Pesquisar Argumentações No "Ad Argumentandum Tantum"

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O EVANGELISMO ESTRATÉGICO NA ERA PÓS-MODERNA


Mais da metade das pessoas que fizeram uma decisão por Jesus através da Internet posteriormente compartilharam sua fé com outros. Além disso, 34% deles leem a Bíblia diariamente e quase metade ora um mínimo de 10 minutos por dia, revela o estudo da missão Global Media Outreach [Alcance Global pela Mídia].

“Estes resultados são impressionantes, pois revelam que o evangelismo pela internet não é apenas decisão de impulso que depois é esquecida. As pessoas continuam a crescer na fé depois de fazerem sua decisão”, explica o fundador e presidente da Global Media Outreach, Walt Wilson.

O estudo, chamado de “Índice de Crescimento Cristão”, entrou em contato com mais de 100.000 pessoas de todo o mundo. Para Wilson, os resultados indicam que “a evangelização e o discipulado online são verdadeiramente eficazes e mensuráveis ​”.

Entre os entrevistados, 51% disseram que já compartilharam de sua fé três vezes ou mais. Enquanto 37% disseram ter compartilhado, pelo menos uma ou duas vezes.

Global Media Outreach é um ministério que apresenta evangelho on-line, através de sites que compartilham o Evangelho através de vídeo, texto, e telefone celular. O GMO utiliza tecnologia de comunicação global para evangelizar e discipular mundialmente em várias línguas.

Sua base fica na Califórnia e ele está ligado ao trabalho da Cruzada Estudantil para Cristo Internacional, que fez história produzindo e distribuindo o Filme Jesus como ferramenta de evangelização.

Hoje, existem mais de 5.500 missionários treinados pela Global Media que ficam online boa parte do tempo, apenas para responder a perguntas feitas por pessoas que enviam e-mails.

Eles não fazem apenas evangelismo, mas enfatizam o discipulado também. Mais de 15 milhões de pessoas afirmam ter feito uma decisão por Cristo desde sua fundação, em 2004. O ministério quebrou um recorde no ano passado, quando 687.000 pessoas aceitaram a Jesus em apenas um dia.

Na versão brasileira do seu site, o Global Outreach destaca os três passos do seu ministério:

1) Levá-los ao Salvador – Todos os dias, mais de 2 milhões de pessoas realizam buscas de termos espiritual através da Internet. As nossas páginas na web os ajudam a encontrar Jesus.

2) Alimentá-los na Fé – Ao fornecer websites de discipulado, guias para os novos crentes e conexão cristã, o GMO ajuda os crentes a crescer em sua jornada com Jesus

3) Conectá-los à Igreja – conectando online e fisicamente a uma igreja local. Mais de 4.000 missionários respondem e-mails todos os dias.

Existem muitos outros ministérios ativos na internet, mas nem todos divulgam os resultados de seu trabalho. O GMO mantem em português sites como www.olheparajesus.com.

As igrejas em geral ainda não tem usado essa importante ferramenta de comunicação para alcançar pessoas. Ter uma página, transmitir cultos e ter web rádios não significa que conseguirá atrair os não crentes. Com o grande crescimento da influencia das redes sociais, é possível que em breve o cenário de evangelização mundial seja radicalmente mudado.

===================
MEUS COMENTÁRIOS:
===================

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16.15) Na época em que Jesus deu esta ordem, pregar o evangelho a cada criatura envolvia, obrigatoriamente, disposição para realizar viagens longas e, por vezes, perigosas. Estradas repletas de salteadores, repressão governamental, idiomas e culturas diferentes... tudo isso era um desafio para o cristão dos primeiros séculos. Desafio sim, não impedimento; o único que poderia impedir um servo fiel ir a uma região ou país cumprir o "Ide" de Jesus era o Espírito Santo (At 16.7), o Supremo e Absoluto Senhor da Igreja. Naqueles dias, as palavras de Paulo "porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fp 1.21) faziam um sentido especial, que foge à nós, no Séc. XXI: o martírio era considerado "o prêmio maior" do cristão, uma espécie de "selo de qualidade" acerca da veracidade de sua fé. O martírio era considerado "passar do mal para a justiça".

Hoje, ainda há em alguns países uma forte perseguição aos cristãos. Principalmente em países onde o Islã é a religião oficial, a pena capital encontra-se destinada àqueles que confessam serem cristãos e que proclamam a salvação em Jesus. Nesses países, o solo é recebe o sangue de inúmeros cristãos; porém, o sangue derramado tem efeito contrário do que esperam as autoridades religiosas e governamentais desses países, servindo para crescimento e edificação da fé dos cristãos ali, e surgimento de novos cristãos, exatamente como nos primeiros séculos da Era Cristã.

Há todo um preparo para o envio desses irmãos que são pregadores do evangelho nos mais diversos países do mundo, um preparo especializado que não havia na época das viagens missionárias de Paulo. Agências missionárias, como a JOCUM, a AMEM, a JMN, e muitas outras, têm se esmerado no preparo dos irmãos que posuem chamada missionária e no envio dos mesmos. Índia, Iraque, Afeganistão, Rússia, China e muitos outros países são o destino de dezenas de missionários todos os anos. Alguns, voltam para o Brasil de tempos em tempos, para prestarem relatórios e, infelizmente, implorarem recursos a riquíssima Igreja Brasileira (e, na maioria das vezes, recebem parcos recursos das Igrejas mais pobres financeiramente falando, porque as ricas não estão nem aí para Missões, apenas para as bênçãos financeiras). Outros, voltam para o Brasil num caixão - e isso quando voltam. Mártires modernos!

A Obra de Deus não pode parar, apesar das mortes físicas dos cristãos. Exatamente como no passado, onde prisões e condenações à morte por feras, queimados, estupros, dilacerações não impediram a fé cristã de seguir avante, muito pelo contrário, assim também é nos tempos atuais e assim será no futuro. O diabo pode levantar governantes, deputados e legisladores anticristãos, pode criar leis para perseguirem cristãos, pode até mesmo prender e até matar alguns dentre os verdadeiros cristãos. A única coisa que conseguirá é mais e mais pessoas se convertendo a Cristo, é servir de elemento purificador dos crentes em Cristo.

Deus, por Sua infinita bondade e soberania, tem providenciado um meio pelo qual o Evangelho seja pregado em "tempo e fora de tempo". Sim, por Sua Providência Divina, o Excelso Senhor permitiu ao homem criar a internet, uma rede mundial de computadores, pela qual qualquer pessoa pode se comunicar com outra do outro lado do planeta. Com pouquíssimo ou nenhum custo financeiro, é possível pregar o Evangelho a praticamente qualquer pessoa no mundo por meio do computador. Para os problemas lingüísticos, sempre se pode contar com o Google Translator e outros tradutores online, além de Bíblias Online nas mais diversas línguas do mundo. Com isso, o "Ide Indo" está muito menos arriscado. No máximo, você será banido de alguma sala de bate-papo.

O que é necessário para se evangelizar na web? Em linhas gerais, os cuidados são os mesmos daqueles ligados ao evangelismo físico: afastar-se do mal. Precisa também abrir mão dos papos futéis, que pouco ou nada edificam, em prol do anúncio da mensagem de boas novas. Precisa, ainda, interesse em salvar aqueles que se perdem. Tanto crentes quanto não-crentes, ambos precisam ser levados à Cristo e Cristo precisa ser trazido à eles.

Há centenas de pessoas que frequentam diariamente as salas de bate-papo, MSN, Facebook, Twitter, Orkut, etc. conversando sobre os mais diversos assuntos. Pessoas com suas histórias de vida! Muitos estão sofrendo, sem Jesus; quem sabe drogados, quem sabe viciados em sexo, quem sabe feiticeiros; pessoas infelizes! Alguns, quem sabe, buscando algo, na internet, para consolar suas tristes vidas. Gente pensando em tudo, até em desistir da própria vida! Gente com a vida destruída, sem esperança! Você, querido leitor, pode ser usado por Deus para salvar estas pessoas! Você pode levar o Evangelho a estas pessoas, salvando-as do inferno e levando-as para o Céu! Basta um pouquinho de atenção ao que Deus está fazendo no mundo online! Não existe nada complicado em compartilhar a sua fé!

Há na web muitos irmãos e irmãs em Cristo passando por situações dificílimas e que precisam de uma palavra de carinho, de consolo, de edificação ou mesmo até de exortação. Você pode trazer a elas a palavra que elas precisam naquele momento! Pode mostrar-lhes a Verdade da Palavra e a Palavra da Verdade! O que precisa fazer? Lança a rede em alto mar, onde estão os grandes cardumes de homens!

O evangelismo pode variar: presencial, pessoal, teatro, web... o importante é que a mensagem seja pregada a todas as pessoas. Via web, nem eloquência é necessária; basta boa vontade! É preciso, meu dileto leitor, pregar a Palavra de Deus, pois ela é a única que pode transformar a vida humana! Naquele grande dia, estarão ao nosso lado, indo para o Céu, centenas ou quem sabe milhares de irmãos que foram salvos por uma simples palavra no chat; outros, que receberão do Senhor o galardão por salvarem vidas na www. Afinal, se o diabo pode usar a web com pornografia e violência, nós, filhos de Deus, também podemos usá-la, enchendo-a com a Palavra de Deus!

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

2 comentários:

  1. Sábias palavras,sábio conselho.Que todos possamos atentar.Como dizia o Pastor David Wilkerson,precisamos deixar os divertimentos de lado e começar a levar a vida cristã a sério.Muito entretenimento,sem a vigilância devida,tem levado muitos a naufragarem na fé.Nada contra a diversão salutar,mas essa mesmo,não deve ocupar todo o nosso tempo e nos roubar instantes preciosos de comunhão com Deus.
    Se podemos contar com mais essa ferramenta,porque não usá-la?Não haverá desculpas para não fazê-lo.
    Peçamos ao Senhor,que nos mostre os necessitados:às vezes,eles podem estar até mesmo entre os da família da fé.Principalmente,nesses dias de grande crise no seio da igreja...

    ResponderExcluir
  2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
    E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
    A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
    1 Coríntios 2:2-5

    Com certeza essa é mais uma ferramenta disponível para expansão do evangelho de Cristo.

    Um abraço a todos empenhados nesta obra!

    Josue da S. Xavier

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.