domingo, 26 de agosto de 2018

UM CORAÇÃO PARA CONHECER AO SENHOR

Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração. (Jr 24.7)

“Quem gostaria de ter um cônjuge completamente desconhecido em casa; alguém que não se pode conversar nem trocar carinho, que não pode abrir o coração, que não compartilha lágrimas e nem alegrias”? Uma realidade bíblica é que Deus deseja se fazer conhecido por nós. Ele não quer ser um estranho, alguém tão distante que passou a ser mais um conceito, uma idéia do que uma pessoa. Não, Deus quer intimidade, quer ter conosco uma relação de proximidade, de aconchego; uma relação que ultrapassa o cerimonialismo vazio e sem vida da religião e torna-se pessoal e familiar!

Conhecer ao Senhor com o coração é mais do que conhecê-lo apenas com a mente. Vivemos em um mundo repleto de conceitos e idéias sobre Deus. Há muitos teóricos sobre Deus, religiosos e filósofos, com suas teses e postulados reducionistas e apequenadores. Muitos pensam que Deus é uma pessoa complicada, que somente é buscado pelos ritos ativadores criados pela religião. Outros pensam que Deus está distante, impossível de ser tocado pelo coração, alguém com quem não se pode conversar, que não se pode amar. Pensam em um Deus de braços cruzados, um Deus passivo e ultrapassado, que não liga para ninguém, incapaz de se compadecer com as tristezas, tragédias e mazelas humanas. Outro pensam num Deus cruel e vingativo, pronto a mandar para o inferno qualquer um num primeiro vislumbre de pecado; já para outros, Deus é como um hippie, estilo “viva e deixa viver”.  

Há muitas idéias sobre Deus, mesmo entre os crentes das mais diversas denominações religiosas, uma verdadeira proliferação de teses religiosas sobre Deus. Por isso, há tanta gente presa e oprimida dentro da religião – até da suposta “religião cristã”. Gente triste e sem vida, que frequenta uma igreja/templo por medo da idéia de Deus que ela ou sua religião teorizaram; por interesse ou até por comodidade, para agradar a um parente/amigo/namorado/marido etc. Gente que professa conhecer a Deus, mas que nega tal profissão com suas atitudes. Gente que trai, que mente, que vive na hipocrisia... tudo em nome da religião de Deus, como se Deus tivesse uma religião e interesse em expandir a religião que lhe atribuíram. Gente que usando a razão acabou criando um "Deus" sob medida, idealizado, um Deus que é nossa imagem e semelhança. Um Deus cheio de altos e baixos, de contradições, de melindres, de caprichos e de manias. Um deus cínico, hipócrita. Um deus tarado, sádico, sem escrúpulos, sem ética e amoral. Um deus sem amor, iracundo. 

O problema está no fato de que Deus não pode ser conhecido apenas mentalmente. Não é ter uma idéia teórica sobre Deus que faz com que conheçamos a Deus. O Deus da Bíblia só pode ser conhecido verdadeiramente com o coração. Ele não diz “vos darei uma mente para me conhecerem”, mas antes “um coração para me conhecerem”. 

Todo verdadeiro conhecimento de Deus começa com uma afeição por Ele. Conhecer a Deus somente é possível amando-O. "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." Davi exclama com todo o seu coração “Eu te amo, ó Senhor, minha força!” para só então em seguida prosseguir, dizendo: “O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Sl 18.1,2)! Onde o Senhor é verdadeiramente conhecido, Ele é intensamente amado! 

O conhecimento de Deus com o coração nos leva a termos admiração por Ele. Porque é tão difícil para alguns adorarem a Deus? Porque conhecem a Deus apenas mentalmente. Quando conhecemos com o coração, então admiramos a Deus, considerando-O extraordinário e Incomparável! A Bíblia nos revela que Deus é justo, poderoso, fiel, sábio, verdadeiro, piedoso, paciente, santo, etc.; então o coração purificado admira todos esses atributos gloriosos e adora ao Senhor por causa deles! Quando Deus é conhecido com o coração, ficamos assombrados e espantados diante de Sua grandeza, majestade e glória!

Aquilo que conhecemos com coração torna-se inesquecível. Conhecer algo de coração é conhecer completamente. Quando uma criança sabe a lição de cor, esperamos que ele não esqueça. O que é aprendido somente pela mente pode ser desaprendido, pois a nossa compreensão é muito instável e nossa memória frágil, mas o que está escrito sobre o coração não pode ser apagado. “Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos?” – não, porque ela os ama (Jr 2.32). Memórias do coração permanecem quando todas as outras se vão. Um amor de mãe, o carinho da esposa, o afeto de uma doce criança, estarão diante de nós mesmo nas últimas horas de vida. 

“Dar-lhes-ei coração para que me conheçam” – Não é qualquer coração que é capaz de conhecer ao Senhor. Não é um coração comum, que é incapaz de conhecer a Deus e que só conhece as coisas terrenas. É um coração especial, capaz de conhecer ao Senhor e as coisas espirituais. Um coração que é dado pelo próprio Senhor. Ninguém, exceto o Criador, pode dar a um homem um novo coração, a mudança é radical demais para qualquer pessoa comum. Toda a pregação, ensino e reforma no mundo não pode fazê-lo. O próprio Senhor deve fazê-lo. Tão certo como Deus fez você, Deus deve fazê-lo de novo, ou você nunca irá conhecê-lo. Isso não pode ser alcançado pela religião. Praticar uma religião não faz de ninguém uma nova pessoa, apenas uma pessoa religiosa. 

Deus deseja muito nos dar esse novo coração; Ele prometeu isso. É uma aliança, um pacto sagrado que Ele deseja fazer com cada pessoa na face da Terra (Hb 8.10-12), onde todos os que nela participarem conhecerão ao Senhor, do menor ao maior. Este novo coração nos permitirá distinguir o Deus verdadeiro e rejeitar todo falso deus, que produzimos com nossas mentes humanas. Além disso, permitirá que a fé seja criada na nossa alma (Sl 9.10): Não podemos confiar num Deus desconhecido. Sempre que um homem não crê em Deus é porque Ele não O conhece. Esse novo coração é o resultado da conversão a Deus, do retorno do homem ao Seu Criador, pela fé em Cristo Jesus. Não é uma conversão parcial, com religiosidades, mas sim de todo o coração (Jl 2.12,13).

Pense nisso. Graça e paz!

(mensagem ministrada dia 22/10/2016)

Um comentário:

  1. Como pode Deus tão poderoso , tão Santo se deixar conhecer por alguém tão pecador , tão pequeno . O mais admirável é Ele buscar ter um relacionamento com pessoas insignificantes. Pessoas de quem não precisa. Nunca se ouviu de um Deus assim. Um Deus que tem um Amor Incondicional.Um Deus Gracioso , que ama , perdoa e aconchega pessoas desprezíveis. Pessoas , que Ele adota em Sua família , justifica e salva.

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.