domingo, 26 de agosto de 2018

“A SERPENTE ME ENGANOU!”: ENTENDENDO A VERDADEIRA NATUREZA HUMANA

"Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar." (Ap 20.1-3;7,8)

Até que ponto o comportamento humano é influenciado pelo ambiente? Desde os seus primórdios mais remotos, a raça humana é mestra em produzir desculpas para seus erros e pecados. Acusamos pais, mães, irmãos, vizinhos, governantes, países, sistemas de governo, igreja, etc. por nossos fracassos pessoais. Acusamos até mesmo o diabo. Mas Deus mostra-nos qual é a verdadeira origem do problema.

No texto base dessa argumentação, vemos que haverá uma epóca onde se dará a remoção temporária do agente tentador externo - Satanás - e de seus efeitos sobre o homem.  O milênio começará com o acorrentamento de Satanás por um anjo (que humilhação! Um simples anjo vai prender o fanfarrão, este que um dia se viu "semelhante ao Altíssimo") e sua prisão num abismo, com um selo sobre ele, onde ficará trancado por 1.000 anos. O selo é uma inviolável determinação divina. Satanás será impedido de qualquer atividade pela onipotência de Deus. Porque ele será preso? “Para que não engane mais as nações até que os mil anos se completem”. Cessará toda feitiçaria com suas ilusões, produzidas por Satanás, que tanto vem seduzindo os homens há milênios. Não haverá nenhum ardil, nenhuma artimanha, nenhum "rugir ao derredor como leão". Nada!

A humanidade ficará livre da presença espiritual do enganador por 1.000 anos (ou mais, dependendo de como se interpreta teologicamente o milênio). Cristo e sua Igreja Triunfante (“os que venceram e guardaram até ao fim as obras do Senhor”, Ap 2.26) governarão a Terra por ocasião do milênio, um governo teocrático. Como será a vida na Terra durante o milênio?
  • A paz será restaurada na Terra. Não haverá guerras. As armas serão convertidas em instrumentos de paz e produtividade (Mq 4.3). 
  • A natureza dos animais será mudada (Is 11.6-8; 65.25).
  • Não haverá pobreza e nem miséria, mas será um período de grande prosperidade material. 
  • Será uma época de um fantástico desenvolvimento em todos os setores da vida, científica, social e espiritualmente. 
  • A vida será prolongada; a morte e o pecado terão seus efeitos reduzidos sobre os sobreviventes da Grande Tribulação e seus descendentes (Is 65.20).
  • Todos os homens conhecerão a Deus. A revelação de Cristo será Universal (Is 11.9; Dn 7.13,14). 
  • Anualmente, as nações terão de subir a Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos (Zc 14.16-19).
A vida e condições da Terra, durante o milênio, muitíssimo se aproximarão da vida e condições que existiam durante o Éden, o Paraíso na Terra, onde o homem foi criado e colocado originalmente. O milênio, podemos dizer, será uma reprise aproximada do Paraíso Edênico. Justiça absoluta. Fim de toda violência, de toda corrupção, de todos os estupros, pedofilia, etc. Fim dos assassinatos, do tráfico de drogas, dos adultérios, dos divórcios, dos abortos, etc.  

Após o término dos 1.000 anos, Satanás será solto da sua prisão por pouco tempo e seduzirá as nações da Terra, produzindo um exército de homens para batalhar contra Cristo e a Igreja. Seduzir, nesse texto, é a tradução do termo grego planao, “seduzir para rebelião”. É a capacidade ou processo de atrair alguém de modo capcioso ou através do estímulo à sua esperança ou desejo. Sedução é alimentar as esperanças ou desejos de alguém com relação a alguma coisa, de forma a fazer com que este alguém aja no sentido de obter aquilo que deseja. Na sedução, os pequenos e eventuais prazeres e lucros são ressaltados e os grandes problemas e consequências são minimizados ou desqualificados. É importante dizer que a sedução é tão mais eficaz quanto mais desejamos aquilo que vimos ou ouvimos ou sentimos, quando há um forte desejo envolvido. 

Satanás irá potencializar os benefícios, para os homens insatisfeitos com o governo de Cristo, de seguirem-no como se ele fosse um general vitorioso e capaz de vencer a batalha contra o Senhor. Dá Até Para Ouvir as Palavras de Sedução: “Vocês, que estão insatisfeitos com o governo de Cristo, que não tem a liberdade de viverem como quiserem, juntem-se a mim! Eu vou liderar vocês contra o Senhor e contra a Igreja; nós vamos vencê-los; comigo vocês são imbatíveis; e então vocês viverão como reis na Terra!” Essa é exatamente a mesma mentira de hoje: “Eu protejo você! Eu te dou tudo o que quiser, basta me adorar e servir!” Quem procura o diabo? Quem procura os trabalhos de feitiçaria? Quem quer (1) prejudicar outros; (2) conseguir o que quer na vida; (3) ter o “corpo fechado” (ser imbatível). E o diabo fornece justamente isso àqueles que o seguem!

Note que apesar da remoção do diabo por um longo período de tempo e das ótimas condições de vida durante o governo de Cristo, haverá pessoas insatisfeitas, fermentando o mal em seu interior! Mesmo tendo vivido num ambiente propício, os homens ímpios não aprenderão a serem fiéis a Deus por meio de Cristo. Quem o diabo seduzirá? Quem estará a fim de ser seduzido, só esperando um líder para seguir, para se rebelar e estabelecer o próprio sistema e governo!

O livro de Lamentações de Jeremias traz um texto muito aplicável aqui: "Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." (Lm 3.39) O problema do pecado do homem não é o diabo. Nunca foi e nem nunca será. O problema do pecado do homem é a própria natureza humana pecaminosa. Esse é o "segredo": O homem é pecador porque peca e peca porque é pecador! O papel do diabo no pecado do homem é apenas seduzi-lo. A bem da verdade, cada um faz exatamente aquilo que quer fazer! Muita gente boa, quando flagrado em pecado, gosta de se justificar: “Foi o demônio XYZ que me fez cair!” “Não consigo me firmar na Igreja porque o diabo impede!” Isso tudo é conversa flácida para acalentar bovinos (conversa mole para boi dormir)! A natureza do pecado foi gerada em nós por nós mesmos. Nós escolhemos pecar ou não, santificar a vida e avivar a fé ou viver no pecado e na apatia espiritual. Nós escolhemos servir a Cristo ou não, crescer na graça e no conhecimento ou viver segundo nossa própria condição rebelde e indomada. Somos "top sins: pecadores indomáveis!"

Com o milênio, Deus silencia cada língua de cada homem que justifica sua vida sem Deus no próprio Deus. Não há nenhum justo, nenhum sequer! Mesmo num mundo ideal, o homem ainda manifestará o que realmente há dentro dele. Vou repetir: Num mundo onde não há tentador, o homem está com o coração cheio de rapina e perversidade. A verdade é que a maldade, a rebelião contra Deus, a imoralidade, o adultério, a violência, a idolatria, etc. está em nós e nós a reproduzimos sempre, independente do ambiente em que estejamos. Independente de estarmos num lugar puro, espiritual, cheio de verdade e justiça e luz. Pegue qualquer pessoa e dê a ela as melhores condições do mundo e mesmo assim, numa primeira oportunidade, ela manifestará seu verdadeiro eu interior. 

Não é à toda que após o milênio e a libertação de Satanás vem imediatamente o Julgamento do Grande Trono Branco. Vem juízo. Vem julgamento final. Vem condenação ao inferno do inferno, eternamente. 

A única forma de se livrar dessa terrível condição é entregar realmente a vida a Cristo e assim nascer de novo. O novo nascimento é a coisa mais importante que um homem deva buscar. Ela não aniquila em nós o pecado, mas produz em nós uma nova natureza que odeia o pecado e que confia no Senhor como Salvador. Essa é a dica para você, leitor(a): o sinal de que você pertence verdadeiramente a Cristo é o novo nascimento. E esse novo nascimento manifesta-se em duas coisas importantes: (1) Odiar o pecado, de forma a passar o restante de sua vida terrena lutando contra o pecado em sua vida, das mínimas às máximas manifestações (com isso, dar crédito a Palavra de Deus e ao Deus da Palavra) e (2) Confiar em Cristo como Seu Salvador pessoal, como o Único que pode salvar você dos seus pecados, perdoá-los e guiar você, todo o seu viver, a um novo viver Nele e para Ele - viver para agradar a Cristo (cuidado! Jesus e não a religião passa a ser prioridade em sua vida. É muito fácil confundir Jesus com a religião criada pelo homem sobre Jesus). 

SEM NOVO NASCIMENTO, O MAL PERMANECE INDEPENDENTE DO RÓTULO: Você pode se chamar como quiser - cristão, católico, evangélico, batista, assembleiano, metodista, renovado, carismático, espiritualista, espírita, muçulmano, budista, sem religião, ateu, filósofo, agnóstico, etc. Pode seguir a religião que quiser. Pode sacrificar o que quiser. Pode se abster do que quiser. Pode fazer caridade. Pode ser radical ou liberal. Sem novo nascimento, lamento lhe dizer: você vai perecer! O pecado continuará dentro de você, sem oposição, crescendo e crescendo mais e mais até que por fim dominará todo o seu ser. "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3) 

Para quem ama realmente a Deus e quer Obedecê-lo, para quem realmente nasceu de novo, Jesus não é uma opção dentre muitas. ELE É A RESPOSTA, A SOLUÇÃO DE DEUS, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! Para quem não nasceu de novo, no entanto, Ele - e Seus mandamentos e ensinos - não se refletem em vida na vida; não valem mais do que seus textos religiosos e filosóficos, do que sua religião, suas doutrinas e modos de viver. 

Pense nisso. Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.