sexta-feira, 5 de outubro de 2018

JESUS, MACIEIRA ENTRE AS ÁRVORES DO BOSQUE

Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor. A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. (Cânticos 2:3-6)

NOTE COMO A NOIVA, EM CANTARES, ENXERGA SEU NOIVO:  A noiva vê seu amado Noivo como uma macieira entre as árvores do bosque. Para ela, Seu Amado é o único que se destaca na multidão; ela só tem olhos para ele! Ela olha e só vê ele! Sabe por que? Porque para ela, seu noivo era especial! Seu coração pulsava forte por ele, sua respiração ofegava quando na presença dele! Esse amor que a Noiva tem pelo Seu Noivo, que faz vê-lo como Único, como Especial, é um amor protetor, um amor que protege a noiva e o relacionamento dos dois. Se ela visse ele como igual aos demais, alguém comum, como um qualquer, isso seria sinal que o amor já haveria esfriado e ela correria risco de se apaixonar por outro. Por outro lado, se ela visse ele como inferior aos demais, o amor já não existiria mais entre eles. Não haveria mais razão para estarem juntos. Mas, ao contrário, ela o vê acima de tudo e de todos! 

O que mantém o relacionamento é o amor e é o relacionamento que mantém o amor. Há um círculo virtuoso: quem ama quer se relacionar com o objeto do amor (não é possível manter relacionamento verdadeiro e sadio com que não se ama) e quem se relaciona com quem ama preserva a chama do amor sempre acesa.  Amor e relacionamento são, desse modo, inseparáveis! O Noivo era tão importante para ela, tão singular, que ela ansiava muito estar junto dele, de forma muito próxima e íntima: “desejo muito a sua sombra”. Uma vez assentada debaixo dela, a Noiva seria sustentada pelo seu Amado com um delicioso fruto: “o seu fruto é doce ao meu paladar”. Ali, na sombra do Seu amado, a noiva pede para ser sustentada por ele. Ela então é afagada pelo Noivo (vv.5,6).

Quero perguntar a você, querido(a) leitor(a), nesse momento: como você vê Jesus? Como você O percebe? Para você, Ele é como esse Noivo, desejado ardentemente? Você anseia estar com Ele, você o procura até achá-Lo? Para você, Ele é o único destaque diante dos seus olhos? Ou há algo que chama mais sua atenção do que o Senhor? 

COMO VOCÊ VÊ JESUS, O NOIVO? A forma como você vê o Senhor Jesus vai ditar o Seu relacionamento com Ele. Ele é único para você, ou é só "mais um"? Nós só podemos ter um senhor, amando e servindo ao senhor que escolhemos. Ninguém pode servir a dois senhores: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro” (Mt 6.24). Se forem dois senhores, um será amado e o outro rejeitado. Se o Senhor Jesus não for o primeiro, então Ele já não é mais nada para você. Não passa de ilusão, de fantasia religiosa e de imaginação piedosa. Talvez você já tenha rejeitado o Senhor, de forma prática. Quando preferimos o mundo, quando escolhemos viver de forma independente, automaticamente não escolhemos Jesus. 

Querido(a), você sabia que Nosso Senhor é exclusivista no que diz respeito ao nosso relacionamento com Ele? Ou nos entregamos totalmente a Ele, ou Ele não nos quererá: "Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso" (Êxodo 34:14). ZELOSO (CIUMENTO) É O SEU NOME! Deus Não Tem um Ciúme Egoísta e Controlador. Deus tem um ciúme puro, santo, que faz parte da essência do amor. Ele sente por nós amor intenso (paixão) genuíno, de forma que quando não correspondido passa a ter fortes reações de explosão e ira (Êx 32.10). ELE NÃO É FRIO, SEM EMOÇÕES, CALCULISTA.  O amor de Deus não é um amor brando, indiferente, que tolera qualquer atitude, sem reação, que se sempre se manifesta afável e gracioso. É um amor forte, duradouro, capaz de superar enormes obstáculos e contratempos, mas também um amor apaixonado, que se importa com a infidelidade, que arde em ciúmes por nós por nos amar de verdade. (Tg 4.4,5) O SEU ESTANDARTE SOBRE NÓS É O AMOR.

É exatamente como um casamento: cada cônjuge requer exclusividade do outro para si, dentro do relacionamento. Não pode haver outro homem, ou outra mulher, senão o casamento acaba. Não se admite infidelidade. Não é possível manter com Deus uma relação descompromissada e passageira, que vise apenas um benefício próprio imediato. Não pode haver flerte, não pode haver traição! Deus nunca nos trairá, mas nós infelizmente podemos traí-Lo com o mundo e com aquilo que no mundo há. Amado(a) de Deus, é o seu amor pelo Senhor mantém o seu relacionamento com Ele, da mesma forma que o Seu relacionamento com Ele mantém o vivo o Seu amor por Ele!

Esse relacionamento com o Senhor é um relacionamento presencial: “debaixo da sua sombra” (Sl 91.1). O melhor lugar para estarmos nessa vida é “debaixo da sombra das asas do Senhor” (Sl 63.7). É vontade do Senhor que aí estejamos (Mt 23.37). Esse é um lugar especial, um lugar de ternura, de carinho do Senhor conosco! É um lugar onde sentimos o Seu calor por nós, onde ouvimos o Seu coração bater, onde Ele nos afaga e nos consola! É nesse lugar que a magnitude dos nossos problemas e aflições se dissipam como a nuvem, onde a certeza de fé é inteira, onde a esperança é renovada! A noiva diz: desejo muito me assentar debaixo da tua sombra! Esse também deve ser o nosso anelo!

Esse relacionamento é, também, um relacionamento de dependência (v.5): Dependência para ser fortalecido física e espiritualmente, dependência para ser guiado no e pelo caminho, dependência para quando e como agir. Dependência para tudo. O Senhor disse: "Sem mim, vocês nada podem fazer" (Jo 15.5). Oh querido(a), como precisamos do Senhor em tudo e para tudo! Precisamos Dele para vivermos cada dia, precisamos do Seu sustento, da Sua força e direção! Precisamos do Seu cuidado e proteção! Precisamos do Seu amor e compaixão! Precisamos da Sua misericórdia e perdão! Precisamos da Sua graça e bondade! Precisamos Dele para servi-Lo e adorá-Lo, precisamos Dele para vivermos a fé e Nele permanecermos! Precisamos Dele para darmos frutos, para sermos limpos e darmos mais frutos ainda! Precisamos Dele para amarmos e perdoarmos, enfim para tudo! Até para as coisas cotidianas (como trabalhar, namorar, casar, ter e criar filhos, etc.). Sem Ele, sem Jesus, nada podemos fazer! Se fizermos sem Ele, inevitavelmente dará tudo errado mais dia menos dia! 

Por fim, esse relacionamento é um relacionamento de proteção e conforto (v.6): “Senhor, eu sei que jamais estou sozinho, mas o Senhor está comigo aonde quer que o Senhor me levar na jornada da vida. Independente do que venha a enfrentar, independente de circunstâncias ou tentações, sei que Jesus é meu!”. Sua mão esquerda debaixo de nossas cabeças, sustentando-a confortavelmente, enquanto com a direita Ele nos abraça! Qual é o inimigo, por mais abusado que seja, que vai tentar contra você nos braços do Senhor?? 

Cristo está cheio dos frutos e bênçãos da graça, que devem ser alcançados pelas mãos da fé e desfrutados; e como Ele é cheio de graça e verdade, Ele se revela muito bonito e glorioso aos olhos da fé! A macieira é um emblema apropriado de Cristo, na grandeza de sua pessoa, na plenitude, em sua graça, na virtude de seu sangue, e em justiça e graça, que são um antídoto soberano contra o veneno do pecado; e cuja presença e comunhão com Ele curam almas ofegantes, sem fôlego, quando vão buscá-lo e em Sua presença encontram morada; e cuja mediação perfuma sua respiração, suas orações, por meio das quais se tornam gratas a Deus, que de outro modo seriam estranhas e desagradáveis.

Querido(a) leitor, Jesus o(a) convida para estar junto Dele e para Dele você se alimentar! "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim." (João 6:54-57) Religião nenhuma - nem mesmo a dita "religião cristã" - te alimentará; na religião você está desabrigado e passa fome! Nada que há em qualquer religião pode satisfazer a sua necessidade de Deus. Nenhuma religião tem a resposta para sua fome espiritual, que assola seu interior! Nenhum cargo religioso, nenhum rito, nenhuma doutrina... nada pode satisfazer! Por outro lado, prazeres, sonhos e fantasias que podemos viver nessa terra, por mais intensos que sejam, ao final sempre se revelarão inúteis para preencher o vazio da nossa alma! Amar o mundo e o que no mundo há se revelará uma experiência infrutífera e dolorosa: quem a ele recorre, sempre precisará de uma dose maior, pois sempre vazio se verá, além de nunca ser amado de volta. Mas quem vai até o Senhor em sinceridade de coração, não importando em que situação esteja, se religioso ou sem religião, encontrará Nele a plena satisfação para seu ser. 

Pense nisso!
Graça e paz!

(Sermão ministrado em 18/06/2017)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.