sábado, 1 de setembro de 2018

A IMPACTANTE E TRANSFORMADORA VISÃO DE ISAÍAS

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Isaías 6:1-5)

Com a morte de Uzias, foi ampliada a influência incrédula e maligna de seu neto Acaz sobre Israel. Diante desse quadro, Isaías desanimado se ajoelha no Templo de Jerusalém em oração e Deus lhe dá uma visão transformadora de Sua Soberania e Glória. Até os alicerces do templo tremeram sob o estrondo do coro angelical e o santuário se encheu do shekinah, da santa presença do Senhor!

Isaías foi profundamente impactado pela visão do trono de Deus e do coro angelical. A realidade do que Isaías viu no céu era radicalmente diferente da realidade terrena; isso produziu um choque de realidade em Isaías. 

Muitas vezes vivemos como se a realidade terrena fosse a única realidade que existe, como se não houvesse outra realidade, superior à nossa. A triste verdade é que diante do estado do mundo, acabamos nos conformando a realidade presente, achando que esta é a única que realmente existe. Por isso, muitos cristãos verdadeiros experimentam um estado constante de desânimo espiritual, onde a fé e as obras da fé perdem a intensidade na vida, pela perda de significância do espiritual diante da materialização da realidade “nua e crua” vivida no mundo físico. 

O cristão desanimado já não ora mais, porque em seu interior ele passa a achar que a oração não produz os efeitos esperados: "orar para quê, se nada muda!" Ele já não lê mais a Bíblia, porque à distância entre o que ela ensina e a realidade vivida dá a idéia de que as Escrituras são “utopia idealista”, até mesmo porque, sendo muito sincero, não raro a igreja reproduz a triste realidade da pessoa. Não raro, a igreja hoje pouco ou nada acrescenta à vida de seus congregados e, pior, ainda agrava o mal que muitos vivem. Manipulações, traições, mentiras, falsidades, hipocrisia, heresias... produtos da religião institucionalizada, do desvio da fé genuína. 

A conformidade crescente com o mundo é uma das conseqüências do desânimo. A lógica da vida sempre foi e sempre será a de viver de acordo com a realidade; assim, se a realidade for terrena, a vida será terrena também. Isso é inevitável. Um dos sinais que essa conformidade com o mundo está instalada é quando o cristão passa a não dar mais ouvidos à exortação divina, bíblica, por considerá-la ineficaz para mudar sua vida. A etapa seguinte é passar a repudiar, com ira, toda e qualquer exortação. 

Isaías ouviu o coro angelical cantando “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”, mas não foi capaz de cantar também. Isaías não cantou o mesmo cântico por causa do seu estado espiritual. Ele viu a base do trono de Deus (justiça e juízo, Sl 89.14) e disse: “Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios”. A realidade terrena pode envolver até o viés religioso, como citação de versículos bíblicos e cânticos (p.ex.: ímpios cantando músicas de crentes), mas a adoração a Deus somente pode ser feita a partir de outra realidade, de um interior transformado e de uma alma curada. Essa é, talvez, a maior prova de que a religião é criação do homem (e portanto um produto da realidade terrena): o fato de que qualquer pessoa pode ser religiosa sem ser convertida (conversão é realidade espiritual), sem mudança de vida. Note que dentro da chamada "religião cristã" temos inúmeros casos de pastores e padres, protestantes e católicos, praticantes de pecados como estupro e pedofilia, afora outros tão malignos quanto estes! Por quê? Porque religião nenhuma muda a vida de ninguém, é algo vazio espiritualmente, vazio de vida, vazio de Deus. Veja, por exemplo, o encontro de Jesus com Nicodemos (João cap. 3): Jesus disse ao Mestre da Lei que apesar de sua religião judaica, ele precisava nascer de novo! “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” Apesar da realidade terrena, ele precisava de uma realidade espiritual para poder entrar no Reino de Deus!

Religião é algo abominável! Eu tenho nojo de religião! Religião mata, religião mente, religião falsifica - religião é podre em sua essência. Quantas guerras foram travadas em nome de uma religião e do "deus" daquela religião? Quantas crueldades sádicas, de máquinas e aparatos inventados "em nome da fé" para torturar gente (os instrumentos da inquisição, p. ex., como o famoso "berço de Judas", peça metálica em forma de pirâmide sustentada por hastes, onde a vítima, sustentada por correntes, é colocada "sentada" sobre a ponta da pirâmide. O afrouxamento gradual ou brusco da corrente manejada pelo executor fazia com que o peso do corpo pressionasse e ferisse o ânus, a vagina, cóccix ou o saco escrotal)? Quantos estupros, quantos abortos de crianças que "precisavam sumir" para que sacerdotes não perdessem sua posição por conta da safadeza? Eu pergunto: isso presta? De forma alguma! Religião é coisa de gente que quer grana, que quer enriquecer explorando a pobreza alheia, de gente que não trabalha e acha que os outros tem que dar tudo para que possam viver "produzindo regras" nas vidas dos outros. Inventores e propagadores de "teologia da prosperidade" para viverem como nababos. Gente que amaldiçoa a vida de quem não concorda com eles. Donos de igreja, com suas pretensões megalomaníacas; fundadores de ministérios, com seus caprichos carnais. Gente que decora um livro e recita-o como a um poema, mas que é incapaz de aplicar seus princípios mais elementares à própria vida! Gente que você passa a vida treinando como obreiro, abençoando a vida, chamando de filho na fé, amando o sujeito para ao final levar uma rasteira dele na primeira oportunidade! Gente que você chama de amigo, que come contigo, dorme na sua casa, participa da sua vida, mas que está secretamente tramando contra você; semeando discórdia para tomar o seu lugar - gente que disputa púlpito e liderança de igreja!  Tudo isso é produto da religião, que enfatiza o "aqui e agora"; a sabedoria mundana, terrena, carnal e diabólica!

No entanto, Isaías teve uma visão do trono de Deus. Uma visão transformadora! Ao ver a grandiosidade da realidade espiritual, Isaías percebeu que sua realidade terrena era “irreal”, ou seja, era transitória, momentânea, passageira. A religião é passageira, glórias a Deus eternamente por isso!!!! A realidade espiritual é infinitamente maior e real do que a realidade terrena! A realidade deste mundo é transitória: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (I Jo 2.17), no entanto a realidade espiritual é eterna: “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade” (Sl 45.6; 93.2)!

A mudança de percepção da realidade gerou em Isaías um santo temor por causa do seu estado espiritual. Como viver na realidade espiritual se apenas sei viver na realidade terrena? É impossível viver na realidade (dimensão) espiritual sem estar preparado espiritualmente para isso. Veja, por exemplo, Nadabe e Abiu (Lv 10.1,2): eles tentaram entrar na presença de Deus oferecendo fogo estranho (terreno). Resultado: foram consumidos pelo fogo espiritual! Ananias e Safira (At 5.1-10), por sua vez, tentaram entrar na presença de Deus com mentira (terreno). Resultado: foram fulminados pelo Senhor! Simão Mágico (At 8.18-23) tentou adquirir o dom e favor divino pagando dinheiro (terreno) aos apóstolos. Resultado: em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.

Isso mostra que para viver na realidade espiritual é preciso ter a vida purificada; é preciso ter a iniqüidade tirada e o pecado expiado. A brasa tocou Isaías; assim, o fogo do ourives precisa queimar toda impureza em nossas vidas (Ml 3.2)! Somente pelo Novo e Vivo Caminho é que o homem pode estar diante do trono de Deus, vivendo a realidade espiritual ainda nessa terra (Hb 10.20-22), com o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Somente Jesus pode transformar a nossa vida, de forma a vivermos o Reino de Deus na terra!

Pense nisso! Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.