quinta-feira, 16 de abril de 2020

TEMPOS DE PANDEMIA: O CONSELHO DE SALOMÃO SOBRE PRUDÊNCIA



PROVÉRBIOS 22:3

King James Bible
A prudent man foreseeth the evil, and hideth himself: but the simple pass on, and are punished.

Young's Literal Translation

The prudent hath seen the evil, and is hidden, And the simple have passed on, and are punished.

French: Darby
L'homme avise voit le mal et se cache; mais les simples passent outre et en portent la peine.

German: Luther (1912)
Der Kluge sieht das Unglück und verbirgt sich; die Unverständigen gehen hindurch und werden beschädigt.

Spanish: Reina Valera 1909
El avisado ve el mal, y escóndese: Mas los simples pasan, y reciben el daño.


Portuguese: Bíblia King James Atualizada

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o incauto, contudo, passa adiante e sofre as consequências. 

 
----------------------------------------------------------

Me pergunto, ainda que retoricamente porque sei a resposta, o que anda acontecendo com a liderança evangélica mundial. O que anda acontecendo com esses homens e mulheres que em suas pregações, ao menos uma vez na vida, falaram sobre a necessidade de se ter a mente de Cristo, em I Coríntios 2:16. Sobre renovação de mente, baseados em Romanos 12:1,2. Homens e mulheres que deveriam ser exemplos de fé cristã, especialmente em épocas de crise como a que estamos vivendo em escala mundial. Que deveriam orientar, guiar, proteger e alimentar as vidas dos fiéis e, logicamente, cuidarem de si mesmos. Afinal, a Primeira Epístola de Paulo a Timóteo, capítulo 4 versículo 16 exorta a cada líder cristão a ter primeiramente cuidado de si mesmo e da doutrina que ensina, devendo perseverar nisso, "pois agindo assim, salvarás tanto a tua própria vida quanto a todos que te derem ouvidos". Infelizmente e tristemente tenho visto o contrário disso: proliferam na mídia notícias e mais notícias que mostram uma liderança desprovida, no mínimo, de prudência! 

1) "Bishop who preached 'God is larger than this dreaded virus' dies of COVID-19
Bishop Gerald O. Glenn of The New Deliverance Evangelistic Church near Richmond, Virginia died the day before Easter."
(tradução: Bispo que pregou 'Deus é maior que esse vírus temido' morre de COVID-19. O bispo Gerald O. Glenn, da Igreja Evangélica The New Deliverance, perto de Richmond, Virgínia, morreu um dia antes da Páscoa). (Fonte: https://www.nbcnews.com/news/us-news/bishop-who-preached-god-larger-dreaded-virus-dies-covid-19-n1183281. Acesso: 16/04/2020)


2) Pastor evangélico morre por coronavírus após culto com 300 pessoas no Chile. Pr. Mario Salfate, 67 anos, presidiu um culto em 16 de março, com a participação de cerca de 300 pessoas na cidade de Paine, perto de Santiago. Três outros pastores evangélicos foram infectados na ocasião.
(Fonte: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2020/04/5900288-pastor-evangelico-morre-por-coronavirus-apos-culto-com-300-pessoas-no-chile.html. Acesso: 16/04/2020)

3)  Coronavírus: pastor que chamou epidemia de 'histeria' morre após pregar em carnaval. O pastor Landon Spradlin não estava preocupado com o coronavírus quando viajou a Nova Orleans, nos Estados Unidos, para pregar durante o mardi gras — o festival de carnaval celebrado em março na cidade americana. Um mês depois, Landon, de 66 anos, estava morto. (Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52193957. Acesso: 16/04/2020)

Aliados a esses, estou certo que há muitos outros casos que ou ainda não foram noticiados ou que ainda surgirão no cenário mundial. Por que? Para que, com que propósito? Querem provar o quê com suas mortes? As justificativas do rompimento do isolamento são as mais estapafúrdias possíveis: ou o vírus é tratado como um factóide contra o líder político do país, ou versículos bíblicos são usados de forma isolada para apoiar essas atitudes sem sentido, ou verdades centrais da fé são utilizadas de forma errada no afã de justificar o injustificável, tais como "Deus é maior que esse vírus". Sim, isso é uma verdade: de fato, Deus é maior do que o vírus, não apenas esse mas qualquer outro, como da dengue, da AIDS, da febre amarela, da gripe, etc. Isso não significa, no entanto, que agora os cristãos vão injetar em suas veias sangue contaminado, ou não vão cuidar de suas casas para evitarem a proliferação de mosquistos, ou não vão repousar em casa - "vitamina C e cama" - quando gripados.   

Deus nos deu a fé por meio da Revelação bíblica, isso é correto. Mas também nos deu a ciência por meio da pesquisa e investigação. Ambos os conhecimentos procedem de Deus, sendo obtidos de forma diferente e versando sobre coisas diferentes! A fonte de ambos é Deus, portanto são bons para nós: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1.17). Deus é a fonte de todo conhecimento e, em particular, do conhecimento Dele. O fiel, que recebeu e recebe a luz da Revelação divina sobre o que é espiritual, também tem recebido luz sobre o mundo físico e aquilo que a este se relaciona. A Graça não se opõe à natureza e é preciso distinguir as duas.  

Aqui, no Brasil, há pastores e líderes que, a exemplo de seus irmãos de outros países, andaram se insurgindo contra o isolamento social imposto pelas autoridades de saúde. Homens que bradaram inúmeras vezes que "toda a autoridade provém de Deus" e que foram os primeiros a negarem isso com suas atitudes e argumentos, revelando uma "ideologia de ocasião" e uma "verdade de conveniência".  A Justiça teve que ser acionada para que templos religiosos fosse fechados e assim obedecessem as ordens sanitárias. 

Escândalos, dos quais Jesus preveniu, produzidos por pastores e líderes, vão assim se amontoando no Brasil e no mundo. No exterior, líderes morrendo por desobediência e imprudência, infectadas com o Covid-19, quando podiam estar vivas e ajudando a combater a pandemia no fortalecimento espiritual e material aos fiéis. No Brasil, líderes agindo por pura conveniência ou apenas sob ordem judicial, acumulando para si mesmos ira no dia da ira e juízo no dia do juízo. Muito triste!

Salomão, no livro de Provérbios, no texto que fiz questão de destacar no início desse texto em diferentes línguas, nos fala que aquele cuja longa experiência e observação das coisas o tornou cauteloso e prudente, prevê uma calamidade antes que ela aconteça e se retira do perigo para um local seguro; mas uma pessoa incauta e crédula nunca prevê nenhum perigo, mas continua com segurança em seu caminho de costume, até que o ultrapasse e sofra as consequências desse ato imprudente. Como diz o Pr. André Luís Pereira em seu blog "REFLETINDO PROVÉRBIOS: Reflexões diárias baseadas no livro bíblico de Provérbios", esse provérbio é "um "tiro no pé" daqueles que levantam a bandeira triunfalista, ou seja, daqueles que incentivam as pessoas a nunca desistirem, a enfrentarem toda e qualquer situação; é um "tiro no pé" daqueles que acham que buscar ajuda, depender dos outros, e pensar antes de agir, são atitudes de gente "fraca". Há muito tempo tem-se distorcido muitos valores que são imprescindíveis à vida, a prudência, por exemplo, é um deles. É questão de sabedoria saber a hora de parar; é questão de prudência saber quando voltar atrás; é questão de maturidade entender que tal atitude realmente não convém ser tomada" (fonte: http://refletindoproverbios.blogspot.com/2012/10/o-prudente-percebe-o-perigo-e-busca.html. Acesso: 16/04/2020).

Eu não compartilho dessa fé tresloucada de jeito nenhum! Uma fé que leva a gestos imprudentes e irracionais, que se baseia no subjetivismo pessoal que contraria os princípios e fundamentos bíblicos e científicos à base de interpretações mal feitas dos textos da Bíblia, levando a posturas extremadas contra a própria vida e à vida de quem os ouve e vê a troco de nada. Pergunto: o nome de Cristo foi exaltado com isto que foi feito? O que a causa do Evangelho ganhou efetivamente com estas posturas destes líderes? Houve edificação? Estas atitudes se enquadram na categoria de boas obras, as quais a Bíblia enfatiza que deve ser o modo de vida de quem foi convertido à Cristo? Perdidos foram salvos, houve alegria no céu, ou os perdidos ficaram ainda mais perdidos depois que viram tais coisas? Almas foram resgatadas ou foram perdidas?

Prezado(a) pastor(a), líder, faça um favor ao Evangelho, a si mesmo e àqueles que o seguem: obedeça a regra do isolamento social! Usa a internet, irmão(ã), faz cultos online! Aproveita a ferramenta! Dá estudo bíblico pelo computador! Usa o tempo que Deus está concedendo para orar e estudar também! Faz reunião com outros pastores e líderes online! Aproveita! Tem muitos precisando de uma palavra de conforto e fé nesse momento; gente doente e até com luto na família! E isso vale para você também, irmão(ã), que não é formalmente um líder: você pode fazer mesma coisa!

Se você está sem nenhuma denominação - porque, de fato, tá muito difícil frequentar uma hoje em dia - e precisar de um conselho, de uma oração, de uma palavra, fale comigo. Vamos marcar uma videoconferência! Pode me procurar aqui no blog, ou no facebook (https://www.facebook.com/ricardo.kropf.391).

E, por favor: FIQUEM EM CASA! Sejam prudentes e não imprudentes, como diz Provérbios. Ame-se e ao próximo como a ti mesmo!

Graça e paz!

Um comentário:

  1. Aonde eu assino em concordância ? Conselhos sábios. Triunfalismo não combina com a Bíblia.
    Remédios ,vacinas , médicos , hospitais estão aí para contribuir com o nosso bem -estar. Há crianças sofrendo com doenças ,para as quais já existe tratamento.
    Quantos gostariam de ter médicos à suas cabeceiras? Quantos gostariam de poder comprar um analgésico?
    Um velho ditado já dizia: " prudência e caldo de galinha" não fazem mal a ninguém.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.