segunda-feira, 3 de setembro de 2018

FAZENDO AS PERGUNTAS CERTAS E ESPERANDO A RESPOSTA DE DEUS

E veio a palavra de Samuel a todo o Israel; e Israel saiu à peleja contra os filisteus e acampou-se junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeque. E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens. E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da aliança do Senhor, e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus. E sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu. E os filisteus, ouvindo a voz de júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial.Por isso os filisteus se atemorizaram, porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Tal nunca jamais sucedeu antes.Ai de nós! Quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto. Esforçai-vos, e sede homens, ó filisteus, para que porventura não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens, e pelejai. Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram. (1 Samuel 4:1-11)

Israel foi derrotado diante dos filisteus; morreram nessa batalha 4.000 homens. Voltando o povo ao arraial após a derrota, perguntaram os anciãos de Israel: “Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus?” E então mandaram trazer a arca da aliança do Senhor, que culminou numa das maiores fracassos e tragédias de Israel. Por quê?

Porque os anciãos de Israel fizeram a pergunta certa, mas não esperaram pela resposta certa“Por que nos feriu o Senhor hoje?”. Eles fizeram essa pergunta porque consideravam que a vitória era certa quando saíram para a batalha. Afinal, eles eram o povo de Deus, imbatíveis, lutando contra um povo idólatra. Eles possuíam um histórico de várias vitórias tremendas, como em Jericó. Se não venceram, alguma coisa estava errada. Questionar os porquês da derrota é muito importante. Quando somos derrotados diante de alguma batalha que a vida nos apresenta, não é simplesmente levantar, sacudir o pó, dizer que o diabo está lutando e precisamos ir mais firme, etc. É preciso parar e perguntar ao Senhor: “Por que, Senhor? O que está errado? O que faltou para que nós vencêssemos?” Todas as vezes que o povo de Deus foi derrotado diante de seus inimigos, na Bíblia, havia uma causa por detrás. 

Porém, eles não esperaram a resposta de Deus e então agiram por conta própria: “Tragamos para nós de Siló a Arca da Aliança Senhor, para que ela venha para o meio de nós, e nos livre da mão de nossos inimigos”.  Note que, para eles, a solução era lógica: eles perderam a batalha porque não levaram a Arca da Aliança do Senhor com eles. Eles se lembraram das vitórias passadas, quando a Arca ia à frente de Israel trazendo vitória ao povo de Deus: na travessia do Jordão (numa época de cheia do rio, Js 3.6,15-17), na tomada de Jericó (Js 6.7), etc. Ora, é fácil deduzir que se com a Arca a vitória sempre foi assegurada, agora eles haviam sido derrotados porque estavam sem ela! Essa era uma solução produzida pela análise das boas experiências passadas conforme o raciocínio humano. Eles fizeram a pergunta certa, mas não esperaram Deus falar. Eles mesmos providenciaram a resposta. A mente humana é cheia de respostas. Uma das coisas mais difíceis que Deus tem para fazer na nossa vida é esgotar os nossos recursos próprios, nossas soluções, até mesmo sobre coisas espirituais. Deus precisa acabar com as nossas próprias soluções!

A explicação e solução dadas pelos anciãos para a derrota evidenciavam o estado espiritual de Israel. Eles decidiram mandar trazer a Arca, confiando que Ela traria vitória por si mesma, de forma automática, sem mais nada a ser feito ou que precise acontecer na vida das pessoas envolvidas. Esse tipo de lógica é a síntese do pensamento idólatra. A arca era, assim, rebaixada a mero amuleto! Hoje, há uma proliferação de usos de amuletos pelos crentes - objeto, fórmula escrita ou figura (medalha, figa, fita, cornetas, espadas, sal grosso, arruda, rosa ungida, enxofre, alianças, chaves que abrem portas, sabonetes de cura, lenços consagrados, vassouras ungidas, etc.) - distribuídos por denominações religiosas às pessoas para que estas as guardem consigo, a fim de obterem virtudes sobrenaturais de defesa contra desgraças, doenças, feitiços, malefícios etc. Nós, crentes, somos cheios de idolatria em nossos corações, mesmo da Bíblia fazemos um amuleto! 

Até de Deus fazemos um ídolo! Todas as vezes que usamos nossas ofertas para angariar favores de Deus estamos ofendendo o Senhor, tratando-O como se fosse um mero ídolo! Deus não precisa de NADA seu ou de ninguém, nem cobra ofertas de ninguém para abençoar! Quem faz isso são esses mercenários da fé - pastores, donos de Igreja/ministérios, arrogantes e prepotentes - que inventaram que Deus precisa receber a grana dos crentes para então poder abençoá-los. Isso é blasfêmia! Deus abençoa porque ELE É GRACIOSO E BONDOSO, porque SEU PRAZER É ABENÇOAR! E abençoa quem oferta e também quem não oferta, porque Sua bênção não está ligada ao homem e as coisas humanas (o que o homem tem ou faz), mas A ELE MESMO! Abençoar é parte integrante do caráter de Deus!  SE ARREPENDA E PARE DE OFENDER AO SENHOR!

Israel estava vivendo um período sério de apostasia para com Deus. Eles adoravam os falsos deuses (baalins e aastarotes, 7.3,4). O sacerdócio estava corrompido, cheio de imoralidade e sacrilégio. Eram ímpios (2.12-17). Eles estavam longe de Deus. Porém, apesar desse terrível cenário, eles achavam que estava tudo bem! Afinal, eles eram “o povo de Deus, escolhidos, povo de propriedade particular”. Eles tinham a arca! Daí, eles mandaram trazer a Arca e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias a trouxeram. Eles jubilaram com grande jubilo, de forma que até a terra ressoou. Contudo saiu tudo errado: os filisteus pelejaram contra Israel e venceram, morreram 30.000 homens de pé; morreram Hofni e Fineías e a Arca de Deus foi tomada. Por que? Porque, querido(a) leitor(a), a solução estava errada! 

Hoje no mundo cristão há muitos símbolos falsos. Mas eles trouxeram um símbolo verdadeiro – a arca. No entanto, a solução estava errada e o resultado foi catastrófico, porque na vida daquelas pessoas não havia essência de fé, apenas aparência de fé, porque seus corações não estavam retos diante de Deus.  Não adiantava nada ter a Arca da Aliança se eles não estavam vivendo verdadeiramente em Aliança com Deus; não adiantava trazer a Arca do Testemunho se não eles não tinham o Testemunho de Deus que é mostrar pela vida como Deus é. Não adianta campanhas de oração, de batalha espiritual, etc. se a vida está vazia de Deus! Deus não se impressiona e nem se deixa enganar com a religião dos crentes! A derrota será líquida e certa e surra do inimigo será grande! 

Veja o coração deles: Quem foi escolhido para trazer a Arca? Os filhos de Eli, sacerdotes impuros, que não estavam nem aí para Deus. Quem tinha que trazer a arca eram os sacerdotes, mas eles estavam impuros, com a vida torta, vivendo dissolutamente. Quando a Arca chegou, o povo jubilou de alegria! "Agora esses filisteus vão ter o que merecem!", eles devem ter pensado! Mas saiu tudo errado! E a mesma história se repete hoje. Quando enfrentamos satanás ou a carne, sem a verdadeira presença de Deus conosco, somos muito, muito inferiores. Nós não podemos com o diabo sem a presença de Deus. Mas, apesar disso, achamos que vamos vencer e cantamos vitória! Cantamos hinos que falam sobre “pisar a satanás”. Eu pergunto: qual é a base disso? Jogar desafios? Rindo do diabo por nós mesmos? A vitória sobre o inimigo é só pela graça e pelo sangue de Cristo e é preciso estarmos na presença de Deus! Não devemos em hipótese alguma enfrentar lutas espirituais com leviandade, achando que a vitória é automática ("porque aceitei Jesus um dia, inevitavelmente vou vencer sempre"), pois o inimigo conhece nosso estado espiritual, se estamos em Cristo ou não. Precisamos estar continuamente cobertos pelo sangue de Jesus e vivendo a fé numa base certa, bíblica.   

A Arca simbolizava a presença e o poder de Deus, porém não foi dada como um amuleto para Israel. Deus não defende por causa de um símbolo exterior. Exteriormente está tudo certo, mas interiormente não! Eles iam adorar ao Senhor no tabernáculo, mas na casa deles havia deuses estranhos. Eles pegaram a arca e puseram nos ombros de homens corrompidos, contaminados, pecadores irreverentes (Hofni e Finéias). Procuraram a arca, mas não o Deus de Israel. Procuraram só o símbolo exterior. Não se arrependeram, não retiraram os falsos deuses que havia no meio deles, não resolveram o problema da liderança corrupta... não resolveram NADA. Deus não ia defender Seu nome nessa forma. Ele não ia associar Seu nome a esse tipo de coisa. Deus não justifica algo que está errado. Deus não tem que estar conosco obrigatoriamente. Onde tem pecado Deus não está presente. Ele está conosco quando estamos na base Dele. Eles pensaram como conseguir por meios próprios fazer Deus estar com eles e se deram muito mal.

Esse episódio adicionalmente nos ensina que precisamos fazer as perguntas certas e aguardar a resposta do Senhor, para só então agir conforme a orientação de Deus. Deus deseja falar com você, te dar a direção. E Ele falará contigo por meio da Sua Arca. Precisamos entender então o que era a arca e como fazemos para ouvir Deus a partir de Sua arca.

Fisicamente falando, a arca era uma caixa de madeira de acácia, revestida por dentro e por fora com ouro, a qual Deus mostrou o modelo no monte para Moisés a fim de que ele fizesse uma réplica exata na Terra. Dentro dela estava o Testemunho, a Lei de Deus (Êx 25.10,11,21,40). Deus falava a Israel a partir da Arca (v.22). Tipológica e espiritualmente, a arca nos fala sobre Jesus. A madeira de acácia é um tipo da humanidade, assim como o outro é tipo da glória de Deus. Ambos, reunidos numa só peça. A arca é tipo de Jesus. Arca representa Jesus. A divindade de Deus cobriu a humanidade de Jesus. Deus nos fala a partir do Seu filho (Hb 1.1,2). 

Precisamos ouvir então Deus nos falar o que está errado conosco, o que precisa mudar em nossa vida, a partir do Seu filho. Quando a partir de Jesus olhamos para nossa vida, veremos claramente a Vontade de Deus para nós. Jesus é o nosso modelo, o nosso padrão de vida cristã, de renúncia, de santidade, de comunhão com Deus. O nosso alvo enquanto nessa Terra deve ser “chegar à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4.13). Ouvir Deus é ouvir Seu filho amado. É ouvir (inclui entendimento e prática, portanto é mais que escutar) a Ele nos falando a partir de Sua Vida, de Sua obra, de Sua morte e de Sua ressurreição. É ouvi-Lo dizer que precisamos viver como Ele (em íntima comunhão com o Pai), fazer a Obra como Ele fez (e ainda maiores), morrer como Ele morreu (para o mundo e para o pecado) e então ressuscitar, espiritualmente hoje, para andarmos em novidade de vida e literamente, no futuro, para estarmos para sempre com o Senhor. 

Como está a sua espiritual, querido(a) leitor(a)? Você, que está enfrentando alguma batalha pessoal, tem perguntado ao Senhor porque você não consegue vencer e esperado a resposta dele, ou está agindo por sua própria iniciativa? Como está seu estado espiritual? Você tem buscado ouvir o que Deus tem para te dizer a partir de Jesus, ou não? Jesus é seu exemplo de fé, o qual você incansavelmente procura imitar em sua vida cotidiana, ou não passa de um símbolo histórico-religioso? A presença Dele é real em sua vida, ou você tem apenas costumes e doutrinas religiosas? Você vive Nele, ou vive em si mesmo seguindo o curso desse mundo? Que "amuleto" ou ídolo que você tem colocado no lugar de Jesus?


Pense nisso. Graça e paz!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.