sexta-feira, 3 de agosto de 2018

BATALHA ESPIRITUAL: DEFINIÇÕES, ÁREAS E LIMITES.

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Efésios 6:10-12)

Nossa luta. A luta do cristão, do grego palē (πάλη), "luta", "briga", "conflito". A origem do termo remonta a wrestling grega, luta antiga da Grécia, onde dois oponentes lutam um contra o outro com objetivo de levar ao chão e/ou forçar a submissão por meio da aplicação de técnicas de imobilização, tais como chaves. Há uma luta para a qual devemos nos fortalecer em nosso homem interior, conforme o texto de Efésios, de força em força (como em Atos 9:22; 2 Timóteo 2:1). Assim, em Filipenses 4:13 temos a expressão cognata: “Cristo que me fortalece”, em quem “tudo posso”.  Fortalecer para lutar, fortalecer no Senhor, isto é, não em nós mesmos (não em nossa própria força e capacidades) e na força do seu poder, ou seja, na força do Todo-Poderoso Rei e Senhor.

Para lutarmos essa luta, devemos nos revestir de toda a armadura de Deus é o equivalente a se revestir da armadura que Deus fornece, por Sua graça, poder e misericórdia, a fim de que Seus filhos possam permanecer firmes contra as ciladas do diabo. O termo grego para "toda armadura", "panoplia", fala de completude, provendo defesa contra todas as “artimanhas” e “todos os ardentes dardos” do Maligno, não deixando um ponto desprotegido por um descuido que pode ser fatal. Colocar a “armadura de Deus” - que nos é dada por Deus - é declarado (por comparação de Romanos 13:12; Romanos 13:14) como equivalente a “revestir-se do Senhor Jesus Cristo”. Verdade, Justiça, Evangelho da Paz, Fé, Salvação e Palavra de Deus, tudo com oração e súplica no Espírito e vigilância perseverante, tudo isso só é possível se o cristão se reveste do Seu Senhor e Salvador. Não são, portanto, "equipamentos mágicos", que alguém pode dispor como se estivesse num depósito de velharias, mas sim elementos espirituais, ligados ao caráter cristão e a vida cristã, que são fortalecidos pelo Senhor e pelo Seu poder na vida daqueles que Nele crêem e confiam de todo o coração:
  • Verdade x Mentira: Como uma pessoa que ama e pratica a mentira pode estar vestido com a verdade? Isso é literalmente impossível, posto que verdade e mentira são opostos entre si; onde há um o outro não pode estar. A mentira, falada e/ou vivida, incapacita alguém a lutar esta luta a qual Paulo se refere. A mentira é estratégia e arma do inimigo, arma de Satanás, mentiroso desde o princípio e pai da mentira (Jo 8.44). Tristemente, o fato é que hoje a mentira está cada vez mais na boca e na vida daqueles que se dizem servos de Deus. Mentem sobre si mesmos e com relação ao próximo: se a verdade vai, de algum modo, prejudicar a imagem pessoal (ou do ministério que professam com a boa tê-lo), expondo às claras suas mazelas, então usam e abusam do expediente da mentira (nos púlpitos, nos grupos sociais, nas reuniões de ministério, etc.). E, como diz a máxima atribuída a Goebbels, Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, a mentira que contam muitas vezes acaba se tornando verdade - a mentira falada vira mentira vivida. "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. [...] Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira." (Ap 21.8; 22.15) Vale lembrar aqui que a hipocrisia religiosa é uma das formas de manifestação da mentira - ser um na coletividade religiosa e outro na vida privada. As redes sociais (como o Facebook) são a evidência, nua e crua, dessa duplicidade de vida; basta "acompanhar" as publicações e os "likes/deslikes" dos "irmãozinhos e irmãzinhas". É cada publicação, cada curtida/descurtida, de arrancar sabiá do toco!  
  • Justiça x Injustiça: Justiça, aqui, tem duas vertentes: a justiça de Deus e a justiça do cristão. A primeira é a justiça de Deus: Deus é justo em tudo o que faz, em todo tempo e com todos.  Ele não faz acepção de pessoas, não aceita peita, nem julga falsamente. Em Deus mesmo e em Seu governo, não se acham quaisquer defeitos de injustiça, erro ou ação duvidosa. Toda a relação de Deus com o homem está baseada na Sua justiça (bem como na Sua bondade). Paulo diz que a justiça de Deus se revela no Evangelho, cujo centro é a cruz de Cristo: "visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”". (Rm 1.17) Toda verdadeira justiça tem relação direta de derivação de Deus e da cruz de Cristo, caso contrário não é justiça verdadeira. É nesse ponto que entra a segunda vertente - a justiça do cristão. A justiça do cristão, derivada da fé no Cristo da cruz, chama-se justificação, termo forense que designa o ato pelo qual Deus declara justo (não tornar justo) aquele que tem fé em Jesus. É a justificação pela fé. Justificar não é o mesmo que perdoar ou desculpar, tampouco é o mesmo que santificar; no entanto, a justificação (um novo status) e a regeneração (um novo coração), embora não sejam idênticas, são simultâneas. Todo crente justificado foi também regenerado pelo Espírito Santo e, dessa forma, destinado à santificação constante. Ou, se quisermos citar Calvino, "ninguém pode ostentar a justiça de Cristo sem a regeneração". Ainda que um cristão justificado e regenerado possa vir a cometer pecado (por conta de sua antiga natureza adâmica, ainda presente), é impossível que justificados amem a injustiça e amar viver na injustiça novamente. De forma geral, no âmbito da Igreja, essa injustiça manifesta-se no tráfico de influências, na bajulação, na aceitação resoluta da impiedade, na opressão, na acepção de pessoas. Por exemplo, quando uma igreja não exerce disciplina sobre seus fiéis por faltas morais bíblicas devidamente comprovadas (como sexo/gravidez antes do casamento, por exemplo), fazendo vista grossa, está praticando a injustiça. Quando um líder "passa a perna" no outro para ocupar seu lugar (ou mesmo concorda com isso), está praticando a injustiça.  
  • Evangelho da Paz x Evangélico da Confusão: Crentes que amam a confusão, que anseiam pela disputa, que vivem a procurar confusão com tudo e com todos, por razões espúrias e carnais, não estão de modo algum calçando os pés com a preparação do Evangelho da paz. Vivem causando desavenças e incentivando outros nesse costume maligno. Esses crentes não estão servindo a Cristo, mas sim a Marte (deus da guerra). 
  • Salvação recebida x conquistada: A salvação, segundo a Bíblia, é a salvação da ira de Deus, que será derramada um dia por Deus em Seu justo juízo contra toda impiedade e perversidade humana. Esta salvação só é possível porque Deus deu Seu único Filho, Jesus, para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Nesse ponto, vale dizer: nunca, em hipótese alguma, aceite o engano que diz que Deus jamais irá condenar pecadores ao inferno. Não! Deus é justo e todo aquele que recusou a Sua oferta de amor, manifesta na crucificação, morte e ressurreição de Jesus, amando mais as trevas do que a luz, servindo ao diabo e aos prazeres e vícios carnais, irá ser lançado no inferno para todo o sempre, como justa punição por seus atos: "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus." (Sl 9.17) Jesus descreveu o inferno como um lugar de escuridão, tormento, tristeza, vergonha e revolta. As palavras que Jesus utilizou para ilustrar esse lugar foram: fogo, trevas, choro, vermes e ranger de dentes (Mt 8.11-12, 13.49-50, 18.8-9, 22.13, 25.30, Mc 9.43-44, Lc 13.28). Uma vez nesse lugar, o sofrimento será eterno: "E [os ímpios] irão para o tormento eterno" (Mt 25.46a). Assim, a salvação é assunto de capital interesse para a humanidade. Essa salvação não pode ser conquistada, ou alcançada, por boas obras. Não há nada de bom, que o homem faça, que seja capaz de pagar o alto preço pelo seu pecado. A salvação sempre foi e sempre será pela Graça, por meio da fé: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8,9) A salvação é presente de Deus para todos os que crêem verdadeiramente em Seu Filho Jesus (lembrando que a fé salvadora gera fruto pacífico de salvação visível). Nunca pode ser conquistada! Nunca pode ser alcançada por ativismos, por doações financeiras, por autoflagelação, por rituais religiosos quaisquer que sejam, por caridade, por bom-mocismo, por filosofias esotéricas ou não, por frequentar reuniões religiosas, por decorar textos, etc. Não por legalismo.
  • Palavra de Deus x Doutrina de Homens: Infelizmente, muitos hoje estão seguindo doutrinas de homens. São "bons conselhos para uma vida de sucesso" baseados na psicologia e na auto-ajuda, são os "não pode isso, não pode aquilo" baseados nos preconceitos e na ignorância de uma ou mais pessoas, são os achismos que viram doutrina, etc. A psicologia tem invadido os púlpitos das igrejas, com suas teses estapafúrdias biblicamente falando! A auto-ajuda e o pensamento positivo - "vai melhorar, vai dar tudo certo", que nunca acontece, cercado de frases espiritualísticas de efeito ("eu profetizo", "determino o milagre na sua vida", "amarro satanás", "vou dar ordem agora para o anjo agir na sua vida", etc.).  
Portanto, como visto, ou o crente reveste-se de Cristo ou então reveste-se do mundo. Não há meio termo nisso. O revestimento com Cristo é o tema principal da epístola aos Efésios. A nossa luta não é brincadeirinha de criança, não é algo bobo ou trivial. Não é coisa para crente carnal, que confunde batalha espiritual com batalha naval, enrolado com a própria vida (sexual, financeira, espiritual, moral, etc.). De modo algum. Paulo diz que o diabo arma suas ciladas e tem sob seu comando várias classes de forças espirituais do mal, nas regiões celestes e isso não é, de modo algum, algo fútil. Essa luta nunca acontece com dia e hora marcados, mas é uma luta que travamos continuamente. Não há um dia específico, uma espécie de dia D espiritual, que iremos "invadir a Normandia" inimiga.  É todo hora, em todo tempo. Por isso, vem a necessidade contínua de oração - "orai sem cessar", pois só por meio da oração nos apropriamos cada vez mais de Cristo em nós. Oração sincera, não repetição vazia de frases religiosas. Oração por nós mesmos e pelas vidas de nossos irmãos e daqueles que precisam ser alcançados pelo Evangelho. Oração de louvor e de adoração, de súplica e confissão, de quebrantamento e total dependência Daquele que É, que Era e que Há de Ser. Oração pedindo ao Senhor que nos livre do mal, da tentação, da queda, da cilada do inimigo!

Hoje, o mal está muito, mas muito difundido na sociedade e em suas diversas operações. A mente é o o campo onde essa luta (ou batalha) é travada: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” (II Co 10.4,5) Portanto não é na cidade, no país, no bairro ou em qualquer outro local físico (ainda que uma localidade possa estar debaixo da opressão de satanás por conta dos pecados das pessoas que lá vivem). Portanto não é fazer "mapeamento", "saber o nome do valente", "jogar suco de uva no mar", ou qualquer outra invencionice esotérica-cristã. É a mente o foco. Se Satanás controlar a mente, ele estabelece fortalezas resistentes à verdade, de forma a manter a pessoa sob escravidão do mal. ESSE CONCEITO É BÁSICO E MUITÍSSIMO IMPORTANTE. Sem ele, corremos o risco de transformar a nossa luta espiritual em dualismo barato, em simples disputa por poder e território entre Deus o diabo (do dualismo derivam-se a teologia da prosperidade e a ambição pelo poder político, dentre outros erros do cristianismo atual). O DUALISMO É HERESIA! Pelo contrário, o ensino das Escrituras é que Deus é o Senhor; Ele tem todas as coisas debaixo do Seu controle e o diabo não mexe um dedo sem a permissão de Deus. Ele só vai aonde Deus permite. O Diabo é apenas uma criatura, mas do jeito que ele é pintado nesse movimento parece que ele é um poder, senão igual, mas pelo menos independente de Deus. Ele faz o que quer e Deus é que tem que vir atrás para consertar. O diabo não é um poder independente de Deus; ele só faz o que Deus permite, e Deus o usa inclusive nos Seus propósitos. Aqui vale transcrever o comentário do Rev. Ricardo Barbosa de Souza:

"Quando abraçamos o dualismo, a guerra espiritual transforma-se numa disputa de poder; temos que provar quem é mais forte, mais competente. Entramos na arena criada pelo próprio Satanás e passamos a lutar com suas armas. Optamos pelo poder, pelo domínio, e caímos na grande armadilha que ele nos preparou.[...] Um dos perigos que a guerra espiritual trás é o de induzir-nos a usar as mesmas armas de Satanás, as armas do poder. O mundo não está dividido entre duas grandes forças. Por isto, como afirma C. S. Lewis, não há uma guerra espiritual mas sim, uma rebelião interna e o rebelde encontra-se sob controle."
(A Guerra Espiritual, a Palavra de Deus e o Dilema de Jó. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/vida_piedosa/guerra.htm. Acesso: 03/08/18)

Satanás opera de diversas maneiras. Falsos ensinos sobre Cristo, sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre a Fé, sobre a Salvação, sobre a Comunicação com o Além (o que determina se um ensino é verdadeiro ou falso é a Palavra de Deus, não as doutrinas humanas, como vimos) (toda sorte de feitiçaria, de idolatria, de controle de forças espirituais, de auto-salvação, de auto-purificação/flagelamento, etc.) - as famosas heresias; contatos espirituais proibidos (como a "brincadeira do copo e do compasso", as quais estão debaixo da maldição de Deus - veja mais em: https://apenas-para-argumentar.blogspot.com/2010/09/perigosa-brincadeira-do-copo-e-do.html); contato com mortos; métodos de adivinhação (tarot; búzios, leitura de mãos, etc.); "trabalhos espirituais";  encantamentos e feitiços em nossos lares;  dentre outras. É digno de nota afirmar que DEUS PROIBIU AO SEU POVO - ISRAEL E IGREJA - TAIS PRÁTICAS e que fazê-lo É DESOBEDECER AO SENHOR. Por que Ele proibiu? Porque essas práticas APRISIONAM E ESCRAVIZAM O HOMEM SOB O DOMÍNIO DE SATANÁS. Dentre todas essas práticas, contudo, há uma que gostaria de ressaltar aqui: o rock in roll.


Quando falamos sobre o rock,  não estamos nos referindo necessariamente ao ritmo, pois todos os ritmos foram criados por Deus, porém principalmente à letra e às imagens. Vale ressaltar contudo que o ritmo da música, combinada ao alto volume que é ouvida, causa um efeito de torpor mental, permitindo que o indivíduo torne-se suscetível à influências espirituais (não devemos menosprezar a influência da música na alma humana). Deve-se notar que as bandas de rock seculares, em sua maioria ligadas ao “heavy metal”, revelam-se altamente ocultistas e satanistas em suas composições. Por exemplo, músicas como “Highway To Hell” (Estrada para o Inferno), do grupo AC/D, é, altamente ocultista e satanista. A banda “death metal ” “Cannibal Corpse” possui temas macabros e sanguinolentos em suas letras, que falam constantemente sobre assassinatos, mortes e necrofilia, além de letras contêm cenas de abuso, violência física e psicológica contra pessoas e animais e suicídio. Há muitas outras bandas que seguem a mesma temática. Mesmo quando não associado diretamente a adoração ao demônio o rock incita a rebeldia e desperta sentimentos violentos nos jovens, além de incitar o hedonismo e em muitos casos até sentimentos suicidas. Note as citações de Ocultismo e Suicídio em algumas letras de Rock:
  • Conjuring (Megadeth): "I am the devil's advocate, a salesman if you will. Come join me in my infernal depths. I've got your soul! Obey!".(Sou o advogado do diabo, um vendedor se você preferir. Venha se juntar a mim nas profundezas do inferno. Sua alma é minha. Obedeça!). 
  •  The Prince (Metallica): "Angel from below, I wish to sell my soul. Devil, take my soul. With diamonds you repay. I don't care for heaven so don't you loonk for me to cry. And I will burn In hell from the day I die." (Anjo das profundezas, eu quero vender minha alma. Demônio, leve minha alma, com diamantes você paga. Eu não me importo com o paraíso então não espere me ver chorar. E eu vou queimar no inferno a partir do dia em que morrer.) 
  •  Burn In Hell (Twisted Sister): "Welcome to the abandoned land. Come on in, child, take my hand. Here there is no work or, only one bill to pay. There's just five words to say as you go down, down, down. You're gonna Burn in hell!" (Bem vindo à terra do abandono. Venha, criança, segure minha mão. Aqui não há trabalho, apenas uma conta a pagar. Há apenas cinco palavras a dizer enquanto você cai. Você vai queimar no inferno.)
  • Homebound Train (Bon Jovi): "When I was just a boy the devil took my hand. Took me from my home, he made me a man." (Quando eu era apenas um garoto o demônio tomou minha mão, me levou de casa e me fez um homem.)
  •  Possessed (Suicidal Tendencies): "I'm a prisoner of a demon... It stays with me wherever I go, I can't break away from its hold. This must be my punishment for selling my soul!" (Sou prisioneiro de um demônio, ele fica comigo onde quer que eu vá e não posso fugir de seu domínio. Deve ser minha punição por vender minha alma.)
  • Fade To Black (Metallica): "I have lost the will to live, simply nothing more to give. There is nothing more for me, need the end to set me free." (Eu perdi a razão de viver, simplesmente não tenho mais nada a dar, não existe nada mais para mim, preciso do fim para me libertar).
  •  Ghost BC: “Depth Of Satan’s Eyes”: Into the eyes of fire/Into the gaze ablaze/Into the burning light/Of Satan's rays/Into the source of wisdom/Beyond the Bible lies/Into the endless depth/Of Satan's ("Nos olhos do fogo/Para o olhar em chamas/Para a luz ardente/Dos raios de satanás/Na fonte da sabedoria/Além das mentiras da Bíblia/Na profundidade infinita/Dos olhos de satanás”). 
  • The Number Of The Beast (Iron Maiden): “I'm coming back, I will return / And I'll possess your body and I'll make you burn / I have the fire, I have the force / I have the power to make my evil take it's course” (“Estou voltando, vou retornar / Possuirei seu corpo e o farei queimar / Eu tenho fogo, tenho o poder / Eu tenho o poder para fazer o meu mal seguir adiante”).
  •  Necropedophile (Cannibal Corpse): “I was once a man before I transformed/into this molester, freshly deceased children/You have born, torn by my rape/The dead are not safe, the lifeless child corpse/I will violate” (“Eu fui uma vez um homem antes eu transformei/neste molestador, [de] crianças recém-falecidas/Você nasce, dilacerado pelo meu estupro/Os mortos não estão seguros, o cadáver da criança sem vida/Eu irei violar”). A música segue com vários palavrões, retratando sexo violento com cadáveres de crianças (o título da música, "necropedophile", significa "necropedófilo" em português) (letra e capa do disco disponível em: . Acesso: 03/08/18) A capa do disco "Worm Infested" apresenta uma vulva e uma mulher nua cheia de vermes, em imagens sobrepostas (ou seja, a vulva em escala maior pertence a mulher em segundo plano). Outras músicas da banda, com suas capas, são tão igualmente malignas e repletas de imagens tão malignas quanto as músicas (por exemplo: "Hammer Smashed Face" ("Matelo Esmagando o Rosto"), "Addicted to Vaginal Skin" ("Viciado em Pele Vaginal"), "Post Mortal Ejaculation" ("Ejaculação Pós Mortal"), "Entrails Ripped from a Virgin's Cunt" ("Entranhas rasgadas de uma boc... Virgem"), "Raped By The Beast" ("Estuprado pela Besta"), "Condemned To Agony" ("Condenado a Agonia"),"I Cum Blood" ("Eu Gozo Sangue"), dentre outras).
Eu particularmente conheço testemunho de cristãos sérios que no passado, antes da conversão, tiveram um profundo envolvimento com esses poderes das trevas, advindos de alguns grupos específicos de rock, e quase cometeram suicídio por conta da influência maligna que as letras (e os poderes envolvidos) exerciam sobre a pessoa. Todo e qualquer envolvimento com as trevas sempre redundará em trevas para quem se envolve: depressão profunda, suicídio, rebelião, apatia, fornicação, etc. O diabo sempre fará o que puder para aprisionar a vida das pessoas, reduzindo-as a nada, até levá-las a morte e ao inferno. É contra essas mentiras, malignidade e satanismo, exemplificadas nessa argumentação, e muitas outras, que a luta do cristão deve ser travada. É aqui, onde as vidas estão sendo cativas por Satanás, que devemos entrar em ação a fim de que o Senhor (sempre o Senhor Jesus) as liberte do reino das trevas e as traga para Sua maravilhosa luz! É aqui que entram as orações e súplicas no Espírito Santo! 

A luta espiritual (ou batalha espiritual, se preferir) não é entretenimento de crentes, ou levantamento de grana, filão literário, prerrogativa para invencionice, ou coisa do tipo. Não é licença para criar ou praticar o esoterismo. É lutar pela vida - a nossa e a das demais pessoas. Lutar contra as ciladas do diabo. Lutar contra as trevas - não contra carne ou sangue, isto é, pessoas - mas contra toda obra do diabo, na vida daquelas pessoas que o Senhor deseja libertar e salvar. A exortação bíblica é para conhecermos os “desígnios” ou intenções de Satanás (II Co 2.11), de forma a poder oferecer resistência a eles. E isso NUNCA, EM MOMENTO ALGUM, se refere a práticas como "tentar descobrir os nomes e o funcionamento das potestades demoníacas", "mapeamento espiritual", "libertação por ponte (sai demônio de um e entra no outro)", etc. Não é ser Ghostbuster, caçador de diabo em tudo e em todos! Antes, refere-se PRIMORDIALMENTE a necessidade do crente se revestir do Senhor Jesus, abandonando cada vez mais sua antiga vida mundana e carnal e EM SEGUNDO LUGAR praticar essa nova vida em escala pessoal, para si mesmo, e ministerial, para outros. Quanto mais cheio de Cristo minha vida estiver, mais fácil será a vitória do Senhor contra o mal se manifestar em minha vida. Mais fácil será reconhecer as falsificações e mentiras de Satanás e não me expor a elas. Mais fácil será viver como cristão verdadeiro.

Pense nisso. Graça e paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.