quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SENHOR, QUEM PODERÁ PERMANECER EM TUA PRESENÇA?

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. (Sl 15.1-5)

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. (Salmos 24:3,4) 


Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. (Isaías 33:14-16) 


Quem habitará com o Senhor? Essa pergunta se repete 3 VEZES na Bíblia. Por três vezes, Deus inspirou a mesma pergunta; Ele deu ênfase a essa questão. Ou seja, trata-se de uma pergunta MUITO importante, logo não devemos desprezá-la nem trata-la de forma leviana, superficial, como tratamos a maioria das coisas!

O salmo 15 começa perguntando quem habitará no tabernáculo do Senhor. O termo “habitar” vem do hebraico “permanecer” (como hóspede), como convidado pelo Senhor. Então poderíamos traduzir em “quem será recebido por Ti como hóspede em teu tabernáculo, Senhor”? Veja que não é só chegar à presença de Deus, mas é habitar junto a essa presença! Habitar é permanecer, é fazer morada, é ficar de forma definitiva. Não é uma mera visitinha ocasional, não! É vir para ficar! Ser recebido como hóspede indica que o Senhor conhece a quem hospeda. Ele não poria ninguém estranho como hóspede na Sua casa. Ele é hospitaleiro, mas não permite hospedagem a qualquer um. Não permite que qualquer um more na Sua presença! A pergunta do salmista, portanto, é importantíssima. Ela mostra que não é qualquer pessoa, de qualquer forma, sem critério nenhum, que será admitida na casa de Deus, como hóspede, sob Seu teto e desfrutando da comunhão com Ele. 

ENTRAR NA (PARA) IGREJA NÃO É O MESMO QUE SER RECEBIDO POR DEUS PARA TER COMUNHÃO COM ELE. Você pode entrar numa igreja para assistir a um culto ou programação. Pode cantar e se emocionar. Pode ajudar. Pode até recitar a Bíblia como se declamasse uma poesia. Pode tomar um banho numa piscina, num rito religioso. Pode receber uma oração. Novamente, Deus é hospitaleiro. Porém, isso não significa que você está sendo recebido por Deus para morar junto a Ele. Tal coisa é bem mais profunda do que meros atos exteriores! Você pode ir à casa e ser tratado com dignidade. Terás pão, se fome você tiver; terás água, se tiver sede. Mas morar, ficar de forma permanente, isso é outra história. 

Por isso, logo após vem a pergunta que define a condição do hóspede: “quem morará em Teu Santo monte, Tua presença”? “Quem morará em Sião?” Quem deve ser cidadão de Sião, e um habitante da Jerusalém celeste? Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? Quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas? A Igreja pode ser a porta do céu para quem a ela chegar disposto a conhecer a Deus e se render a Ele. Por outro lado, pode ser algo completamente inútil em termos de salvação para quem não quer nada com Deus e só tem interesse numa religião exterior, de aparência. Infelizmente, há pessoas que lançam mão do título “povo de Deus” sem o ser de fato e de verdade. Apenas ocupam espaço no templo de Deus. DEUS NÃO RECONHECE A NINGUÉM COMO TAL, SENÃO AQUELES QUE PERSEGUEM UMA VIDA DE JUSTIÇA E RETIDÃO AO LONGO DE TODO CURSO DA VIDA. Muitos se denominam "povo de Deus", mas nunca foram de verdade conhecidos por Deus (Mt 7.23). Cantam, dançam, pulam, se emocionam, pregam, oram, tomam banho em piscinas, comem pão com suco de uva, se reúnem... mas não possuem relacionamento com Deus. Nunca viveram a dimensão pessoal da fé, a intimidade que vem do temor ao Senhor, do santo respeito por Deus. Nunca consideraram a Deus de verdade; a opinião de Deus sobre suas vidas e atitudes, sobre seus caminhos e modos de viver, sobre a forma com que se relacionam uns com os outros e com o próprio Deus. 

Há um conceito muito errado que formamos em nossas mentes de que é suficiente para salvação apenas um ato isolado em direção a Cristo. Porém, a salvação em Cristo é mais do que um mero ato, é uma sucessão de atos, de aproximação constante e contínua do Senhor! VISITAR NÃO É SUFICIENTE! Os membros da igreja visível precisam entender que há uma Igreja Invisível, a qual somente Deus conhece os seus membros. Precisam entender que a salvação final começa nessa Terra, na qual precisamos viver conforme a nossa condição de salvos. Sem retidão de caminhada, não estando apto para a igreja imperfeita na terra, certamente não devemos esperar entrar na igreja perfeita do céu. MILITANTES HOJE, TRIUNFANTES AMANHÃ. Assim, se alguém é povo de Deus, deve cultivar uma vida santa e íntegra, de retidão e sem fazer dano ao próximo. Devemos nos separar cada vez mais das obras de uma vida corrompida e poluída. SOMENTE AQUELES QUE TÊM ACESSO A DEUS E QUE VIVEM UMA VIDA SANTA É QUE SÃO GENUINAMENTE SEUS SERVOS E SEU POVO.

Daí Davi continua a perguntar: “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?” Trazendo para nós, a pergunta é: “Quem subirá e estará diante do Senhor quando for a hora?” (Sl 24.3) O SENHOR PROMETEU VOLTAR E LEVAR OS SEUS DISCÍPULOS PARA JUNTO DE SI MESMO (Jo 14.3). O Senhor mesmo prometeu que haverá uma grande separação na humanidade quando do Seu retorno. Até lá, o sagrado celeiro de Deus deverá conter joio e trigo, ímpios e santos, aparentes e reais (Mt 13.25-30; 24.40-42). 

A salvação em Cristo é o pré-requisito para moradia na presença do Senhor. Mas é preciso entender que a salvação opera obrigatoriamente em nós uma mudança contínua de vida, moldando-nos de forma a irmos nos conformando continuamente à imagem de Cristo! SALVAÇÃO SEM SANTIFICAÇÃO NÃO É NADA! Quem não busca santificar a própria vida, confiando na salvação feita no passado, corre sério risco de não gozar da salvação no futuro. Salvação é uma condição espiritual que deve trazer um reflexo na minha maneira de viver hoje. A única segurança verdadeira é ser um cristão prático – não teórico de Igreja, cultivando uma vida piedosa que segue os princípios divinos de modo prático. 

Precisamos assim responder a esta tão séria pergunta: QUEM, SENHOR, DENTRE OS HOMENS QUE VEM À TUA CASA, SERÃO POR TI RECEBIDOS NA SUA SANTA PRESENÇA, COMO MORADORES ETERNOS EM COMUNHÃO CONTIGO?

De quem o Senhor aceitará culto hoje na igreja na terra, e um dia morará com Ele no céu para sempre? Daqueles que buscam santificar a própria vida, que buscam viver de verdade a fé e o Evangelho, que buscam viver em amizade e comunhão com o Senhor e com Sua Igreja. QUEM É LIMPO DE MÃOS E PURO DE CORAÇÃO, QUE NÃO ENTREGA SUA ALMA A VAIDADE E NEM JURA ENGANOSAMENTE (SALVAÇÃO NO PRESENTE) – SL 24.4.

Quem é LIMPO DE MÃOS: Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração (15.2). Sinceridade é ser honesto, transparente consigo mesmo e com o outro. Sinceridade é mostrar ao outro a verdade ou opinião, deixando claro sua posição. Ah, como essa qualidade está em falta! Hoje, quando alguém ousa ser sincero é logo recriminado, logo abandonado! Infelizmente, as pessoas amam a mentira, tanto a mentira falada quanto a mentira vivida - a mentira está no coração delas! Preferem a hipocrisia, mantendo suas aparências religiosas e piedosas com o coração cheio de podridão e de rapina. Experimente ser sincero com os religiosos! Você será apedrejado com a Bíblia que eles carregam debaixo do braço mas nunca no coração! Dirão toda sorte de mal contra você! Porém, querido(a) leitor(a), é somente sendo sincero com os homens - mesmo com essa raça de víboras -, consigo mesmo e com Deus é que você será apto a morar com Deus! A sinceridade levou Jesus a cruz; logo, não podemos presumir que conosco será diferente! O nosso andar nessa Terra precisa ser um ANDAR SANTO, um ANDAR EM JUSTIÇA, sem astúcia ou artifícios pecaminosos. Sem falsidade, nem malandragem, tanto nas palavras como nos atos. Fale sempre a verdade – especialmente com relação a si mesmo (I Co 5.8; Ef 4.25), custe o que custar! Os santos não apenas desejam amar e falar a verdade com seus lábios, mas buscam ser verdadeiros dentro de si; eles não mentirão nem mesmo no mais íntimo de seus corações, pois Deus está lá para ouvir; eles desprezam duplos significados, evasões, equívocos, mentiras brancas, lisonjas e decepções. Embora as verdades, como as rosas, tenham espinhos sobre elas, os homens bons as usam em seus seios. Nosso coração deve ser o santuário e refúgio da verdade, mesmo que venhamos a ser banidos por todo o mundo. Devemos ter cuidado para que o coração seja realmente fixo e estabelecido em princípio, por ternura de consciência em relação à veracidade. Jesus era o espelho da sinceridade e da santidade.

Quem é PURO DE CORAÇÃO: Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo (15.3). Fazer mal ao próximo é prejudicar o próximo. Prejudicamos o nosso próximo quando não damos a ele o que lhe é devido. Isso fala de coisas materiais (Tg 2.15,16; Lc 10.30-37), mas também das imateriais (Ef 4.2-6; Ef 5; etc).  Difamar é fazer com que alguém deixe de possuir uma boa reputação, usando para este expediente de mentiras. O difamador age assim: para que ele se sobressaia e encubra seu erro, ele busca minar a reputação dos outros (veja um exemplo - "Quem sai, vira bode" - em: https://apenas-para-argumentar.blogspot.com/2018/02/a-podridao-do-sistema-religioso-que.html). Difamação e religião andam de mãos dadas, lembre-se disso! Por que? Porque são justamente os religiosos que se consideram acima dos outros, melhores que os outros, mais isso, mais aquilo; uma classe de intocáveis inerrantes, fazendo toda sorte de besteiras (às escondidas e, modernamente, às claras mesmo!) e se escondendo por detrás da capa de religiosidade e, ainda por cima, julgando e condenando os outros! As línguas de alguns homens mordem mais que os dentes. A língua não é de aço, mas corta e suas feridas são muito difíceis de curar. Note: PUREZA DE VIDA É DEMONSTRADA NO TRATO COM OS OUTROS! Muito interessante aqui é a expressão "não aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo". Opróbrio significa (a) grande desonra pública; degradação social; ignomínia, vergonha, vexame; (b) caráter daquilo que humilha, degrada; estado ou condição que revela alto grau de baixeza, torpeza; abjeção, degradação. Ou seja, "não aceitar nenhum opróbrio contra o próximo" é o mesmo que não aceitar que ele seja desonrado publicamente (ou de qualquer outra forma). Quem gosta de desonrar os outros não é puro de coração. Nesse ponto, entra o FALAR SANTO – FALAR COM RETIDÃO: Sem difamação e calúnia, sem críticas destrutivas (Pv 16.28; Ef 4.29). O próximo e o irmão devem ser amados como a nós mesmos (I Jo 4.20), não apenas com palavras (o famoso "eu te amo irmão") mas principalmente com a atitude.

Quem NÃO ENTREGA A ALMA A VAIDADE: Aquele cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda (15.4). Jura com o dano seu, mas não muda. Seu sim é sim e seu não é não. Quem não vive com "dois pesos e duas medidas". Quem não falsifica a verdade, mesmo que essa verdade lhe traga dano pessoal. Aqui, as redes sociais são o "tristemunho" de que muitos estão entregando sua vida a vaidade sim! São pessoas que temem os homens, que temem contrariar o status quo diretamente, mas fazem-no às escondidas. Vivem mudando de opinião, se de alguma forma sua opinião lhe trará algum prejuízo; por exemplo, elas curtem/comentam algo de noite e depois, pela manhã, descurtem/descomentam aquilo que comentaram, só para que outros não vejam e não a condenem como quem "confraterniza com o inimigo".  Sua atitude é igual a de Pedro após Jesus ser preso: observando de longe o que estava acontecendo com o Senhor, junto ao fogo (afinal era amigo de Jesus), mas quando perguntado sobre seu relacionamento com Cristo a resposta é "não sei quem é", "não o conheço", "nunca vi esse homem", "não sou um deles", "não sei o que estás falando", e por aí vai... Logicamente, isso fala também de uma CONSCIÊNCIA SANTA: o que tapa os ouvidos para não ouvir falar do derramamento de sangue e fecha os olhos para não ver o mal (II Co 1.12 – consciência de santidade e sinceridade). Consciência pura (I Tm 3.9).  Devemos ser tão honestos em pagar respeito quanto em pagar nossas contas. Honrar a quem a honra é devida. Para todos os homens bons temos uma dívida de honra, mas não temos o direito de honrar pessoas vis que estão em altos escalões. Quando homens maus estão no poder, é nosso dever respeitar o ofício, mas não podemos violar nossa consciência a ponto de "puxar o saco deles";  por outro lado, quando os verdadeiros santos estão em aflição, devemos simpatizar com suas aflições e honrá-los.

Por fim, quem NÃO JURA FALSAMENTE: Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente (15.5). Obviamente, isso fala de RELACIONAMENTO SANTO – REJEITAR O GANHO DA OPRESSÃO: Rejeita o ganho da opressão bem como toda a forma de opressão – tráfico de interesses (Dt 16.19; Is 1.23; 33.15). Aqui é que "dançam" os "donos de igreja/ministérios", que distorcem a Palavra de Deus para aumentarem tanto "o público pagante" como "a arrecadação". Aqui dançam também todo aquele que omite a verdade para maximizar sua grana (seja o troco do ônibus, o imposto de renda, etc.). 

Que morará com as labaredas eternas? Eu? Você, querido(a) leitor(a)? Para isso, a vida precisa mudar HOJE. É preciso ser um servo sincero, limpo de mãos e puro de coração e só Cristo pode fazer isso. Um cidadão da Sião Celestial é realmente o que ele professa ser; se esforça para cumprir toda a vontade de Deus em sua vida. Todo verdadeiro membro vivo da igreja, como a própria igreja, é edificado sobre uma rocha. Aquele que faz estas coisas não será movido para sempre. A graça de Deus será sempre suficiente para ele. "Aquele que faz estas coisas nunca será movido." Nenhuma tempestade o rasgará de seus alicerces, o arrastará de seu ancoradouro ou o arrancará de seu lugar. Como o Senhor Jesus, cujo domínio é eterno, o verdadeiro cristão nunca perderá sua coroa. Ele não só estará em Sião, mas como Sião, fixo e firme. Ele habitará no tabernáculo do Altíssimo, e nem a morte nem o julgamento o tirarão de seu lugar de privilégio e bem-aventurança.

(MENSAGEM MINISTRADA EM 28/08/2016)

Pense nisso!
Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.