domingo, 9 de dezembro de 2018

A ESSÊNCIA DA GRAÇA É O FAVOR DIVINO SEM MÉRITO, HOJE E ETERNAMENTE

Resultado de imagem para raiz terra seca 
Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

(Salmo 16)

Nesse salmo, Davi medita sobre os benefícios que recebia de Deus e, por isso, se sente impulsionado a dar graças. Davi se rende e se devota inteiramente ao Senhor, declarando que a plena e substancial felicidade consiste em repousar exclusivamente em Deus. Ou seja, podemos dizer que esse salmo retrata algo que poucos entendem, ensinam e conhecem: Graça. 

Essa Graça, manifesta na prática por toda bondade, misericórdia e benefícios de Deus para com Davi, é a mesma Graça de Deus hoje. Isso mesmo: mesmo em tempos da Lei, a intenção de Deus sempre foi tratar Seu povo com Graça. Dentre outras razões que fogem ao escopo aqui, por isso a Lei veio primeiro: para que, tendo experimentado a Lei, possamos reconhecer a profundidade e a altura da Graça! Quem viveu os rigores da Lei e por ela foi considerado transgressor e digno de morte, com toda certeza verá a Graça como um bálsamo e jamais dela procurará se apartar!

Esse é um dos principais problemas com sistemas religiosos legalistas. Todo legalista, que diz ter prazer em viver a Lei e que procura se auto-afirmar diante de seus co-religiosos pelo cumprimento de códigos e regras, vive na mentira e é, na verdade, um mentiroso.  Ninguém jamais conseguiu viver a Lei nem jamais conseguirá vivê-la, pois a Lei foi dada para condenar. A Lei condena cada homem, mulher e criança como pecador inveterado, amante do pecado e servo do mesmo, fazendo silenciar toda auto-justificação e reduzindo todo manto escarlate de justiça pessoal à condição de pano sujo e rasgado, de trapo de imundícia! 

O legalista entende que precisa pagar a Deus alguma coisa e se esforça para realmente fazê-lo. Daí, ele se esforça ao máximo para ser digno diante de Deus, de forma a "retribuir" a Deus por todos os Seus benefícios. Na prática, o legalista diz a Deus "olha, estou pagando a dívida! Vê como eu sou o melhor de todos! Vê como eu me esforço! Jejuo 3 vezes ao dia, oro 6 vezes, dou o dízimo de tudo, frequento assidamente as reuniões, faço caridade..." e por aí vai. Devedor a Deus é algo que todo ser humano de todas as eras sempre será; no entanto, essa dívida, impagável pelo lado humano, somente pode ser paga pelo sacrifício gratuito de Cristo Jesus. Esse é o único pagamento aceito por Deus - aquele que Seu Filho pagou! Por isso, aquele que crê em Jesus, que se identifica com o Seu sacrifício na cruz e que rende a vida à Ele, passa a viver na condição de devedor eternamente perdoado! Dívida cancelada, totalmente paga! Perdoado no passado, perdoado no presente e perdoado no futuro! "E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz" (Cl 2.13,14)  Segue-se então que agora a vida, na condição de perdoado pela fé em Cristo, é a vida de fé e gratidão, de confiança em Deus e de amor retributivo, de nossa parte, Àquele que nos amou primeiro! Cada gesto na vida, portanto, deve ser um gesto movido pelo amor a Deus, como louvor e ações de graças a Ele, e não a apresentação de um "rol de notas fiscais de pagamento"!  

Graça é a relação de Deus para conosco, mas é também a nossa relação para com Ele! Não existe recebermos Graça e retribuirmos Lei! Deus não aceitará Lei da nossa parte, de forma alguma! Ou é Graça, ou estamos dizendo a Deus com nossas atitudes que a dívida com Ele permanece e, com isso, o sacrifício de Jesus foi em vão para nós!

Voltando ao Salmo 16, Davi fala da Graça. Ele começa dizendo: “Guarda-me, oh Deus, porque em ti me refugio”. Davi pede ao Senhor que lhe proteja durante todo o curso de sua vida. Deus era o refúgio de Davi – nenhum esconderijo humano, nenhuma iniciativa humana para a auto-proteção tem sucesso se o Senhor não for o verdadeiro refúgio, se a confiança não estiver Nele.

Temos muitos inimigos externos, estamos cercados por eles todo o dia: Satanás em derredor, buscando tragar a nossa alma. O mundo, com suas ofertas sedutoras. O espírito de violência que está sobre o mundo, atuando sobre os pecadores. Doenças de toda a sorte.  Somos provados pelo tentador com tamanha força e com furor, com tantas artimanhas e astúcia, que faz com que nossa batalha individual e coletiva seja humanamente falando muito desigual. Ele é um anjo (caído), nós somos seres humanos! Além disso, temos muitos inimigos internos: As nossas fraquezas e tendências ao retrocesso, à queda, ao pecado, ao desânimo, à desconfiança em Deus e à desistência. Crises emocionais e espirituais.  Se formos olhar para nós mesmos, para nossas próprias forças e capacidades de defesa, de perseverança, veremos o quão fracos e pequenos nós somos. Como dizia Lutero em seu hino “Castelo Forte”, “a nossa força nada faz, estamos nós perdidos”! QUANTO OS NOSSOS INIMIGOS JÁ TENTARAM – E AINDA TENTAM – NOS DESTRUIR!

O fato de estarmos hoje com vida física e espiritual, de termos vencido até aqui, é por um único motivo: porque temos feito o Senhor o nosso refúgio! Ele é a nossa fortaleza, o nosso Castelo Forte! Deus nos traz todo o dia o seu socorro e assim somos diariamente protegidos! JESUS É O NOSSO SENHOR!  

“Digo ao Senhor, outro bem não possuo: Davi diz que não pode dar nada a Deus, não só porque Deus não tem necessidade de coisa nenhuma, mas também porque o homem mortal não pode merecer o favor divino por alguma coisa que venha a fazer para Deus. “Outro bem não possuo”, Na KJV, é traduzido por “minha beneficiência não te alcança”. É impossível para os homens, por quaisquer méritos pessoais, fazerem com que Deus tenha obrigações para com eles, como se Deus se tornasse devedor aos homens. NÓS SEMPRE SEREMOS DEVEDORES PERDOADOS! Quando nos achegamos a Deus, devemos fazer isso sem nenhuma presunção. Não há bem nenhum em nós, nenhum mérito pessoal. Todo o serviço prestado ao Senhor nada é em si mesmo, somos indignos de recompensas da parte do Senhor.

Davi menciona “os santos que estão na terra”. Eles são excelentes, são nobres, notáveis. Não deve haver nada mais precioso para nós que nossos irmãos e irmãs em Cristo. Devemos dar valor e prestigiar aos que temem a Deus, buscando ter comunhão com eles, pois isso Deus considera como agradável! O verdadeiro estado do meu coração é indicado por meu amor por eles. Em todos os lugares e em todos os momentos, o amor para aqueles que amam a Deus e uma disposição para buscar o bem deles, sua felicidade e sua amizade, será uma característica da verdadeira piedade e devoção. Obviamente, tudo aquilo que destrói essa comunhão é inimigo ferrenho de Deus, devendo ser reputado como nosso inimigo também! Note, ainda, que isso não significa ter comunhão com ímpios em qualquer nível (v.4). As dores deles são multiplicadas, porque vivem impiamente, indo após deuses falsos. Não devemos oferecer as suas “libações de sangue”, nem mencionar os nomes de suas abominações com nossos lábios (Ef 5.11,12). 

Davi bendiz ao Senhor que o aconselha, tanto de dia quanto à noite, falando-o em sua consciência e assim direcionando sua vida. É somente por meio da direção do Senhor que podemos fazer as escolhas certas nas horas certas. Davi não vivia segundo seu conceito de certo e de errado, mas segundo a vontade revelada de Deus para sua vida. Viver segundo o conceito de certo e errado é a pior coisa que podemos fazer, porque é justamente esse tipo de vida que nos levou ao "abismo espiritual" que vivemos! Viver segundo certo e errado é viver segundo o conhecimento do certo e do errado, do bem e do mal; é viver com base na árvore do conhecimento! Por outro lado, quem busca viver segundo a árvore da vida, vive na dependência de Deus. Deus é o guia, Ele é quem diz se é isso ou aquilo que Ele deseja de nós, não nós mesmos com nosso discernimento tosco de certo e errado.  É VIVER SEGUNDO A VONTADE REVELADA DE DEUS E BUSCAR REVELAÇÃO DA VONTADE DE DEUS PARA VIVER.

A Palavra de Deus nos adverte: Onde não há conselho os projetos são vãos (Provérbios 15.22). O Senhor dos Exércitos é maravilhoso em conselho e grande em obra (Isaías 28.29). Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor (Provérbios 21.30). Eis por que precisamos desse Guia por excelência: nada somos sem o nosso Criador e sem a Sua excelsa Palavra! Deus tem prazer em nos direcionar os passos, em dirigir a nossa vida. Ele não fica feliz diante das nossas quedas, encrencas, fracassos; não tem prazer em nossa ruína. Por isso não nos deixou sozinhos nesse mundo, mas nos deu o Seu Espírito, que fala aquilo que Dele ouviu, que mora em nosso interior. Nosso Senhor nos deu a Igreja, e nos deu uns aos outros. Deus dons e ministérios. Deu a Sua Palavra. Isso tudo é graça TEMOS QUE APRENDER A OUVIR E A OBEDECER AO SENHOR PARA NOSSA PRÓPRIA FELICIDADE! 

Ao exclamar, "O Senhor é a porção da minha herança", Davi se identifica com os filhos de Levi, cuja herança era o Senhor (Dt 10.9). Nossa herança é o Senhor. É Ele o Único bem verdadeiro que temos em vida, e o Único bem verdadeiro que teremos na morte! Tendo o Senhor sempre na nossa presença, diante dEle, jamais seremos abalados! Viveremos alegres e repousaremos seguros hoje, amanhã e sempre! É interessante que Davi fala de linhas. Essas linhas falam daquelas usadas na medição e na divisão da herança (terra de Canaã). Davi diz que a ele coube uma formosa herança – o próprio Senhor! A Davi, coube o Senhor na divisão da herança – Isso é Graça!

O Senhor é quem sustenta a nossa sorte! É o Senhor quem determina o nosso destino, não o acaso. É Ele quem garante o nosso futuro. Todos quantos não tem seu fundamento e confiança postos em Deus vivem em estado de irresolução e incerteza. São constantemente levados pelos dilúvios de erros que prevalecem no mundo.

Davi, por ter o Senhor sempre em sua presença, sabe que jamais será abalado! Por isso, mesmo diante de tantos inimigos e desafios, ele não fica deprimido, mas se alegra e exulta! Sua confiança no Senhor estende-se dessa vida até ao limite máximo da vida humana – a morte física. NEM A REALIDADE DA MORTE ASSUSTAVA A DAVI.

A morte, na Bíblia, é mais que um estado. Ela é uma pessoa, um inimigo a ser vencido (I Co 15.26). Um inimigo cruel, que anda junto com o inferno, tragando as almas dos homens (Ap 6.8). Porém, mesmo diante desse terrível inimigo, Davi dizia "Minha carne repousará segura"! Aleluia! Davi cria na sua imortalidade. Seu corpo não ficaria eternamente na sepultura sob o poder da corrupção, nem sua alma ficaria eternamente no lugar dos mortos; Deus haveria de o ressuscitar, para uma vida imortal. Davi, sem saber, profeticamente fala acerca da vitória de Cristo sobre a morte e sobre o inferno, vitória esta que por Cristo é extensiva a todo verdadeiro crente em Cristo, que crê e entrega a sua vida aos cuidados do Salvador e Senhor Jesus!

O Santo do Senhor (Jesus) não permaneceu com sua alma na morte, nem viu a corrupção. Deus ressuscitou a Cristo, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela (At 2.24-32). O corpo de Davi permanece nessa terra, mas sua alma está na presença imediata do Senhor. Hoje, Davi aguarda, junto com uma incontável multidão de santos, a ressurreição física do seu corpo! Nós também, fiéis em Cristo, haveremos de um dia ressuscitarmos do pó da terra. Nem mesmo a morte, nem mesmo o inferno, pode contra aquele que tem a sua vida posta em Deus! A POSSE DE CRISTO SOBRE NÓS SE ESTENDE A TODA A CONDIÇÃO DA VIDA HUMANA, ATÉ A RESSURREIÇÃO. ISSO É GRAÇA, FAVOR IMERECIDO, HOJE E ETERNIDADE A FORA! PARA TODO O SEMPRE!
 
Graça! Graça na proteção e no cuidado de Deus! Graça na direção para a vida e na salvação eterna, inteiramente provista e mantida por Deus! Nada que façamos, nenhum bem que entreguemos, nenhuma dádiva, nenhuma oferta, nenhum sacrifício pode hoje e nem jamais poderá, eternamente, pagar isso que Deus fez, faz e fará por nós e em nós!  Não há pagamentos a serem feitos, nem há uma dívida a ser paga! Jesus pagou tudo por nós, de forma que hoje estamos quites com Deus por Cristo Jesus! Ele, o Senhor Jesus, é o Penhor da Nossa Herança! Mesmo nossas boas obras foram todas preparadas por Deus de antemão, antes da salvação, para que um dia andássemos nelas; mesmo essas boas obras são feitas em Cristo com a Graça de Cristo, pois sem Ele nada podemos fazer!

A verdade é que eu e você, querido(a) leitor(a), somos como um deserto seco, incapaz de florescer por si mesmo! Somos terra de ninguém, infrutífera, rachada! Mas a Graça de Deus é tal que escolhepara Si eu e você, desertos estéreis, e ainda nos faz florescer!   Nunca apresente a Deus seu currículo de boas obras e realizações, porque para Aquele que te salvou a multidão das tuas boas obras e realizações são apenas o testemunho da Graça de Deus na sua vida! Afinal, é Ele quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13)!

Pense nisso!
Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.