terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

LUAS DE SANGUE E PROFECIAS DO FIM DOS TEMPOS: UM LINK QUEBRADO


Para entender um pouco melhor sobre o teor dessa postagem, acesse: A PROFECIA DE JOEL E AS LUAS DE SANGUE (https://apenas-para-argumentar.blogspot.com.br/2015/09/a-profecia-de-joel-e-as-luas-de-sangue.html).

A relação entre as luas de sangue com as profecias bíblicas relativas ao fim dos tempos tem sido propagadas como verdadeiras em muitos círculos evangélicos. Não faltam aqueles que comentam, assustados, sobre essa dita ligação profética entre o fenômeno astronômico com as profecias bíblicas. Outros parecem fascinados com o assunto, como se tivessem "descoberto a pólvora". Por detrás dessas reações, está o patente desconhecimento da Bíblia Sagrada, tida como um "livro estranho e enigmático" para aqueles que se dizem "povo do livro". Por não lerem, não estudarem e não se interessarem em aprender a Bíblia, acabam dando ouvidos "a todo vento de doutrina" que surge. São ainda "meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Ef 4.14).

A profecia da lua do sangue surgiu a partir dos ensinos apocalípticos promovidos pelos pastores norte-americanos John Hagee e Mark Biltz, que afirmam que um tétrade (uma série de quatro eclipses lunares consecutivos - coincidindo em feriados judeus - com seis luas inteiras no meio e sem intervenção parcial eclipses lunares) que começou com o eclipse lunar de abril de 2014 é um sinal do início dos tempos do fim, conforme descrito na Bíblia no Livro de Joel, Atos 2:20 e Apocalipse 6:12. (ref.: https://www.christiantoday.com/article/four-blood-moons-pastor-john-hagee-getv-broadcast-april-15-time-lunar-tetrad-video/36747.htm) Seus insights logo se tornaram a "a revelação da hora" entre as últimas previsões sensacionalistas de profecias para aqueles que parecem gostar de procurar o "segredo escondido" da data da Segunda Vinda de Jesus. Então, com a ajuda da Internet e daqueles que amam compartilhar as "últimas modas e tendências cristãs", os ensinamentos da lua de sangue trouxeram uma nova excitante àqueles que procuram modismos!

Baseados em suas teorias, Mark Biltz previu a segunda vinda de Jesus no ano de 2008 (www.alankurschner.com/2013/08/12/answering-mark-biltzs-blood-moon-2014-2015-date-setting-schema/). De acordo com ele, os sete anos de grande tribulação começariam no outono de 2008. O período da tribulação estenderia até a queda do ano de 2015, quando Jesus viria. Biltz esboçou que ele havia recebido uma revelação de que a próxima tétrade marcaria o fim dos tempos. No entanto, a previsão não se tornou realidade. Isso, contudo, não impediu Biltz de falar sobre a profecia.

É importante destacar que o ministério do pastor Mark Biltz, o "El Shaddai ministries" (http://www.elshaddaiministries.us/), não possuía muita popularidade (ou credibilidade) até a "relevação sobre as luas de sangue".   Uma das razões pelas quais Mark Biltz não era muito popular entre os círculos cristãos  deve-se ao fato de ser uma parte do herético "Movimento das Raízes Hebraicas", que tenta fazer com que os cristãos se convertam de volta ao judaísmo e à estrita adesão à Lei do Antigo Testamento. Este movimento ensina que é errado converter os judeus ao cristianismo, rejeita abertamente os escritos do apóstolo Paulo e ensina que Paulo era um falso apóstolo devido ao seu ensino contra a lei do Antigo Testamento e os costumes judaicos. São os judaizantes modernos, que tanto perturbaram a Igreja Cristã no primeiro século. (vale a pena ler: http://christinprophecy.org/articles/the-blood-moon-mania/)

Mark Biltz também ensina uma forma muito estranha de interpretar e entender a Escritura através de um sistema de crença mística conhecido como "Cabala". Essa forma de misticismo judaico procura constantemente encontrar "verdades escondidas" não reveladas ao leitor da Escritura. O ensino da lua de sangue é um exemplo perfeito de "verdades ocultas". Tragicamente, essa forma de interpretação e ensino leva a todos os tipos de atitudes de orgulho e crenças heréticas, que rejeitam "a simplicidade de Cristo" (II Co 11.3) e a cruz enquanto mergulha em um mar de "revelações extra-bíblicas ". É muito importante lembrar que o ensino sobre os tétrades de luas de sangue NÃO É INDICADO NENHUMA PARTE na Bíblia. Este é um exemplo de "revelação extrabíblica" e precisa ser visto e tratado com todo cuidado, por seu potencial herético. Vale mencionar que segundo os cabalistas, um eclipse lunar sempre prenuncia acontecimentos importantes ligados a dificuldades para o povo de Israel.

Por sua vez, John Hagee, pastor da Cornerstone Church in San Antonio, expôs a previsão da lua de sangue de Biltz num livro de sua autoria, intitulado "Four Blood Moons: Something is About to Change". O livro recebeu imensa popularidade e tornou-se um dos mais vendidos em 2014. Em 30 de março de 2014, a Publishers Weekly classificou o livro como o nono melhor livro de bolso. Em meados de abril de 2014, o New York Times classificou o livro como o best-seller na categoria de aconselhamento. Em seu livro, Hagee introduz sua "revelação" com a seguinte frase: "Have you ever considered the sun, moon and stars in the study of prophecy?" Ele afirma pretender correlacionar as profecias com a astronomia, citando em seguida a profecia bíblica de Joel e a partir da expressão "lua em sangue" contida no versículo 31 ele cunha a expressão "lua de sangue".  A partir de então, ele cita uma série de eventos buscando corroborar sua tese. Hagee em seu livro cita que as luas de sangue sempre são acompanhadas por eventos mundiais cataclísmicos. Quem conhece um pouco sobre interpretação bíblica, sabe que Hagee cometeu um erro crasso: Ele não interpreta as Escrituras à luz das Escrituras, mas sim à luz dos eventos atuais.

Defensores das profecias das luas de sangue afirmam que as tétrades apareceram durante importantes acontecimentos na história de Israel: a expulsão dos judeus da Espanha em 1492, a independência de Israel em 1948, e em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. Todavia, a primeira lua de sangue ocorreu em abril de 1949, depois que Israel já havia obtido sua independência, em maio de 1948. Semelhantemente, uma tétrade apareceu em 1493, um ano depois que o povo judeu foi expulso da Espanha. Se as luas de sangue fossem sinais, elas deveriam ter acontecido antes desses eventos. Novamente - e isso é muito importante -  se as luas de sangue servissem como um "sinal profético", elas deveriam, no mínimo, PRECEDER o evento para dar uma advertência futura sobre o que estava para acontecer com Israel. Mas eles não aparecem até o evento acontecer.  Note o que Jesus ensinou: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados." (Mt 24.29) Ou seja, claramente Jesus está dizendo que vários eventos celeste acontecerão "após a tribulação daqueles dias", não "antes da tribulação"

Concluindo, devemos reafirmar aquilo que a Bíblia afirma: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mt 24.36) NINGUÉM, nenhum homem, profeta, pastor, apóstolo, rabino, anjo, etc. soube, sabe ou jamais saberá qual será o dia da vinda de Jesus. Quem se atreve a marcar datas de eventos bíblicos proféticos irá inevitavelmente errar. Somente o Pai, o Espírito Santo e Jesus (após sua ressurreição e ascenção aos céus) sabe o dia em que virão a se cumprir os eventos determinados por Deus e Ele não vai revelar isso a ninguém, nunca. Ele mesmo disse que Sua vinda seria repentina, quando ninguém está esperando, como o "ladrão na noite""Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." (Mt 24.44)

Podemos, querido(a) leitor(a), estar preparados: mais e mais "invencionices" como essa surgirão. Mais e mais "profetas", com suas "revelações bombásticas", vão aparecer e enganar a muitos. Junto com eles, virão muitos falsos cristos com falsos evangelhos. Todos eles operarão dúzias de sinais, prodígios e maravilhas, até que venham os últimos falso profeta e o próprio anticristo em pessoa! Isso chama-se "operação do erro", para que aqueles que rejeitam a verdade de Deus para salvação sejam enganados, dando crédito à mentira: "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça." (II Ts 2.9-12)   

Pense nisso! Deus está te dando visão de águia!

Um comentário:

  1. Assim como no passado ainda hoje há muitas superstições e invencionices
    Os homens ficam procurando sinais nos céus . Lembremos que nos tempos bíblicos , pediram um sinal a Jesus sobre o fim. Essa sempre foi a característica da humanidade : querer adivinhar o que está oculto e inventar sandices para explicar o que não conhece .6

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.