sexta-feira, 30 de abril de 2010

SUBMISSÃO, HONRA E FIDELIDADE: AS MARCAS DO CHAMADO DE DEUS

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:1-9)

O livro de Josué começa com Deus admoestando Josué a confiar Nele, diante da difícil tarefa que ele teria pela frente, na condução do povo de Israel à terra da promessa. A tarefa não seria fácil, pois grandes obstáculos e inimigos tremendos seriam encontrados naquela região e, certamente, as lutas viriam e com elas as dificuldades. Porém, Deus agora confirmava a chamada e a vocação de Josué como líder daquele povo, a quem o Senhor escolheu devido a sua fidelidade, submissão e honra desprendida à Moises, durante o tempo em que este era o líder da nação de Israel.

Josué compreendeu a necessidade de cobertura espiritual e, por isso, durante toda a vida de Moisés, esteve debaixo de sua cobertura e de sua experiência ministerial; e isto com extrema humildade, amor à obra de Deus e à visão que o Senhor havia concedido a Moisés.

Neste texto, observamos que Josué é chamado de "servo de Moisés". Ele, portanto, é caracterizado por seu ofício, exercido durante todo o ministério de Moisés: o ofício de servo. Josué se tornou líder no lugar de Moisés porque ele era servo de Deus e também porque ele era servo de Moisés, o homem de Deus.

Jesus afirma que o seu ministério consistia no serviço, isto é, Ele foi servo até a cruz. A chamada cristã consiste no serviço a Deus, mas também no serviço aos irmãos e ao próximo.

Eliseu chamava Elias de seu senhor e os reis de Israel e Judá eram chamados de "meu senhor". O que vemos nas Escrituras Sagradas, portanto, é o princípio claro de autoridade espiritual e da relação que as ovelhas e demais obreiros da seara do Senhor devem ter em relação aos seus líderes, ou seja, respeito, honra e submissão.

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

2 comentários:

  1. Ser servo hoje está fora de moda.Submissão então nem se fala.os crentes não querem nem ser servos de Jesus ,embora com a boca afirmem que são.Tudo isso passa pelo coração é preciso mudança radical
    deixar o Espírito fazer a Sua Obra.O que temos vis
    to são pessoas orgulhosas,enfatuadas,rebeldes.Isso
    tem acontecido na família,na igreja,na sociedade.
    Ninguém quer ceder,todos se doutores,especialistas
    em todo assunto,inclusive no que tange a Bíblia.Já entram na igreja querendo ensinar ao pastor como oastorear o rebanho...

    ResponderExcluir
  2. Realmente muitas coisas tem acontecendo nas igreja em todas as igrejas, busca com espirito santo já não se fala, pessoas entra na igreja com intenção de atrapalha não ajuda, fazendo em sim uma fermento no meio da igreja dispensado , em fim vemos igreja fechado. fala sobre pecado, hoje nem se fala mais. Só fala sobre benção Busca de Benção ,chave de Vitoria etc, etc .
    Gostaria de uma Parceria de banner
    http://gracaprofetica.blogspot.com.br/p/parceria.html
    www.relogodafe.com

    Contato ::: http://www.facebook.com/Ministrofranciscosouza

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.