domingo, 5 de abril de 2020

A Realidade e Importância do Ministério do Consolador nos Últimos Dias


Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. (João 15:26)

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:7-15) 

I. OS ÚLTIMOS DIAS: ÉPOCA TERRÍVEL PARA OS CRENTES EM CRISTO. 

Nosso Senhor Jesus previu que após a sua partida os seus discípulos experimentariam dias terríveis de grandes lutas e perseguições, motivados pelo ódio do mundo contra os cristãos. Esse ódio do mundo contra os discípulos de Jesus nasce do não-compartilhamento de padrões e costumes por estes últimos. O mundo favorece aqueles que lhe são favoráveis, porém persegue aqueles que com sua vida e palavras denunciam a maldade de seus atos e pensamentos.  

“O mundo inteiro jaz no maligno” (I Jo 5.19): O mundo, com sua malícia e crueldade, não possui qualquer desejo sincero de fazer o bem, nem de conhecer a Deus e ao Seu Cristo.   Mundo, aqui, do gr. Kosmos, sigbnifica arranjo, ordem como um sistema; a totalidade da humanidade em sentido ético-espiritual, alienada e hostil a Deus. MUNDO: KOSMOS OU SISTEMA SATÂNICO.

Por que João diz que o mundo está morto no Maligno? 

1. Porque há um príncipe maligno que governa este mundo, sujeitando os homens a obedecerem as suas vontades. (Jo 16.11 + 14.30). Esse príncipe é o diabo, Satanás, que usa seus demônios para seduzir e induzir os homens a pecarem, escravizando-os deste modo no pecado, levando-os a morte (física, espiritual e eterna) (Ler Ef 2.1-3). A HUMANIDADE SEM CRISTO ESTÁ MORTA EM DELITOS E PECADOS! 

O príncipe deste mundo, também chamado “o deus deste século”, cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus (II Co 4.4). Com isso, o que há no mundo é 100% contrário à vontade de Deus. Basta uma rápida olhada que facilmente constata-se essa verdade!

2. Por causa do estado espiritual em que o mundo se encontra, ele é incapaz de amar a Cristo; portanto, é incapaz de amar aqueles que são de Cristo, nas palavras do próprio Senhor. (João 15:18-20) O igual é amado e aceito pelo igual, porquanto toda expressão moral, à face da Terra, gravita e é atraída pela sua própria expressão moral, pelo seu equivalente. O MUNDO CARREGADO DO MAL NÃO SE OPÕE AO MAL E NEM AOS PERVERSOS QUE NO MUNDO ESTÃO. 

A lógica de Cristo é simples: quem recebe a palavra pregada por seus discípulos, recebe ao próprio Senhor Jesus e ao Pai. Caso contrário, não recebe nem a Cristo nem ao Pai (João 13.20; 15.20-25). SOMENTE AMA A CRISTO E RECEBE-O EM SUA VIDA AQUELE QUE AMA E RECEBE A PALAVRA DE CRISTO, QUE É CONTRÁRIA AO MUNDO, EM SUA VIDA.  Esse ódio manifesto do mundo contra os verdadeiros crentes em Cristo envolverá não apenas combate ideológico.

a) “Expulsarão das sinagogas” (João 16:2a): Os crentes fiéis sofrerão toda sorte de expulsão possível dos templos religiosos, pelo simples fato de não se enquadrarem com o sistema satânico praticado nesses lugares. Há cristãos no mundo inteiro experimentando exatamente isso. Só para exemplificar, hoje são mais de 10 milhões de cristãos que não frequentam nenhuma denominação, da qual saíram expulsos ou por consciência cristã, pelo princípio mundano e satânico que viram sendo praticado nesses lugares, tais como a exploração financeira dos fiéis, a adoção e defesa de valores anticristãos, a opressão, o preconceito, a politicagem, dentre outros. Esses irmãos e irmãs foram simplesmente hostilizados e condenados ao abandono e esquecimento por parte daqueles que um dia chamaram de irmãos.

b) “Vos matar julgará prestar culto a Deus” (João 16:2b): Os crentes serão assassinados por sua fé e isso será reputado como culto a Deus. Há lugares onde isso já acontece. Porém, vale dizer que o ódio dirigido a uma pessoa é considerado homicídio aos olhos de  Deus e, nesse sentido, há muito tempo tem gente sendo morta em nome de Deus. A religião é lócus de ódio e de toda desavença, pois a origem da religião não é divina. Não existe "religião de Deus". O caminho da religião é o caminho da sabedoria humana, terrena, carnal e, dependendo do caso, diabólica; caminho da auto-indulgência, da auto-justiça meritocrática e da maximização da arrogância e soberba humana. Religião é domínio de corpos, de almas, de bolsos, de povos e de nações. Religião é onde uns ditos  iluminados (ou escolhidos, ou ungidos, os separados, se preferir) vão servir como intermediários para os "ignorantes de Deus"; estes, utilizando sua "iluminação divina", guardiões dos arcanos sobrenaturais, ritos energizadores de Deus, irão mediar bênçãos ou maldições sobre o povo: bênçãos para os que anularem-se completamente, jamais questionando o "ungido" e doarem dinheiro e trabalho à causa dos iluminados (dita por eles ser "de Deus") ou maldições para aqueles que ousarem "pensar fora da caixinha" e questionarem toda a sandice. Ora, quem tem a mente de Cristo é capaz de discernir o mal onde ele estiver e, no poder de Deus, levantar-se contra este mal por meio da Verdade, vivida e falada. Isso, dentro do kosmos satânico onde quer que este kosmos esteja, trará luz nas trevas, o que não interessa nem ao diabo nem aos "iluminados" que o servem posto que "conhecereis e Verdade e a Verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" e, conforme disse Jesus, Ele é "o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". A Verdade traz libertação, o que o mal não quer em hipótese alguma. Consequência: morte ao cristão! Odeiem ele! Os cristãos serão taxados de causadores de males, divisionistas, rebeldes, insubordinados, inimigos de Deus, falsos irmãos/obreiros, etc.

Os homens malignos, ao desprezarem a revelação de Deus, formam seu próprio conceito de Deus. DEUS PARA A HUMANIDADE É IMAGEM E SEMELHANÇA DO HOMEM. Veja, por exemplo amorte de Estevão registrada no livro de Atos. Jesus disse: “Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.” (Mt 24.9,10)

II. NESSES ÚLTIMOS DIAS A PESSOA E O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO TERÃO SEU REAL PROPÓSITO ENTENDIDO E EVIDENCIADO PELOS VERDADEIROS CRISTÃOS.

Precisamos ser sinceros: hoje, damos pouca ou nenhuma importância para a pessoa e ação do Espírito como Consolador, a não ser em momentos de morte e desespero pessoais. Estamos acomodados em nossa fé, pois não há grande perturbação ou perigo iminente. Poucas são as orações, pouco é o clamor, pouco nos consagramos ao Senhor. 

Quando falamos do Espírito Santo, na atualidade, enfatizamos a pirotecnia. Muita profecia do homem, vendo o que Deus não mostrou e falando o que Ele não disse, tudo em nome de Deus. Muito ato profético sem pé nem cabeça. Muito giro, muita gritaria, muito ato exterior, mas nenhuma evidência de genuína atuação do Espírito Santo. 

Porém, num mundo onde cada vez mais os verdadeiros crentes em Cristo são odiados e perseguidos em todos os lugares e de todas as formas, a presença e ação do Consolador se farão imprescindíveis! O ministério do Espírito Santo em consolar os crentes em meio às perseguições envolverá o pastoreio dos crentes pelo Espírito, levando-os aos pastos verdejantes de toda a verdade de Deus, a partir:

Da Anunciação das coisas que hão de acontecer. A genuína profecia diretiva é gerada pela comunicação do Espírito Santo das palavras que Ele ouve do Senhor Jesus para nós. É o Espírito dando direção para a vida dos cristãos execrados e perseguidos por sua fé, tal qual nos primeiros dias, onde as perseguições imperiais eram implacáveis. O ensino do Espírito Santo é o mesmo ensino de Jesus, porque ambos os ensinos tem uma fonte em comum: o Pai. ATENÇÃO: Toda e qualquer palavra atribuída ao Espírito Santo que contraria a vida, obra e ensinos de Jesus não é Palavra de Deus. MUITO CUIDADO COM ISSO!

Aqueles que temem por suaas vidas e que estão neste momento questionando a sua fé, quiçá a sua conversão à Cristo, por causa do turbilhão de lutas e aflições que estão vivenciando, por denunciarem o mal escondido com as vestes sacerdotais da religião, saibam: Vocês são bem-aventurados! Jesus é quem diz: "Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós" (Mt 5.11,12). Noutras palavras, disse Jesus, fiquem radiantes, sobremaneira alegres, comemorem muito! O que estão fazendo com você, fizeram com os profetas bíblicos que viveram muito antes de você! Se não querem receber a Palavra de Deus que vocês estão falando, é porque se recusam a receber a própria Palavra de Deus encarnada, Jesus! Continue crendo em Cristo aconteça o que acontecer, firme na fé, mesmo que você esteja sofrendo toda a sorte de perseguição e mentira a teu respeito, alijado dos templos denominacionais, pelos religiosos dominadores deste mundo tenebroso. Sua fé tem grande galardão diante de Jesus! LEMBRE-SE: O Espírito Santo SEMPRE glorifica a Jesus e nos leva a fazer o mesmo, exaltando e esclarecendo Sua Pessoa, Obra e Sua Soberania. 

Enquanto é tarefa dos crentes pregarem a Palavra de Jesus (entregue e explicada pelo Espírito Santo) ao mundo, cabe ao Espírito Santo convencer aos ouvintes do pecado, da justiça e do juízo. Cabe a Ele, não a nós. 

Convencer do pecado, pois o mundo não crê em Cristo. Sendo Cristo o oposto do mundo, não receber a Cristo como Senhor e Salvador a fim de mudarem de vida é, apenas, manifestar na prática essa diferença. O oposto da fé não é meramente incredulidade; mas uma forma de rebeldia contra Deus que conduz o indivíduo a uma forma mais intensa de desobediência. ALICERCE DE TODO O PECADO. Rejeitar a Cristo é o mesmo que rejeitar a Deus e o destino que Deus tem oferecido aos homens, bem afirmar, por desejo próprio, a permanência de estado de pecado. 

Convencer da justiça, porque Cristo foi para o Pai. Envolve:


a)    Sua morte expiatória no Calvário. Ele morreu por meus pecados. Pelos pecados da humanidade. Mas é preciso crer para se apropriar desse sacrifício, crer na verdade divina, que envolve crer que é um pecador miserável, afastado inexoravelmente de Deus, sem nada que possa fazer para mudar isso e então, olhando para Cristo, crer que a na Cruz Ele morreu por ti, trazendo o perdão por Seu Sangue. 


b)    Sua ressurreição, vencendo a morte e oferecendo a vida eterna aos homens. Jesus venceu a morte, seu aguilhão, por que triunfou! A morte não foi capaz de deter Jesus! Assim também, a morte não deterá todo aquele que crer em Jesus. Ele mesmo disse: "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:25,26) Está reservado um dia específico, dentro do plano de Deus, onde os mortos em Cristo hão de ressuscitar dos mortos! A morte, inimiga final do homem, será vencida na vida de cada cristão naquele dia! 


c)    Sua ascensão aos Céus, garantindo o mesmo aos crentes fiéis. "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor". (1 Tessalonicenses 4:16,17)


d)    Seu retorno para o Pai. Garantindo a total transformação moral e metafísica dos crentes para serem como Cristo é. 


Convencer do juízo, porque o príncipe deste mundo foi julgado. Julgamento iniciado desde sua queda, seguindo sua expulsão dos lugares celestiais, passando pela vida, obra, morte e ressurreição do Senhor Jesus, a continuidade da obra pelo Espírito Santo até a prisão, liberação, julgamento final e prisão eterna do diabo. O mal não perdurará para sempre! Ele não mais existirá! O mal teve um começo com a rebelião no cé e terá um fim, com o lançamento de satanás no Tártaro! Viveremos assim pera sempre com o Senhor, numa nova realidade, realidade de novo céu e de nova Terra. Nunca mais doença, nem fome, nem dor, nem morte, nem violência, nem injustiça alguma! 

Concluindo: O mundo, hoje, mais do que nunca, está cambaleando, como bêbado. Vivemos essa doença atual, essa pandemia, do Covid-19. Socialmente, já vivíamos antes outras "pandemias" por meio de toda a sorte de violência, crueldade e maldade, com homens, animais e com a criação de Deus. Destruímos o meio ambiente: matamos as espécies de peixes, de aves, de animais para nossa própria diversão e prazer. Centenas de leões, de elefantes, de jacarés e de outros animais são anualmente mortos para nosso deleite. Queimamos florestas em nome do "desenvolvimento econômico". Lançamos esgoto in natura em cursos de água e em oceanos, lançamos particulados tóxicos na atmosfera, lançamos substâncias que destróem e camada de ozônio e que aceleram as mudanças climáticas. Matar, roubar e destruir, esses são os verbos que conjugamos como sociedade. Milhares de crianças são assassinadas todo ano, vítimas da violência, onde até bebês indefesos são estuprados e mortos por aqueles que deveriam ser seus protetores. Mulheres perderam sua humanidade, sendo tratadas como mero objeto de prazer sexual. Praticamos toda a sorte de perversão sexual possível e imaginária, sem nenhum respeito por nós mesmos e por aqueles que são nossos semelhantes, e isso ainda sendo televisado! Nos calamos diante dos bolsões de pobreza, das favelas, fazendo de conta que não existem. Oprimimos o nordestino, o negro e o pobre, como se não fossem nossos semelhantes. Tratamos a causa dos órfãos e das viúvas com desprezo, ursurpando seu direito à vida! Apoiamos políticas claramente anticristãs por simples partidarismo, por ideologia político-partidária - reduzimos de forma blasfema a Cristo como se fosse mero cabo eleitoral de nossos políticos favoritos!  Debochamos de Deus de todas as maneiras que encontramos: casamento, criado por Deus, é uma afronta tal qual o praticamos! Fazemos guerras e matamos por tudo e por nada. 

O resultado dessa nossa rebeldia e insubordinação com Deus está aí mesmo! O resultado da nossa incredulidade! O resultado dos esforços de retirar Deus da sociedade! De tirar Deus das Igrejas! Estamos mais felizes e prósperos como humanidade sem Deus? Somos mais civilizados, amamos o nosso próximo, sem Deus? Somos mais misericordiosos, mais fiéis nos tratamentos interpessoais? Praticamos a justiça social, econômica e política? Somos mais gente, mais humanos, mais gentis uns com os outros? Há quem chegue ao ponto de dizer que Deus é o "amigo imaginário" dos cristãos (sic). Bem, quem fala assim, pergunto se está se deleitando na sociedade sem Deus que está vivendo. Porque vai piorar: quanto menos Deus, mais caos. Menos humanos seremos, mais insensíveis e incontroláveis na prática do mal nos tornaremos, com tudo e com todos. Coisas como amor próximo, misericórdia, bondade, fidelidade, mansidão, compaixão, benignidade, fé, esperança e amor só são possíveis de serem vividos se Deus estiver entronizado no centro da vida pessoal, no coração de cada homem, mulher e criança que compõem a família e no centro de cada família que compõe a sociedade. Sem Ele, pode esquecer. 

Nesse contexto, querido(a) irmão(ã) em Cristo, sê forte e corajoso(a)! Guarda o que você tem, para que ninguém tome a tua coroa! Permaneça firme na fé! As coisas ainda vão piorar. Até a 2a. Vinda de Cristo, o mundo irá alternar momentos de caos e de falsa paz. Sairá de um momento de doença, guerra e carestia/falta de víveres para um momento de paz a qual se revelará passageira. Note que isso é cíclico. Estamos fadados a viver nesse ciclo até que o clamor mundial entronize no centro das decisões mundiais um líder carismático e de grande influência, que proporá soluções para os problemas. Esse líder tomará decisões na política mundial e na religião e será muito apreciado por bilhões de pessoas: contra a carestia, doenças e morte, ele proporá um controle rígido na distribuição de comida, remédios e bens, onde só poderão comprar aqueles que tiverem sido previamente cadastrados pelos governos locais. Para evitar falsificações, esse cadastro será evidenciado por meio de uma marca indelével colocada no corpo de cada pessoa, marca que não poderá ser removida. Nessa época, muitos cristãos serão ainda mais perseguidos e mortos, com todo apoio político e religioso das denominações apóstatas. Mas nessa época virá o arrebatamento!

Que o Espirito de Deus possa consolar você, querido(a) irmão(ã), com Suas doces e preciosas promessas! Precisamos hoje e precisaremos ainda mais do Consolo do Senhor nos dias que hão de vir sobre a Terra; portanto, receba hoje esse consolo, em nome de Jesus! Firme nas promessas! 

Para seu enelevo, deixo o seguinte hino: https://www.youtube.com/watch?v=04zHZIk-UoU

Graça e paz!

(SERMÃO MINISTRADO EM 2013, COM CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O PRESENTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.