domingo, 7 de outubro de 2018

ONDE ESTÁ O MEU AMADO JESUS?

"Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam. Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam. Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Não olheis para o eu ser morena, porque o sol resplandeceu sobre mim; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, puseram-me por guarda das vinhas; a minha vinha, porém, não guardei. Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros? Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores. Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor. Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares. Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata. Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume. O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios. Como um ramalhete de hena nas vinhas de En-Gedi, é para mim o meu amado. Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste." (Cânticos 1:2-17)

O amor bíblico não é frio, calculista. É intenso, é quente, é apaixonado. Amor apaixonado é o amor cuja chama da atração mútua arde intensamente, cujo desejo é de estar sempre junto e nunca ser separado de quem ama, de jamais ir embora. Palavras como “desprezo”, “vergonha”, “abandono”, “traição”, “egoísmo” não existem nesse relacionamento de amor. Assim é o amor planejado por Deus dentro do casamento. E assim é o amor que cada um de nós deve expressar por Cristo! 

A esposa demonstra com muita intensidade o amor que ela tinha pelo esposo por meio de várias expressões ao longo do capítulo. Para ela, o amor do seu esposo era infinitamente maior e mais desejável do que qualquer coisa. Esse é o padrão bíblico do amor que deveríamos ter pelo Senhor. Ela diz que o Amor do Esposo é Melhor do que o Vinho: Melhor, aqui, é do hebraico “towb” (tobe). Significa “bom, agradável, amável, alegre”, algo que dá prazer e satisfação. Agradável aos sentidos e agradável por ser superior a outra coisa. Para a esposa, o amor do seu esposo é mais agradável, dá muito mais prazer, completa ela de forma muito maior do que os prazeres que o vinho geram. Por isso, ela prefere o amor Dele do que o vinho! Esse é o amor por Jesus que o Espírito Santo quer gerar em nossos corações. Amor que anseia estar com o Senhor!

Outra expressão que ela usa é ao referir-se ao seu esposo está no versículo 3: "como o ungüento derramado é o teu nome". O amor da esposa pelo esposo é tal que só a menção do nome dele é, para ela, como um unguento derramado. Ela tem tanto amor por Ele que até o nome do esposo faz encher o peito dela! Usando uma linguagem muito intensa, é como se o amor de seu esposo por ela fosse como um delicioso perfume que é derramado, enchendo todo o lugar com a doce fragrância! 

Ela, ainda, deseja expressar intimidade com o seu esposo (vv.13,14). O leito conjugal deles é um lugar de delícias (v.16), lugar que é só deles e de mais ninguém. Usando a mesma linguagem de Cânticos, poderíamos comparar esse leito conjugal entre estes dois amantes com o nosso coração. É no nosso coração, o mais íntimo do nosso ser, onde a nossa alma pode gozar de comunhão exclusiva com o Senhor. É nesse lugar onde o Senhor faz morada, onde Ele reside em nós. É o nosso "jardim secreto", o lugar do encontro secreto com o Senhor. 

Olhando para esse lindo relacionamento entre esposa e esposo como tipo do nosso com o Senhor, precisamos analisar o nosso relacionamento com Cristo. Quando olhamos para a Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento o Senhor queixa-se da intensidade do amor do Seu povo por Ele. Vejamos:

1. “porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa” (Oséias 6:4). Veja a queixa do Senhor: Seu povo o amava de forma inconstante, desapaixonada, sem profundidade e sem permanência. Durante o Antigo Testamento, vemos com uma fequência indesejável, mas verdadeira, o amor de Israel pelo Senhor sendo deixado de lado em prol do amor pelos baalins e outros falsos deuses, ao ponto de Oséias ser o registro da dor profunda de Deus, como marido traído, contra Seu povo, como esposa infiel. Deus acusa Seu povo de prostituição! O amor deles pelo Senhor era um amor passageiro, que secava depressa. 

2. “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Apocalipse 2:4). A Igreja de Éfeso tinha tudo e ao mesmo tempo não tinha nada. Eles tinham obras, trabalho, perseverança - mesmo diante das provações; porém, tinham perdido o primeiro amor.  que é o “primeiro amor” a que o Senhor Jesus Se refere nesta mensagem? É um fogo de grande intensidade em nosso íntimo, que coloca Jesus acima de todas as demais coisas! O primeiro amor é o nosso primeiro momento de relacionamento com Cristo em que nos devotamos de todo o nosso ser a Ele. Abrimos mão de tudo por causa de Jesus!

E HOJE? Nosso coração é dividido; prova disso é a forma como vivemos a fé cristã. Não suspiramos pelo Senhor, não somos tomados de paixão por Ele. Não queremos muita proximidade, muito envolvimento com o Senhor. Precisamos admitir: Entre Ele e os prazeres que temos à nossa disposição, preferimos os segundos. Falamos de “fazer a obra” num contexto meritocrático. Criamos subterfúgios para aumentar a nossa própria frequência na Igreja, porque facilmente damos desculpas para não estarmos presentes. Nossa fé no Senhor não nos enche de alegria e satisfação, vivemos insatisfeitos para tudo e para todos. Prova disso: somos murmuradores, reclamões. Buscamos o Senhor - quando o fazemos - apenas para termos uma vida mais confortável, sem problemas, sem dificuldades. Nosso amor, se muito, é dominical. Acabou o domingo, passou o amor. Fazemos o que fazemos por hábito, por rotina, por medo, pela religião, pela aparência, para não sermos criticados, pelo galardão, por quaisquer outros motivos. Sejamos sinceros, pelos menos conosco mesmo e com o Senhor. Ele conhece a sua vida. Nosso amor pelo Senhor está muito doente.

A pergunta que surge, então é como termos o nosso amor pelo Senhor novamente incandescido. Para responder isso, vamos voltar ao texto: "Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?" O que a esposa faz? A esposa quer encontrar-se com o seu esposo e por isso pergunta onde ele está. Ela sabe que ele é pastor de ovelhas; e que se quiser achá-lo precisará saber onde Ele apascenta o rebanho dele. Ela está buscando o seu amado!

ONDE JESUS ESTÁ? Essa é a pergunta central da nossa fé. Não é uma pergunta acadêmica, intelectual, fria. É uma pergunta com sentimento. Perdemos o Senhor de vista e devemos desesperadamente procurá-Lo até encontrá-Lo (Lucas 2:41-52).  Veja como é o nosso raciocínio: se eu estou junto com os meus irmãos, indo para os mesmos lugares com eles, frequentando as mesmas coisas, cantando as mesmas canções, celebrando as mesmas festas, fazendo a mesma viagem, Jesus está conosco, por inferência – ele tem que estar. Julga-se, com isso, que Jesus é uma presença implícita. A gente assume que assim seja. Mas não é assim. Jesus está onde Ele é o centro!

PRECISAMOS OUVIR DE JESUS ONDE ENCONTRÁ-LO. Onde, Senhor, tu estás? Onde eu te encontro, Senhor? Ele deseja ter lugar e hora certa para estar conosco. Ali, paramos tudo para dar atenção somente a Ele. Note: DAR ATENÇÃO AO SENHOR. Encontrar o Senhor e não dar a Ele a devida atenção não resolve. Você, querido(a) leitor(a), por certo não gostaria de estar num lugar onde ninguém lhe desse atenção. Assim também é com o Senhor. Jesus quer a nossa total atenção; atenção ao que Ele fala, ao que Ele diz, às Suas expressões faciais, aos Seus movimentos... quer que conversemos com Ele, quer que olhemos para Ele! Ele nos ama e, com toda certeza, deve ficar triste quando não correspondemos esse amor!  Sim, Deus fica triste! Infelizmente, querido(a), precisamos com sinceridade admitir que hoje em dia Jesus não está em muitos lugares onde dizemos que Ele está. Ele pode não estar até mesmo em lugares onde deveríamos poder encontrá-Lo. Ele pode não estar numa Igreja, mas pode estar do lado de fora dela querendo entrar (Ap 3.20). Pense nisso num momento: todos ali cantando, orando, falando em línguas, chorando, pregando,..., mas Jesus não está! Ao contrário, todos podem estar em silêncio, mas Ele pode estar ali, entre eles! O que isso significa? Significa que Jesus não condiciona a presença Dele às emoções religiosas! Ele pode estar numa simples brisa (I Rs 19.11-13). 

Gostaria de aprofundar isso contigo, nesse ponto. Será que o Senhor Jesus está presente nas reuniões da maioria das Igrejas evangélicas? Veja a confusão que grassa muitas congregações/denominações: ninguém se entende! Um briga com o outro, um trai o outro. Pessoas entram por uma porta e saem por outra. Sogra briga com genro, marido com esposa, esposa com marido, líder com liderado, liderados contra seus líderes, líderes contra outros líderes... tem fofoca, tem divisão, tem partidarismo, tem soberba que vai do púlpito ao último banco... tem acobertamento de pecado, tem briga por púlpito... tem cobiça, tem ênfase em grana, ninguém se preocupa com os perdidos... Conheci gente, dita de Deus, que dá rasteira em pastor para assumir o lugar dele na congregação! Conheci gente que fechou uma congregação e avançou sobre outra para tomar o lugar do pastor, semeando discórdia e agindo unilateralmente de forma a desqualificar o pastor! Será mesmo que Jesus está num local assim? De modo nenhum! Ora, se Jesus não está na Igreja, como a Igreja vai ganhar o mundo para Cristo??? Será que não temos vergonha pelo que fizemos à Igreja? Será que o Espírito Santo não consegue quebrar a dureza do nosso coração impenitente de forma a nos compungir ao arrependimento? Como podemos dizer que somos cristãos, se somos tão indiferentes para com Cristo e com Sua Vontade? 

QUANDO O BUSCARMOS E ENCONTRAMOS O SENHOR, ELE INEVITAVELMENTE NOS CHAMARÁ AO ARREPENDIMENTO: É preciso que sintamos dor por termos perdido o nosso primeiro amor! Precisamos lamentar, chorar, e clamar pelo perdão de Deus! É imperativo reconhecer que a perda do primeiro amor é mais do que um desânimo, ou qualquer outra crise emocional! É um pecado de falta de amor, de desinteresse para com Deus! 

Ao final, o noivo refere-se à sua noiva dizendo: "Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa..." O noivo olha para a formosura da noiva! Ele a vê sem mancha, sem mácula, sem ruga ou defeito algum. Esse é o padrão de Deus para nós, Sua Igreja. Devemos perseguir esse padrão! Para isso, precisamos de ajuda; e a boa notícia é que Jesus deixou aqui na Terra uma pessoa para nos ajudar nesse afã: O Espírito Santo! Ele, o amigo do Noivo, é quem cuida e aparelha a Noiva para o dia do casamento! Peçamos a Ele: Senhor, sonda-me e conhece-me; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno! (Sl 139.24). Ao mesmo tempo, nos examinemos a nós mesmos, se ainda estamos na fé em Cristo, sob a lente do Espírito! Somente assim, poderemos estar diante do Senhor em formosura, no grande casamento que há de acontecer entre Cristo e Sua Igreja!

Para seu enlevo espiritual, escute o seguinte louvor: 



Pense nisso!
Graça e paz!

(Mensagem pregada em 04/06/2017)

Um comentário:

  1. Há muito nos perdemos e perdemos o nosso Amado
    Muitas coisas se intrometeram e nos roubaram Dele.
    Religiosidade , mundanismo , comodismo , prazeres ( até mesmo puros) , coisas tantas que substituíram ou subestimaram a Pessoa de Jesus.
    Urge circuncidarmos o nosso coração e percorrermos o caminho de volta .Humilhados . arrependidos e constrangidos por nossa insensatez

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.