sexta-feira, 20 de maio de 2011

PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES, MESTRES... APÓSTOLOS! ONDE ESTÃO ESSES HOMENS?


Por: Ev. Rodrigo Aguilar, Th.B.

Texto base: Efésios 4:7-25

No dia 27 de abril morreu num acidente automobilístico, no estado do Texas, Estados Unidos, o pastor David Wilkerson. Ele dirigia um sedan Infinity e colidiu de frente com um caminhão. Ele é conhecido mundialmente pelo seu trabalho na evangelização de drogados e jovens marginais e também pelo livro A cruz e o punhal, que relata os primeiros anos de seu ministério. Ele é o fundador do Desafio Jovem, entidade internacional dedicada a recuperar jovens do mundo das drogas e do crime.

A morte de David Wilkerson, aos 79 anos, também cala uma das vozes mais poderosas contra os desvios doutrinários e as aberrações comportamentais que invadiram a Igreja nos últimos anos. Ele se mostrava profundamente angustiado com a situação e com a letargia do povo de Deus diante do avanço desses modismos, cobrando uma atitude dos cristãos. Ele dizia: “Nós nos agarramos a nossas retóricas religiosas e conversas sobre avivamento, mas nos tornamos tão passivos! A verdadeira paixão nasce da angústia. Toda verdadeira paixão por Cristo vem de um batismo de angústia”.

Esse homem teve uma vida impecável! Sua carreira cristã é digna de elogios e merece ser seguida. Escândalos jamais abalaram seu ministério em todos os 60 anos em que serviu a Deus como pastor. Pastor David Wilkerson... Profeta David Wilkerson... Evangelista David Wilkerson... Mestre David Wilkerson... Talvez seja apóstolo David Wilkerson. Não sei muito bem como definir esse homem de Deus que ao contrário de muitos, hoje, querem status de apóstolo. Ele fugia dos holofotes e da ganância sórdida que devasta os EUA e todo o mundo evangélico. Voz poderosa, coração amoroso e consagrado a Deus, mãos adestradas para defesa do Evangelho e crescimento do Reino, mente focada no Espírito e no avivamento prometido por Deus em Sua Palavra.

Fico imaginando a perda de todos esses poderosos homens de Deus em nossos dias. David já se foi, Billy Graham está bem idoso e Leonard Ravenhill foi um grande evangelista que morreu em 1994. Fica até meio difícil citar outros grandes homens e mulheres de Deus nos dias de hoje, ainda que eles existam. Fato é que faz-se necessário o surgimento de outros homens assim, com talentos dados por Deus, poderosos, marcantes em nossa geração, ousados, verdadeiros, não apegados ao dinheiro e ao mundo caído. Tenho 25 anos e me parece que muito provavelmente verei grandes calamidades descritas no livro de Apocalipse acontecer. Verei muitos desfalecerem na fé, chorando por misérias humanas, morrendo e matando por futilidades, a Palavra de Deus sendo extinta das igrejas, o que já está acontecendo.

Se eu disser que não tenho medo estou mentindo. Talvez haja quem diga que não está com medo; esse tal ou mente ou ainda não entendeu a gravidade da situação. Parece com a indagação da mulher de Ló. Deus disse: “Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito" ( Gn 18.20 ), porém a mulher de Ló não deu ouvidos e apesar ter saído da cidade fisicamente , a cidade espiritualmente não saiu de dentro dela. “Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra ; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." ( Gn 19.24-26 ).

Como mudar a situação? A coisa está ficando cada vez mais feia. Está tudo muito intenso, Terremotos, maremotos, furacões, crise e mais crises, guerras e rumores de guerras, amor frio e igreja morna! Muitos escândalos, desvios de conduta moral, pecado superabundando no mundo que jaz no maligno e na igreja que deveria ser imaculada. Como Neemias, vejo homens e mulheres de Deus chorando pelos muros de Jerusalém derribados. Os muros da congregação que está militando neste mundo, os muros derribados da Jerusalém espiritual que está dentro de seus corações e de seus entes queridos e os muros da Jerusalém espiritual, que é a Igreja como um todo, está sendo bombardeada pelo inferno. A igreja esqueceu-se do que é eterno. Quando ela colocou seus olhos na luz das coisas oferecidas pelo diabo foi cegada com a mentira, a mesma que foi usada no Éden contra Eva. Orgulho, independência, desobediência e prazer próprio tomaram seus corações.

Hoje existe muita informação sobre Deus. Muitos livros, internet, televisão e rádio, além de outras formas de se obter qualquer notícia ou comentário sobre a Bíblia. Mas poucos conhecem a Deus. É como se eu lesse sobre uma artista famosa e conhecesse tudo dela, mas isso não quer dizer que eu a conheça realmente, já que nunca tive um relacionamento com tal pessoa. Assim são muitos estudiosos, pregadores e ditos homens de Deus. Falam de Deus, tem títulos de doutores em divindade, ditos grandes pregadores do Senhor, entretanto seus corações são vazios da unção, do amor, da obediência e humildade, marcas dos que verdadeiramente andam com Deus. A letra está morta nas igrejas, pois o Espírito Santo está sendo desprezado nos altares destes locais que não são "casas de oração".

O avivamento urgente para os crentes e para o mundo perdido parece muito distante, ainda mais com a morte desses homens que verdadeiramente buscavam a Deus com intensidade, com o Pr.Wilkerson. É preciso que sejam restaurados os 5 ministérios de Efésios 4 ( Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres ), homens na unção do Espírito, mergulhados no poder da graça que traz restauração ao homem perdido. Onde estão esses homens? Onde estão os apóstolos que edificam e treinam os jovens e a igreja? Os profetas que mostram com clareza e firmeza a vontade de Deus? Os evangelistas que alcançam as multidões de famintos e sedentos com uma palavra poderosa de arrependimento e sacrifício bem explícita na cruz do calvário? Os mestres que combatem as falsas doutrinas e levam ao povo a Verdade, Jesus Cristo ressurreto dentre os mortos?

Isso será gerado no seu e no meu coração se realmente experimentarmos a cruz e entendermos sua mensagem. Essa necessidade de sermos levantados por Deus é gerado na mortificação da nossa vida mundana e a criação de uma nova vida. Não importa a nossa situação e condição na igreja, status ou posição eclesiástica, é preciso mortificar nossa vida, mudar tudo. Está tudo errado! Se esse é o evangelho que foi proposto por Jesus estamos perdidos! Alguns só querem obedecer e viver sua vidinha de vitórias em lutas humanas. Querem trabalhar, sustentar suas famílias, criar seus filhos, ter dinheiro e sossego, ou seja, viver bem. Não os condeno por isso; não estão errados em quererem o bem-estar. Mas creia, querido amigo e irmão, Deus precisa e quer um mais do que isso. Ele está chamando Seu povo para chorar, para sentir "dores de parto" pelo que está por vir. Ele deseja compartilhar jóias com seus amigos maduros, mas não se confiam jóias a crianças.

Se você está passando uma crise em seu ministério, em sua vida familiar, em sua vida espiritual ou em qualquer área, e se pergunta "o que está acontecendo?", eu te digo, querido: Deus está te abalando! As dores nos fortalecem e nos tornam grandes e fortes na fé. Na solidão, a dependência e confiança em Deus e na Sua graça crescem. Deus precisa que você e eu sejamos fortes. Creio que nestes dias precisamos de uma palavra específica de Deus, todos nós. Algo que não é passado por homens em pregações ou estudos, mas algo colocado em nossos corações pelo Espírito Santo em momentos de intima comunhão através de orações e reflexões profundas em Sua Palavra.

Não entre por caminhos de religiosidade como fazem muitos pentecostais, com suas manifestações vazias, sem Deus. Entretanto nunca deixe a chama e a unção do Espírito se apague em você! Sem o fogo do Espírito Santo em seu coração o amor vai se esfriar e você estará como o mundo: morto e condenado no maligno. Sejamos você e eu essas pessoas que continuarão o legado desses homens de Deus.

Deus nos abençoe e levante homens com Seu poder para que Sua palavra profética nunca deixe de existir. Amém

O Autor: Ev. Rodrigo Aguilar, Th.B., membro da Igreja Batista Ministério Reviver, em Vila da Penha/RJ.

5 comentários:

  1. É com grata surpresa e grande alegria ver o crescimento desse jovem,cria de um Ministério sério,voltado para a Palavra.Endosso as palavras ditas e como o jovem,tb me entristeço ao perceber que verdadeiros heróis da fé ,guerreiros tem caído.Mas,louvo a Deus por Sua infinita misericórdia,que nunca deixou Sua Noiva desamparada.Outros arautos tem sido levantados para combater as negociatas e as barganhas vergonhosas que se apossaram de muitas igrejas.Que jovens, como o Ev.Rodrigo,. famintos por mais de Deus surjam no cenário evangélico.O que nos consola é que Deus que tudo vê,nunca nos desamparará e ao Seu tempo sacudirá os alicerces dessa igreja morna.

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me honrado em participar do seu blog pastor! Obrigado. Paz!

    Ev.Rodrigo.

    ResponderExcluir
  3. VC ESTA COBERTO DE RAZÃO. QUE DEUS TENHA MISERICODIA DE NÓS E NÃO NOS DEIXE CONFUNDIDO .QUE DEUS TE ABENÇOE MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO

    ResponderExcluir
  4. vc esta coberto de razão que nos não sejamos confundidos que DEUS continue te abençoando muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito amém

    ResponderExcluir
  5. É VERDADE MAIS VOCÊ TEM SEGUIDO ESSE RECEITA SE TEM DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MAIS...++++++++++.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.