sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UNÇÕES LATENTES DA ALMA

Recentemente, foi veiculado pela Rede Record uma reportagem sobre a "unção do cair no espírito", também conhecida como fanerose. A reportagem do programa Domingo Espetacular baseou-se em entrevistas com pessoas que tiveram experiências negativas com as Igrejas onde esta unção era/é praticada. A reportagem também confundiu as "unções" do cair no espírito com as unções de animais, exibindo na tela o show gospel onde uma pastora muito conhecida aparece andando de quatro no palco, imitando um leão. É claro que há uma guerra (não santa) travada nos bastidores, que são mera continuidade da guerra entre bispos, apóstolos e pastores midiáticos de grandes impérios religiosos que já se tornou mais comum do que a guerra no oriente médio.

Esse assunto das unções já foi abordado aqui neste blog ("FIDE ET RATIO: A UNÇÃO ESPIRITUAL" - http://www.apenas-para-argumentar.blogspot.com/2010/10/fide-et-ratio-uncao-espiritual.html). Estas unções são na verdade a manifestação da psiquê humana (psiquismo), algo que o Pr. Watchman Nee chama de "Poder Latente da Alma". Desse poder também deriva-se muitos dos fenômenos que são atribuídos à parapsicologia. As muitas ocorrências miraculosas que a parapsicologia moderna descobre, de modo algum atestam seu caráter sobrenatural. Elas simplesmente provam que o poder latente da alma pode ser liberado pelos meios apropriados. Mary Baker Eddy, fundadora da seita pseudocristã "Ciência Cristã" utilizava e ensinava aos adeptos da seita a utilizarem esse poder para cura, por exemplo. Outras religiões e seitas fazem uso de práticas ascéticas com vistas a mortificarem o corpo e assim darem vazão a alma humana, para que esta libere todo o poder que há nela.


Assim diz o Pr. Watchman Nee: "Deus, entretanto, nunca opera com o poder da alma, pois é sem utilidade para Ele. Quando nascemos de novo, nós nascemos do Espírito Santo. Deus opera pelo Espírito Santo em nosso espírito renovado. Ele não tem nenhum desejo de usar o poder da alma. Desde a queda Deus proibiu o homem de usar novamente seu poder original da alma. Por essa razão é que o Senhor Jesus freqüentemente declara como precisamos perder nossa vida da alma, isto é, nosso poder da alma. Deus deseja que nós, hoje, não usemos este poder de modo algum. [...] O poder da alma lança-se sobre nós como uma torrente. Fazendo uso da ciência (psicologia e parapsicologia), religião e até mesmo de uma igreja ignorante (em sua busca exagerada de manifestações sobrenaturais e na ausência de controle quanto a dons sobrenaturais segundo a direção da Bíblia), Satanás está levando este mundo a se encher do poder das trevas." (grifo adicionado)

Esse é o cerne do problema: a igreja que aí está é cada vez mais ignorante acerca dos dons espirituais. Tendo uma sede de poder imensa, quase insaciável, estando edificada sobre um triunfalismo utópico ao invés da Bíblia, a igreja acaba recebendo em seu seio toda e qualquer manifestação sobrenatural, sem ponderar qual é a origem daquela manifestação. A manifestação traz, na mente dos crentes que não conhecem as Escrituras, uma espécie de "selo de qualidade", de "certificação de 3a. parte", como se Deus estivesse atestando a idoneidade daquela igreja ou pregador a partir daquela manifestação. Assim, a Igreja cai no mesmo erro das mais diversas seitas e religiões, como o kardecismo, onde toda a manifestação sobrenatural é atribuída em última análise a Deus.

Esta igreja que ignora a Palavra de Deus está fascinada pelo truque dos mágicos da corte de Faraó, que replicaram o poder de Deus na vida e ministério de Moisés. "Olhe, a vara dos mágicos virou serpente!" "Olha, Deus está derrubando seu povo na igreja tal", "Deus está derramando a unção do Leão ali!", "o poder está lá; vamos!" E assim a turba vai e vem, de igreja em igreja, atrás dos fênomenos sobrenaturais. Não é Ele quem está fazendo estes sinais; porque Ele, na pessoa do Espírito Santo, não torna a Igreja, a qual Ele amou, "e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra" (Ef 5.26) num circo de horrores. Para Jesus, sua Igreja precisa obrigatoriamente ser "igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5.27) Não será Ele, portanto, a implantar nem incentivar a inglória, a desonra e coisas semelhantes!


Do mesmo modo, os ministros que aí estão, fazendo todo tipo de sinal sobrenatural - e não só com as unções disso ou daquilo, mas com o uso de instrumentos mágicos como rosas, sal grosso, toalhinhas e paninhos, etc. não são ministros segundo Deus, mas segundo Simão Mágico. Eles querem poder para terem lucro, que manifestação sobrenatural para terem "a casa cheia" e com isso aumentarem as entradas financeiras. Mostre o caráter, mostre o fruto do Espírito Santo! Onde estão o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e o domínio próprio? O que se vê são as obras da carne a todo instante! Porfias, inimizades, invejas, emulações, iras, pelejas, dissensões... e não tem Unidade Pacificadora que dê solução! Referindo-se às obras da carne, Paulo diz que os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus. Assim, conclui-se que naquele grande e terrível dia, muitos "ministros da unção", "operadores do sobrenatural", ficarão de fora do Reino, sendo lançados em trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes. 

Além das unções "top ten" do meio gospel - leão, cair no espírito, objetos ungidos, etc - poderíamos incluir aqui tantas outras, menos populares nas cidades, mas de grande popularidade nas regiões mais afastadas: rodopio do espírito, sapato de fogo, unção do anjo, unção do marchador, unção do karatê kid, unção do espadachim, etc. Tudo isso não passa de poder - unção - latente da alma! Ou seja, não é produzida pelo Espírito Santo, mas pela própria pessoa! Do mesmo modo, a prática de alguns grupos de buscarem o Espírito Santo com práticas de isolamento, privação do sono, jejuns prolongados, cânticos de músicas/corinhos repetitivos, etc. podem produzir manifestações puramente almáticas: a prática leva a confusão mental e apassivação da vontade, tornando a pessoa susctível a qualquer comando direto ou indução.

Abre parênteses: Hoje assisti a mais um episódio da série "Law and Order", uma de minhas preferidas. O episódio versava sobre uma menina morta por espancamento num ritual de exorcismo praticado por uma católica fanática, segundo supostamente as ordens de "São Miguel" dadas à mulher para vencer o diabo no corpo da moça. A mãe havia levado a jovem a esta "operadora de milagres" porque a menina era incontrolável e demasiadamente rebelde. Durante o ritual, a fanática mandou a mãe à igreja para rezar, porque ela teria perdido a fé e assim fortalecia o diabo no corpo da menina, dificultando a expulsão. Quando julgada - e acabou sendo condenada ao final por homicídio doloso - até o Promotor de Justiça, Jack McCoy (personagem do ator Samuel Atkinson Waterston), teve dúvidas se realmente não se tratava de um "dom" que a fanática possuía. Infelizmente, ficção e realidade guardam profundas semelhanças. Na vida real, há uma série de pessoas, no mínimo fanáticas, interpretando a Bíblia como querem e bem entendem de forma a justificar suas práticas esdrúxulas; há, do mesmo modo, pessoas desesperadas a procura de qualquer ajuda para solucionar seus problemas e que acabam, muitas vezes, nas mãos ou de fanáticos ou de picaretas, dando tudo o que tem - emocional e financeiramente - sem nunca ver nenhuma melhora duradoura. O ateísmo prático, derivando-se para o filosófico, é o mínimo que se pode esperar da humanidade na persistência desse cenário caótico. Fecha parênteses. 

Note que há grande interesse do inferno que estas unções almáticas continuem surgindo, que estes "poderes sobrenaturais" continuem a se manifestar. Como diz o Pr. Watchman Nee, há muitas vantagens nisso:

(a) Ele será capaz de cumprir sua promessa original feita ao homem de que "vós sereis como Deus". Em sua habilidade de operar muitas maravilhas, os homens se considerarão como deuses e adorarão não a Deus, mas a si mesmos.

(b) Confundirá os milagres de Deus. Ele deseja levar a humanidade a crer que todos os milagres na Bíblia são apenas psicológicos em sua origem, rebaixando, desse modo, o seu valor. Ele quer que os homens pensem que são capazes de fazer tudo o que o Senhor Jesus fez.

(c) Ele confundirá a obra do Espírito Santo. O Espírito Santo trabalha no homem através do espírito humano, mas agora Satanás forja na alma do homem muitos fenômenos semelhantes às operações do Espírito Santo, levando-os a experimentarem falsos arrependimentos, falsa salvação, falsa regeneração, falso reavivamento, falsa alegria e outras imitações das experiências do Espírito Santo.

(d) Ele usará o homem como seu instrumento na oposição final contra o plano de Deus nesta última era. O Espírito Santo é o poder operador dos milagres de Deus, mas a alma do homem é o poder operador de milagres de Satanás. Os últimos três anos e meio (durante a grande tribulação), será um período de grandes maravilhas realizadas pela alma do homem sob a direção de Satanás.

Estas unções que aí estão não passam de unções latentes da alma! A Igreja não precisa disso! Não, isso não vem de Deus e não há benefício duradouro nestas unções, apenas tristeza e vergonha depois de fazer o papel de ridículo. Obviamente, há ainda os milagres verdadeiros, genuinamente produzidos por Deus! Graças a Deus por eles. Mas é preciso conhecimento da Palavra e discernimento, para não cairmos sob domínio do espirito do erro!

Como discernir se a manifestação vem de Deus ou é apenas da alma? Veja a diferença de resultados. Qual é a diferença nos resultados entre a operação do Espírito e a da alma? Apenas o que vem do Espírito produz e transmite vida; a alma, apesar de viva, é incapaz de transmitir vida. "O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante" (I Co 15.45) O Espírito Santo nunca Se envolve em ajudar o poder da alma. O Espírito Santo precisa nos levar primeiro ao lugar onde não podemos fazer nada por nós mesmos, para só então atuar com sinais e poder.


Se os crentes desejam tanto a unção desprovida de base nas Escrituras, então eu aconselho que peçam a  melhor "unção": a "Unção do Leão da Montanha - Saída pela Direita"! Saia já desse lugar onde a igreja deixou de ser Igreja, coluna e baluarte da verdade! Não há opção: ou a Igreja ama e ensina as Escrituras - são elas que testificam de Jesus - ou ela ensina outro caminho, outra verdade e outro tipo de vida diferente da Vida que é o Senhor. Saia já da Babilônia espiritual, antes que a sua alma seja capturada e colocada à venda! Em Babilônia não há escrúpulos ou piedade, o Tirano soberno de Babilônia é totalmente maligno; ele vai fazer negócio com a sua alma!


A propósito: o Leão da Montanha só andava sobre duas patas, não de quatro; ele falava, não rugia e era extremamente esperto para reconhecer a hora de dar o fora! Duvido que o querubim com rosto de leão no Livro de Apocalipse ruja no céu, na presença de Deus. Ele só tem o rosto de leão, mas é um Q-U-E-R-U-B-I-M!!!! É um ser angelical!!!! Voltem para Escola Bíblica e estudem de novo a lição sobre angelologia, de forma a parar de ensinar tanta bobagem em nome de Deus! Nem Jesus, como o Leão da Tribo de Judá, jamais rugiu ao falar com alguém, nem mesmo com João na Ilha de Patmos, nem mesmo com Deus! Por favor!

Agora, se você quer realmente uma unção bíblica, aconselho você a estudar a Palavra de Deus. Aprenda-a de modo que você possa usá-la como guia nesta hora tenebrosa. E, por favor, pare de dizer que a Bíblia "é muito difícil". Me desculpe amado(a) leitor(a), mas isso é conversa de preguiçoso! O apóstolo João nos ensina: "E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo." (I Jo 2.20) Ou seja, basta que eu com perseverança estude a Palavra que eu acabarei aprendendo-a porque a Unção para isso, eu já tenho.

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

Um comentário:

  1. E assim muitos tem seguido espíritos enganadores.E os ditos pastores,apóstolos,bispos,etc vão engordando suas polpudas contas,passeando de jatinhos,enquanto o povo anda de ônibus...e dá o seu aluguel para supostamente,barganhar uma bênção financeira.Esse povo preguiçoso,religioso,espírita seguirá sendo tapeado.Muitos não querem abrir os olhos,(é melhor a ilusão),não querem buscar na Palavra(dá trabalho).Assim,surgem também,os jargões e palavras de efeito.Frases do tipo:"nós valemos um cristo",frases sem sentido,que não passam pela peneira da Palavra.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.