome de Deus para justificar a politicagem?

A mesma pergunta faço para a Igreja. Onde estão os pastores midiáticos, que falam tanto de fé, de ousadia, de declaração profética, movedores da ação sobrenatural de Deus - sim, em seus programas televisivos e em seus púlpitos dizem que Deus atende tudo o que pedem/determinam a Ele? Por quê não levantam a "voz profética" contra o mal social que grassa a nação!? Por quê não "demonstram sua fé sobrenatural" nesse sentido!? Já que Deus os atende sempre, por quê a mudança na sociedade não acontece? Na hora de chamar colegas pastores de idiotas eles sabem (veja: http://apenas-para-argumentar.blogspot.com.br/2011/01/verdadeira-teologia-por-detras-da.html); por quê então, agora, não usam a mesma ênfase para condenar aqueles que oprimem os pobres!? Ficam angariando pessoas em "marchas para Jesus". Eu pergunto: essas marchas são para Jesus mesmo, ou são para vocês, para seu auto engrandecimento, fama e prestígio no meio evangélico? Que não denunciam veementemente o pecado social, o pecado na saúde, na política, na educação, na segurança, mas que depois, na época de eleição, vem apresentar o "irmão fulano, homem de Deus, que lutará pelos direitos dos cristãos na política"?       

Ora, os evangelistas do passado modelaram seu evangelho em termos de utilidade prática ao indivíduo e nação, como fez Charles Finney, Jonathan Edwards, John Wesley, George Whitefield, etc. Suas pregações geravam mudanças profundas na sociedade! O que fizeram, se não seguirem o exemplo de profetas como Miquéias, Jeremias, Malaquias e outros tantos que estavam presentes e contra a propagação da injustiça em sua época! Amós levantou-se contra os poderosos que vendiam escravos justos e condenavam os pobres (Am 2:6; 4:1; 5:11,12; 8:4,6), Isaías falou sobre os líderes que enriqueciam em detrimento dos pobres (Is 3:14; 5:8-10), e também denuncia, os líderes que não se importavam com viúvas e órfãos (Is 9:11-17).  O profeta Ezequiel denunciou opressão ao pobre, à prática de roubos, à posse de penhor, os empréstimos com usura e recebimento de juros (Ez 18:12,17). Falou também sobre reis que matam o mais fraco, desprezam o estrangeiro, a viúva, o pobre e trazem desonra aos pais (Ez 22:1-16). Miqueias profetizou contra os governantes que agiram de má fé contra o pobre, e foram comparados a animais selvagens que queriam a carne do pobre (Mq 3:1-4). Jeremias denunciou o rei tirano Jeoaquim, que usava de seu poder para forçar os pobres a construir ostentações para seu reinado. Além disso, não os pagava e os mantinha com péssimo cuidado (Jr 22:13-19). Malaquias, encontramos uma frente de proteção à mulher, trocada pelo marido por uma mais nova. Deus diz odiar o divórcio, porque os homens estavam se aproveitando da própria lei (Dt 24:1-4) que os possibilitava a isso. Estavam abandonando seus lares e sua companheira, tratando o casamento de forma banal (Ml 2:13-16).

Lembrem-se de que vocês são - ou deveriam ser - os profetas de Deus para a sociedade! Isaías levanta-se contra aqueles que fazem leis opressoras: “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivãs que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas e roubando os órfãos” (Isaías 10:1-2). A pergunta que ressoa para ambos os grupos aqui é a mesma: “Até quando defendereis os injustos e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios” (Salmos 82:2-4). Digo a vocês: em breve o juízo de Deus irá alcançá-los! Se a impunidade é algo comum no mundo dos homens, no Reino de Deus ela simplesmente não existe! Ninguém fica impune diante do Juiz de toda a Terra! Jamais se esqueçam de que de acordo com o livro de Apocalipse, entre os que ficarão de fora da cidade santa os amam e praticam a mentira (Apocalipse 22:15).

Nós, como Igreja de Cristo, precisamos nos voltar para a essência da nossa fé. A essência do que é ser um cristão, tanto na Igreja como fora dela. O que implica ser sal e luz, na prática, para um mundo perdido e decadente, ou seja, salgar e iluminar. Temos os mais diversos recursos a nossa disposição; use-mos esses recursos em prol do Reino de Deus e da Glória do Senhor! Ora, sabemos que Nosso Senhor virá uma segunda vez nesse mundo; portanto, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos o presente século de forma sóbria, justa e piedosa, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo (Tt 2.12,13).

Deus deseja usar a nós, Sua Igreja, nesse tempo do fim, como luz para o Brasil, apontando a direção para Cristo o Senhor! Para isso, sacudamos o pó do mundo de sobre nós, irmãos, nos despojando do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e revistamo-nos do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade! Conclamemos o arrependimento - a começar pelo nosso próprio arrependimento, abandonemos o mau caminho do mundo e então choremos no altar de Deus e digamos a uma voz "poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?" Deus há de nos ouvir, quando nós nos voltarmos para Ele, de quem nos desviamos! Ele restaurará a Sua Igreja e a usará como agência profética que anuncia Jesus, vivo e real, não ideológico, ao mundo!

Pense nisso: Deus está nos dando visão de águia!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.