terça-feira, 28 de setembro de 2010

A PERIGOSA "BRINCADEIRA" DO COPO E DO COMPASSO

No domingo passado, dia 26/09, o Jornal O Dia publicou uma matéria sobre a antiga, porém cada vez mais praticada, brincadeira do copo e do compasso. A brincadeira consiste numa folha de papel, onde os adolescentes desenham um círculo grande e nele as letras de A a Z, os números de 1 a 12, e as palavras ‘sim’ e ‘não’. Um dos jovens apoia o compasso como se fosse usá-lo e os demais fazem perguntas.

Segundo a reportagem, um grupo de adolescentes entrou em transe após brincadeira em colégio da Baixada Fluminense. "Há uma semana, dez estudantes do Instituto Politécnico Millennium entraram em transe depois de participar de um jogo de perguntas e respostas, com um compasso, uma variante da antiga brincadeira do copo, que se move em direção às letras do alfabeto escritas numa folha de papel e que é febre no YouTube e no Orkut", diz a matéria. 

Algumas crianças foram parar no hospital, sentindo-se mal após a "brincadeira": “Eu comecei a me sentir mal, com falta de ar, vontade de vomitar e chorava muito. Sentia angústia tão grande, e meu coração ficou acelerado”, contou D., 16 anos, que desmaiou, com outra amiga. Os garotos choravam descontroladamente e se debatiam. “Minha filha parecia que estava drogada quando chegou em casa. Fiquei assustada”, disse N., 48 anos, que prefere não se identificar. Estes e outros efeitos teriam sido produzidos após o contato com um espírito maligno autodenominado Lucas. "Eu trincava os dentes, com muita raiva e não deixava ninguém me tocar. Um colega tentou me abraçar e desmaiou também. Os meninos me olhavam e choravam. Nunca mais faço isso”, garantiu uma das adolescentes afetadas pela prática.

(Veja a matéria em:  http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/9/novo_jogo_do_compasso_leva_histeria_a_estudantes_112523.html. Acesso em 28/09/2010, às 9h30min)


Quando era adolescente, já havia esta "brincadeira" na escola onde estudava. Lembro-me que eu e mais uma amiga, ambos crentes em Cristo, fomos chamados por nossos colegas para brincar com eles, com o copo. Logo na primeira rodada, um colega perguntou ao espírito se havia alguém ali que deveria ir embora. O copo, movendo-se realmente, apontou para nós dois. 


Noutra ocasião, perdi uma prima num acidente de carro, onde o carro em que ela estava, com mais 4 pessoas, capotou. Somente ela faleceu, nenhum dos demais sequer sofreu um arranhão. Na antevéspera do acidente, ela estava envolvida nestas "brincadeiras" espirituais.  


Não há, em hipótese alguma, nenhum tipo de "brincadeira" quando se fala em contato com espíritos. Todo contato com espíritos sempre redundará, mais cedo ou mais tarde, em graves problemas para o praticante. Os espíritos contatados por quaisquer meios - copo ou mesa - não são "espíritos de luz", "almas desencarnadas", "espíritos em desenvolvimento" ou coisas do tipo. Não; estes espíritos são os mesmos que Jesus e os apóstolos se depararam e os crentes em Cristo se deparam, lutando contra o avanço do Reino de Deus. São conhecidos na Bíblia como demônios, espíritos malignos a serviço do diabo, para aprisionarem o homem e fazê-lo sofrer horrores. Neles não há luz alguma, desenvolvimento algum!


Assim, conhecedor desta terrível realidade, o Senhor proibiu veementemente qualquer tipo de contato com os espíritos malignos, não importando o motivo. Ele disse: "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." (Dt 18.10-12) Estes espíritos são exatamente os mesmos de hoje - demônios não são criados, nem se reproduzem, por favor!


Estes demônios têm um único objetivo: matar, roubar e destruir, exatamente como o seu mestre. São cheios de falsidade, podendo apresentarem-se como "espíritos bons", "mestres ascensos", "guias da humanidade para uma nova era". Podem, facilmente, se auto-imporem nomes de cristãos que viveram no passado, ou de anjos, ou do próprio Jesus. O Apóstolo Paulo diz que o próprio diabo pode se transfigurar em anjo de luz (II Co 11.14). Podem também se apresentarem como parentes já que morreram (não há desejo maior do que rever um pai, uma mãe, um irmão, etc que já tenha falecido), explorando assim a fragilidade humana em seu propósito. Podem até mesmo realizarem curas físicas (chamadas "curas mediúnicas" ou "curas espirituais"), pois ao final a alma daquele que foi curado estará mais presa do que nunca, numa hiperbolização demoníaca do maquiavelismo. Não os subestimem: eles observam e agem na humanidade há milênios, sabendo exatamente como fazer para alcançarem seus propósitos!


E sim, eles podem usar pessoas, possuíndo-as ou apenas influenciando-as, de modo que façam conforme sua vontade infernal. Que pessoas podem ser possuídas? Todas aquelas que não possuem o Senhor Jesus morando continuamente em seu interior. E isso aplica-se tanto para descrentes quanto crentes, até mesmo evangélicos. Profisão de fé sem essência de fé não vale de coisa alguma; frequentar não quer dizer pertencer. Mas todas estas pessoas são possuídas? Não. Muitas são influenciadas por outras formas, mais sutis e inteligentes, mais difíceis de detectar e de combater. Vejamos o que diz a Bíblia: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (I Tm 4.1). 

Falsos ensinos, falsos mestres; seitas e heresias - essa sim é uma forma inteligente de se escravizar todo um povo, ou até mesmo toda uma nação. Junte a um falso ensino uma boa dose de elucubrações filosóficas e psicológicas, um pouco d´água e deixe ferver por 30 minutos na alma humana: pronto, mais uma seita foi criada e muitas almas serão por ela presas! Daí a rápida proliferação de todo tipo de ensino e de "alternativa espiritualista" encontradas em nossos dias. Vale tudo, desde puxão de cabelo e dedo no olho; desde usar ervas alucinógenas e paramentos até usar a Bíblia e Jesus. Os títulos dos "mestres humanos" ou "mestres espirituais" são também os mais portentosos possível: "emmanuel", "guia", "guru", "avatar", "lucius", "maytrea",  etc.

Brincar com o mundo espiritual, onde há uma guerra contínua pelo destino eterno do homem, não é, com toda certeza, algo a ser feito. Copo serve para beber água, compasso para desenho geométrico e demônios para infernizar o homem. Convém usarmos o copo e o compasso para o real objetivo para o qual foram criados. Convém também corrermos o mais rápido que pudermos para Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, entregando a Ele nosso corpo, alma e espírito de forma a nos tornarmos nascidos de Deus, pois só assim o maligno não nos tocará!

Pense nisso. Deus está te dando visão de águia!

15 comentários:

  1. Amém,pastor.Muitos pensam que esses seres não existem,que não passam de mitos.Algo inventado pelos crentes,com o objetivo de assustar outros.Há também,certas novelas e mini-séries voltadas para o assunto.Isso tudo faz com que muitos pensem que esses espíritos são bonzinhos.Afinal quem vai pensar,que um ser que vem dizendo coisas bonitas,falando de paz,amor,com voz mansa é um ser demoníaco?O diabo é sagaz,muito ladino e jamais se apresentará como realmente é.Assim ,estes adolescentes,que gostam de um brinquedinho "novo",se deixam enredar .Afinal,estão aí os filmes Henri Potter,Vampiros e coisas do gênero.

    ResponderExcluir
  2. Lembro dessa "brincadeira" na minha infância. Já naquela época não participava disso.
    É através dessas tais brincadeiras que as pessoas vão tendo contato com espíritos demoníacos que futuramente irão aprisioná-los.
    Estratégia diabólica que devemos combater.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. concordo com todos vcs. acho q isso é uma atividade diabolica, e que ñ deve ser praticada. nos temos tanta coisa pra fazer, e se entreter. pra que perder tempo com essas coisas demoníacas. o pastor Freitas(Igreja da graça-do missionário RRSoares) disse uma vez que~nos ñ devíamos mexer com espirito algum(com exeção do Espirito Santo-XD) pois eles somente nã podiam mexer com quem andava em cristo.
    ótimo texto. parabéns, Pr. Ricardo Krop.
    continuem no combate desse falso jogo. paz, fiquem firmes. V.I.A.M.

    ResponderExcluir
  4. oi Pr. Ricardo Kropf !! A paz!!

    Fiko feliz por ter encontrado uma postagem sobre a brincadeira do compasso com base biblica.
    Deus abençoe a ti e a tua casa.

    Fike na paz de Deus
    Taty Regis

    tatiane-regis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu concordo com todos vcs,porque isso é errado,muitos sabem disso mas fazem por diversão,sabendo que pode acontecer alguma coisa e fazem.

    ResponderExcluir
  6. Uma garota da minha escola estava brincando e começou a se sentir muito mal ficou roxa e logo em seguida palida , me lembro q na semana passada tinha pedido pra brincar eu e outras amigas só q depois eu acabei desiatindo ... Estou muito preocupada com ela , melhoras !!!!

    ResponderExcluir
  7. Sua amiga pode estar sob influência dos espíritos malignos (demônios) associados a prática do copo. Ela pode precisar de libertação espiritual para poder ser livre desses seres espirituais da maldade. Leve ela a uma igreja séria - se quiser, pode levar no domingo na igreja que eu pastoreio.

    ResponderExcluir
  8. E Verdade Que No Final Da Brincadeira Tem Que Quebra O Copo

    ResponderExcluir
  9. Prezado Anônimo,

    Essa falsa brincadeira envolvendo o copo e/ou compasso são EXTREMAMENTE PERIGOSAS, independente de se seguir o "ritual" ou não. O ritual ("quebrar o copo") não protege a pessoa, serve só para enganar ainda mais quem brinca com isso! Essa "brincadeira" não deve ser pratica em hipótese alguma, conforme esta postagem, pois com as coisas espirituais não se brinca. Há o envolvimento de espíritos malignos, forças espirituais da maldade, as quais possuem a clara intenção de prejudicar a vida de quem participa, direta ou indiretamente, dessas brincadeiras.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Lembrem-se: Não sejam curiosos, com Satanás não se brinca! Muitos fizeram este tipo de brincadeira pensando que era bobagem e se deram muito mal depois.

    Se você tem sofrido com problemas espirituais por causa dessa "brincadeira", tais como terror noturno, ouvir vozes, ouvir portas/janelas batendo, ver vultos ou sombras, sentir uma presença maligna, etc. você precisa de libertação espiritual. Só o Senhor Jesus pode libertar a sua vida de verdade. Ele disse: "Se, pois, o Filho (Ele mesmo, Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo 8.36)

    Se você tem um testemunho nessa área, de como você esteve preso e oprimido por causa dessa "brincadeira" e como Deus libertou você, e deseja compartilhá-lo com outras pessoas, escreva-me. Eu analisarei seu testemunho e publicarei no blog "Apenas para Argumentar".

    Se você precisa de libertação, escreva-me. A minha Igreja está de portas abertas para ajudar você!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  11. Mesmo que eu não acredite, e faça essa brincadeira, eu corro algum risco? Pois tenho quase certeza de que vou faze-lá. Sou batizada e tudo, mas nada me tira isso da cabeça, minha mae diz que já fez, mas não acredito.

    ResponderExcluir
  12. Querida anônima,

    Sim, mesmo que você não acredite, sempre há o risco, porque o fato de não acreditar não muda a realidade das coisas. Meu conselho é: não brinque com isso! Mesmo batizada, você corre sério risco de ficar oprimida - ou mesmo possuída - por esses espíritos malignos, que são demônios.

    O batismo não é garantia de proteção, uma vez que você se envolva com essa prática maldita, de forma consciente, sabendo o que está fazendo.

    Esses espíritos são muito maus, eles buscam destruir os seres humanos de todas as formas.

    Deus te abençoe querida, e livre você de toda tentação!

    Paz!

    ResponderExcluir
  13. Olá pastor apaz do Senhor !
    Bom , em 2010/2011 eu nao me lembro mto bem mais uns garotos da minha sala estavam brincando da brincadeira do compasse e aquilo me encheu os Olhos. Era uma crianca e nao sabia o perigo.
    Pedi para entrar. Brincadeira vai,brincadeira vem eu comessei a Ficar Extremamente Assustada e pedi pra sair. eles perguntavam se eu ppoderia sair eu ja estava mto atormentada chorando e so caia na palavra "Nao"
    Meu amigo qe conduzia o compasso tambeem se Assusto muito e queria sair.
    o "espirito" nn deixou.
    Fmos pra casa e voltamos no outro dia ,,ae entao eu ja fui pra eescola pedindo perdao a Deus e pra rle me libertar daquilo.
    Todos da brincadeira sairam so ficou eu e meu amigo q conduzia o compasso.
    O compasso enrao sozinho desenho meu nome e coloco heell e morte me assustei mto e chorei pedindo a Deus pra me livrar daquilo.
    Comecei a orar em pensameto e prestar atencao no Jogo.
    Entao eu pedi pra Deus me libertar a nao aceitaria aquilo na minha vida.
    Ate q eu meesma com voz de determinacao disse que iria sai. O compasso paro no "SIM"
    Meu amg pediu pra sair esaiu q ele.iria se machucar , ele caiu e fico com fratura esposta.
    Gente isso n e brincadeira satanas nos rodeia eepera uma brexinha pra entrar e fazer um Desastre.a
    Eu era conhecedora da palavra de Deus mais me deixei levar porque aquela brinkadeira antes de dicar assustadora era Agradavel aos meus Olhos.
    Ja fui mais firme na igreja hj estou indo.pouco, peco.a.Deus que trnha misericordia de mim e me traga de novo a Sua Precenca Firme e Forte.

    Bom e isso , cuidado Amados cuidado. !
    Satanas se apresenta para nos nas melhores coisas ;)


    - A Paz a Todos Fiquem Com o Espirito Santo ! <3

    ResponderExcluir
  14. vd nao gosto dessas brincadeiras nem a do copo nem a do compasso

    ResponderExcluir
  15. Algumas amigas minhas estao pensando em fazer eu no inicio queria entrar mais ai eu q sou evangeelica me dei conta de q sendo conhecedora da palavra eu nao devia fazer isso entao acabei desistindo pesquisei muito sobre isso e nem se me agassem com td o dinheiro do mundo eu nao jogaria tentar convencer elas a nao participar vai ser dificil pq elas sao muito curiosas quando se trata de acontecimentos sobrenaturais ... orem por elas p qe nao sejam afetadas
    E q Deus tenha misericordia :(

    ResponderExcluir

(1) Reservo o direito de não públicar criticas negativas de "anônimos". Quer criticar e ter a sua opinião publicada? Identifique-se. Outra coisa: não publicarei nenhuma crítica dirigida a pessoas; analise a postagem e então emita seu parecer, refutando-a com a apresentação de referências, se assim for o caso (2) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com educação. Sem palavrão nem termos de baixo calão! (3) Responderei as críticas na medida do possível e segundo o meu interesse pessoal (4) Não serão aceitos, em hipótese alguma: mensagens com links que dirigem e façam propaganda a sites católicos, espíritas, ateus, ortodoxos gregos, judaizantes, adeptos de teologia da prosperidade, religiões orientais, liberais, nem nenhum outro que negue Jesus Cristo como Senhor, Deus, único e suficiente Salvador. Estende-se essa proibição a mensagens que propaguem essas idéias/crenças e que queiram debater e provocar discussões.